Será do calor? [ Update+ fotos ] Coriza - tratamento feito.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Keyna
Membro
Registado: domingo dez 30, 2007 3:05 pm
Localização: Figo [ Pastor Alemão ] - Ozzy [ gatinho rafeiro ] - Amendoim [ gatinha rafeira ]

sábado jun 25, 2011 8:02 pm

Boa tarde,

Adoptei na quinta feira 2 gatinhos bébés abandonados. Um com mês e meio, outro com 2 meses e meio aproximadamente.

O mais velho era o ultimo da sua ninhada e ninguém o adoptava por haverem mais bébés, mas ele estava sempre a brincar com os bébés então achei que seria a dupla ideal.

Trouxe-os para casa onde têm um quarto só para eles onde se encontra: Comida ( purina para gatinhos ), água fresca, um arranhador com andar e 2 brinquedos e caminha para dormirem.

Quando chegaram muito assustados exploraram o local e corriam feitos malucos. Mal deixavam nós nos aproximarmos.

No final do dia já estavam a brincar e deixavam nós fazermos festinhas e ronronavam.

O que acontece é que desde sexta até hoje só dormem e não se querem levantar nem mexer. Parece que levaram com um sedativo. Até já têm dificuldade em andar de tão sonolentos que tão e custa-me quase a acreditar que sejam os mesmos gatinhos que brincavam tão energicamente na loja e no primeiro dia.

Só tenho consulta no vet na segunda feira. tou assustada com medo que estejam doentes.

Sempre adoptei gatos "grandes" com mais de 2 anos e por isso não sei se esta situação é normal.

Alguma ideia?
Última edição por Keyna em terça jul 12, 2011 8:59 am, editado 2 vezes no total.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

domingo jun 26, 2011 8:27 pm

gatos bebes normalmente dormem bastante. Os meus ao fim de semana então nem comem praticamente, passam o dia refastelados no sofá e no puff a dormir.
Eles comem, bebem agua e vão a caixinha?. A excitação pode ter sido muito no 1º dia e agora estão a recarregar forças, e o calor também não ajuda.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo jun 26, 2011 9:35 pm

Não, não é nada normal, por muito que durmam os gatinhos. A não ser que se movimentem durante a noite... Eles comem? vão ao caixote?
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Keyna
Membro
Localização: Figo [ Pastor Alemão ] - Ozzy [ gatinho rafeiro ] - Amendoim [ gatinha rafeira ]

domingo jun 26, 2011 10:13 pm

Obrigada pelas respostas.

De facto só a gatinha amarela comia e ia ao caixote, por isso perdi amor ao dinheiro e levei-os ( aos 2 ) ao hospital veterinario da margem sul onde foram ambos sujeitos a uma consulta.

O meu Ozzy ( gatinho preto ) tinha 40.2 graus de febre e ficou internado. Fui visita-lo a tarde e ja estava mais animado mas alertaram-me que ele estava com anemia.

A minha gatinha estava quietinha por solidariedade com o amigo pois mal veio para casa sozinha ja esta normal outra vez.

Se tudo correr bem amanhã vou busca-lo.
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo jun 26, 2011 10:29 pm

Keyna Escreveu:Obrigada pelas respostas.

De facto só a gatinha amarela comia e ia ao caixote, por isso perdi amor ao dinheiro e levei-os ( aos 2 ) ao hospital veterinario da margem sul onde foram ambos sujeitos a uma consulta.

O meu Ozzy ( gatinho preto ) tinha 40.2 graus de febre e ficou internado. Fui visita-lo a tarde e ja estava mais animado mas alertaram-me que ele estava com anemia.

A minha gatinha estava quietinha por solidariedade com o amigo pois mal veio para casa sozinha ja esta normal outra vez.

