Mudança de casa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

RJSN9
Registado: quarta jun 29, 2011 12:35 pm

quarta jun 29, 2011 12:47 pm

Ola a todos, registei-me neste fórum pois precisava de conselhos para melhor tratar o meu gato...
Nunca gostei de gatos porque nunca tinha tido nenhum, desde 2009 que o tenho e só ontem foi castrado porque eu tinha medo...
Vou adquirir casa e preciso de conselhos essencialmente para evitar que ele estrague as coisas e suje muito, pois eu nesta casa tinha a caixinha da areia na varanda e sujava muito pois mesmo sendo uma caixinha fechada ele trazia muito lixo nas patas...nesta nova casa não o poderei ter a caixa na rua então procuro soluções que me permitam tê-lo sem que me estrague o chão, sofás, nem suje muito...sei que é complicado mas estou num grande dilema porque também não tenho capacidade económica para puder gastar muito dinheiro com ele e não sei se não terei que o dar a alguém que trate bem dele...ajuda precisa-se.
Desde já agradeço a leitura deste post.
terraavista
Membro Júnior
Registado: sexta jun 10, 2011 2:32 pm

quarta jun 29, 2011 12:53 pm

Nos nao conseguimos controlar sempre o que os animais fazem. Arranje lhe uma caixa fechada, ate pode por um tapete a saída, mas nunca vai conseguir evitar que ele salte para o sofá ou estrague alguma coisa. Mas o animal é seu, tomou a responsabilidade de tomar conta dele. Não se desfaça dele como se fosse uma almofada velha que não quer levar atrás. Ele é um animal e nem tudo pode ser controlado. Arranje lhe um cantinho onde ter a areia e outro para a comida e para a agua. SE sujar alguma coisa com areia, nada que um aspirador não resolva. Boa sorte com as mudanças.
RJSN9

quarta jun 29, 2011 12:57 pm

Eu cuido e sempre cuidei muito bem dele...é um mimado.
Procuro é ajuda nos melhores produtos que possam diminuir esses problemas...os meus sogros até se ofereceram para ficar com ele pois já têm gatos e gostam muito deles, mas custa-me ficar sem ele...
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta jun 29, 2011 1:15 pm

Procure um tipo de areia diferente, maior, mais sólida, que seja mais difícil ele trazer agarrado às patas. Pode também ter um tapete por baixo da caixinha, um que agarre tudo para a areia ficar presa quando ele sair, em vez de se espalhar pela casa.
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quarta jun 29, 2011 1:41 pm

[Editado pela moderação]

Devia estar preocupada sim com o bem estar do animal, com a sua adaptação à nova casa, que poderá constituir um factor de stress (o stress pode despoletar situações fatais nos gatos, sabia?)

A liteira está na varanda? E a varanda por acaso está vedada para que o gato não caia de lá?

Tenho 2 gatos, mudei recentemente de casa e mantenho a casa arrumada e arejada... Como? Limpando mais vezes, dando-lhes brinquedos para que não brinquem com os cortinados e investi num bom arranhador que evita que afiem as unhas no sofá.

Se tudo isto faz parecer a casa imaculada/sem gatos? Não mas é por isso que os tenho, porque gosto que lá estejam e porque o compromisso e carinho que tenho para com eles são maiores do que qualquer questão material... Coisas substituem-se, compram-se outras, descarta-se o que já não se quer... Seres vivos são únicos e não se trocam, despacham ou comparam com meras coisas vazias de significado.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
RJSN9

quarta jun 29, 2011 2:02 pm

Nita77 Escreveu:[Editado pela moderação]

Devia estar preocupada sim com o bem estar do animal, com a sua adaptação à nova casa, que poderá constituir um factor de stress (o stress pode despoletar situações fatais nos gatos, sabia?)

A liteira está na varanda? E a varanda por acaso está vedada para que o gato não caia de lá?

