Dar peixe e carne crua aos gatos...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo mai 01, 2011 1:59 pm

Pronto, vou aqui apresentar as minhas teorias, sem qualquer fundamento científico e apenas de acordo com a minha linha de raciocínio, e sem sequer estar em desacordo com ninguém; ou seja, vou tentar explicar, segundo o meu ponto de vista, porque se dão alimentos cozinhados aos animais, e ainda porque se dão alimentos que não fariam parte da sua dieta natural.

Começando pelos cães, a sua domesticação ocorreu mais ou menos pela altura em que o ser humano descobriu aquilo que o viria diferenciar completamente dos outros animais: o domínio do fogo. Esta descoberta levou a muitas outras, mas a segunda terá sido que cozinhar os alimentos permitia que se conservassem aptos para consumo durante mais tempo. O cão, em estreito convívio com as pessoas, comia com elas. Sobretudo durante os longos invernos, quando não havia muito para caçar. Aliás, providenciar alimento em troca de um "serviço", é o princípio da domesticação, e nada mais lógico do que o Homem dar aos cães o que considerava mais agradável para si mesmo. Por algum motivo ainda hoje os cães manifestam grande apetência pela comida dos donos. :lol:

Quanto aos gatos, a sua domesticação foi mais tardia, e ainda hoje não podemos afirmar que se encontram completamente domesticados. Enquanto os cães sofreram alterações morfológicas e também ao nível do trato disgestivo, tornando-se praticamente omnívoros - tal como os seus parentes próximos, coiotes e chacais - o gato comum não mudou e continua a ser uma "miniatura" dos seus parentes selvagens. Apenas o seu cérebro sofreu uma considerável redução (mais de 25%), a partir do momento em que se aproximou dos cilos em que os ratos populavam e havia, portanto, abundância de alimento.

Ao passo que o cão competia com o ser humano enquanto predador, levando o Homem a fazer uma "aliança" com estes (agora chamam-se coligações :p), com um gato esta competição nunca sucedeu, daí não haver necessidade de o cativar para o sujeitar. Mas os tempos mudaram, o ser humano continuou a evoluir, a terra deixou de bastar e tiveram início as trocas comerciais internacionais. 8) O norte de África, celeiro do mundo, exportava os seus cereais em navios. Com os cereais e os homens, iam os ratos, que sempre apreciaram a nossa companhia e que se multiplicavam rapidamente durante as longas viagens pelos mares. Por isso, os gatos foram metidos nas naves, mantendo-as livres das pragas e evidenciando outros talentos, como a previsão de tempestades. Mas uma dieta de ratos em alto mar era insuficiente, sobretudo quando deixavam de existir, e o peixe passou a integrar a sua dieta. Altamente proteico, não escapou a este carnívoro oportunista e disposto a sobreviver. Infelizmente, a falta de taurina, a elevada concentração de fósforo e a já mencionada tiaminase não lhes permitia sobreviver durante muito tempo. Mas rapidamente deram a volta, superando este problema com uma maior capacidade reprodutiva, podendo as gatas ter entre 3 a 4 ninhadas num ano... quanto maior a natalidade, maior a possibilidade de sobrevivência enquanto espécie.

Já mais "perto" de nós, na História, os grandes movimentos religiosos em expansão provocaram alguns retrocessos, no Velho Mundo; o Islão considera o cão um animal impuro e expulsa-o das comunidades conquistadas aos cristãos; mas a reconquista cristã e as cruzadas readmitem-no, e perseguem os gatos como "animal do demo". O extermínio dos felinos enquanto representantes do "mal" conduziu à proliferação dos ratos, perfeitamente instalados nas sociedades dos homens, e a Natureza lá teve de dar uma mãozinha, que não havia condições para tanto rato e tanta gente. Uma das doenças transmitidas pelo rato dizimou 2/3 da população na Europa, quem não se lembra da Peste Negra nos manuais de História?

Mas as epidemias só se propagam enquanto houver "alimento". Com a população reduzida e o fim das guerras santas, os que sobraram revolucionaram a cultura ocidental, colocando o Homem no centro do universo e ressuscitando a cultura greco-romana; a ciência progride durante o Renascimento, a expansão marítima tem agora meios para ir mais longe, os Descobrimentos voltam a meter os gatos em navios, e desta vez vez os cães também vão. Rapidamente passam de animais utilitários a animais de companhia da nobreza e da burguesia em ascensão.

