Alimentaçao / Guloseimas persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

irizitah
Membro Veterano
Registado: segunda nov 01, 2010 7:02 pm

terça jul 12, 2011 5:22 pm

Boa tarde pessoal :)
Gostaria de vos perguntar uma coisa, se me podessem ajudar ficaria agradecida.
Que guloseimas voces dao aos vossos amiguinhos de 4 patinhas? Neste caso, gostaria de saber se aos vossos gatinhos persas, se apenas lhes dao raçao ou se lhes dao mais algumas guloseimas.
Agradeço as vossas opinioes....

Ja agora, alguem que me ajude com um nome assim original para a futura gatinha que vou ter? Sera uma pequenina persa vermelha.
Byanca
Membro Júnior
Registado: sábado jun 18, 2011 4:35 pm

terça jul 12, 2011 8:23 pm

Boa noite,

a conselho da minha criadora vou dar ao meu uma pasta multi-vitaminas. Parece que adoram!

Penso que ela dá 2 a 3 vezes por semana, depois da escovadela.

Também só vou ter o meu daqui a um mês.

Encomendei a minha aqui:

http://loja.mr-pet.net/epages/1973-0907 ... /02.401614
MarisaV
Membro Veterano
Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am

terça jul 12, 2011 8:37 pm

Boa noite

A minha sogra tem um persa com 8 anos e ele nunca ligou a guloseimas (latinhas, snacks, etc). Mas cada gato, é um gato!
Penso que convém dares pasta ou sncks de malte, por causa das bolas de pêlo.
Podes também tentar ver junto do criador se ja é habitual dar atum ao natural ou peixinho cozido, se for o caso, manteres esse habito ;)

Eu tenho 2 bosques da noruega e eles gostam de tudo :)
Já vinham habituados da criadora a comer peixinho e atum, cá em casa continuei a dar. Também dou latinhas e a pasta de malte.
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
irizitah
Membro Veterano

terça jul 12, 2011 8:55 pm

bgda :)
Byanca
Membro Júnior

terça jul 12, 2011 9:38 pm

Segundo aquilo que sei, a pasta de malte é desnecessária desde que comam uma boa ração, como a da RC, que já vem preparada para evitar as bolas de pêlo. Também encomendei, e já recebi, um saco de ração de 10kg para persas até aos 12 meses.

O veu vet é de opinião de que não se deve dar atum por ser muito salgado, por muito que se passe por água.

Para além da pasta multivitaminica, já comprei também um conjunto de saquetas (comida húmida) da rc para gatinhos bebes que irei dar uma vez por semana (tal como faço já com os meus outros gatos).

O que a minha criadora faz aos dela, e que eu também vou adoptar a ideia, é comprar carne fresca de bovino ou vaca que manda passar. Em casa faz bolinhas de 60 gramas e congela durante 48h, para não apanharem brucelose. O meu parece que adora e ainda vai comer o do irmão :lol:

Claro que são apenas sugestões e cada um faz como entende.

Sinceramente se lhes dermos sempre e só ração não há problema nenhum, pois a sua composição já traz todos os nutrientes necessários a uma boa alimentação. Quando falo em ração, é claro que não me refiro às que são vendidas nos hyper's; pois essas sãos muito prejudiciais para os animais.
irizitah
Membro Veterano

terça jul 12, 2011 9:58 pm

Muito obrigada :)
Eu tive uma persa e sempre lhe dei exclusivamente RC. Ela tambem era muito esquesita e so comia raçao, nao gostava de mais nada :)

Mas um colega meu tem persas e diz que lhe da iogurtes e fruta e muitos outros alimentos que eles gostam. Até que ponto isso nao sera prejudicial para os gatinhos??

Para os amantes de persas, quais os produtos que usam para os cuidados de higiene dos vossos gatinhos?

E claro que tambem vou falar com o criador, para ver quais os cuidados a ter com o gatiinho e o que aconselha.
Mas gostava tambe de ter outra opiniao extra.
Byanca
Membro Júnior

terça jul 12, 2011 10:47 pm

DE facto tanto a fruta como todos os produtos lacticínios são prejudiciais aos gatos, chegando a provocar-lhes diarreias.

Quanto a produtos, a minha criadora, que é uma pessoa extremamente séria (ao contrário de muitas outras pessoas que apenas fazem "criação" para encher os bolsos, sem falar na qualidade dos gatinhos e pior ainda, na forma como são tratados :( ) deu-me uma lista de tudo o que deveria ter. Confesso que ainda falta 1 mês para ele chegar, mas as coisinhas para ele já estõa quase todas em casa.

