Ração Intrigante....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

quinta dez 18, 2003 4:43 pm

Olá a todos :D

O que me intriga é o seguinte: costumo dar Royal Canin aos meus bichanos, mas por vezes experimento outras marcas. No outro dia vi que a Purina tem novas fórmulas, como por exemplo uma "Indoors", e decidi trazêr para eles provarem. Bem, adoraram! Mas adoraram mesmo!! O que é estranho é que nunca estão satisfeitos! Parece que estão sempre com fome! Será normal? Será que a ração é assim tão apetitosa? É que as anteriores da Purina eles comiam mas não era esta loucura :roll:
Já agora, o que acham da Purina?

Beijocas :D
Sofia
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta dez 18, 2003 5:03 pm

Olá Ninita

Se realmente eles comem a ração que nem um leões :lol: , então é porque gostam muito , mas temos que ter atenção se eles gostam muito porque essa ração terá mais gordura e será mais apetitosa que as outras? Já viste a constituição dessa em relação à da RC?
às vezes a ração que eles gostam mais, nem sempre, e quase sempre não é a melhor, pois tem excesso de gordura :o

Essa ração nunca comprei para dar aos meus gatitos, o Tobias come RC Light e a Tchinho come RC Mature e estou contente com os resultados desta. ;) Ás vezes misturo um pouco de RC Hair & Skin, deixa o pelo muito brilhante.
Ninita2
Membro Veterano

quinta dez 18, 2003 5:10 pm

Pois é, a Hair&Skin é a que eles andavam a comer há já algum tempo, porque é a única da RC que o Kito realmente gosta. O Kito é um problema porque se não gosta da ração faz nariz e não come quase nada e depois emagrece. Mas desta vez a ração acabou num domingo e não me apeteceu ir a Almada de propósito pelo que lhes trouxe esta do Continente.... Realmente dá gosto vê-los comer, principalmente o Kito que é todo esquisitinho com a papa :? De facto ainda não comparei as duas rações mas vou fazê-lo, porque "ali há gato"!!

nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

quinta dez 18, 2003 5:33 pm

A Nana tb adora a Punira, e eu não tive problemas ate agora, não esta gorda, tem o pelo brilhate....

Já agora tb gostava de saber a vossa opinão.
Sol_Lua
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2003 5:28 pm

quinta dez 18, 2003 5:43 pm

Ninita2 Escreveu: Olá a todos :D

Os meus adoram a Purina Proplan, mas tb dou-lhes das Iams e de vez em quando Eukanuba, a Idoors eles adoraram :)
Agora estão a comer a de galinha da Iams e acho que já estão fartos pois deixam mais nos pratos.

beijinhos

Luisa
Ninita2
Membro Veterano

quinta dez 18, 2003 5:49 pm

Eu bem sei que os vets não aconselham variar muito a comida.... mas de facto por vezes eles fartam-se e começam a comer tão pouco :| Porque será que não aconselham variar a ração?

serene
Membro Veterano
Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
Contacto:

quinta dez 18, 2003 6:37 pm

[quote=Ninita2]
Eu bem sei que os vets não aconselham variar muito a comida.... mas de facto por vezes eles fartam-se e começam a comer tão pouco :| Porque será que não aconselham variar a ração?

[/quote]

Desculpe, mas quem é que não aconselha a variar a ração ?
é que ainda este mês comprei a revista "Gatos" (revista mensal que so fala de gatos) e ao contrário dos cães os gatos para além de controlarem a sua fome (por isso não comem tudo e imediato) também se fartam das rações e podem mesmo chegar a recusá-las :o
daí aconselham que se experimente diferentes tipos de rações, de diferentes sabores e até diferentes marcas ;)

o meu gatinho, por exemplo foi encontrado na rua, e era alimentado a pão seco e espinhas :o :o e quando o meu namorado o trouxe comecei por dar-lhe ração seca, mas estou sempre a variar: desde Friskies gatos urbanos (não deêm latas, sei por pessoas amigas que têm certos teores muito altos e os gatos reagem mal), a purina, a whiskas, a umas latinhas de gourmet... e ele come de tudo :D
claro que, quando lhe ponho uma ração nova ele come com mais satisfação, afinal é novidade :D

aliás, o gatinho vei cá para casa tinha o pelo cinzento escuro e a línguas áspera, tinha dificuldade em fazer as necessidades... agora, tem o pelo macio que parece seda (até da gosto!!!) e a ficar cinzento prateado, o estomago e tudo mais ja normalizou

ha uns tempos comprei um pack com 2 saquinhos pequenos de ração, uma lata da iams e uma bolinha pa brincar, tudo por 5€
nem sei que ração era aquela mas ele devorou tudo!!!
pastorius
Membro
Registado: quinta out 09, 2003 12:47 pm

