Gato Albino com olhos vermelhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anamota22
Registado: quarta jun 29, 2011 10:21 am

quarta jun 29, 2011 10:37 am

Olá a todos!

Tenho uma questão a colocar, a minha gatinha teve bebes, nasceram 4 e estão todos saudáveis, acontece que um é albino e tem os olhos vermelhos. Já estou farta de pesquisar mas não encontro nada em concreto, alguém me sabe dizer se estes gatos costumam ter problemas de saúde? Se a esperança de vida é menor? E que cuidados especiais tenho de ter com ele?

Obrigada e um até já!

Ana
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jun 29, 2011 12:21 pm

Deverá falar com o seu veterinário e retirar todas as duvidas e todos os cuidados que terá de ter com o gatinho.

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=557
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
MmeMorgana
Membro Veterano
Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33

quinta jun 30, 2011 8:38 am

Pelo que eu sei, é possível vir a ser surdo, mas não posso asegurar mais do que isso. Só com exames médicos pode ter a certeza do bichinho ser saudável ou não. E cuidado com os banhos de sol!
We had to get rid of the kids; the cat was allergic.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jun 30, 2011 8:58 am

Caso o gato tenha olhos azuis, a probabilidade de desenvolver problemas auditivos é grande. Um gato apresenta olhos azuis quando a zona mais superficial da íris não recebeu pigmento e o que iria ser preto, acabou por ficar azul.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quinta jun 30, 2011 9:47 am

"O gato branco
Chamam-lhe o Snowcat, porque não são raras as vezes em que é encontrado na neve. O pêlo branco de um é derivado à ausência quase total de pigmentação e pode resultar de três causas genéticas possíveis:

1. Albinismo
O processo é facilmente identificado porque os gatinhos nascem com os olhos cor-de-rosa ou de um azul muito ténue.

2. Spotting branco completo
Os gatinhos que apresentam alguma cor não branca quando são bebés tornam-se brancos completos por acção em larga escala do gene spotting ou seja pela multiplicação do espaço que ocupam as manchas de branco.

3. Branco dominante
Trata-se do gene W, dominante sobre todos os outros, ou seja, cobre na totalidade qualquer outra cor que exista por baixo. É a origem mais comum de gatos brancos.

O branco é então uma capa do que está por baixo. Uma máscara, que dificulta o trabalho dos criadores. Estes apenas conseguem adivinhar a verdadeira cor do progenitor depois de algumas ninhadas e com o estudo atento do pedigree dos progenitores.

Nos cruzamentos, um branco que esconde vermelho por baixo funciona como se fosse um gato vermelho. O mesmo acontece se for preto, azul ou creme, agouti ou não agouti. Na prática, um gato branco pai ou mãe só garante uma coisa: há forte probabilidade da existência de gatos brancos na ninhada. Isto porque, devido a ser dominante, basta que o gene seja transmitido ao descendente para que este passe a ser branco também.

A surdez no gato branco

É um campo muito sensível na criação e sem dados científicos ainda. A única conclusão que existe é que se pode medir o grau de surdez através de um teste chamado BAER. Este teste não existe em todos os países europeus, mas é praticado de forma bastante comum na Escandinávia. Deverá ser o plano mínimo de sustentação da criação com gatos de cor branca.
Neste ponto específico, há várias teorias, tendo algumas sido colocadas em causa recentemente.

Acredita-se que:

- os gatos brancos com olhos azuis têm mais probabilidades de ser surdos do que os de olhos cobre (laranja) ou díspares (um azul, outro laranja);

- os gatos brancos cuja causa foi o gene branco dominante (W) são mais facilmente surdos do que os que derivam do gene spotting em larga escala e do albinismo, que são paradoxalmente menos comuns;

- os gatos brancos com um dos pais vermelho ou creme têm menos probabilidades de ser surdo.

As dúvidas sobre isto são muitas e parece que não vão acabar tão cedo. Recordo que o que está escrito acima são apenas teorias. Não existem provas científicas de qualquer uma delas."

Este artigo peetence à página de um criador de Bosques da Noruega, penso que não posso colocar o nome, mas têm vários artigos sobre genética muito interessantes.
Responder

Voltar para “Gatos”