Tenho 2 gatos, mudei recentemente de casa e mantenho a casa arrumada e arejada... Como? Limpando mais vezes, dando-lhes brinquedos para que não brinquem com os cortinados e investi num bom arranhador que evita que afiem as unhas no sofá.

Se tudo isto faz parecer a casa imaculada/sem gatos? Não mas é por isso que os tenho, porque gosto que lá estejam e porque o compromisso e carinho que tenho para com eles são maiores do que qualquer questão material... Coisas substituem-se, compram-se outras, descarta-se o que já não se quer... Seres vivos são únicos e não se trocam, despacham ou comparam com meras coisas vazias de significado.
Minha cara...primeiro que tudo "preocupado" porque sou um rapaz...
Segundo... Você não sabe como trato o meu gato para falar, quanto à varanda está vedada sim...o que eu peço aqui no post que fiz...o primeiro e último neste fórum, foi que alguém com mais conhecimentos que eu me ajudasse a cuidar melhor do meu animal de companhia e que me ajudasse também ao mesmo tempo a proteger os bens materiais que a senhora fala...

[Editado pela moderação]

Obrigado... se alguém me puder ajudar agradecia...se não puderem não respondam...Obrigado novamente...
marianamar
Membro Veterano

quarta jun 29, 2011 2:11 pm

RJSN9, acho que devia reler o que disse a forista Nita77 com menos orgulho próprio e com menos preconceito. É que o ela disse é que eu queria dizer mas não disse logo (esperando uma resposta assim...) e é o que pelo menos 95% dos amantes de gatos por aqui lhe vão responder.

Um gato é um animal. Não se "dá" um animal assim, só porque espalha areias pela casa. Não se pensa nisso sequer. Pensar nessa hipótese e dizê-lo aqui... que tipo de respostas queria?

Tem filhos? Um bebé também faz porcarias. Daria um bebé?
Que idade têm os seus pais? Quando eles forem velhos, se tiverem incontinência e sujarem a cama, vai dá-los também?

Sei que são palavras duras, mas a intenção não é ofendê-lo, de maneira nenhuma. É só pedir-lhe que releia o que escreveu, releia a reposta da Nita77, e pense bem no que está a pôr em causa.
terraavista
Membro Júnior
Registado: sexta jun 10, 2011 2:32 pm

quarta jun 29, 2011 2:12 pm

Como disse a marianamar, pode arranjar uma boa areia aglomerante ou a silica que são umas pedras maiores e não sujam tanto como a areia. Pode tentar sempre arranjar um canto da casa mais resguardado para por a areia. Boa sorte
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta jun 29, 2011 2:15 pm

Quem ama os seus animais e é um dono responsável, não põe a hipótese de o dar se ele sujar ou estragar alguma coisa. Se sujam, limpa-se. Se estragam um sofá, compra-se outro ou, se não há dinheiro, não se compra, mas o gato fica em casa.

Diga-me uma coisa: o gato, na casa onde está, suja muito ou estraga o mobiliário? Se isso não acontece, não vejo porque motivo vai começar a sujar ou a estragar agora.

Para os grãos da areia que vão com certeza sair agarrados às patitas do gato, já lhe foram dadas boas sugestões: um tapete à entrada do WC, onde ficará a maior parte. Depois, vassoura ou aspirador.

Para os sofás, também já lhe foram dadas sugestões: um arranhador para o gato, ou ainda cobrir o sofá ou vedar o acesso do gato à sala, se ele tiver tendência para arranhar.

Há quase sempre solução para tudo, se realmente quisermos.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
RJSN9

quarta jun 29, 2011 2:20 pm

marianamar Escreveu:RJSN9, acho que devia reler o que disse a forista Nita77 com menos orgulho próprio e com menos preconceito. É que o ela disse é que eu queria dizer mas não disse logo (esperando uma resposta assim...) e é o que pelo menos 95% dos amantes de gatos por aqui lhe vão responder.

Um gato é um animal. Não se "dá" um animal assim, só porque espalha areias pela casa. Não se pensa nisso sequer. Pensar nessa hipótese e dizê-lo aqui... que tipo de respostas queria?

