Doença de pele - comichão e feridas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

evanflip
Membro Júnior
Registado: sábado jan 15, 2005 12:40 pm

segunda abr 25, 2011 11:05 pm

Olá :)

A minha gatinha anda com um problema de pele há muito tempo... Começou quando ela teve um abcesso no pescoço que depois se transformou em ferida. Quando já estava cicatrizado pusemos-lhe uma coleira antipulgas à qual ela fez alergia. Tiramos logo mas mesmo assim ela a coçar-se fazia feridas... Temos andado a tratar-lhe as feridas com esperança que alguma coisa funcione. O veterinário receitou uns comprimidos mas não fizeram nada. Ela esteve bem enquanto andava com um cone para não se coçar. Isto só lhe acontece à volta do pescoço. Nessa altura apareciam umas crostas e ela coçava, a minha mãe resolveu dar-lhe um corticoide que funcionou, mas agora voltou outra vez. Só não ganha crostas. Coça-se porque tem comichão e faz feridas de tanto coçar :? Tenho tratado as feridas com água oxigenada e betadine.. curam mas aparecem outras... Também anda a tomar um fungicida mas até agora não há melhores... Ela anda no campo... os meus pais não a querem a dormir em casa... No outro dia dei-lhe um banho com espuma e ajudou bastante à comichão... Alguém já teve um bichinho com problema parecido? É uma gatinha muito meiguinha e simpática... :( Tem o pelo um pouco mais comprido que e macio que a minha gatinha siamesa, é filha da mesma mãe mas nasceu quase toda branca e beije
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

terça abr 26, 2011 9:06 pm

Não deem medicamentos à gatinha que vocês achem que vão ajudar, podem piorar e muito a situação, ela não fala e não vos pode dizer o que sente.
Por vezes pensam que aplicar isto ou aquilo pode ajudar e mal não faz, errado. Já vi farmacêuticos a sugerir dar paracetamol (ben-u-ron) a um gato para as dores, substancia que lhes é extremamente tóxica e eventualmente fatal!

Falem com o veterinário!
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça abr 26, 2011 9:41 pm

Tem de voltar com ela ao vet para ele ver o que se passa e lhe dar um anti histamínico para não se coçar e não fazer ferida.
Daqui a pouco tem um processo inflamatório generalizado por causa de se arranhar.
evanflip
Membro Júnior

terça abr 26, 2011 9:49 pm

Pois.. Mas já a levei tantas vezes ao veterinário e não resolve nada... Tenho que tentar outro.. Na vila onde vivo só há um.. só se a levar à cidade mas é complicado e não tenho assim muito dinheiro para andar a gastar.. estava com esperanças que alguém tivesse passado pelo mesmo... Já procurei pela internet mas nenhuma doença corresponde exactamente ao que ela tem. Na altura os corticoides funcionaram mas voltou, e antes apareciam crostas.. por isso penso que não seja o mesmo problema. Mas obrigado pelas respostas :wink:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta abr 27, 2011 12:45 am

Pode ser uma alergia alimentar, uma dermatite miliar, tanta coisa... olhe, eu sou da "cidade" e vou a uma outra mais pequena, quase considerada vila, onde exerce um excelente veterinário. A verdade é que não há assim tantos com experiência com gatos, e gatos são muito diferentes de cães. Em que zona vive?
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
evanflip
Membro Júnior

quarta abr 27, 2011 2:44 am

Sou de perto de coimbra.. a mãe desta gata também teve muitos problemas de saúde e também andei com ela noutro veterinário em coimbra, só que também não resolveu grande coisa.. e custa andar a desperdiçar dinheiro em veterinários e medicamentos, a cada um parece uma coisa diferente.. por isso é que procurava alguém já com experiência num problema assim.
Alergia à comida não há de ser... Podia ser a alguma erva ou assim... mas como já teve problemas semelhantes anteriormente não me parece... Vamos variando entre wiskas e friskis. É mesmo um caso complicado... Tenho andado a limpar-lhe o pelo e assim com regularidade e acho que tem melhorado.. Só que volta sempre
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta abr 27, 2011 10:54 am

whiskas e friskies não são uma boa alimentação. Basicamente, cereais e corantes. Não me surpreendia mesmo se fosse alergia alimentar... porque não experimenta mudar a ração para algo melhor? acaba por gastar muito menos em veterinário, tem, ainda dentro dos supermercados, a Purina One ou a Perfect Fit, que já são bastante razoáveis. Convém é fazer a transição gradual. As melhoras.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
02081982
Registado: segunda abr 25, 2011 9:54 pm

quarta abr 27, 2011 10:56 am

E o que colocas á gatinha para as pulgas agora?
recohli um cão que foi abandonado por ter um problema de pele, quando o levei ao veterinário descobrimos que era alergico a saliva das pulgas, passou a tomar frontline e usou um champoo especial ate curar as crostas e está lindamente.
por norma coçam-se e fazem ferida onde tem mais pulguitas..
fala com o teu veterinária sobre essa hipotese e vê o que te responde.

