Ajuda - Gatinho recém-nascido
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm
Quando se pensa que certas coisas só acontecem aos outros, eis que o destino nos prega assim umas partidas.
À pouco quando fui ao contentor do lixo, deparei-me com um saco de plástico azul bastante suspeito. Coloquei o lixo e estava a voltar para casa quando algo me diz que deveria ir verificar o saco. A contra gosto do meu pai (que me viu a vasculhar no lixo), abri o saco e eis que vejo 3 gatinhos bebés (recém-nascidos). Dois já estava mortos e cobertos de formigas, mas um terceiro ainda miava, ainda que muito debilmente. O espanto ainda foi maior quando reparo que os 3 estavam “colados”. Tinham os 3 cordão umbilical mas estavam colados a algo (seria a placenta?). Fiz a primeira coisa que me passou pela cabeça (certo ou errado não quero saber, tinha de ser feito): fui buscar linha e tesoura, dei um nó no cordão do gatinho e cortei o cordão.
Trouxe-o para casa e reparei que estava cheio de larvas de insecto na zona dos genitais e cheira terrivelmente a putrefacção. Limpei e desinfectei a zona (malditas larvas que não desistiam), mas ainda não consegui que o cheiro desse tréguas. roll2
Agora a parte pior: alimentar.
Nunca tive de alimentar um gatinho tão pequeno, nem sei sequer como o fazer. Amanhã logo bem cedo irei leva-lo à vet da minha cadela, mas até lá preciso de ajuda quanto aos cuidados que devo ter (alimentação, aquecimento…). Espero que me consigam ajudar.
Se sobreviver (o que espero sinceramente que sim), irei ficar com ele. Parece-me uma menina, apesar de não ter ainda a certeza.
Ajuda precisa-se ::|:
À pouco quando fui ao contentor do lixo, deparei-me com um saco de plástico azul bastante suspeito. Coloquei o lixo e estava a voltar para casa quando algo me diz que deveria ir verificar o saco. A contra gosto do meu pai (que me viu a vasculhar no lixo), abri o saco e eis que vejo 3 gatinhos bebés (recém-nascidos). Dois já estava mortos e cobertos de formigas, mas um terceiro ainda miava, ainda que muito debilmente. O espanto ainda foi maior quando reparo que os 3 estavam “colados”. Tinham os 3 cordão umbilical mas estavam colados a algo (seria a placenta?). Fiz a primeira coisa que me passou pela cabeça (certo ou errado não quero saber, tinha de ser feito): fui buscar linha e tesoura, dei um nó no cordão do gatinho e cortei o cordão.
Trouxe-o para casa e reparei que estava cheio de larvas de insecto na zona dos genitais e cheira terrivelmente a putrefacção. Limpei e desinfectei a zona (malditas larvas que não desistiam), mas ainda não consegui que o cheiro desse tréguas. roll2
Agora a parte pior: alimentar.
Nunca tive de alimentar um gatinho tão pequeno, nem sei sequer como o fazer. Amanhã logo bem cedo irei leva-lo à vet da minha cadela, mas até lá preciso de ajuda quanto aos cuidados que devo ter (alimentação, aquecimento…). Espero que me consigam ajudar.
Se sobreviver (o que espero sinceramente que sim), irei ficar com ele. Parece-me uma menina, apesar de não ter ainda a certeza.
Ajuda precisa-se ::|:
Tem de o manter bem aquecido (com um saquinho de àgua quente) e tem de o alimentar já! Com leite próprio e uma seringa. Se não tem nenhum vet ao pé, talvez na farma´cia tenham.
Os únicos que apanhei no lixo (2 desgraçados que estavam numa palete de fruta junto ao contentor), morreram-me nas mãos antes de chegar a algum lado com eles..: os gatinhos são muito frágeis e esse não deve ter muito mais tempo de vida.
Principal: temperatura corporal e aliemntação já.
Os únicos que apanhei no lixo (2 desgraçados que estavam numa palete de fruta junto ao contentor), morreram-me nas mãos antes de chegar a algum lado com eles..: os gatinhos são muito frágeis e esse não deve ter muito mais tempo de vida.
Principal: temperatura corporal e aliemntação já.
Veja aqui:
http://www.animaisderua.org/informacoes/cuidar_gatinhos
Boa sorte, e parabéns pela atitude!
http://www.animaisderua.org/informacoes/cuidar_gatinhos
Boa sorte, e parabéns pela atitude!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm
Desde já agradeço pela ajuda prestada
Entretanto dei um salto à farmácia e comprei leite de substituição M**** (não sei se podem ser divulgadas as marcas).
Já bebeu um bocadinho de leite (para grande alegria minha) e de seguida com um algodão húmido estimulei os genitais e fez um xixi
Está agora numa caixinha com um saco de água quente por baixo e com um pedaço de edredão a servir de "protecção" contra o calor excessivo

