Adopção

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

PituxaMimi
Membro Júnior
Registado: segunda abr 25, 2011 8:50 am

quarta mai 04, 2011 11:00 am

Bom dia,

Adoptei esta 2ª feira, uma gatinha com cerca de 6 semanas, ainda é bastante novinha, mas de uma ninhada de 5, um cão matou 3 e para que ela não tivesse o mesmo destino, decidi traze-la para casa...

Na 2ª feira, ela esteve o dia todo com a mãe, só a fui buscar depois de jantar, ontem alimentei-a com leite adaptado a partir das 6 semanas, várias vezes ao dia, no entanto no final da noite vomitou o leite 2 vezes, será motivo para alarme?

Já tentei introduzir sólidos, mas ela não come, nem paté, nem ração, como faço?

Ela tem uma ferida perto da orelha, poderá ter sido uma carraça?

Penso só levá-la ao vet. às 8 semanas para levar logo as vacinas dos 2 meses...
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quarta mai 04, 2011 11:04 am

O melhor será levá-la já ao veterinário para uma consulta sobre o estado geral da gatinha...

Boa sorte...
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta mai 04, 2011 11:05 am

PituxaMimi, parabéns pela adopção, e desejo-lhe muitas felicidades com a gatinha. :D

A ração é própria para gatinhos bebés, com os grãos muito pequeninos?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
PituxaMimi
Membro Júnior

quarta mai 04, 2011 11:17 am

Garfield,

Mas só tenho possibilidade de levá-la na próxima semana, até lá não sei como po-la a comer...

Tassebem,

Eu comprei ração Júnior e colquei um pouquinho de água para fazer papa...
Garfield2010
Membro Veterano
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quarta mai 04, 2011 11:22 am

Com uma gata tão pequena e sem comer, é complicado esperar tanto tempo para uma consulta veterinária, não tem forma de apressar?
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta mai 04, 2011 11:24 am

Há uma ração própria para gatinhos bebés da RC (esta é a que conheço, não sei se há mais) que deve ser dada desde o desmame até aos 4 meses. Os biscoitos são muito pequeninos, adequados aos bebés. Não é barata, mas vale a pena o investimento.

Em princípio, ela deverá comer bem esta ração mas, para a habituar, ao princípio pode pôr um bocadinho do leite que está a usar por cima da ração (quantidades não exageradas, para não estragar, porque, com o leite, já não dá para aproveitar para a refeição seguinte). E não lhe dê leite antes, para a forçar a ir à ração. :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

quarta mai 04, 2011 11:25 am

Garfield, do que entendi, ela não tem falta de apetite, o problema é que só bebe o leite, não vai aos sólidos.
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

quarta mai 04, 2011 11:28 am

PituxaMimi Escreveu:Garfield,

Mas só tenho possibilidade de levá-la na próxima semana, até lá não sei como po-la a comer...

Tassebem,

Eu comprei ração Júnior e colquei um pouquinho de água para fazer papa...
Olá não tenho muita experiência :wink: mas a minha gatinha qdo veio cá para casa tb era muito pequena e coloquei junto com ração leite próprio para gatinhos(morno) e ela devorou a comidinha :o , creio que o cheiro do leite lhe abriu o apetite, tente ver tb se não está constipada....a minha qdo chegou(6ª) parecia bem mas espirrava muito ...foi logo ao vet(3ª) pois não achei bem(custava-lhe comer) e estava com coriza e teve de fazer antibiotico...e depois começou a comer melhor...
mas devem vir opiniões de pessoas mais experientes....mas a melhor das hipoteses seria levar ao vet, se não pode finaceiramente fale com vet e paga na próxima semana :wink:
Garfield2010
Membro Veterano

quarta mai 04, 2011 11:34 am

Tassebem Escreveu:Garfield, do que entendi, ela não tem falta de apetite, o problema é que só bebe o leite, não vai aos sólidos.
O que eu percebi é que vomitou o leite e não vai aos sólidos, daí o pensar que devesse ir ao vet.... Se fosse apenas uma questão de não comer sólidos, sendo tão pequena até seria compreensivel e não seria sinal de alarme caso não vomitasse o leite. Isto da experiência que tenho....
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Tassebem
Membro Veterano

quarta mai 04, 2011 11:36 am

A Lunabloom tem razão. Como num caso que me foi contado há dias por uma forista, por vezes as pessoas acham que o gatinho está bem mas porque não sabem muito bem o que é normal e não é.

No caso, o gatinho não estava a ser alimentado como deve ser e não defecava, e claro que acabou por morrer.

Também é preciso ter muita atenção ao contrário (diarreias) e a sinais de constipação (olhos lacrimejantes, espirros). E o bebé deve aumentar diariamente de peso (ao princípio, 20 gramas).

Já lhe pôs tabuleiro com areão? E ela vai lá?
Tassebem
Membro Veterano

quarta mai 04, 2011 11:40 am

Garfield2010 Escreveu:
Tassebem Escreveu:Garfield, do que entendi, ela não tem falta de apetite, o problema é que só bebe o leite, não vai aos sólidos.
O que eu percebi é que vomitou o leite e não vai aos sólidos, daí o pensar que devesse ir ao vet.... Se fosse apenas uma questão de não comer sólidos, sendo tão pequena até seria compreensivel e não seria sinal de alarme caso não vomitasse o leite. Isto da experiência que tenho....
Tem razão, Garfield, não tinha lido bem. Pode ter sido da mudança brusca do leite materno para o leite adaptado. E que leite adaptado é? A qualidade é muito importante, bem como observar as dosagens, o número de refeições...
PituxaMimi
Membro Júnior

quarta mai 04, 2011 11:47 am

Eu conheço a ninhada, desde que nasceram e eles nunca foram alimentados com nada a não ser leitinho materno, apesar de eu estar a introduzir os sólidos, ela nunca provou ração ou outra coisa a não ser leite... Cheira, mas não come nada a não ser o leite...

Relativemente a vomitar, penso que lhe dei uma quantidade superior, no pacote diz para dar até 100ml, mas só durou um dia e mais uma dose noutro... Como dava na seringa, não tinha noção até onde ela queria...
PituxaMimi
Membro Júnior

quarta mai 04, 2011 11:50 am

Sim, ele vai à areia, achei bastante engraçado, porque como era uma ninhada de rua, nunca pensei que fosse tão fácil educá-lo...

Ele vai à areia urinar e defecta uma vez por dia.
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

quarta mai 04, 2011 11:58 am

PituxaMimi Escreveu:Sim, ele vai à areia, achei bastante engraçado, porque como era uma ninhada de rua, nunca pensei que fosse tão fácil educá-lo...

Ele vai à areia urinar e defecta uma vez por dia.
É engraçado não é?! :D
tão pequenos e tão limpinhos e espertos que são :D 8)
A Bloom qdo veio tb já ia á areia :D e era uma festa pois adora escavar :wink: :wink:

Espero que consiga alimenta-lo pois é muito pequeno e ainda não tem as defesas necessárias...
Tassebem
Membro Veterano

quarta mai 04, 2011 12:00 pm

Pituxa, a gatinha (é uma gatinha, não é?) já devia começar a beber o leite sozinha. Tenha cuidado com a alimentação à seringa, é muito fácil o leite ir para onde não deve.

Realmente, o melhor é tentar antecipar a ida ao veterinário. Para além de avaliar o estado da gatinha, ele dir-lhe-á como deve proceder em tudo. Provavelmente, da próxima vez, já não pagará consulta, mas apenas as vacinas.
Responder

Voltar para “Gatos”