boa sorte
evanflip
Membro Júnior

quarta abr 27, 2011 4:23 pm

Eu costumo pôr frontline.. Por acaso, pelo que andei a procurar, alergia ás pulgas ou carraças é capaz de ser o mais provável... Apesar de não fazer borbulhas ou bolhas como dizem em alguns sites. Ontem quando andei a ver o pelo dela tinha duas carraças muito pequeninas onde andava a coçar-se. Mas também pensei que como o pelo e a pele estavam mais fracos os bichos iam mais para lá. Já agora que tipo de champô usou? A gatita não gosta nada de água.. mas se resultar vai ter que ser :lol:
paulograve
Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi

quarta abr 27, 2011 8:04 pm

Pois, é muito comum as alergias ás pulgas e carraças, tenho tratado um gatito perto da casa dos meus pais e ele além da dermatofitose tinha a pele bastante lesionado no local das picadas das carraças, até ficava com peladas, após a aplicação de umas pipetas e uns fungicidas, tá outro gato!
Aproveito para dar a minha opinião em relação ao frontline, acho o spray pouco eficaz, o combo ainda escapa, mas o advantage é mesmo 5*

editei p/ corrigir um erro
Última edição por paulograve em quarta abr 27, 2011 9:05 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta abr 27, 2011 8:24 pm

evanflip Escreveu:Sou de perto de coimbra.. a mãe desta gata também teve muitos problemas de saúde e também andei com ela noutro veterinário em coimbra, só que também não resolveu grande coisa.. e custa andar a desperdiçar dinheiro em veterinários e medicamentos, a cada um parece uma coisa diferente.. por isso é que procurava alguém já com experiência num problema assim.
Alergia à comida não há de ser... Podia ser a alguma erva ou assim... mas como já teve problemas semelhantes anteriormente não me parece... Vamos variando entre wiskas e friskis. É mesmo um caso complicado... Tenho andado a limpar-lhe o pelo e assim com regularidade e acho que tem melhorado.. Só que volta sempre
com essas rações vai longe. uma vez estava doente e como vivia numa aldeola, tive de comprar friskies. a estrela apanhou uma valente alergia.
compre uma boa ração e vai poupar em muita coisa. os corantes não fazem bem a ninguém
Chamarrita
Membro Veterano

quarta abr 27, 2011 8:28 pm

Mas é preciso ter atenção à toxicidade do frontline combo, tem dado problemas hepáticos a muitos gatos. Sendo uma pipeta de 5 ml, devia indicar na embalagem a que pesos se destina. Eu, por via das dúvidas, só coloco 1 ml por quilo, meço com a seringa. Sprays nos gatos, não acho muito bom, eles lambem-se muito e o produto é para uso externo.
Chamarrita
Membro Veterano

quarta abr 27, 2011 8:34 pm

Pois, eu tenho um gato com alergia alimentar, já tive alguns tinhosos, e experiência não me falta. Uma das razões para mudar de vet foi justamente não aceitarem a hipótese de alergia alimentar, mesmo depois de uma valente gastroenterite e agravamento das lesões. O gato já tinha sido testado e tratado a tudo, melhorava, mas as peladas e as comichões voltavam. Pudera, continuava a comer o que lhe fazia mal... se quiser posso recomendar-lhe por pm o vet dos meus animais, também trabalha em Coimbra.
paulograve
Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi

quarta abr 27, 2011 9:07 pm

Chamarrita Escreveu:Mas é preciso ter atenção à toxicidade do frontline combo, tem dado problemas hepáticos a muitos gatos. Sendo uma pipeta de 5 ml, devia indicar na embalagem a que pesos se destina. Eu, por via das dúvidas, só coloco 1 ml por quilo, meço com a seringa. Sprays nos gatos, não acho muito bom, eles lambem-se muito e o produto é para uso externo.
É como eu faço, compro uma caixa de advantage 0,8ml (gatos de 4 a 8 kg.) e com uma seringa de insulina (sem agulha claro) aplico 0,1ml por kg de gato!
<strong>
</strong>
MissDays
Membro Júnior
Registado: domingo mar 08, 2009 2:40 pm

quarta abr 27, 2011 9:09 pm

Pois, infelizmente com a pele o que acontece é que uma doença aparece de muitas maneiras e há muitos sintomas que são iguais em muitas doenças :/
Parece que o que já lhe disseram é o mais acertado... se conseguir, mudar a ração para uma de melhor qualidade (porque as que está a dar ao seu animal são muito comercializadas mas realmente não são as de melhor qualidade) e vá ao veterinário. Se vir que não adianta peça uma consulta de dermatologia. Parece ser uma reacção alérgica pela melhoria com os córticos mas se for o caso e se não for alimentar (e persistir se mudar a ração) deverão ter que fazer testes para alergias (se quiser, claro está; como penso que não são propriamente baratos devem tentar outras abordagens antes).

Em relação à alergia à picada das pulgas, do que sei (mas é em cão) costuma aparecer um padrão de queda de pêlo específico, mas não sei se acontece o mesmo com gatos.

Só deixar o reparo, não use Advantix em gato!!! Advantix tem permetrina que é tóxica para o gato, é de uso exclusivo em cães! ;)
Responder

Voltar para “Gatos”