Chartreux

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Lunatico93
Mensagens: 1
Registado: terça mai 03, 2011 3:49 pm

quinta mai 05, 2011 5:55 pm

Olá pessoal,
eu gostava de ter um chartreux e estou a tentar saber coisas como por exemplo: qual o preço medio de um de companhia, quais os cuidados, tipo de areia preferida, se larga muito pelo...

Gostava que me dessem alguma ajuda :wink:
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 05, 2011 7:01 pm

Olá.

Um Chartreux é um gato de pêlo curto e os cuidados a ter são os mesmos que deve ter com um gato comum de pêlo curto: boa alimentação, cuidados veterinários, esterilização machos e fêmeas, etc. Quanto à areia, a mesma coisa, por serem de uma raça específica não exigem um tipo de areia especial, use a que for da sua preferência.

Quanto à compra é que acho que deve ser avisado: se quer mesmo comprar um gatinho Chartreux há coisas que deve exigir. Não basta o anunciante dizer que é Chartreux: ou compra um animal com registo no Livro de Origens ou o melhor é adoptar um gatinho cinzento a custo zero, porque sem pedigree não tem a mínima garantia de que está a comprar um gato de raça.
Na página do Clube Português de Felinicultura tem o contacto de alguns criadores. é uma questão de falar com eles e colocar as suas questões sobre gatinhos disponíveis, cuidados a ter e sobre o preço de um exemplar de companhia.
http://www.cpfelinicultura.pt/

Boa sorte.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Lu74
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sexta dez 03, 2010 10:55 pm
Localização: Lestat - o gato Chartreux

segunda mai 09, 2011 8:23 pm

Olá,

O Chartreux é uma raça magnífica tanto pela sua beleza como pela sua personalidade dócil e meiga. Eu que o diga que tenho um macho e já reservei uma fêmea que se vai juntar à família em meados de Junho. :)

Só há 3 criadores de Chartreux em Portugal inscritos no CPF, mas atenção que nem todos os criadores nessa lista são sérios, responsáveis e realmente preocupados com os seus gatos e gatinhos. Eu sei do que falo porque já passei por essa experiência. Por exemplo, o gato que adquiri o ano passado veio de um gatil de um senhor que não recomendo a ninguém, pois só vê dinheiro à frente. Na altura não sabia mas aprende-se com os erros e não volto a comprar-lhe nenhum gato. A fêmea que vou ter agora vem de outro gatil e a forma como tratam dos gatos é completamente diferente.

O meu conselho é que vá visitar primeiro todos os criadores e depois decidir. Veja as condições em que são criados e compare. E se algum estiver a vender gatos com "desconto" cuidado para o barato não sair caro...

Se quer mais informações sobre esta raça, aconselho a pedir informações ao gatil Bellagio: www.bellagio-cats.com (onde reservei a minha fêmea que tem agora umas 6 semanas) ou então ao Castelo Azul: www.chateaubleu.net

P.S. se quiser mais detalhes sobre a minha má experiência, mande-me uma mensagem privada e posso dar-lhe algumas orientações.
Lu
Mary83
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am
Localização: 1 gata - Tita

quarta jun 01, 2011 10:18 am

Eu tenho uma Azul da Russia, que pertence "quase" à mesma família, mas com algumas caracteristicas distintas, principalmente na fisionomia que os distingue dos Chartreux.
Por enquanto só tenho a minha azulinha, mas mais tarde gostava de adquirir uma companhia, só estou na dúvida se adopte mais uma azulinha da Rússia ou um Chartreux
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
99smiles
Membro Veterano
Mensagens: 1117
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta jun 01, 2011 1:38 pm

Mary83 Escreveu:Eu tenho uma Azul da Russia, que pertence "quase" à mesma família, mas com algumas caracteristicas distintas, principalmente na fisionomia que os distingue dos Chartreux.
Por enquanto só tenho a minha azulinha, mas mais tarde gostava de adquirir uma companhia, só estou na dúvida se adopte mais uma azulinha da Rússia ou um Chartreux
Eu voto num rafeirinho lindo que preciso de alguem que goste dele :)
Mary83
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am
Localização: 1 gata - Tita

quarta jun 01, 2011 2:09 pm

:) Uma vez vi aqui um comentário de uma forista que disse uma grande verdade...
Ela veio aqui fazer umas perguntas sobre um Bosques da Noruega se não estou em erro, e depois apareceram montes de pessoa a dizer-lhe para ela adoptar antes um "rafeirinho", até que a paginas tantas a conversa começou a aquecer, uns começaram a mandar vir com outros, porque comprar animais de raça era uma futilidade, outros porque não viam qual era o problema em ter um animal de raça em vez de um "rafeirinho"... enfim uma salsada, até que ela se chateou e disse, que assim sendo, ninguém deveria ter filhos então, já que existem tantas crianças abandonadas deviam adoptar em vez de meter mais uma ao mundo.

