June, que eu saiba o teste apena indica se é positivo ao virus ou não, não tem como verificar se o virus está já em fase activa ou não.June76 Escreveu:Atervanda, obrigada pelo apoioAtervanda Escreveu:Precisamente e como agora foi oferecida ajuda as coisas se verão.È muito simples chamarem nomes aos outros baseados em nada e se fazerem julgamentos de uma pessoa falando de barriga cheia..fica-se á espera que tudo corra pelo melhor e que deixem de haver bocas.
Pode ser que eu tenha ficado demasiado alarmada com o diagnóstico e que o caso não seja assim tão grave.
Mas pelo que a vet me disse parece que ele já não é apenas "seropositivo", que já tem a "sida" dos gatos. E nenhum dono está preparado para ouvir isso, principalmente um dono não muito experiente.
O meu Bichaninho é FIV+
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
FIV não é uma doença em si, é algo que predispõe o gato a uma imunidade menor a doenças mas em si, FIV não tem sintomas, não exige cuidados especiais a não ser uma boa alimentação, plano de vacinação e atenção para que qualquer doença que se manifeste seja atacada de imediato e tendo em conta o FIV+. Pelo que percebo ainda existem muitos veterinários ignorantes e preconceituosos em relação a este síndrome e que, por ignorância, sugerem a eutanásia do animal. Felizmente, os veterinários que acompanham o Oscar são pessoas competentes, informadas e que nunca sugeriram esta solução face à situação do Oscar, aliás, disseram-me logo que acompanhavam gatos com este problema já com 16 anos, por exemplo. Mas valeu-me também muito a pesquisa que fiz sobre este problema. Se o seu gato está doente não é com FIV mas sim com alguma doença que pode ter-se desenvolvido devido ao sistema imunitário se encontrar mais debilitado. Mas FIV em si não é uma doença.Chamarrita Escreveu:Pois... o que tem o Bichaninho? Para mim, um diagnóstico de FIV não faz sentido algum... ainda se fosse estado de SIDA declarado, mas teria de apresentar sintomas antes! June, veja o caso do Óscar (Salvador da AdR), teve a vida por um fio e ultrapassou tudo, só recentemente a dona soube que ele era FIV e apenas porque resolveu testar...
Uma doença infecciosa pode agravar-se ou demorar mais a tratar por causa do FIV, mas trata-se na mesma... Pode explicar-nos exactamente o que se passa?
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
Não entendo como o gato sai do veterinário sem recolha de sangue para umas análises básicas e como sai a dona completamente desinformada sobre a o FIV.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Se calhar para se entender antes de mais tem de se saber o que se passou...especulações são sempre injustas e caem em cima do autor.LuMaria Escreveu:Não entendo como o gato sai do veterinário sem recolha de sangue para umas análises básicas e como sai a dona completamente desinformada sobre a o FIV.
Ninguém caiu em cima do autor, apenas se alertou para o facto de não estar bem informada e para tentar perceber melhor o que se passa de facto. Infelizmente ainda há vets que recomendam eutanásia em casos de FIV+ assintomático ou que acham que qualquer sintomatologia é o FIV em acção e que não vale a pena fazer nada, quando esses animais adoecem como os outros, de formas perfeitamente tratáveis.
mas como o/a Atervanda só parece ter-se registado para criticar os comentários dos outros e dizer que fazemos especulações e somos malcriados, tenho que concordar de novo com a Chamarrita
mas como o/a Atervanda só parece ter-se registado para criticar os comentários dos outros e dizer que fazemos especulações e somos malcriados, tenho que concordar de novo com a Chamarrita
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
June, notícias do Bichaninho?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal
E por estas e por outras que eu ha muito tempo deixei de vir postar aqui na arca.
ha sempre um ou dois clones que adoram vir aqui meter nojo e deitar abaixo quem vem dar bons concelhos. June tenho pena que o seu bichano tenha FIV mas como aqui ja lhe explicaram FIV nao e uma doenca, ja trabalhei com varios seropositivos humanos e nos animais nao ha muita diferenca.
O que pode matar o seu animal, tal como um ser humano e chamado de infeccoes oportunistas, estas infeccoes aproveitam-se da fraqueza do sistema imunologico. Se o animal ou humano ja tiver em estado avancado de SIDA, essas infeccoes sao mais graves e podem ser fatais, ha que tratar dessas infecoes o mais rapido possivel.
As infecoes oportunistas mais comuns sao:
Diarreia cronica, Fungos na pele, boca e garganta, pneumonia, tuberculose, neurotoxoplasmose, neurocriptococose, citomegalovirose e pneumocistose.
Nao ha problema dos gatos comerem ou beberem da mesma taca, o perigo esta quando entram em lutas e se mordem, ai a chance de transmissao e muito maior.

O que pode matar o seu animal, tal como um ser humano e chamado de infeccoes oportunistas, estas infeccoes aproveitam-se da fraqueza do sistema imunologico. Se o animal ou humano ja tiver em estado avancado de SIDA, essas infeccoes sao mais graves e podem ser fatais, ha que tratar dessas infecoes o mais rapido possivel.
As infecoes oportunistas mais comuns sao:
Diarreia cronica, Fungos na pele, boca e garganta, pneumonia, tuberculose, neurotoxoplasmose, neurocriptococose, citomegalovirose e pneumocistose.
