A Importância dos Gatos na Leishmaniose em Portugal

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta mai 05, 2011 4:00 pm

Tremelga Escreveu:Portugal não é na Europa????????
tem dias! :lol: 8)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 05, 2011 4:00 pm

Porque me parece que está convencida de que existem inúmeros casos da doença em gatos o que não é de todo verdade. Assim como um humano saudável é imune à toxoplasmose, também os gatos são resistentes à infecção por leishmania, e os casos descritos nos estudos que apresentou estão intimamente ligados a gatos seropositivos a FIV.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

quinta mai 05, 2011 4:07 pm

dinodane Escreveu:Porque me parece que está convencida de que existem inúmeros casos da doença em gatos
Você é que disse "Os gatos não desenvolvem leishmaniose"!!!!!!!! Mas olhe que 4 casos em 105 gatos até não é um valor nada baixo, infelizmente!!!!!!!!
Tremelga
Membro Veterano

quinta mai 05, 2011 4:29 pm

dinodane Escreveu:os casos descritos nos estudos que apresentou estão intimamente ligados a gatos seropositivos a FIV.
É ao FeLV... mas o FeLV não é um vírus nada raro, infelizmente!!!!!!!!
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta mai 05, 2011 4:30 pm

Mas NUMA ILHA, senhor!!!!!!
Tremelga
Membro Veterano

quinta mai 05, 2011 4:32 pm

Chamarrita Escreveu:
Tremelga Escreveu:[Ibiza] Leishmania ELISA seroreactivity and positive PCR results were statistically associated with FeLV infection and with coinfection of both retroviruses but not with a positive FIV status. The high seroprevalence and molecular rates of Leishmania infection observed indicate that cats are frequently infected with L. infantum, and the association with FeLV suggests a potential role for this retrovirus in feline Leishmania infection in endemic areas."
É uma população de gatos restrita a uma ilha. Os gatos com leishmaniose apresentavam, concomitantemente, FELV, que parece desempenhar um papel importante na infecção parasitária. Continuo a achar que não é relevante nem importante, e que se tratam de casos excepcionais.
O facto de serem gatos de uma ilha não me parece relevante... como deve saber, o FeLV não é um vírus raro, especialmente em gatos da rua!!!!!!!!
Tremelga
Membro Veterano

quinta mai 05, 2011 4:33 pm

Chamarrita Escreveu:Mas NUMA ILHA, senhor!!!!!!
Calma... já lhe respondi acima!!!!!!!! :wink: :wink: :wink: :wink:
Chamarrita
Membro Veterano

quinta mai 05, 2011 4:43 pm

estou calma!!!!!!!!! apenas estou a imitá-lo no uso dos pontos de exclamação!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:

:lol:

Mesmo o FELV não é assim TÃÃÃÃOOO comum. E apresentar anticorpos não significa que esteja infectado, apenas que contactou com o vírus. Isso acontece bastante em animais de rua, não esterilizados e debilitados epla vida miserável que levam. O contágio do FELV é muito mais provável entre 4 paredes, quando os animais são obrigados a partilhar taças, liteiras, camas...

Senão já viu o flagelo que não seria? Era ver os gatos das colónias cair como tordos, uma pandemia. Isto não sucede... :)
Chamarrita
Membro Veterano

quinta mai 05, 2011 4:44 pm

Tremelga Escreveu:[O facto de serem gatos de uma ilha não me parece relevante...
Mas olhe que é. E Darwin também achou o mesmo.
Tremelga
Membro Veterano

quinta mai 05, 2011 4:48 pm

Chamarrita Escreveu:estou calma!!!!!!!!! apenas estou a imitá-lo no uso dos pontos de exclamação!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:
Mas eu não escrevo em maiúsculas!!!!!!!! :wink: :wink: :wink: :wink:
Chamarrita Escreveu:Mesmo o FELV não é assim TÃÃÃÃOOO comum. E apresentar anticorpos não significa que esteja infectado, apenas que contactou com o vírus. Isso acontece bastante em animais de rua, não esterilizados e debilitados epla vida miserável que levam. O contágio do FELV é muito mais provável entre 4 paredes, quando os animais são obrigados a partilhar taças, liteiras, camas...

