A Chica morde.....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

aniratacana
Membro Júnior
Registado: quinta set 06, 2007 6:17 pm
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

terça jul 05, 2011 1:14 pm

Boa tarde,
Estou a abrir este tópico para esclarecer umas duvidas com alguém que tenha mais conhecimentos em gatos que eu.
A Chica vai este mês fazer um ano, foi alimentada por mim a biberon desde o primeiro dia de vida, sempre foi muito apegada a nós.
Acontece que tem horas do dia que se passa completamente, põe as orelhas todas para trás, os olhos bem abertos e atira-se a nós a morder.
Se estou na cama destapada então atira-se sempre aos meus braços, e se eu finjo não ligar ou lhe digo que não ela morde cada vez com mais força e com as patas de trás arranha os braços.

Isto será por estar chateada? Ou ela chama isto de brincadeira?!
De resto ela é meiguinha, dorme connosco e assim, nunca fez nada de mal. Mas quando se passa assim não sei o que devo fazer.
A minha irmã anda sempre toda arranhada e mordida dela...:S
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jul 05, 2011 1:19 pm

Se fosse eu dava-lhe logo uma trólitada. Não deve deixar isso acontecer.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aniratacana
Membro Júnior
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

terça jul 05, 2011 1:21 pm

Eu digo-lhe não e dou-lhe umas palmadas, mas parece que ainda ganha mais força..... É normalmente a umas horas do dia, principalmente à noite, parece que lhe dá qualquer coisa na cabeça. É que o morder dela agora ainda não aleija muito mas se continuar assim deverá vir a aleijar..... =S
LuMaria
Membro Veterano

terça jul 05, 2011 1:24 pm

Isso é o resultado de uma gatinha muito mimada e não ensinada. Enquanto bébés, é admissivel este tipo de ataques, mas devemos mostrar que não é permitido.
Ou damos um boneco para brincar, ou damos um empurrão para o gato perceber que está a agir mal. Nunca permitir que o gatinho nos morda com violência. Pode ser muito desagradável. E quando entram nesse modo ON só mesmo fechando, para acalmar as ideias.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

terça jul 05, 2011 1:32 pm

O Billy e a Jackie, todos os dias ás 23h30 têm ataques de histerismo. Não mordem, mas correm um atrás do outro pela casa em modo foguete, sobem armários, metem tudo ao chão, trepam cortinados, uma maluqueira! Quando abusam e estragam alguma coisa grito um "não!", pego neles e tranco-os na cozinha uns minutos até acalmarem... Tem resultado...

Com a minha cadela Bubas, faço a mesma coisa. Também resulta.

Não sei se resultará com a sua menina, mas não perde nada em experimentar :) Boa sorte! Betadine nessas arranhadelas! hihihihi
aniratacana
Membro Júnior
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

terça jul 05, 2011 2:09 pm

Ela por enquanto não magoa muito, morde mas não para aleijar penso eu, plo menos não me doi. Agora os arranhões sim.
Eu sempre a repreendi quando tinha este tipo de comportamentos, e brinquedos não lhe faltam para brincar.
Quando está calma comporta-se lindamente, pede festas, vem para o colo, ronrona que se farta. O problema é quando se passa e é mais à noite... Esse comportamento de deitar tudo ao chão é todos os dias às 6 da manha. Mas quando o faz coloco-a fora do quarto e ela acalma.

