Ora bem... que te posso dizer?!
Só tu própria sabes se queres mesmo um miau e se poderás cuidar dele ou não nas devidas condições que merece, senão acho que não vale a pena.
Lembra-te que um gato é um ser vivo que não poderás encostar para canto se "te fartares". Vai ter coisas boas e coisas menos boas... como por exemplo, terás sempre uma fiel companhia, com quem podes brincar, que te vai fazer rir com as suas traquinices, quando estiveres na sala a ver tv vai querer deitar-se no teu colo e se lhe fizeres umas festinhas vai fazer ron ron, é um animal muito independente e limpinho!
No entanto também precisa de alguma atenção. Agora... é preciso leva-lo ao vet quando ficar doente (se for bem tratado e não vier com problemas de saúde raramente terá de ir ao vet), terá de levar as vacinas de desparatização (à Tita leva duas por ano), e terás de o castrar (pelo menos é o mais aconselhavel se não queres que ele/ela tenha problemas de saúde futuros, (sabes que castar uma gata antes do seu primeiro cio reduz em cerca de 90% o risco de ela ter cancro nas maminhas? ). Eu pelo menos tenho a Tita há um ano e os gastos de vet foram minimos, o mais caro foi mesmo a castração e paquei 100€. Depois também terás os gastos da comida, e o que penso é que é preferivel comprar uma ração melhor, mesmo que seja mais cara, pois acaba por sair mais barata, ou seja, o gato será menos propenso a problemas e crescerá forte e saudavel. E claro está... vais precisar de uma caixinha de areia para ele fazer as necessidades, vais ter areia a 0,89€ no Lidl ou então tens areia de cilica que é mais cara (já encontrei de 3,5€ a 8€) mas dura muito mais tempo, neutraliza os odores. Eu pelo menos é a que uso, e como é só uma gata, a areia de cilica da-me para 3 semanitas. Outra coisa indispensável... um arranhador!
Bem... não sou nenhuma expert, estava exactamente na mesma situação que tu há uns meses atrás. Também nunca tinha tido um gato só meu, apenas tinha em casa dos meus pais, por isso também ponderei bem antes de ter a Tita, e aqui o forum ajudou-me muito a preparar-me para isso, ensinou-me muitas coisas.
Se me arrependo 9 meses depois??? NADA
Desculpa lá o testamento