Nao ha problema dos gatos comerem ou beberem da mesma taca, o perigo esta quando entram em lutas e se mordem, ai a chance de transmissao e muito maior.
<p>Life isn't about waiting for the storm to pass, it's about learning to dance in the rain.</p>
<p>Forum da raca Bengal http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=177</p>
<p>Forum da raca Bengal http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=177</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Já que aqui estou, deixo 2 "links" que considero bons, sobre a imunodeficiência felina:
http://www.felinus.org/index.php?area=a ... show&id=10
http://historiasdegatospravi.blogspot.c ... m-fiv.html
http://historiasdegatospravi.blogspot.c ... m-fiv.html
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Eu estou é preocupada com a falta de notícias. Oxalá ela se deva ao rumo que o tópico tomou.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Boa noite a todos e obrigada pelos esclarecimentos.
Regressei agora de casa dos meus avós (onde não tenho net) e venho um pouco mais animada. Esta noite o Bichaninho já comeu alguma coisa, por vontade própria, e também fez xixi e cocó. Acho que isso é sinal que ele está a tentar combater a infecção. Ele está a tomar antibiotico e anti-inflamatório, mas realmente é verdade que a vet não me informou que tipo de infecção ele tem. Nem falou em fazer análises.
Ela disse-me que o caso dele era grave, pois o virus tinha-se manifestado muito cedo (ele só tem 2 anos) e cabia a mim decidir-me pelo tratamento ou pela eutanásia. Eu achei que devia tentar que ele vivesse pelo menos mais uns tempos.
Já tinha conhecimento de alguns casos de gatos FIV+, aqui no forum, como o Oscar da Garfield. Mas não me recordo em que circunstancias ela descobriu que o gato era portador do virus. É que no caso do Bichaninho eu só descobri porque ele ficou doente. Mas como ele sempre foi um gato com pouco apetite é possivel que tenha o virus desde bebé.
Regressei agora de casa dos meus avós (onde não tenho net) e venho um pouco mais animada. Esta noite o Bichaninho já comeu alguma coisa, por vontade própria, e também fez xixi e cocó. Acho que isso é sinal que ele está a tentar combater a infecção. Ele está a tomar antibiotico e anti-inflamatório, mas realmente é verdade que a vet não me informou que tipo de infecção ele tem. Nem falou em fazer análises.
Ela disse-me que o caso dele era grave, pois o virus tinha-se manifestado muito cedo (ele só tem 2 anos) e cabia a mim decidir-me pelo tratamento ou pela eutanásia. Eu achei que devia tentar que ele vivesse pelo menos mais uns tempos.
Já tinha conhecimento de alguns casos de gatos FIV+, aqui no forum, como o Oscar da Garfield. Mas não me recordo em que circunstancias ela descobriu que o gato era portador do virus. É que no caso do Bichaninho eu só descobri porque ele ficou doente. Mas como ele sempre foi um gato com pouco apetite é possivel que tenha o virus desde bebé.
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas têm sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Fico muito contente com as melhoras do Bichaninho. 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
Força para o Bichaninho e para a June. 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
Olá June,June76 Escreveu:Boa noite a todos e obrigada pelos esclarecimentos.
O Oscar fez teste FIV porque dado o seu historial de vida e a dificuldade de cicatrização, entendeu-se fazer. Até para se perceber se se deveria alterar alguma coisa no seu tratamento. O FIV em si não tem sintomas, as doenças que, graças ao fraco sistema imunitário, poem ser contraídas é que sim. Cumpre saber o que o seu gato tem na realidade e se é ou não tratável. O FIV em si não é uma sentença de morte, apenas predispõe o animal a uma maior vulnerabilidade a problemas de saúde.
Aconselho-a a ler este artigo:
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
E como está o Bichaninho hoje, melhor?
Boa noite!
Eu hoje não estive com o Bichaninho, mas já falei com a minha avó duas vezes e ela disse-me que ele voltou a comer e está "espertinho". Segundo ela, está praticamente igual ao que estava antes de adoecer.
Eu fiquei muito contente com as notícias, pois parece que o corpo dele está a combater a infecção (que não sei onde é) com a ajuda do antibiotico. Parece que ainda não é desta vez que a FIV leva o meu Bichaninho.
Sinto que tomei a decisão certa quando optei pelo tratamento em vez da eutanásia. Oxalá ele continue a recuperar nos proximos dias.
No próximo mês devo levar o Gucci a fazer os exames de laboratório, pois preciso saber se ele foi ou não contagiado pelo "mano".
Eu hoje não estive com o Bichaninho, mas já falei com a minha avó duas vezes e ela disse-me que ele voltou a comer e está "espertinho". Segundo ela, está praticamente igual ao que estava antes de adoecer.
Eu fiquei muito contente com as notícias, pois parece que o corpo dele está a combater a infecção (que não sei onde é) com a ajuda do antibiotico. Parece que ainda não é desta vez que a FIV leva o meu Bichaninho.
Sinto que tomei a decisão certa quando optei pelo tratamento em vez da eutanásia. Oxalá ele continue a recuperar nos proximos dias.
No próximo mês devo levar o Gucci a fazer os exames de laboratório, pois preciso saber se ele foi ou não contagiado pelo "mano".
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas têm sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>