O que quero dizer com isto??? Para mim, miau é miau, gosto deles todos, rafeiros, com lop, sem lop, "de marca" :lol: ou sem ela. O que importa é que tenham saúde. Desde que me lembro de ser gente, que sempre houve gatos em casa dos meus pais, todos eles eram rafeiritos, nasciam ali pela aldeia, e para que não fossem mortos ou maltratados, os que eu podia apanhar, vinham lá para casa. No entanto, não vejo qualquer problema em comprar um gato de raça digamos, se uma pessoa gosta de determinada raça e puder porque não?

Acho que o principal, passa pela consciencialização das pessoas, pois podemos adoptar todos os cães e gatos abandonados do mundo que enquanto houver por aí pessoal inconsciente e sem sentimentos, haverá sempre animais abandonados infelizmente. Penso que adoptar animais abandonados, é dar um lar e carinho a quem não tem, é um acto altruista, mas não vejo como a solução no geral. Penso que no nosso país o respeito pelos animais e pelos seus direitos deveria ser tomado em conta, e quem não respeitasse as regras deveria levar com castigos bem severos.

Bem... desculpem lá o meu testamento :lol: hoje acordei para o lado falador. Não quis ofender nem contradizer ninguém, apenas vim manifestar a minha modesta opinião
Não descrimino nem um lado nem o outro
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jun 01, 2011 2:32 pm

Adoptar ou comprar é uma opção de cada um, pessoal e que ninguém tem o direito de questionar.
O que é preciso é que AMBAS sejam feitas em consciência, responsabilidade e de forma informada.
Não são os animais comprados, de raça, que fazem o grosso dos animais sem dono deste país. São o produto da incúria, irresponsabilidade, falta de cultura e sensibilidade dos portugueses que acham por bem deixarem os seus pets reproduzirem-se livremente. São os que adoptam por impulso a custo 0 e quando começam a ver o animal crescer, estragar coisas, dar trabalho ou adoecer o põem a andar. São os que deixam as gatas engravidar porque é bonito e devem ser mães e depois os despacham de qualquer maneira por não os poderem manter.
A única raça de gatos que aparece para adopção são os persas e por uma razão simples: a sua compra ou adopção não foi ponderada nem informada, foi feita por impulso sem saber o trabalho que manter o pêlo dá.

Sempre tive gatos rafeiros e, apesar de apreciar muito raças como os verdadeiros siameses ou os BN, considero que um gato é um gato, não se vê nas raças de gatos as grandes variações de tamanho, temperamento, aptidão ou personalidade que se observa nas raças caninas. Todos os gatos têm grande beleza, e existem imensos rafeiros que nada ficam a dever aos gatos com pedigree. E existem milhares de pessoas convencidas que têm em casa um siamês, um BN ou um azul russo quando o que têm é um magnífico gato comum, sem raça, fruto da genética aleatória. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Mary83
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am
Localização: 1 gata - Tita

quarta jun 01, 2011 2:48 pm

Assino por baixo Dinodane!
Antes de ter a minha miau ponderei, ponderei e tornei a ponderar. Ao contrário de toda a gente não pensava só nas coisas boas que um gato traria, mas nas vezes que teria de levar ao vet, nos possíveis moveis arranhados, como faria aos fins-de-semana se não estivesse cá e por aí a fora. Quando vi que podia preencher todos os requisitos parti para a segunda fase, procurar a minha miau azulinha, e a verdade é que nessa parte é preciso ter cuidado, pois o que não falta é gente que vende persas, azuis russos, siameses e na verdade não passam de um gato comum. Por isso na altura aconselhei-me com o Clube Portugês de finicultura, para não levar "gato por lebre" :D
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
Lu74
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sexta dez 03, 2010 10:55 pm
Localização: Lestat - o gato Chartreux

quarta jun 01, 2011 3:08 pm

Eu concordo que o que tem que mudar em primeiro lugar é a mentalidade das pessoas em geral. Enquanto isso não acontecer, haverá cada vez mais gatos e cães abandonados, infelizmente. Lembro-me bem dos comentários que me fizeram quando castrei o meu gato: "coitadinho do gato, se gostasses mesmo dele não fazias isso, estás a roubar-lhe a sexualidade, já não pode ir às gatas, vai ficar deprimido e infeliz, bla bla bla..." enfim ouvi os maiores disparates!

