Infecção urinária (e as fotos prometidas) :)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sexta abr 08, 2011 8:08 am

Olá!

Ontem quando cheguei a casa à noite e fui limpar a areia das minhas gatinhas, vi que a silica estava avermelhada... não sabia qual das gatinhas poderia ter aquele sintoma. Depois de limpar e deixar menos areia, a Margarida foi fazer um xixi.... :( A urina estava avermelhada :?

Liguei para a vet para saber se ela ainda lá estava e expliquei o que se tinha passado. Como ela não chorava e estava bem disposta, comeu bem e até brincou... a vet mandou ir lá hoje de manhã. Vou lá às 10h.

No entanto, hoje fui logo espreitar e não vi mais nada de estranho. Ela fez outro xixi e não estava ensaguentado, aliás estava normal... a Rita também. As fezes também estavam normais...

Não é estranho? O sangue ontem estava lá, mas hoje já não...

Até retirei um bocadinho da silica com a urina para levar agora à vet, mas achei estranho. já passaram por algo assim?
Última edição por pathelen em sexta abr 22, 2011 10:32 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta abr 08, 2011 10:42 am

Já. E comprovou-se ser uma infecção urinária que teve de ser tratada com antibiótico.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta abr 08, 2011 11:06 am

muitas vezes, têm i.u. e nem aparece sangue visível. o vet disseque as gatas não costumam obstruir como os gatos. de qualquer forma, é perigoso.
as melhoras e que não seja nada demais
pathelen
Membro Veterano

sexta abr 08, 2011 11:18 am

Cheguei agora do vet... a minha Margarida ficou lá! Não se conseguiu que ela fizesse outro xixi, e ficou lá, para recolher urina e fazer análise...

Logo à tarde a vet liga-me e logo se vê.

O que terá provocado aquilo?! Que chatice... só espero que não se estenda à Rita... :?

Obrigada pela vossa partilha. Pensei que uma vez que aparecesse sangue iria aparecer sempre... nunca tive essa experiência antes, felizmente!

Depois digo alguma coisa...
aniratacana
Membro Júnior
Registado: quinta set 06, 2007 6:17 pm
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

sexta abr 08, 2011 11:33 am

A minha Chica teve o mesmo problema à uma semana.
Também começou a urinar com sangue.
Mas ela fazia sempre assim.
Também não tinha qualquer sintoma alem desse. Levei-a ao veterinário e ela observou-a e verificou que tinha um pouco de febre e a zona genital irritada. Diagnosticou-lhe uma infecção urinária. Não fez análises.
Deu-lhe um antibiotico e um anti inflamatório no dia via intra venosa e receitou antibiotico em comprimido durante 8 dias.
O que é certo é que 3 dias após iniciar o tratamento a urina ficou de novo bem.

Também não sei o que será que provocou isto, ela bebe agua tem a caixinha limpa.... não sei....

Mas esteja tranquila que assim que for diagnosticado o tratamento é rápido e simples...
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta abr 08, 2011 12:35 pm

pathelen Escreveu:Cheguei agora do vet... a minha Margarida ficou lá! Não se conseguiu que ela fizesse outro xixi, e ficou lá, para recolher urina e fazer análise...

O que terá provocado aquilo?! Que chatice... só espero que não se estenda à Rita... :?

Obrigada pela vossa partilha. Pensei que uma vez que aparecesse sangue iria aparecer sempre... nunca tive essa experiência antes, felizmente!

que estranho não a terem algaliado. a rita tb. apareceu assim há 3 semanas. vá-se lá saber porquê. para mais, petiscava a urinary do isaias :o
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta abr 08, 2011 1:07 pm

anja-azul Escreveu:
pathelen Escreveu:Cheguei agora do vet... a minha Margarida ficou lá! Não se conseguiu que ela fizesse outro xixi, e ficou lá, para recolher urina e fazer análise...

que estranho não a terem algaliado. a rita tb. apareceu assim há 3 semanas. vá-se lá saber porquê. para mais, petiscava a urinary do isaias :o
Não é nada estranho, algaliar deve ser a ultima opção. Provavelmente a gata tinha a bexiga vazia, por isso não se conseguiu recolher a urina.
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

sexta abr 08, 2011 1:34 pm

Que chatice pathelen.
Esperemos que não seja nada de muito preocupante. As melhoras da minorquinha linda ;)
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta abr 08, 2011 1:35 pm

As gatas têm a uretra mais curta que os machos, portanto a necessidade de algaliar não é tão premente.