Entretanto dei um salto à farmácia e comprei leite de substituição M**** (não sei se podem ser divulgadas as marcas).
Já bebeu um bocadinho de leite (para grande alegria minha) e de seguida com um algodão húmido estimulei os genitais e fez um xixi

Está agora numa caixinha com um saco de água quente por baixo e com um pedaço de edredão a servir de "protecção" contra o calor excessivo

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
- Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe
Bolas Telma, é sempre tão triste quando nos deparamos com estas situações. A Moslie já disse o mais importante, mantê lo quentinho e de barriga cheia. estimulação para ele fazer as necessidades, e assim que puderes dá um salto à vet para ele ser observado.
o cheiro, já abrandou? dp dá noticias
o cheiro, já abrandou? dp dá noticias

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm
Não sei se usou mas pode ir limpando-o com com um toalhete.
Abra tópico a perguntar se alguém tem uma gata que esteja a amamentar, além da ajuda o leite materno é sempre melhor...
E parabéns pela sua acção
como costumo dizer: não se salva o mundo mas salva-se o mundo dele
Abra tópico a perguntar se alguém tem uma gata que esteja a amamentar, além da ajuda o leite materno é sempre melhor...
E parabéns pela sua acção

como costumo dizer: não se salva o mundo mas salva-se o mundo dele

<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>só sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
<p><strong>só sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
-
- Membro
- Registado: quarta jun 23, 2010 1:57 pm
Este tipo de tópicos deixa-me sempre um misto de sentimentos. Há quem se preocupe e há quem consiga deixar 3 recém nascidos no lixo.
Este mafioso também foi resgatado do caixote do lixo, mas felizmente, os outros dois irmãos que foram resgatados com ele, encontram-se igualmente bem de saúde.

Boa sorte com o petiz. Espero que corra realmente tudo bem. Se passar esta primeira fase mais complicada, vai ser bastante trabalhoso e demorado. Mas posso garantir que vai justificar cada segundo "perdido" e cada euro gasto.

Este mafioso também foi resgatado do caixote do lixo, mas felizmente, os outros dois irmãos que foram resgatados com ele, encontram-se igualmente bem de saúde.

Boa sorte com o petiz. Espero que corra realmente tudo bem. Se passar esta primeira fase mais complicada, vai ser bastante trabalhoso e demorado. Mas posso garantir que vai justificar cada segundo "perdido" e cada euro gasto.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Caramba, boa sorte com o pequenino! 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 08, 2009 11:59 am
Gatos- Micas, Tarzá,Zaka, Bola, Teca
Já me encontrei varias vezes neste tipo de situações e aconcelho-o a quando for a vet comprar leite para gatinho e um biberão vem tudo na mesma embalagem até lá delhe leite com uma seringa mas cuidado para nao ir para o canal respiratorio e nao lhe dé leite de vaca.
mantenha-o quentinho e confortavel deixe-o descançar e boa sorte espero que corra tudo bem com o pequenino e tem que polo também a fazer as suas necessidades mas com cuidado para não o magoar.
Boa sorte com o pequenino
mantenha-o quentinho e confortavel deixe-o descançar e boa sorte espero que corra tudo bem com o pequenino e tem que polo também a fazer as suas necessidades mas com cuidado para não o magoar.
Boa sorte com o pequenino
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm
Se leu a informação nos Adr eles explicam a posição de segurar o gatinho:
«NÃO SEGURAR o gatinho de costas para dar mimos, deve-se mantê-lo direito sobre o seu estômago. Manter o biberão num ângulo de 45º, de forma a encorajar a amamentação»
que tudo corra bem
«NÃO SEGURAR o gatinho de costas para dar mimos, deve-se mantê-lo direito sobre o seu estômago. Manter o biberão num ângulo de 45º, de forma a encorajar a amamentação»
que tudo corra bem

<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
essa informação é mt importante, é normal que por uma questão de instinto ao dar biberão as pessoas coloquem o animal de barriga pra cima a pensar que estão a fazer correctamente!Pequebrado Escreveu:Se leu a informação nos Adr eles explicam a posição de segurar o gatinho:
que tudo corra bem