Fale com a sua criadora porque ele pode usar produtos diferentes nos persas dela, até porque alguns são usados em função da cor do gatinho.
Lirium
Membro
Registado: terça jan 04, 2011 11:04 pm

terça jul 12, 2011 11:27 pm

Em relação aos 'docinhos' eu costumo dar uma latinha de comida húmida (que mal a ouve a abrir vem a correr :)) mais ou menos uma vez por semana, de duas em duas semanas. Divido a lata por três refeições e entre elas guardo-a no frigorífico numa caixa hermética.

Costumo dar fiambre de frango que ele adora :) e por vezes, lá dá duas ou três lambidelas no iogurte. Como também às vezes um pedacinho de atum e de frango.

Os apetites por estas guloseimas dependem de gato para gato, e terá que ver se não lhe afecta o funcionamento correcto do intestino.

Em relação aos cuidados básicos de higiene de um gato persa:

- escovagem diária (com pente e carda)
- limpeza dos olhos diária (com um pouco de algodão ou compressa embebida em soro fisiológico ou água bi-destilada ou ainda uma toalha humedecida em água quente)
- banho mensal com um bom champô adequado ao pêlo do bichano e desengordurante (uma toalhita fofinha para o limpar depois e um secador :))
- pasta de malte para as bolas de pêlo, sobretudo na época de muda de pêlo

Muito miminho, carinho e atenção :) E muitos 'NÃO' e alguma porradinha (para educar) quando precisa :)

E pronto, temos um gato feliz e super mimalho e lindão, eheh :)
MarisaV
Membro Veterano

quarta jul 13, 2011 1:18 pm

irizitah Escreveu:Muito obrigada :)
Eu tive uma persa e sempre lhe dei exclusivamente RC. Ela tambem era muito esquesita e so comia raçao, nao gostava de mais nada :)

Mas um colega meu tem persas e diz que lhe da iogurtes e fruta e muitos outros alimentos que eles gostam. Até que ponto isso nao sera prejudicial para os gatinhos??

Para os amantes de persas, quais os produtos que usam para os cuidados de higiene dos vossos gatinhos?

E claro que tambem vou falar com o criador, para ver quais os cuidados a ter com o gatiinho e o que aconselha.
Mas gostava tambe de ter outra opiniao extra.
Posso dizer que ambos os meus gatos, e a raça deles é considerada de pêlo semi-longo, comem RC e ainda assim, um deles ocasionalmente tem bolas de pêlo e o outro não... Inclusive, o persa e os outros gatos da minha sogra só comem RC e de vez em quando, também bola de pêlo...
Portanto, parece-me perfeitamente plausivel que se dê a pasta de malte ou snacks de malte, quanto mais não seja como prevenção ;)

Quanto aos produtos lacteos, por ex uma vez ouvi a minha vet a dizer que por dar-se 1 colher de iogurte natural magro, não fazia mal e que até ajudava em casos de diarreia... De qualquer das formas, não dou esse tipo de alimentos.

Cuidados de higiente, sei que a minha sogra tem sempre soro ou um outro produto para limpar os olhinhos, champo, etc. Ela costuma usar da marca Henry qualquer coisa :roll: até hoje só viu essa marca à venda em clinicas ou nalguns sites. Também tem a marca da Anju Beaute que encontra nalgumas lojas e online (Mr. Pet) têm champos consoante a cor, etc.
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quarta jul 13, 2011 5:18 pm

A minha persa nao come mais nada alem da ração e esta linda e saudavel.

Não come porque não gosta, porque nao foi habituada, mais tarde ja tentamos dar de tudo para ver se podia haver algum mimo alimenticio... mas nao, o mimo que ela prefere é mesmo a nossa companhia e esfregar-se ate nao puder mais!!

E se conseguir que assim seja melhor, é mais saudavel para eles, evita chafurdisse de ter que os limpar depois de comerem uma latinha ou assim, mesmo focinho, bochechas, olhos testa, tudo...
evita que ela peça comida ás nossas refeições...
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Byanca
Membro Júnior

quarta jul 13, 2011 6:35 pm

Débora é também o que tenciono fazer. Dar-lhe apenas a ração e nada mais. A única coisa que irei manter é a pasta multi vitaminica depois de o escovar.

Já comprei uma embalagem de 12 saquetas da rc para gatinhos, mas é para ele não estranhar muito quando vier cá para casa.

Já agora aproveito este tópico para perguntar qual é a areia que usam para os vossos persas.
Mandei vir da zooplus a Extreme Classic (a conselho da criadora), mas como ouvi falar muito bem da Cat’s Best ¨Oko Plus, também a encomendei para comparar, uma vez que é mais barata. Mas não sei se para gatos de pêlo longo, essa será a melhor das areias. O mais certo será adoptar a Extreme Classic... mas vou aguardar até ter o gatinho em casa.

Gostaria que me falassem nas vossas experiências.
Lirium
Membro
Registado: terça jan 04, 2011 11:04 pm

quarta jul 13, 2011 8:01 pm

Debora20 Escreveu:A minha persa nao come mais nada alem da ração e esta linda e saudavel.

