Ajuda - Acabei de encontrar um gato bebé

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Thinkerbell
Registado: terça fev 01, 2011 11:29 am

quinta abr 21, 2011 4:37 pm

Boa Tarde a todos,

No ano passado em Agosto adoptei uma gata de rua com cerca de 3 meses. Está linda, linda linda :D!Acontece que hoje na empresa onde trabalho, apareceram 4 gatos bebés.
Já conseguimos dar três mas sobrou um e eu decidi ficar com ele / ela.

Já liguei a veterinária e vou lá levar o gatito quando sair do trabalho.
A questão é, como vai a minha gata, filah única, reagir a presença de um outro gato?! Deixo-os separados?!
Eu vou colocar essas questões a veterinária, mas agradecia as vossas opinões...
Tou confusa em relação à adopção de outro gato devido à "personalidade" da minha gata...

Obrigado desde já,
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta abr 21, 2011 5:09 pm

Olá, Thinkerbell, :)

Parabéns pela atitude, e muita sorte para a gatinha.

Bem, basicamente, tudo pode acontecer, isto é, a sua gata pode reagir muito bem ou muito mal... ou ainda mais ou menos. :lol:

Devido às circunstâncias, eu nunca juntei um gatinho bebé aos outros logo de imediato (uns porque vieram doentes, outra porque era mesmo recém-nascida), pelo que deve haver por aí foristas com mais experiência na matéria. Mas o certo é que vai ter de ser muito cuidadosa nas apresentações, estando sempre muito atenta e próxima quando os puser em contacto e não deixando o bebé sozinho com a gatinha até ter a certeza de que ela o aceita bem.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta abr 21, 2011 6:10 pm

Se o gatito está saudável, não vejo problemas em juntá-los no mesmo espaço. Tem é de preparar o cantinho dele, para que se possa refugiar. Eu costumo deixar como abrigo a transportadora em que os trago para casa, perto do caixote de areia e com uma tacinha de água e outra de comida ao pé da entrada. Permito que os outros vão cheirar o recém chegado e estou ao pé, ofereço um mimo, normalmente latinhas, para que associem a chegada do novo membro a algo bom, e deixo-os cuscar. Enquanto decorrem as apresentações, não ligo ao novo gato; só depois dos cuscos se afastarem lhe vou dar mimos e oferecer segurança. As recepções não costumam ser alegres e bem dispostas, o normal é haver bufadelas e amuos, mas eu deixo que se entendam. A minha "primogénita" é a que reage pior, por isso lhe dou mais atenção que o habitual, mas apesar das birras e das patadas no alto do totiço, nunca magoou um bebé. Os melhores momentos para os juntar são as brincadeiras e as refeições; ambos vão tentar comer da taça do outro, não dê importância.

O melhor mesmo é descontrair, relaxar e agir com tranquilidade. :) Ainda que os primeiros dias sejam mal humorados, a gata acabará por aceitar o pequenito. É o encanto dos bebés... ;)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Gatos”