E por aí fora, o resto já se sabe. Até que no século XX, o século do comodismo e da exploração do espaço, do progresso científico e tecnológico e da industrialização - climax da Revolução Industrial inicada no século anterior - nos trazem, embaladinhas e prontas a consumir, as "rações". Inicialmente bastante caras, rapidamente se democratizaram e vulgarizaram, pela comodidade e todas as vantagens que nos conseguiram vender: um mercado novinho em folha, o dos animais de estimação, primeiro o cão "de raça", depois o gato "de raça", animais que perderam a sua função utilitária, mas continuando a servir o Homem - não com trabalho, mas como companhia, naquele século que foi, também, o do início da solidão (êxodos, emigrações, revoluções culurais, cosmopolitismo, etc) - e, para muitos, alimento do ego e/ou símbolo de estatuto social. Ah, e com provas "científicas" de que as rações aumentam a longevidade dos animais, a par com o conforto de um lar e os cuidados médicos.

Posto isto, resta-me deixar a minha opinião: a melhor alimentação para um cão ou um gato é aquela que os mantém saudáveis, seja crua, cozinhada ou empacotada. Sobre a alimentação crua, não tenho nada contra desde que se saiba a proveniência dos animais e a forma como foram criados; afinal, a carne que se vende nos talhos e que é para consumo humano, é suposto ser cozinhada, já que é produzida de forma industrial e está cheia de químicos... antibióticos, corantes, hormonas e sabe-se lá mais o quê. Importante mesmo é não descurar as desparasitações e vacinação, proporcionar-lhes uma vida sem stress, educá-los e respeitá-los.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mai 01, 2011 2:35 pm

AnaNuno Escreveu:E já agora Dinodane eu fiz uma pergunta não necessitava de partir para a ironia certo?? como se eu fosse uma leiga, ou uma parola acabada de desabrochar para o mundo dos animais... sim para o mundo dos gatos desabrochei á muito pouco, mas para o mundo dos cães talvez você ainda cá não andasse e eu ja tinha montes de cães.... a serio não gostei!!!

Apenas transmiti as palavras usadas pelo vet.. se ele me disse que os gatos eram carnívoros e fez a observaçao que o peixe era um mito que culpa tenho eu??? Eu até escrevi a seguir á observação as palavras --->blá blá blá <-- o que por si só demonstra que a conversa não me agradava certo??
Lá porque tem escrito "membro veterano" debaixo do seu nome, não lhe dá o direito de ser irónico com os novos users, julgo eu que não!

E em relação ás más interpretações que me acusou... bem no meu caso isso seria difícil, mas se eu justificasse o porquê do que acabei de dizer seria um expor da minha vida pessoal, o qual eu não estou interessada!!

Alem disso aproveito para dizer que já li mais posts por aqui com ironias do mesmo tipo ou ainda piores e users a responder que não voltam cá mais... é triste não é? Há que ter cuidado pq se este forum existe para satisfazer duvidas há que o fazer de maneira clara precisa e concisa, respeitando os membros e não usar palavras depreciativas, irónicas e que pareçam insinuações de gozo!

Muito obrigada!
Más interpretações? Eu comentei o que li... não precisa de me expor nada sobre a sua vida pessoal.
Se foi irónico? Claro que sim, se bem que o objecto maior da minha ironia foram as informações que o seu vet lhe deu que aqui transmitiu.
A minha reacção foi à expressão "dar carne e peixe crus nem pensar..."
:? Mas nem pensar porquê? é nocivo para um animal carnívoro comer a sua dieta natural? Os lobos no zoo comem refeições cozinhadas, arroz, cereais e massas? Um gato feral que subsiste da caça e cuja presa natural são pequenos roedores e aves tem uma vida curta devida ao seu regime alimentar?

E não, cães e gatos não podem comer de tudo como diz. Há alimentos tóxicos para cães e gatos e há alimentos que simplesmente não são digeridos por eles.

Mas é como digo, as opiniões sobre isto não são convergentes. Há veterinários que de tão brainwashed pelas marcas de ração simplesmente querem que os seus clientes optem por essa via, outros conseguirão perceber que a alimentação natural tem benefícios face às rações comerciais. Cabe a cada um de nós recolher informação e decidir o que é melhor ou mais conveniente ou mais prático para alimentar os seus pets e usar de algum sentido crítico.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano

domingo mai 01, 2011 2:47 pm

Bom texto Chamarrita... só não concordo na íntegra com o último parágrafo na medida em que:

- a cozedura da carne não elimina os antibióticos;
- a carne do talho não tem corantes ou químicos de espécie nenhuma, o que difere são os métodos de produção e a alimentação que o gado recebe nos regimes de produção extensiva... o maior aditivo que a carne do talho tem é água, basicamente. Lá vamos parar à alimentação natural outra vez: carne "biológica" é aquela que provém de animais cuja alimentação é feita no prado e não à base de rações comerciais... sejam porcos, vacas ou galinhas.