Não come porque não gosta, porque nao foi habituada, mais tarde ja tentamos dar de tudo para ver se podia haver algum mimo alimenticio... mas nao, o mimo que ela prefere é mesmo a nossa companhia e esfregar-se ate nao puder mais!!

E se conseguir que assim seja melhor, é mais saudavel para eles, evita chafurdisse de ter que os limpar depois de comerem uma latinha ou assim, mesmo focinho, bochechas, olhos testa, tudo...
evita que ela peça comida ás nossas refeições...
A questão de ser mais saudável dar só ração seca não é de todo verdade. Aliás, há diversas teorias que defendem que a alimentação deveria ser equilibrada entre ração seca, ração húmida e carnes (como vaca e frango).

O meu gato vai comendo umas guloseimas de vez em quando e é perfeitamente saudável. Não creio que isso seja definição de ser-se saudável ou não. Nunca deixou de comer a ração seca só porque tem uma guloseima.
Agora se disser que as guloseimas podem não fazer falta, aí concordo. Mas é como tudo, e a nós humanos também sabe bem uma guloseima de vez em quando... :)

Chafurdice ao comer, acredito que só aconteça quando são mais pequenos. O meu sujava-se a comer a comida seca. Agora que está mais crescido, não se suja nem sequer com as latinhas :)

Mas claro, tudo isto são opções :) Desde que a saúde e bem-estar deles esteja em primeiro lugar.
Byanca Escreveu:
Já agora aproveito este tópico para perguntar qual é a areia que usam para os vossos persas.
Mandei vir da zooplus a Extreme Classic (a conselho da criadora), mas como ouvi falar muito bem da Cat’s Best ¨Oko Plus, também a encomendei para comparar, uma vez que é mais barata. Mas não sei se para gatos de pêlo longo, essa será a melhor das areias. O mais certo será adoptar a Extreme Classic... mas vou aguardar até ter o gatinho em casa.

Em relação à areia (não estou familiarizada com as marcas que indicou), vai ser mesmo uma escolha pessoal: terá que ver qual é que é a melhor para o seu gatinho e para si. Por exemplo, eu não gosto das areias mais finas, porque se prendem nas patinhas do bichano e ele anda a sacudi-las pela casa toda.
Também fui experimentando várias areias até ter chegado a uma que fosse tanto boa a nível de higiene como a nível económico.
Aconselho areia aglomerante (uso uma mais grossa que adoro da BK), é um pouco mais cara do que as areias absorventes, mas é muito mais fácil de limpar, o xixi fica em bolas e a areia mantém-se sempre limpa e além disso, apesar de não ser uma areia perfumada, não deixa qualquer mau cheiro.
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quarta jul 13, 2011 9:49 pm

Pois eu agora nao lhe dou porque ela nao pega mesmo em nada sem ser ração RC, nem latas humidas, nem fiambre ou peixe cozido, carne... nada...

E tambem é muito mais comodo chegar a casa e saber, que a ração esta ali no saquinho pronta a servir, e que segundo o que pagamos por ela e os ingredientes que vem na saca, ela tem lá os nutrientes todos que precisa sem ser necessario acrescentar nada.

Agora se começar por raw, ai sim tera de saber o que fazer que quantidades do que dar, uma parte disto outra daquilo... viva as sacas de ração!! :D

Nao sou contra mimos ocasionais, nao é a toa que o gato do meu namorado srd tem 8 quilos, esse sim aprecia um bom petisco fora ração...
mas se tivermos um gatito não pedichao sabe tão melhor...

Quanto á areia, ja experimentei algumas, e sinceramente fiquei pela do continente, não por ser mais barata pois nao era isso que ia fazer grande diferença no orçamento com apenas a flor a ir lá fazer... mas mesmo pelo que faz em relação a outras mais caras... dura, uma caixa meio cheia dura cerca de uma semana, ela nao chaforda muito e nao levanta pó nem nunca a vi espirrar por isso... não vá para as mais caras só porque sim...

vá expeimentando e vai chegar á mesma conclusão que a maioria dos donos de gatos! :D
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
MarisaV
Membro Veterano

quarta jul 13, 2011 9:50 pm

Byanca Escreveu:

Já usei a Extreme Classic e achei muito boa!
Mas já ha uns meses que encopmendo a Cat & Clean com cheiro a baunilha e estou satisfeita ;) dura bastante tempo e o cheiro é suave. Penso que também existe com o cheiro a talco. O prçeo achoq ue é +/- a mesma coisa que a Extreme Classic.
<p>Marisa </p>
<p>&nbsp;</p>
irizitah
Membro Veterano

quinta jul 14, 2011 10:15 am

Muito obrigada pessoal :)
Boas ideias as vossas, agrada-me e ajuda-me bastante.
Responder

Voltar para “Gatos”