Se tudo correr bem amanhã vou busca-lo.
o amor ao dinheiro é algo que rapidamente se perde quando temos animais à nossa responsabilidade. O seu Ozzy tinha pulgas? disseram-lhe que tipo de anemia se tratava?
Keyna
Membro

domingo jun 26, 2011 11:28 pm

Chamarrita Escreveu:
o amor ao dinheiro é algo que rapidamente se perde quando temos animais à nossa responsabilidade. O seu Ozzy tinha pulgas? disseram-lhe que tipo de anemia se tratava?
Ainda não me disseram mas amanhã vou ter uma " reunião " com a vet sobre o estado dele e a origem da situaçao para evitar novamente.

Ele foi desparasitado eternamente e internamente antes de vir para casa, por isso foi exactamente um dia antes de adoecer.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

segunda jun 27, 2011 12:28 am

As melhoras do Ozzy e que não seja nada de grave. :wink:

Este calor também não ajuda muito.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda jun 27, 2011 7:12 pm

Pois, dai as nossas questões. É normal eles dormirem muito, desde que comam, bebam e vão a caixinha.
Se alguma dessas coisas falha é que deixa de ser normal.
Chamarrita
Membro Veterano

segunda jun 27, 2011 7:48 pm

quando tiver novidades, diga, estamos em pulgas! :)
Keyna
Membro

segunda jun 27, 2011 9:08 pm

Olá,

Obrigada pela preocupaçao.

O Ozzy já está em casa.

A veterinaria diz que não conseguiu perceber o motivo pois depois de estar a soro com um pouco de antibiotico ele "arrebitou". Diz que têm la ido muitos animais com os mesmos sintomas e associaram ao calor.

No caso do Ozzy ele deixou de comer e teve uma anemia ( e febre ).

Veio para casa sem medicaçao.

Ainda não voltou ao normal mas já está bastante melhor. Ja anda pela casa e mia. Mas falta-lhe um pouco de equilíbrio.Tenho de ligar a vet e perguntar sobre isso.

Pode ser por ter tido o soro na patita, mas nunca se sabe.

Só o quero bem.

Vou dando novidades, mas honestamente espero que ele fique a 100% o mais rapido possivel.
Chamarrita
Membro Veterano

segunda jun 27, 2011 9:55 pm

fico contente por o Ozzy estar melhor, mas estou com a minha leiga cabecinha cheia de pontos de interrogação... anemia, febre, falta de apetite, letargia... e vai para casa sem medicação? sem saber a causa destes sintomas ou o tipo de anemia? E ainda com problemas de equilíbrio? :o Eu sou uma chata, e os vets q acompanham os meus animais têm de me explicar tudinho tim tim por tim tim, até eu perceber. Não sei se tem confiança absoluta nos vets que acompanham o Ozzy, mas eu (e só falo por mim) pediria uma segunda opinião e faria os exames que fossem precisos até ter respostas: prefiro "pecar" por excesso de zelo e no fim não ser nada de especial do que aceitar passivamente algo que não é nada normal, com ou sem calor. O calor não explica a anemia nem o desequilíbrio.
Keyna
Membro

terça jun 28, 2011 9:09 am

Chamarrita Escreveu:fico contente por o Ozzy estar melhor, mas estou com a minha leiga cabecinha cheia de pontos de interrogação... anemia, febre, falta de apetite, letargia... e vai para casa sem medicação? sem saber a causa destes sintomas ou o tipo de anemia? E ainda com problemas de equilíbrio? :o Eu sou uma chata, e os vets q acompanham os meus animais têm de me explicar tudinho tim tim por tim tim, até eu perceber. Não sei se tem confiança absoluta nos vets que acompanham o Ozzy, mas eu (e só falo por mim) pediria uma segunda opinião e faria os exames que fossem precisos até ter respostas: prefiro "pecar" por excesso de zelo e no fim não ser nada de especial do que aceitar passivamente algo que não é nada normal, com ou sem calor. O calor não explica a anemia nem o desequilíbrio.
Pois eu só verifiquei a falta de equilibrio quando cheguei a casa, pois dentro da transportadora era impossivel ver.