Se a carne do talho é própria para consumo humano certamente que é própria para consumo animal. Não há contraindicação de espécie nenhuma em comer um bife tártaro ou uma costeleta de novilho em sangue, trata-se de uma questão de gosto...

Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

domingo mai 01, 2011 2:53 pm

Olá :D ,
Estou a pensar em experimentar dar peixe e carne crus para experimentar :wink: vamos ver como reagem, mas o Sky mal sentiu o cheiro do peixe na cozinha parece que gostou :lol: pois enquanto não o guardei não me largou :wink: :lol: .
Vou deixar ficar 1semana e depois logo se vê :D
Gostaria se não fosse abusar que tipo de peixe é mais aconselhado :oops: :oops: eu comprei carapau... :roll:

Obrigada pelas opinioes e esclarecimentos :wink: 8)
dinodane
Membro Veterano

domingo mai 01, 2011 2:59 pm

Antes de optar por uma dieta raw informe-se melhor sobre o assunto, nomeadamente sobre quantidade, tipo de carnes... existe info aqui no fórum e alguns bons sites na net, em Português tem o site do Cachorro Verde.

Um gato que coma raw não come exclusivamente peixe, a base da alimentação deve ser frango, vaca, peru... os peixes melhores tanto para cães como para gatos são os peixes ricos em ácidos gordos (omega 3) como a sardinha, o atum (fresco), a cavala, o salmão, os ácidos gordos são essenciais à boa condição do pêlo.

Lunabloom
Membro Veterano

domingo mai 01, 2011 3:01 pm

dinodane Escreveu:Antes de optar por uma dieta raw informe-se melhor sobre o assunto, nomeadamente sobre quantidade, tipo de carnes... existe info aqui no fórum e alguns bons sites na net, em Português tem o site do Cachorro Verde.

Um gato que coma raw não come exclusivamente peixe, a base da alimentação deve ser frango, vaca, peru... os peixes melhores tanto para cães como para gatos são os peixes ricos em ácidos gordos (omega 3) como a sardinha, o atum (fresco), a cavala, o salmão, os ácidos gordos são essenciais à boa condição do pêlo.
Obrigada :D pelo esclarecimento,
vou fazer isso vou-me informar melhor :wink: :oops:
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo mai 01, 2011 3:10 pm

Eu não sei bem até que ponto a carne do talho é MESMO própria para consumo humano, justamente por não serem carnes "biológicas". Se em vida comem alimentos cheios de químicos, certamente que estes se mantêm na carne depois de mortos. :?
Mas corantes, sei de fonte segura que são usados, especialmente em aves: corantes que alteram as cores das patas e das cristas, corantes que alteram a cor das gemas, conforme as preferências cromáticas dos mercados. Até têm paletas de cores, como as gráficas. :o
E o peixe é alvo das mais diversas contaminações, muitas dentro de valores "aceitáveis" para consumo.
Mesmo a produção "biológica" sofre as consequências da poluição ambiental.

A longo prazo, logo se verão os efeitos no nosso corpo. Mas tendo em conta que não temos grandes alternativas, cito-te: "Cabe a cada um de nós recolher informação e decidir o que é melhor ou mais conveniente ou mais prático para alimentar os seus pets e usar de algum sentido crítico."
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano

domingo mai 01, 2011 3:18 pm

dinodane Escreveu:Antes de optar por uma dieta raw informe-se melhor sobre o assunto, nomeadamente sobre quantidade, tipo de carnes... existe info aqui no fórum e alguns bons sites na net, em Português tem o site do Cachorro Verde.

acrescento o pato, as codornizes, o borrego e o coelho, e aos peixes, a truta e outros peixes de água doce.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
dinodane
Membro Veterano

domingo mai 01, 2011 3:18 pm

Bom, Chamarrita, já começamos a desviar-nos um bocado do assunto principal ao começarmos a falar da diferença entre os produtos alimentares que consumimos hoje em dia, sejam carne, peixe, legumes ou fruta, de produção em massa e industrializada, e os produtos da agricultura tradicional...

Pergunto eu então, se a carne do talho é perigosa, a que é seleccionada para consumo humano e comemos diáriamente, de onde vêm as carnes que são processadas, extrudidas a alta temperatura e tratadas de forma química para a produção das rações, sejam as super premium sejam as baratuxas? São as carnes e partes dos animais e dos peixes rejeitadas para alimentação humana... logo não é razoável acreditar que uma ração premium seja mais saudável para um cão que um bom pedaço de carne com osso proveniente do talho.

