Estou a pensar em adoptar um gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

BangAngel
Membro Veterano
Registado: segunda nov 01, 2010 11:26 am

quinta mai 19, 2011 10:11 am

Bom dia, como o titulo indica eu estou a pensar em adoptar um gato, sempre tive gatos quando era pequena mas nunca fui eu responsavel por eles pois era muito nova, bem eu sempre fui uma pessoa mais de cães e realmente é do que percebo mais, por isso vinha aqui pedir algumas informações que me possam ajudar a decidir se adopto ou não um "miau" :)
Ora o que eu queria saber era mais ou menos quanto é que gastam por mes em raçao, areia, desparasitante interno e externo etc
E a nivel disso quais os melhores e que recomendam?
Desde já agradeço todas as respostas, pois isto é uma decisão muito importante :)
Cumprimentos
verissima
Membro
Registado: sábado mai 14, 2011 7:20 pm

quinta mai 19, 2011 10:17 am

Veio ao forum certo, não tarda vai começar a receber respostas que a deixarão cheia de vontade de ter um docinho para companhia!
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

quinta mai 19, 2011 10:22 am

Em relação a comida um gato fica relativamente barato porque come pouco, é assim como um cão pequenino, eu tenho duas e entre elas é cerca de 100 gr por dia, mas tb é só ver uma ração que goste, ver a quantidade aconselhada e fazer a conta :D

desparasitante externo, como estão em casa, só uso msm no verão (n sei de cor, mas deve ser uns 5/6 euros a pipeta), não vá a minha cadela trazer qualquer bixaroco para casa.

desparasitante interno (tb n sei bem o preço, mas deve rondar os 4/5 euros), é o normal de 4 em 4 ou 3 em 3 meses, sinseramente não me lembro, tenho um esquema do frigorifico.

a areia depende mt da que gastar, há areais carissimas e outras mais em conta, portanto pode gastar destde 1 ou 2 euros por mês a 15 :D
eu uso daquela areia aglomerante (das mais baratas) mas se o valor não for um problema tb gosto bastante da de silica e da pinho (esta tem um xeirinho bom =))
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

quinta mai 19, 2011 10:33 am

Ora bem... que te posso dizer?!
Só tu própria sabes se queres mesmo um miau e se poderás cuidar dele ou não nas devidas condições que merece, senão acho que não vale a pena.
Lembra-te que um gato é um ser vivo que não poderás encostar para canto se "te fartares". Vai ter coisas boas e coisas menos boas... como por exemplo, terás sempre uma fiel companhia, com quem podes brincar, que te vai fazer rir com as suas traquinices, quando estiveres na sala a ver tv vai querer deitar-se no teu colo e se lhe fizeres umas festinhas vai fazer ron ron, é um animal muito independente e limpinho!

No entanto também precisa de alguma atenção. Agora... é preciso leva-lo ao vet quando ficar doente (se for bem tratado e não vier com problemas de saúde raramente terá de ir ao vet), terá de levar as vacinas de desparatização (à Tita leva duas por ano), e terás de o castrar (pelo menos é o mais aconselhavel se não queres que ele/ela tenha problemas de saúde futuros, (sabes que castar uma gata antes do seu primeiro cio reduz em cerca de 90% o risco de ela ter cancro nas maminhas? ). Eu pelo menos tenho a Tita há um ano e os gastos de vet foram minimos, o mais caro foi mesmo a castração e paquei 100€. Depois também terás os gastos da comida, e o que penso é que é preferivel comprar uma ração melhor, mesmo que seja mais cara, pois acaba por sair mais barata, ou seja, o gato será menos propenso a problemas e crescerá forte e saudavel. E claro está... vais precisar de uma caixinha de areia para ele fazer as necessidades, vais ter areia a 0,89€ no Lidl ou então tens areia de cilica que é mais cara (já encontrei de 3,5€ a 8€) mas dura muito mais tempo, neutraliza os odores. Eu pelo menos é a que uso, e como é só uma gata, a areia de cilica da-me para 3 semanitas. Outra coisa indispensável... um arranhador!

Bem... não sou nenhuma expert, estava exactamente na mesma situação que tu há uns meses atrás. Também nunca tinha tido um gato só meu, apenas tinha em casa dos meus pais, por isso também ponderei bem antes de ter a Tita, e aqui o forum ajudou-me muito a preparar-me para isso, ensinou-me muitas coisas.
Se me arrependo 9 meses depois??? NADA :D

Desculpa lá o testamento
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mai 19, 2011 11:17 am

Já muito está dito, só queria mesmo sugerir à BangAngel que pesquise um pouquinho mais nas páginas seguintes que encontrará muitos tópicos sobre adopção de adultos ou bebés, alimentação, areão, vacinas, esterlização, adaptação a outros animais, etc.