Senão já viu o flagelo que não seria? Era ver os gatos das colónias cair como tordos, uma pandemia. Isto não sucede... :)
Está bem, mas em relação aos gatos em que o FeLV tem um papel importante no desenvolvimento da Leishmaniose, estávamos a falar dos que andam a cair como tordos (ou seja, que estão doentes com FeLV e não são apenas portadores ou contactaram apenas com o vírus), certo????????
Tremelga
Membro Veterano

quinta mai 05, 2011 4:51 pm

Chamarrita Escreveu:
Tremelga Escreveu:[O facto de serem gatos de uma ilha não me parece relevante...
Mas olhe que é. E Darwin também achou o mesmo.
Ei, alto lá!!!!!!!! Achou o mesmo em relação a uma doença que é transmitida por um insecto voador???????? É que a última vez que fui ver, Trás-os-Montes, Beira Alta, Beira Baixa, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Alentejo, Algarve não eram ilhas... e lá a Leishmaniose abunda como as mentiras num discurso político!!!!!!!!
Chamarrita
Membro Veterano

quinta mai 05, 2011 9:02 pm

justamente. Não são ilhas. O flebótomo de Ibiza pode muito bem ter-s especializado em gatos debilitados e infectados por FELV, porque não sobreviveriam a voar tantos km para terra - e mesmo que aguentassem a viagem, não vivem muitos dias, provavelmente o tempo que demorariam a sobrevoar o mar. De qualquer modo, se os gatos infectados com leishmaniose já estavam a "cair como tordos", também não devem ter dado grande tempo para o mosquito os usar como veículos transmissores. Eles não picam animais mortos. E se calhar, os gatos que adoeceram foram picados mais que uma vez, sendo constantemente reinfectados. Numa ilha, não há muito por onde escolher.

E estudos relativamente aos cães, foram feitos? E em relação a outros animais susceptíveis de contrair a leish? E pessoas, como é? Tendo em conta esse estudo, a vacina contra a Leishmaniose deveria ir, em primeiro lugar, para Ibiza, não para Portugal...

Dou-lhe o exemplo de uma doença viral, transmissível ao homem, altamente contagiosa, da qual vários mamíferos são portadores: a raiva. Um dos portadores prováveis, o morcego, voa grandes distâncias e não conhece fronteiras. No entanto, quantos casos de raiva foram encontrados em Portugal nos últimos 30 anos? Zero... A solução passou por vacinações massivas dos cães. No entanto, o gato também pode ser portador, mas a vacina não é obrigatória para gatos - mesmo sendo estes perseguidos e muitas vezes mordidos por cães. Também não transmitiam a peste negra, apesar de caçarem ratos. Acho que já percebeu onde quero chegar. :)

Solução possível? o mercado arranja: Scalibor para gatos, com a versão Ibiza Special, destinada aos turistas que desejem levar os seus bichanos para a ilha. :lol:

Agora, passando ao assunto do título do tópico: acho que não tem importância nenhuma, pelo menos para já e nos próximos tempos. É a minha opinião e vale o que vale. :)
Tremelga
Membro Veterano

sexta mai 06, 2011 8:26 am

Chamarrita, eu também espero que os gatos não transmitam a doença!!!!!!!!

Mas os morcegos (algumas espécies, pelo menos) transmitem a raiva ou doenças semelhantes aos seres humanos... existem casos relativamente recentes, mas não em Portugal... lembro-me de um no Texas e outro no Reino Unido... em letrinhas pequeninas para não espalhar o medo e promover a caça ao morcego!!!!!!!!
Responder

Voltar para “Gatos”