Tem filhos? Um bebé também faz porcarias. Daria um bebé?
Que idade têm os seus pais? Quando eles forem velhos, se tiverem incontinência e sujarem a cama, vai dá-los também?

Sei que são palavras duras, mas a intenção não é ofendê-lo, de maneira nenhuma. É só pedir-lhe que releia o que escreveu, releia a reposta da Nita77, e pense bem no que está a pôr em causa.
Não tenho filhos...ajudo no banho dos meus avós e sei bem do que está a falar...adoro o meu gato mas não está a querer comparar? ou está?

Eu pensei dá-lo mas como último recurso e a pessoas de extrema confiança que inclusivé me deram o animal semanas depois de nascer...

procurava conselhos de pessoas que gostam de animais, que têm animais e que têm mais conhecimentos do que eu da matéria para me ajudar nas opções a tomar e o que devia adquirir para lhe melhorar a vivência...
Não esperava que viesse uma senhora apontar-me o dedo porque ponderei ou pondero dá-lo se não conseguir controlar os seus estragos...
RJSN9

quarta jun 29, 2011 2:26 pm

Tassebem Escreveu:Quem ama os seus animais e é um dono responsável, não põe a hipótese de o dar se ele sujar ou estragar alguma coisa. Se sujam, limpa-se. Se estragam um sofá, compra-se outro ou, se não há dinheiro, não se compra, mas o gato fica em casa.

Diga-me uma coisa: o gato, na casa onde está, suja muito ou estraga o mobiliário? Se isso não acontece, não vejo porque motivo vai começar a sujar ou a estragar agora.

Para os grãos da areia que vão com certeza sair agarrados às patitas do gato, já lhe foram dadas boas sugestões: um tapete à entrada do WC, onde ficará a maior parte. Depois, vassoura ou aspirador.

Para os sofás, também já lhe foram dadas sugestões: um arranhador para o gato, ou ainda cobrir o sofá ou vedar o acesso do gato à sala, se ele tiver tendência para arranhar.

Há quase sempre solução para tudo, se realmente quisermos.
Sim estraga muito...já arranjei o chão duas vezes num ano pois a casa é arrendada e gastei muito dinheiro com outro tipo de arranjos, dinheiro esse que com muitos problemas começa a escassear...

pode chamar o que entender...despreza um mendigo na rua mas fica ofendida se eu ponho a hipotese de dar o meu gato a alguém que possivelmente o tratará melhor que eu...mas da vida de cada um só a pessoa em causa é que sabe...por isso nem perco mais tempo aqui...

Obrigado pelas respostas
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta jun 29, 2011 2:27 pm

O gato estraga o chão? :o
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
marianamar
Membro Veterano

quarta jun 29, 2011 2:30 pm

RJSN9 Escreveu:Não tenho filhos...ajudo no banho dos meus avós e sei bem do que está a falar...adoro o meu gato mas não está a querer comparar? ou está?
É claro que estou. Um animal de estimação é um membro da família, ou não? Daria um membro da família?
RJSN9

quarta jun 29, 2011 2:30 pm

Tassebem Escreveu:O gato estraga o chão? :o
sim bastante mesmo tendo cuidado em cortar as unhas...para além de outras coisas mas sim estraga o chão de madeira...fica ompletamente todo riscado...
RJSN9

quarta jun 29, 2011 2:33 pm

marianamar Escreveu:
RJSN9 Escreveu:Não tenho filhos...ajudo no banho dos meus avós e sei bem do que está a falar...adoro o meu gato mas não está a querer comparar? ou está?
É claro que estou. Um animal de estimação é um membro da família, ou não? Daria um membro da família?
há quem pense de maneira diferente...eu não comparo..até porque não consigo comparar o que sinto pelo meu gato com o que sinto pela minha irmã por exemplo...aliás não concordo de todo com isso mas respeito-a se acha assim...
Responder

Voltar para “Gatos”