Debora20 Escreveu:A minha persa nao come mais nada alem da ração e esta linda e saudavel.
Não come porque não gosta, porque nao foi habituada, mais tarde ja tentamos dar de tudo para ver se podia haver algum mimo alimenticio... mas nao, o mimo que ela prefere é mesmo a nossa companhia e esfregar-se ate nao puder mais!!
E se conseguir que assim seja melhor, é mais saudavel para eles, evita chafurdisse de ter que os limpar depois de comerem uma latinha ou assim, mesmo focinho, bochechas, olhos testa, tudo...
evita que ela peça comida ás nossas refeições...
A questão de ser mais saudável dar só ração seca não é de todo verdade. Aliás, há diversas teorias que defendem que a alimentação deveria ser equilibrada entre ração seca, ração húmida e carnes (como vaca e frango).
O meu gato vai comendo umas guloseimas de vez em quando e é perfeitamente saudável. Não creio que isso seja definição de ser-se saudável ou não. Nunca deixou de comer a ração seca só porque tem uma guloseima.
Agora se disser que as guloseimas podem não fazer falta, aí concordo. Mas é como tudo, e a nós humanos também sabe bem uma guloseima de vez em quando...
Chafurdice ao comer, acredito que só aconteça quando são mais pequenos. O meu sujava-se a comer a comida seca. Agora que está mais crescido, não se suja nem sequer com as latinhas
Mas claro, tudo isto são opções

Desde que a saúde e bem-estar deles esteja em primeiro lugar.
Byanca Escreveu:
Já agora aproveito este tópico para perguntar qual é a areia que usam para os vossos persas.
Mandei vir da zooplus a Extreme Classic (a conselho da criadora), mas como ouvi falar muito bem da Cat’s Best ¨Oko Plus, também a encomendei para comparar, uma vez que é mais barata. Mas não sei se para gatos de pêlo longo, essa será a melhor das areias. O mais certo será adoptar a Extreme Classic... mas vou aguardar até ter o gatinho em casa.
Gostaria que me falassem nas vossas experiências.
Em relação à areia (não estou familiarizada com as marcas que indicou), vai ser mesmo uma escolha pessoal: terá que ver qual é que é a melhor para o seu gatinho e para si. Por exemplo, eu não gosto das areias mais finas, porque se prendem nas patinhas do bichano e ele anda a sacudi-las pela casa toda.
Também fui experimentando várias areias até ter chegado a uma que fosse tanto boa a nível de higiene como a nível económico.
Aconselho areia aglomerante (uso uma mais grossa que adoro da BK), é um pouco mais cara do que as areias absorventes, mas é muito mais fácil de limpar, o xixi fica em bolas e a areia mantém-se sempre limpa e além disso, apesar de não ser uma areia perfumada, não deixa qualquer mau cheiro.