AJUDA!!! NVO GATO EM CASA...MUITO ASSUSTADO

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Marmag
Membro Veterano
Mensagens: 261
Registado: quarta jun 02, 2010 1:05 pm

quarta jun 15, 2011 4:25 pm

Olá a todos!

Ontem adoptei uma gatinha tricolor, mas estou bastante preocupada...
Desde que chegou (ontem 20:00) foge, e quando me aproximo ou a tento apanhar ela bufa-me e faz um barulho tipo castanholas.

Ela está na sala com um outro gatinho, o Udy, ambos com a mesma idade (+/- 2 meses) e ela nem sequer brinca com ele...

Mia ...parece que chora...

Porque será?
Garfield2010
Membro Veterano
Mensagens: 2470
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quarta jun 15, 2011 4:38 pm

Porque é gato, porque é bebé, porque está assustado, porque passou pouco tempo desde que chegou (menos de 24 horas), porque não a conhece ou à casa ou aos outros gatos, porque é tudo ameaçador do ponto de vista dele e tenta-se defender como pode porque é do temperamento dele... tem de ser paciente e dar tempo ao tempo. Gatos são assim mesmo, precisam de tempo e paciência, não o force a nada, não o agarre à força... dê-lhe espaço... e tenha paciência. Pode demorar dias ou semanas, depende de si (não lhe transmitir o seu nervosismo nem entrar em pãnico) e dele...
Última edição por Garfield2010 em quarta jun 15, 2011 4:44 pm, editado 1 vez no total.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
catarinamar
Membro
Mensagens: 150
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

quarta jun 15, 2011 4:38 pm

olá!!
É uma reacção perfeitamente normal da gatinha. Tem de ter calma para também lhe transmitir que está tudo bem. Não force a aproximação, deixe que seja ela a ir ter consigo ... e acredite que vai, os gatos são super curiosos. Brinque com o outro gatinho à frente dela e veja a sua reacção ...
Antes de mais dê tempo ao tempo: com calma, paciencia e mto amor.
Uma dica: ignore-a ... ande pela casa e trate das suas coisas como se ela não estivesse lá...sabe se lá pq os gatos adoram ser ignorados :D !!

Muito boa sorte
Nita77
Membro Veterano
Mensagens: 1339
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Localização: Osky, Mika

quarta jun 15, 2011 4:43 pm

É normal... Está a estranhar o ambiente e é natural que se sinta assustada, precisa ganhar confiança no espaço, em vocês e no amiguinho de 4 patas ;)

Se não os adoptou juntos, não costuma ser muito boa ideia juntar os 2 gatinhos logo de ínicio. A reacção de ambos não costuma ser a melhor. É melhor que sejam apresentados gradualmente.

Se optou por os juntar, eles estão num espaço fechado? Há algum motivo que os impeça de ter livre acesso ao resto da casa?
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Marmag
Membro Veterano
Mensagens: 261
Registado: quarta jun 02, 2010 1:05 pm

sexta jun 17, 2011 3:05 pm

Nita77 Escreveu:É normal... Está a estranhar o ambiente e é natural que se sinta assustada, precisa ganhar confiança no espaço, em vocês e no amiguinho de 4 patas ;)

Se não os adoptou juntos, não costuma ser muito boa ideia juntar os 2 gatinhos logo de ínicio. A reacção de ambos não costuma ser a melhor. É melhor que sejam apresentados gradualmente.

Se optou por os juntar, eles estão num espaço fechado? Há algum motivo que os impeça de ter livre acesso ao resto da casa?
O Udy chegou recentemente e ainda não tem vacinas (conselho vet) a Sacha esta na mesma situação, Ambos já foram à Vet, estão desparasitados interna e externamente.

Coloquei-os Juntos na Sala (Grande com Janela enorme) porque tenho outro gato o Kiko, que não é nada sociavel e para evitar e para garantir que os gatinhos estejam bem de saude, só quando der a vacina (depois de ver que os cócós estão normais e que não surge nada estranho) é que lhes vou abrir a porta.


Mas continuo preocupada, é que apesar de saber que é normal, hoje já é o 3.º dia e a sasha continua a fugir, não tenho a certeza se come (já a vi a beber, comer não)
e continua a miar, embora agora menos...
madbm
Membro
Mensagens: 54
Registado: terça abr 08, 2008 2:12 pm

sexta jun 17, 2011 3:08 pm

É completamente normal.
Dê-lhe tempo.
Quando adoptei a minha Lia, durante os primeiros dias ela vivia debaixo do sofá ou da cama. E se a fosse buscar ela voltava imediatamente ao mesmo sítio. Só saía para comer ou usar a caixinha.
Depois começou a explorar a casa e a confraternizar connosco.
Lucci
Membro Veterano
Mensagens: 2562
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

sexta jun 17, 2011 3:25 pm

a Kika e o Gui, adoptados no mmo dia, O Gui não estranhou nada, a Kika passou 1a semana debaixo da cama, e não saía, depois mudou-se para dentro do armário da TV, e ali ficou até ganhar coragem . Já estava sociabilizada com o Gui, mas não conhecia mais nada! com paciência vai ver que ela lá se adapta, pode demorar mas consegue-se!
Responder

Voltar para “Gatos”