Agora para estes ataques a morder, não sei mais o que lhe fazer... por mais palmadas que lhe dê parece que ainda ganha mais adrenalina e vem com mais rapidez........
LuMaria
Membro Veterano

terça jul 05, 2011 2:17 pm

Feche-a e dê-lhe 10 minutos para se acalmar :wink:
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

terça jul 05, 2011 2:19 pm

aniratacana Escreveu:por mais palmadas que lhe dê parece que ainda ganha mais adrenalina e vem com mais rapidez........
Confesso que não sou muito entendida na psicologia dos bichinhos, mas talvez as palmadas a deixem mais excitada, sim. De qualquer forma, mesmo que por enquanto não magoe, não a deixe continuar com esse comportamento.
Feche-a sozinha uns minutos, ignore-a completamente. Dê-lhe tempo para acalmar e entender que agiu mal... Se não começar já com isso... Depois pode ser complicado!
aniratacana
Membro Júnior
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

terça jul 05, 2011 3:22 pm

É o que eu tenho vindo a fazer. Mas não tenho notado melhoras, por isso é que decidi vir aqui falar com alguém bem mais entendido que eu. Recordo que é a primeira vez que tenho um gato, tenho muitos animais em casa mas gatos nunca pensei sequer vir a ter.
Foi tudo muito à pressão quando a encontrei e não me consegui separar dela.
Tudo tem corrido bem, ela não estraga quase nada, nunca foi de subir aos cortinados, atira coisas para o chão e às vezes lá calha de as partir, mas de resto tem-se comportado lindamente e não estou nada arrependida de ter ficado com ela.
O problema é mesmo esta das mordidelas... eu acho que é numa de brincar... é como que a provocar-me porque não é por maldade. Mas pode vir a aleijar a serio...
jon1999
Membro Júnior
Registado: terça jul 05, 2011 11:17 am

terça jul 05, 2011 7:35 pm

Uma solução eficaz e humana é aspergi-lo quando o gato(a) mostrar esses comportamentos.Se isto não resultar dê-lhe uma pancadinha muito leve no nariz.Bater-lhê só pióra as coisas pois o animal atacará com mais para se defender.O gato deve ser ensinado desde pequeno para não ficar com hábitos enraizados.Deia-lhe uma recompensa se ele se deitar à sua beira ou se lhe mostrar afecto mas horas em que mais costuma atacar.

Sei que é tarde mas espero ajudar!
marianovo
Membro
Registado: sábado jan 22, 2011 10:47 pm

terça jul 05, 2011 8:26 pm

Gritar NAO mete-lo fora do quarto... Tudo isso o deixava mais entusiasmado ou melhor furioso!
O melhor truque foi mesmo ignorando, afastando-me eu dele!
Ou seja se tentava lhe meter a mao pra lhe dar mimo e ele deixava durante uns segundos, quando ficava on e atacava simplesmente arranjava forma de tirar a minha mao da mira dele... se ele vinha decidido a vingar-se nos braços desviava os braços... e foi assim que ele ainda hoje tenta mas so da a primeira mordida porque depois afasto a mao, braços , pernas!
Mas ja a uns tempos que nao tem essas pancas como antigamente, as vezes ainda bem com ideias mas depressa lhe passam!
Mas chegou a morder por tudo e por nada!
Ate tinha a mania de ficar sentado ao lado da banheira a espera que eu saisse do banho, e mal metia um pé fora da banheira ficava com o huky pendurado no meu pé!!

Mas no fundo acho que é brincadeira deles!
Acho que os gatos entre si nas brincadeiras é assim que se divertem... mordem, dao patadas, fogem, atacam, fogem....
E os gatos tirados mto cedos das maes e irmaos, acabam por nao terem acesso a essas brincadeiras que servem de ensino... E eles ao serem mordidos pelos restantes irmaos nas brincadeiras acabam por ficar com a noçao que aquilo realmente magoa...
Logo controlam melhor a força!

Os gatos passam a vida a observar, se alguma coisa se mexe tentar logo caçar, é normal e ate compreensivel que ao nos morder as maos e nos a afasta-las lhes deve dar a ideia de estar a fugir e eles mais furiosos ficam pra caçar....

Ha que arranjar o metodo que melhor funcione com o seu miau!
Toblito
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 5:40 pm

terça jul 05, 2011 9:07 pm

Mais uma vez me identifico com tudo descrito pela aniratacana.

