Olá a todos!
Ontem adoptei uma gatinha tricolor, mas estou bastante preocupada...
Desde que chegou (ontem 20:00) foge, e quando me aproximo ou a tento apanhar ela bufa-me e faz um barulho tipo castanholas.
Ela está na sala com um outro gatinho, o Udy, ambos com a mesma idade (+/- 2 meses) e ela nem sequer brinca com ele...
Mia ...parece que chora...
Porque será?
AJUDA!!! NVO GATO EM CASA...MUITO ASSUSTADO
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
Porque é gato, porque é bebé, porque está assustado, porque passou pouco tempo desde que chegou (menos de 24 horas), porque não a conhece ou à casa ou aos outros gatos, porque é tudo ameaçador do ponto de vista dele e tenta-se defender como pode porque é do temperamento dele... tem de ser paciente e dar tempo ao tempo. Gatos são assim mesmo, precisam de tempo e paciência, não o force a nada, não o agarre à força... dê-lhe espaço... e tenha paciência. Pode demorar dias ou semanas, depende de si (não lhe transmitir o seu nervosismo nem entrar em pãnico) e dele...
Última edição por Garfield2010 em quarta jun 15, 2011 4:44 pm, editado 1 vez no total.
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro
- Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm
olá!!
É uma reacção perfeitamente normal da gatinha. Tem de ter calma para também lhe transmitir que está tudo bem. Não force a aproximação, deixe que seja ela a ir ter consigo ... e acredite que vai, os gatos são super curiosos. Brinque com o outro gatinho à frente dela e veja a sua reacção ...
Antes de mais dê tempo ao tempo: com calma, paciencia e mto amor.
Uma dica: ignore-a ... ande pela casa e trate das suas coisas como se ela não estivesse lá...sabe se lá pq os gatos adoram ser ignorados
!!
Muito boa sorte
É uma reacção perfeitamente normal da gatinha. Tem de ter calma para também lhe transmitir que está tudo bem. Não force a aproximação, deixe que seja ela a ir ter consigo ... e acredite que vai, os gatos são super curiosos. Brinque com o outro gatinho à frente dela e veja a sua reacção ...
Antes de mais dê tempo ao tempo: com calma, paciencia e mto amor.
Uma dica: ignore-a ... ande pela casa e trate das suas coisas como se ela não estivesse lá...sabe se lá pq os gatos adoram ser ignorados

Muito boa sorte
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
É normal... Está a estranhar o ambiente e é natural que se sinta assustada, precisa ganhar confiança no espaço, em vocês e no amiguinho de 4 patas 
Se não os adoptou juntos, não costuma ser muito boa ideia juntar os 2 gatinhos logo de ínicio. A reacção de ambos não costuma ser a melhor. É melhor que sejam apresentados gradualmente.
Se optou por os juntar, eles estão num espaço fechado? Há algum motivo que os impeça de ter livre acesso ao resto da casa?

Se não os adoptou juntos, não costuma ser muito boa ideia juntar os 2 gatinhos logo de ínicio. A reacção de ambos não costuma ser a melhor. É melhor que sejam apresentados gradualmente.
Se optou por os juntar, eles estão num espaço fechado? Há algum motivo que os impeça de ter livre acesso ao resto da casa?
<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
O Udy chegou recentemente e ainda não tem vacinas (conselho vet) a Sacha esta na mesma situação, Ambos já foram à Vet, estão desparasitados interna e externamente.Nita77 Escreveu:É normal... Está a estranhar o ambiente e é natural que se sinta assustada, precisa ganhar confiança no espaço, em vocês e no amiguinho de 4 patas
Coloquei-os Juntos na Sala (Grande com Janela enorme) porque tenho outro gato o Kiko, que não é nada sociavel e para evitar e para garantir que os gatinhos estejam bem de saude, só quando der a vacina (depois de ver que os cócós estão normais e que não surge nada estranho) é que lhes vou abrir a porta.
Mas continuo preocupada, é que apesar de saber que é normal, hoje já é o 3.º dia e a sasha continua a fugir, não tenho a certeza se come (já a vi a beber, comer não)
e continua a miar, embora agora menos...
É completamente normal.
Dê-lhe tempo.
Quando adoptei a minha Lia, durante os primeiros dias ela vivia debaixo do sofá ou da cama. E se a fosse buscar ela voltava imediatamente ao mesmo sítio. Só saía para comer ou usar a caixinha.
Depois começou a explorar a casa e a confraternizar connosco.
Dê-lhe tempo.
Quando adoptei a minha Lia, durante os primeiros dias ela vivia debaixo do sofá ou da cama. E se a fosse buscar ela voltava imediatamente ao mesmo sítio. Só saía para comer ou usar a caixinha.
Depois começou a explorar a casa e a confraternizar connosco.
a Kika e o Gui, adoptados no mmo dia, O Gui não estranhou nada, a Kika passou 1a semana debaixo da cama, e não saía, depois mudou-se para dentro do armário da TV, e ali ficou até ganhar coragem . Já estava sociabilizada com o Gui, mas não conhecia mais nada! com paciência vai ver que ela lá se adapta, pode demorar mas consegue-se!