quinta dez 18, 2003 6:37 pm

Eu também dou Proplan e após comparar existe apenas um factor que me intriga.O nivel de cinza é superior ao RC mas de resto todos os valores nutricionais são superiores a todas as outras marcas,RC e Eukanuba incluidos.Estou apenas a referir o exemplo que conheço de 1 a 12 meses.Quanto á Eukanuba tenho um critica que o meu bichano me contou.O granulado é demasiado pequeno e cai-lhe da boca e ele fica muito irritado.
A nivel de pelo e vivacidade,não noto qualquer alteração e ele gosta muito do sabor.
Ninita2
Membro Veterano

quinta dez 18, 2003 7:02 pm

Olá Serene :D

Pois é, esta coisa da alimentação não é assim tão simples..... a verdade é que variar a ração é memo desaconselhado, também não sei o motivo mas já tenho lido isso. Também lhe podem interessar alguns tópicos sobre rações e alimentação em geral que por aqui andam. A forista Kathleen abriu não há muito tempo atrás um tópico que esclarecia sobre os valores nutricionais, isto é, sobre como interpretar aquilo que vem escrito nas embalagens. Ás vezes pensamos que as rações são todas a mesma coisa mas não, há diferenças enormes que mais tarde se reflectem na saúde dos bichanos. De qualquer forma não resisto e de vez em quando dou-lhes qualquer coisa diferente desde que tenha qualidade. E sempre ração seca.

ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

quinta dez 18, 2003 8:16 pm

Olá

Dei durante muitos meses a Purina Pro Plan ao meus gatos e eles adoravam, afinal tem 4 sabores diferentes na mesma marca e sempre dá para variar.
Quando veio a Kika que era muito pequenina tive que comprar RC kitten e como precisava comprar para os grandes comprei tambem RC Indoor e eles habituaram-se e gostam muito ... Queixei-me a vet que desde que dou RC os mus gatos tem uns puns muito malcheirosos e ela disse-me que acontecia com frequencia com RC e que poderia voltar a Purina Pro Plan ... acho que vou ficar por aqui pois a Kika esta a RC junior e os outros a RC Indoor.
Em nenhuma das mudanças eles apresentaram sintomas de dificuldades drasticas

Jokas
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta dez 18, 2003 8:20 pm

Não variar a ração tem vantagens.

Antes de mais, se existirem problemas gratointestinais será mais fácil descartar a alimentação, sendo ela contante do que se for variada.

Depois, ao contrário do que se pensa, pois estamos a fazer un transfer dos nossos hábitos, os animais NÃO gostam de mudanças, gostam é de etr o prato bem cheio. Com raras excepções os animais niquentos em comer são-no pelo facto de que o dono andou a mudar a ração muitas vezes e não lhes deu tempo para se habituar.

Uma ração mais "gordurosa" será mais apetitosa, no entanto que uma ração menos. O que não signifia que seja melhor.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

sexta dez 19, 2003 9:06 am

Após a pancreatite que a Lolita teve, ficou com a flora intestinal quase destruida por completo e para tentar remediar a situação, a vet. aconselhou Hill's C/D.
Mesmo assim, teve diarreias todos os meses, durante 5 meses :|
Quando foi esterilizada, a vet. disse que poderia mudar de ração para gatas esterilizadas, depois de estar sensivelmente 1 mês sem diarreia.
No entanto, ela desde Agosto que tem os intestinos regularizados, mas após falar com a vet. ela não aconselhou mudar de ração.
Uma vez que a Lolita não está com excesso de peso - nunca foi "rapariga" de muito alimento, a médica diz que em equipa que ganha não se mexe.
V.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta dez 19, 2003 9:58 am

Olá

Desde que tive a Amélia que o vet sempre me disse que não lhe devia variar a ração. Se ela não conhecesse outro sabor não iria ter vontade de mudar.
Em relação à revista Gatos, contém muitas imprecisões, essa é uma delas.
Mudar a ração com frequência aos gatos pode originar problemas gatroentestinais.
Eu não mudo a ração ás gatas e tem tudo corrido bem.

Em relação á ração Indoor, a Royal cannin também tem, é aconselhada a gatos adultos que estão em casa. Como têm menos actividade fisica.
O facto de eles terem gostadp daa da purina em principio deve-se ao facto de a ração poder ser mais apetitosa. mas verifique a composição. A Amélia quando lhe mudei para ração de persa passava a vida a pedir-me comida pois devorava a ração, e ela nunca foi uma gata muito gulosa.

Eu nunca compro rações de supermercado ás gatas.

Beijokas
kathleen
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

sexta dez 19, 2003 10:20 am

Pois os meus comem IAMS e tudo está bem. a Rita está gordinha e o pelo desde que mudei para esta marca esta cada vez melhor, o que faço ha quase dois anos. O pequenino então adora as bolinhas pequenitas e quase se poe la dentro do alimentador de tão guloso que é.
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

sexta dez 19, 2003 10:25 am

Curioso...
Tenho notado que a maioria dos bichanosos tem bastante apetite, mas a Lolita sempre teve pouco, mesmo quando era alimentada a biberon, raro era o dia que fazia as tomas todas...
Nada, nem ninguém é igual...
V.
Responder

Voltar para “Gatos”