Sim, comprei um gato de raça mas fiz a minha parte em vez de contribuir para o problema, castrei-o para impedir ninhadas indesejadas. Muita gente me dizia que podia fazer criação e vender gatos azuis a um bom preço mas deixo isso para os criadores certificados. Não entendo nada de criação e não vejo isso como um simples negócio. Comprei um gato de companhia apenas e é assim que os meus gatos se irão manter. O que eu lhes proporciono é uma vida cheia de atenção, amor e muito carinho, com a melhor qualidade de vida possível e todos os cuidados médicos a que têm direito. É um gato feliz e na próxima semana junta-se uma gatinha Chartreux que vou buscar no dia 10 Junho, altura em que completa as 12 semanas.

Em termos de personalidade e temperamento de cada raça/rafeiro, não me posso pronunciar, porque não tive outro gato além do Chartreux, mas o Lestat é tudo o que a raça anuncia, um gatinho super meigo, dócil, carinhoso, um gato-cão que me segue para todo o lado pela casa.

Quem adopta um animal tem uma atitude muito bonita mas não acho bem condenar quem compra um animal de raça, como se fossem os causadores de todos os males. Uma vez li um post num fórum julgo eu, em que um senhor era da opinião que mesmo os animais sem raça definida deviam ter um preço e deviam ser caros, para as pessoas nao agirem por impulso. Assim pensavam duas vezes antes de adquirirem um animal e depois o abandonarem com tanta facilidade ou tratarem-no como descartável. Este porta-se mal? Não há problema, manda-se fora e vai-se buscar outro, afinal de contas é grátis! E deveria ser obrigatória a colocação do microchip para responsabilizar os donos e a esterilização de todos os animais que não sejam para criação.

Pelo menos nos animais de raça este controlo é maior. Falo no meu caso, em que para receber o LOP em meu nome foi necessário colocar o microchip e entregar um comprovativo da castração assinado pelo veterinário, uma vez que o gato foi comprado para companhia. Claro que muita gente pode escapar a isto na mesma, ficando apenas sem o LOP. Mas se se quiser certificar que o animal que comprou é mesmo de raça, julgo que vai querer ter em seu poder o LOP do mesmo.
Lu
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jun 01, 2011 5:07 pm

Uma vez li um post num fórum julgo eu, em que um senhor era da opinião que mesmo os animais sem raça definida deviam ter um preço e deviam ser caros, para as pessoas nao agirem por impulso. Assim pensavam duas vezes antes de adquirirem um animal e depois o abandonarem com tanta facilidade ou tratarem-no como descartável.
Já por diversas vezes escrevi aqui o mesmo. É mesmo essa a minha opinião.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

99smiles
Membro Veterano
Mensagens: 1117
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta jun 01, 2011 6:29 pm

mary, não quis ferir a susceptibilidade de ninguem e é claro que cada um tem a sua opção de escolha. Eu se tivesse mais uns €€€€€ secalhar tb ia adquirir um de raça pura de que gostasse, (apesar de por parte ser contra dar tanto dinheiro por um animal, as despesas que daí advêm já são mais que muitas) mas já que tens o teu gato de sonho dai ter votado num rafeirinho, e eles são tão queridos e precisam tb tanto de nós.
Mary83
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am
Localização: 1 gata - Tita

quarta jun 01, 2011 6:54 pm

99smiles Escreveu:mary, não quis ferir a susceptibilidade de ninguem e é claro que cada um tem a sua opção de escolha. Eu se tivesse mais uns €€€€€ secalhar tb ia adquirir um de raça pura de que gostasse, (apesar de por parte ser contra dar tanto dinheiro por um animal, as despesas que daí advêm já são mais que muitas) mas já que tens o teu gato de sonho dai ter votado num rafeirinho, e eles são tão queridos e precisam tb tanto de nós.
:wink: Na boa 99miles, eu percebi linda e concordo, não me estava a dirigir a ninguém em particular, por mim gatos de marca ou chinoca é igual, é para ser amado.
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
LordNagash
Membro Veterano
Mensagens: 628
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

quinta mar 28, 2013 9:39 am

Desconhecia a raça, pelo que fui à procura de imagens...são mto giros mm.
<p><a href="http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic ... 696">Nunca viram um choco de 4 patas?</a></p>
Responder

Voltar para “Gatos”