A minha tem meia dúzia de semanas (como algumas pessoas sabem) e tem o comportamento exactamente igual. Tenho reparado que é mais à noite... Orelhas para trás, olhos bem abertos, costas curvadas, pata da frente curvada, e aí está ela em modo-possuída!

Corre que nem uma desalmada a "rosnar", e ataca-me os pés quando vou a andar... Mas o pior nem são os pés, são mesmo as mãos que estão uma lástima de tanta trincadela e arranhões que levam. Nem palmadas, nem gritar "não!", nem ir fechá-la na cozinha resulta.

Ao contrário da da aniratacana, a minha não tem os seus "momentos de ternura", quando era bebé ainda vinha para o nosso colo dormir, etc, mas agora ninguém a agarra. Eu que sempre tive cães, não tinha bem a noção, ela como companhia é zero, faz o que bem lhe apetece e pronto! A sorte é que apesar de tudo gosto dela, senão já tinha sido corrida :P (estou a brincar, óbvio).

(Desculpa o aproveitamento do tópico, fica o relato de como e a minha em comparação à tua)
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

terça jul 05, 2011 9:13 pm

Olá :)

A minha Sasha é exactamente igual, tem uma hora do dia que fica pocessa ehehehhe e desata a morder, faz-me esperas escondida em cantos para se atirar a mim e morder... Tambem adora morder-me as mãos e dar ferroada nos meus braços.

Bem explicação do Vet e de criadores de gatos:

Os gatinhos quando estão com a mãe e irmãos como brincam?? Ás dentadas uns aos outros!

Para os nossos bichinhos os substitutos da mamã ou dos manos somo nós os donos e eles tentam brincar connosco da mesma maneira, pode parecer que estamos a agir bem deixando-os fazer isso, mas é errado!
Os nossos gatinhos não têm a noção que nos magoam por termos uma pele bem mais fininha que a deles e se deixamos algumas vezes, deixamos sempre e passamos a correr o sério risco de eles nos fazerem graves lesões.

Se o seu gatinho gosta de brincar consigo ás "dentadas", não o deixe faze-lo com as suas mãos ou outras partes do corpo, ofereca-lhe um peluche do mesmo tamanho que ele ou maior, para ele lutar.

comigo resultou e sempre que ele a morder ralhe-lhe diga sempre NÃO com voz firme e zangada, com o tempo ele acaba por entender que a si não pode morder e vai "vingar-se no dito peluche.

Espero que a tenha ajudado. Boa sorte|
aniratacana
Membro Júnior
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

terça jul 05, 2011 11:10 pm

marianovo Escreveu:Acho que os gatos entre si nas brincadeiras é assim que se divertem... mordem, dao patadas, fogem, atacam, fogem....
E os gatos tirados mto cedos das maes e irmaos, acabam por nao terem acesso a essas brincadeiras que servem de ensino... E eles ao serem mordidos pelos restantes irmaos nas brincadeiras acabam por ficar com a noçao que aquilo realmente magoa...
Logo controlam melhor a força!
Acho que é mesmo isso. A minha nem "conheceu" a mãe ou irmãos. Encontrei-a no quintal de manha e devia ter nascido na noite anterior à noite. Este ainda 15 dias com os olhos fechados e o cordão umbilical só caiu uma semana depois.
Ela nunca viu um gato!!

Vou tentar "castiga-la" a ver se resolve!! Mas ela tem mesmo muitos momentos em que é carinhosa, que ela própria procura a mão para lhe fazer festas se deita no nosso colo por iniciativa dela! O mal é quando se passa mesmo eheh
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

terça jul 05, 2011 11:21 pm

Claro! Ela tem a hora do mimo da dona :) e a hora de estar pocessa :twisted: a minha é igual, faça o que lhe digo cada vez que ela quiser brincar consigo ás mordidelas de-lhe um peluche e brinque com ela. Foi o vet que me aconselhou e olhe que resulta! A minha lá anda pelo chão de casa a rebolar-se com o peluche e a arrastá-lo pela casa ;)
Responder

Voltar para “Gatos”