Boa sorte e espero que resolva adoptar. Como disse a Mary83, vai ver que não se arrepende. :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
BangAngel
Membro Veterano

quinta mai 19, 2011 12:31 pm

Obrigado pelas respostas :)

Sim é claro que se adoptar um gato vai ser muito amado e vou fazer tudo para lhe dar do melhor dentro das minhas possibilidades, tal como faço com a minha cadela.
Eu pensava que o areal tinha que se mudar todos os dias, não sabia que haviam umas que dava para aguentar mais, mesmo que sejam mais caras talvez seja mesmo o melhor.
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

quinta mai 19, 2011 12:34 pm

BangAngel Escreveu:Obrigado pelas respostas :)

Sim é claro que se adoptar um gato vai ser muito amado e vou fazer tudo para lhe dar do melhor dentro das minhas possibilidades, tal como faço com a minha cadela.
Eu pensava que o areal tinha que se mudar todos os dias, não sabia que haviam umas que dava para aguentar mais, mesmo que sejam mais caras talvez seja mesmo o melhor.
Eu uso da aglomerante pois acho que é mais prática para limpar diáriamente, já experimentei várias e última que comprei é da Bento Kronen e por incrivel que pareça encontrei na minha zona, 7.5kg por 6.56€ :D , e é perfumada :wink: :wink: vamos ver...

Até já
Última edição por Lunabloom em sexta mai 20, 2011 9:04 pm, editado 1 vez no total.
BangAngel
Membro Veterano

quinta mai 19, 2011 12:44 pm

Já agora eu sei que as rações e hiper mercados para cães tipo friskies e pedigree etc são uma bela trata, em relação a gatos o que acham da friskies e da whiskas?
Podem me dar nomes de boas rações sfv
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

quinta mai 19, 2011 12:48 pm

Friskies e Whiskas só têm fama, eu só dou Purina One para gatos esterilizados à minha gata.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 19, 2011 1:18 pm

BangAngel Escreveu:Já agora eu sei que as rações e hiper mercados para cães tipo friskies e pedigree etc são uma bela trata, em relação a gatos o que acham da friskies e da whiskas?
Evite essas rações, cheias de corantes e conservantes. São rações medíocres.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

quinta mai 19, 2011 1:24 pm

BangAngel Escreveu:Já agora eu sei que as rações e hiper mercados para cães tipo friskies e pedigree etc são uma bela trata, em relação a gatos o que acham da friskies e da whiskas?
Eu vejo a whiskas e a friskies como vejo o McDonalds para os humanos, é bom, come-se muito bem no entanto não faz muito bem!
Na altura também tinha essas dúvidas, e as opiniões foram unanimes, Royal Canin como uma das melhores. Depois tamb+em tens a Arden Grange que tem preços mais baixos e também é muito boa
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
BangAngel
Membro Veterano

sexta mai 20, 2011 2:06 am

Gostei da comparação com o mac :lol:

Ok obrigado :)

Cumprimentos
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

sexta mai 20, 2011 9:12 am

eu dou purina proplan e estou satisfeita :D

(não a areia não é preciso mudar todos os dias, é preciso é limpar todos os dias, alias há gatos que se não limpar se recusam a ir lá, não se esqueçam que eles são mt limpinhos e gostam de ter a caixa limpinha, a teti adora ir logo depois de eu limpar a caixa e a xena durante, sim durante... :evil: )
BangAngel
Membro Veterano

sábado mai 21, 2011 9:01 am

hahaha é marota ela xD

Alguem me sabe dizer se existem sacas de purina grandes? visto que quanto maior forem as sacas mais barato fica, estive a ver agora e só encontro pequeninas.

Pois eu pensava que sim porque já tive alguns gatos e os meus pais tinham de mudar todos os dias, mas era daquela areia que ficava tipo terra, aquilo é uma treta para limpar, ainda hoje falei com a minha mae e ela disse que no tempo dela não havia nada disso por isso tbm não sabia, relamente vale apena investir um bocado mais e limpar menos :lol:

Cumprimentos
BangAngel
Membro Veterano

sábado mai 21, 2011 9:02 am

Outra coisa, acham que o "wc" para o gato é melhor descoberto ou daqueles cobertos?
Sinceramente não sei :s
Responder

Voltar para “Gatos”