gata com insuficiência renal

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado mai 07, 2011 4:57 pm

paulograve Escreveu:Hemodiálise em gatos ou cães neste país deve ser insustentável para o dono a nível financeiro (digo eu).

Espero que a Bia esteja a recuperar! As melhoras!
Além disso, hemodiálise num gato não me parece ser compatível com qualidade de vida, a não ser que o animal lide muito bem com um ambiente de clínica e uma imobilização prolongada que tem de se repetir com frequência.

No caso da Alcagoita, referiram-me também, na altura, a Clínica das Laranjeiras, mas está fora de causa, pelas razões que disse. Nem sequer me informei sobre o preço.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado mai 07, 2011 5:24 pm

o pantufa foi i.r. cerca de 12 anos. nunca fez uma medicação por aí além. de vez em quando, era soro e a partir de uma certa altura, só comia renal. eu acho que esta ração faz milagres.
há tempos, a rita acusou um ligeiro aumento da ureia e creatinina. recomendarem renal. no natal, fui a outra vet. como estava tudo bem, ela aconselhou senior. uns meses depois, noutro vet, voltou a subir os valores. com a renal, em pouco tempo, está novamente bem.
é cara mas vale muito a pena. de qualquer forma, essa doença tem muitos altos e baixos. e o pior é quando não querem mesmo comer. :cry:
mnativa
Membro
Registado: segunda mar 09, 2009 2:48 pm

segunda mai 09, 2011 7:49 pm

Hoje a Bia regressou a casa; continua com a ração renal que tenho de lhe ministrar com seringa e uns comprimidos Fortekor Palatável 5, que são para cão(????) mas que a vet assegura que na dosagem que indicou, fará bem à Bia.... A vet diz que os comprimidos serão para toda a vida.

A vet referiu que certamente a Bia já estaria doente há algum tempo e descreveu alguns sintomas que de facto nós observávamos mas que nunca atribuimos à doença: fazer as necessidades fora do sítio, mudar hábitos alimentares e de sono, mudar rotinas, estar mais calma e sonolenta.

Já lá vão cerca de 250 euros em 7 dias e francamente não se notam melhoras. A Bia continua muito magra, apática e perdida, dando a sensação que a doença lhe afectou o cérebro. Estou muito apreensiva com a situação....

Como foi a reação dos vossos gatos após a 1ª fase de tratamentos?
Obrigado
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda mai 09, 2011 7:53 pm

essa doença não costuma afectar o cérebro. pelo menos nessa fase e dessa forma.
a gatinha está a comer? se tem dúvidas, o melhor é procurar uma 2ª opinião. de qualquer forma, numa fase avançada, a estabilização pode ser mais complicada.
o meu gato foi i.r. toda a vida mas detectou-se muito no início. ele fartava-se de vomitar e cada dia que passava, mais vomitava.
as melhoras
mnativa
Membro

segunda mai 09, 2011 8:19 pm

Olá Anja
Como já referi a Bia só está a alimentar-se com seringadas que lhe consigo dar, de ração renal diluida num pouco de água morna.
Já está na 2ª vet. Ambas as vets referiram o mesmo e indicaram o mesmo tratamento.
A Bia parece mesmo aparvalhada, tipo chegar ao bebedouro e ficar sem reação para beber; ficar à porta da caixa de areia e não entrar, fazendo no chão; mostrar intensão de ir para um lado e ficar parada a meio do caminho como se já não se lembrasse do que ia fazer... ela só tem 7 anos!
MarisaV
Membro Veterano
Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am

segunda mai 09, 2011 9:43 pm

Mnativa,
Por aquilo que a Vet explicou a minha sogra, quando os gatinhos doentes renais estão os os niveis da creatina (penso que se escreve assim) muito altos, ficam muito enjoados/agoniados... daí não terem vontade de beber ou comer :(
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

terça mai 10, 2011 12:08 pm

Olá mnativa
O meu Putchy tomou esse Fortekor em comp os 3 anos que viveu com o problema. Na fase que esteve mal (quando detectamos a doença) nem ía à areia, fazia o xixi deitado onde estava e o comer era metido na boca, bem para o fundo para não deitar fora e depois fechava-lha até engolir, aos bocadinhos de paté.

As melhoras e não desespere.
mnativa
Membro

quarta mai 11, 2011 1:46 pm

Depois de uma noite inteira com convulsões, nem sabemos porquê, optamos dolorosamente por dar o devido descanso à Bia. Neste momento ela já descansa no Céu dos gatinhos. Tomámos a decisão em família, depois de muito ponderar, mas achámos que era o mais certo, pois as vets consideraram que se houvesse melhoras, seriam pouco visiveis e duradouras, devido à gravidade do caso. Só com mais exames e análises se saberia o porquê das convulsões.... Acreditamos que foi em paz, sabendo que fizemos o que podiamos por ela e que foi muito amada e querida.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta mai 11, 2011 11:41 pm

mnativa Escreveu:Depois de uma noite inteira com convulsões, nem sabemos porquê, optamos dolorosamente por dar o devido descanso à Bia. Neste momento ela já descansa no Céu dos gatinhos. Tomámos a decisão em família, depois de muito ponderar, mas achámos que era o mais certo, pois as vets consideraram que se houvesse melhoras, seriam pouco visiveis e duradouras, devido à gravidade do caso. Só com mais exames e análises se saberia o porquê das convulsões.... Acreditamos que foi em paz, sabendo que fizemos o que podiamos por ela e que foi muito amada e querida.
Isso é o mais importante. Sinto muito. Um abraço.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
MarisaV
Membro Veterano
Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am

quinta mai 12, 2011 6:28 pm

Os meus sentimentos
Um abraço
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

domingo mai 15, 2011 8:22 am

O que interessa é que, enquanto viveram, foram amados e bem tratados.
Um abraço e ânimo.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mai 15, 2011 2:11 pm

comprimidos Fortekor Palatável 5, que são para cão(????)
São para cães em caso de problemas cardíacos e para gatos no combate à insuficiência renal. A minha gata toma diariamente o genérico, Prilben, e sim, é medicação para o resto da vida.

Lamento muito a sua perda, Mnativa. O caso já estava muito avançado... grande abraço e pense que fez tudo o que estava ao seu alcance para a salvar. :(

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mnativa
Membro

segunda mai 16, 2011 9:37 pm

Obrigado a todas pelas palavras, doeu-nos muito....
djeiny
Membro
Registado: segunda jan 17, 2011 8:16 pm

segunda mai 16, 2011 10:10 pm

Lamento. :cry:
Responder

Voltar para “Gatos”