Falando do meu caso, a infecção urinária da minha gata teve relação com o facto de ser trenga de gorda e por isso ter dificuldade em lavar a zona genital. Por estar a beber muita água e também por ter tido vómitos, e pela idade que tem (14 anos) suspeitou-se também de começo de insuficiência renal, o que infelizmente veio a confirmar-se pelo resultado das análises ao sangue.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

pathelen
Membro Veterano

sexta abr 08, 2011 2:45 pm

O meu marido foi lá agora à vet. Eu já não pude ir, porque já faltei de manhã ao trabalho... Ele já diz alguma coisa.

De facto ela tinha a bexiga vazia, tinha feito em casa de manhã.

Nunca nenhum gato meu teve infecção urinária, esta é a primeira... e eu já tive 4 gatos antes dela... por isso me interrogo sobre o que terá sido... não saíem de casa, a silica é limpa todos os dias e retirada todas as semanas. a comida é Hill's...

Enfim... coisas que acontecem!

Tadinha da minha minorca :( é tão mimalha que a vet estava a apertar-lhe a barriga e ela a dar turrinhas... :P

Se fosse a Rita, nem podiam olhar para ela... era logo rosnadela e assopradela :twisted:
Nita77
Membro Veterano

sexta abr 08, 2011 3:16 pm

pathelen Escreveu:Tadinha da minha minorca :( é tão mimalha que a vet estava a apertar-lhe a barriga e ela a dar turrinhas... :P
Coisamaifofa :lol:
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
pathelen
Membro Veterano

sexta abr 08, 2011 3:22 pm

Já está!

É uma infecção urinária. A médica diz que não é coisa grave... deu-lhe lá 2 injecções e vem medicada para casa com anti-inflamatório. A ração por agora é especifica e o meu marido já comprou.

Não tem cristais e a vet diz que será de recuperação rápida.

A minha piolhinha encantou toda a gente... é um doce! Diz o meu marido que ela trepou pela vet e aninhou no ombro dela com a cabeça escondida no pescoço... :lol: :lol: ela faz isso à minha filha!

Estas gatinhas só nos pregam sustos... e ajudam na crise... :twisted: eu nem sei ainda quanto foi que o marido nem quiz dizer!

A ver se ponho aqui uma foto da minorca... que aliás já está maior e mais gordinha!
anja-azul
Membro Veterano

sexta abr 08, 2011 3:59 pm

as melhoras da minorquinha. vai ficar boa depressa.
a rita faz 16 anos e foi a 1ª i.u. tb. não teve cristais. penso que foi muito ligeiro. vai fazer antibiótico durante 3 semanas. não fez anti inflamatório por causa dos rins. tá velhota.
pathelen
Membro Veterano

sexta abr 08, 2011 4:32 pm

Obrigada Anja-azul :P

As melhoras também da sua.

Como ela agora tem aquela ração para as i.u. da Hill's... não sei ainda como é que vou fazer para que a Rita não vá comer daquela. Elas estão habituadas a ter a ração à disposição... até que acabem a medida do dia, mas agora vou ter que dar apenas quando estou em casa, se calhar... :(

Ela também trouxe umas gotinhas homeopáticas para tomar... e também a medicação é para fazer durante 16 dias.
Nita77
Membro Veterano

sexta abr 08, 2011 5:13 pm

Ainda bem que ela já está de regresso a casa.
A meiguice deles é tããããoooo boa :) Agora já sabe, prometeu fotos da piolhita, agora queremops ver :P

Votos de rápida recuperação ;)
Responder

Voltar para “Gatos”