Lunabloom
Membro Veterano

domingo mai 01, 2011 3:21 pm

dinodane Escreveu:
Pergunto eu então, se a carne do talho é perigosa, a que é seleccionada para consumo humano e comemos diáriamente, de onde vêm as carnes que são processadas, extrudidas a alta temperatura e tratadas de forma química para a produção das rações, sejam as super premium sejam as baratuxas? São as carnes e partes dos animais e dos peixes rejeitadas para alimentação humana... logo não é razoável acreditar que uma ração premium seja mais saudável para um cão que um bom pedaço de carne com osso proveniente do talho.
:roll: :roll: :wink:
Chamarrita
Membro Veterano

domingo mai 01, 2011 3:37 pm

dinodane Escreveu:Bom, Chamarrita, já começamos a desviar-nos um bocado do assunto principal ao começarmos a falar da diferença entre os produtos alimentares que consumimos hoje em dia, sejam carne, peixe, legumes ou fruta, de produção em massa e industrializada, e os produtos da agricultura tradicional...

São as carnes e partes dos animais e dos peixes rejeitadas para alimentação humana... logo não é razoável acreditar que uma ração premium seja mais saudável para um cão que um bom pedaço de carne com osso proveniente do talho.
Pois, eu disso. :? E acho um "nojo", se me ponho a pensar, ainda mais sabendo que todos os nutrientes são destruidos com as altas temperaturas e por isso são substituidos pelos aditivos artificiais. Blergh. Mas acho importante ter tudo em conta, no que respeita à alimentação, e mencionar essas diferenças, para que seja feita uma escolha informada e consciente. Eu sei que, quando estou a dar ração aos meus gatos, na maioria dos casos, estou a "matar-lhes a fome" e não a "alimentá-los". Felizmente os que vivem na rua têm oportunidade de caçar alguns bicharocos, mas ainda assim tenho de lhes encher a barriga, para não caçarem em demasia e, mediante o estado das "finanças" e o tempo disponível, tento proporcionar-lhes uma alimentação equilibrada, com uns "mimos" ocasionais de comida "a sério". No meu caso tem mesmo de ser assim, já que são muitos, e é porque tenho a sorte de ter um "fornecimento" regular de carne biológica, da horta dos meus pais. Mas se tivesse apenas um ou dois gatos, não tenho dúvidas de que seriam devidamente alimentados. :)
VeTonfire
Membro
Registado: terça jun 03, 2008 2:26 pm

segunda mai 02, 2011 3:29 pm

Não deve dar peixe crú (fresco) ao gato pelo risco de um excesso de tiaminase, enzima essa que degrada a tiamina, um aminoácido essencial para o gato.
E isto não é brainwash, é ciência. Não é certamente por comer um carapau ou dois que o gato vai ficar deficitário, mas a base da alimentação não deve ser peixe crú, repito, fresco, pois durante o processo de congelação a tiaminase é destruida.
Espero ter ajudado.
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

segunda mai 02, 2011 5:04 pm

A minha antiga gata chegou a comer 7 sardinhas cruas frescas num dia, e comia peixe cru fresco quase todos os fins de semana e nunca achei que lhe fizesse grande mal..
Os gatos na natureza comem peixe fresco cru, caçado no momento, sei lá.. tenho as minhas dúvidas quanto a isso.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
dinodane
Membro Veterano

segunda mai 02, 2011 9:36 pm

VeTonfire Escreveu:Não deve dar peixe crú (fresco) ao gato pelo risco de um excesso de tiaminase, enzima essa que degrada a tiamina, um aminoácido essencial para o gato.
E isto não é brainwash, é ciência. Não é certamente por comer um carapau ou dois que o gato vai ficar deficitário, mas a base da alimentação não deve ser peixe crú, repito, fresco, pois durante o processo de congelação a tiaminase é destruida.
Espero ter ajudado.
Bom... nem eu disse que a base devia ser exclusivamente peixe nem que não congelava. Acho que um produto depois de descongelado ainda está cru...

dinodane
Membro Veterano

segunda mai 02, 2011 9:38 pm

FeelingNerD Escreveu:A minha antiga gata chegou a comer 7 sardinhas cruas frescas num dia, e comia peixe cru fresco quase todos os fins de semana e nunca achei que lhe fizesse grande mal..
Os gatos na natureza comem peixe fresco cru, caçado no momento, sei lá.. tenho as minhas dúvidas quanto a isso.
A presa natural do gato nunca foi o peixe. Se fosse tinham desenvolvido patas palmadas, sabiam nadar e tinham pêlo impermeável como as lontras. A presa natural do gato sempre foi o rato do campo e aves.

Responder

Voltar para “Gatos”