Hoje já está de facto melhor, mas ainda não brinca e salta como antes.

A anemia foi-me explicada por ele ter deixado de comer. Eu tenho as 2 analises feitas a diversas coisas ( feitas no domingo e repetição na segunda feira ) e os valores de facto melhoraram bastante e a anemia desapareceu.

No entanto se não melhorar hoje, irei de facto pedir uma segunda opinião.

Eu confio na vet porque já tenho um longo historial com a mesma, inclusive tendo salvo varios gatinhos de rua de uma morte ( quase ) certa.

Mas com gatinhos tão pequeninos, todo o cuidado é pouco.
Keyna
Membro

terça jun 28, 2011 9:25 pm

Update:

O Ozzy come que nem um louco e bebe agua.
O que me faz mais feliz.
Ja faz as necessidades regularmente e aparentam normais.

NO ENTANTO...

Continua sem brincar.
A gatinha Amendoim que tem 1 mes e meio, salta para cima dele, brinca com o rabo dele... e ele, nada.

No primeiro dia ele era mais louco que ela...

Só espero que seja da recuperação. Se até ao fds não ficar melhor, la vou eu para o veterinário again.
Keyna
Membro

quinta jun 30, 2011 8:50 am

Mais uma informação para esta saga.

Quando ontem cheguei a casa, o gatinho Ozzy estava com muita dificuldade em respirar e babava-se compulsivamente e tinha muito ranho e aftas na lingua também.

Limpei-o mas continuava a sair e lá fui eu de urgencia para o hospital veterinario.

Foi examinado e diagnosticado com herpes felino ou outra doença que nao me relembra o nome.

O dr. deu-lhe 3 vacinas ( funcionam para ambas as doenças ) e mandou o ozzy fazer vapores. ( direccionar vapor de agua quente para o ozzy para descongestionar ).

Agora terei de lá ir diariamente com ele para ele levar uma vacina até sabado.

Quando cheguei a casa, levei-o para outra divisao da casa, desinfectei tudo o que estava com a outra gatita ( espero que seja a tempo de ela nao ficar infectada ).

Passei a noite de 2 em 2 horas a fazer-lhe vapores e apartir das 4 da manhã ele já nao babava nem ficava cheio de ranho e também começou a brincar !!

Espero que seja sinal de que se esta a sentir melhor.

No entanto tenho-o "forçado" a comer e a beber agua para que nao fique fraquinho. Já comprei comida humida para estes dias ser mais facil para ele.

E ele dá turrinhas e muitos ron-rons e eu só o quero ver bem.
Chamarrita
Membro Veterano

quinta jun 30, 2011 11:27 am

deve querer dizer injecções, porque os gatos não podem ser vacinados quando estão doentes. Portanto o Ozzy está com uma valente "coriza", que é uma infecção provocada por alguns vírus, normalmente associados: herpesvírus, calicivirus e rinotraqueíte, o chamado "complexo respiratório felino".

Tem de separar a gatinha e isolar o Ozzy; além de desinfectar o local, deve também trocar de roupa ou usar uma bata e luvas descartáveis, se for possível, porque a coriza é MUITO contagiosa e usa-nos como veículo transmissor. Fale com os vets sobre meios de prevenção do contágio, fortalecendo o sistema imunitário da pequena. A lisina é óptima.

Agora não, mas quando o Ozzy ficar bom, pense em vaciná-los... a vacina não impede a doença, mas minimiza os sintomas e pode evitar que se tornem portadores crónicos, além de diminuir a excreção viral.

Latinhas são boa ideia, custa-lhe menos a comer e sempre o mantêm hidratado... Tem aí uma "chatice" que ainda vai demorar algum tempo a curar, especialmente se já houver pneumonia. Tadito do Ozzy. As melhoras para ele!
Responder

Voltar para “Gatos”