Relação complicada entre os meus dois gatinhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tomkitten
Membro Júnior
Registado: quinta abr 21, 2011 10:18 am

terça jul 05, 2011 10:27 pm

Olá a todos,

Mais uma vez precisava dos vossos conselhos e opiniões. Eu tenho um gatinho chamado Tomás com cerca de 9 meses que foi recolhido da rua com 3 meses e já está castrado. É muito meigo e uma companhia muito boa e especial aqui em casa.

Em Maio resgatei da rua uma ninhada de 3 gatinhos e com a ajuda da veterinária conseguimos salvar um. Os outros dois estavam doentes e não resistiram. Depois de tanto empenho com os gatinhos tive dificuldade em dar o gatinho que sobreviveu e decidi que seria a companhia que o Tomás precisava.

Pois então que o Gaspar vem para casa no início do mês de Junho. Na duas primeiras semanas não tiveram muito contacto (eu apenas troquei os cobertores e outros objectos entre eles) porque o Gaspar estava ainda doentinho e a tomar antibiótico e o Tomás teve que tomar uma vacina necessária para o caso de contactar com outros gatos.

O Gaspar recuperou muito bem. Apesar de ser pequenino para a idade que tem (2 meses e meio), está bem agora. O Tomás terminou entretanto o tempo de quarentena da vacina e já apanhou o reforço.

Quando no final destas duas semanas os juntei fisicamente, o Tomás já tolerava o cheiro do Gaspar e já não lhe bufava.

Tudo ok até aqui. Acontece que entretanto passaram 3 semanas desde que começamos a juntá-los diariamente (cerca de 2 horas por dia) com a nossa supervisão e a relação deles não evoluiu muito.

Primeiro tentamos não alterar a rotina do Tomás e dar-lhe sempre a atenção que ele estava habituado a ter. Eles dormem em divisões separadas e tem cada um a sua comida e WC.

O que me preocupa, e é a razão de vos pedir ajuda, é que eles quando estão juntos limitam-se a atacar-se um ao outro e a correrem pela casa. O Gaspar é muito pequeno mas muito atrevido e pura e simplesmente não para sossegado um minuto. O Tomás tenta prende-lo e ataca com ferradelas. Isto acontece diariamente nas últimas 3 semanas. Tenho muita paciência e sei que se deve dar tempo para se adaptarem mas preocupa-me a não evolução. Para vos ilustrar melhor o género de relação que estou a falar fiz o upload de uns videos.

Como eu tenho medo que o Tomás consiga magoar a sério o Gaspar ando constantemente de volta deles e separo sempre que a situação me parece violenta. Existem situações em que o Gaspar geme e mia quando está a ser atacado. Mesmo assim, com o tempo tenho permitido lutas um pouco mais violentas porque afinal se o pequenito se mete com o maior e este o ataca e o primeiro repete a dose, em príncipio, é porque não se magoa muito. Mas como com esta brincadeira já lhe resultou numa arranhadela na barriga ando sempre preocupada. O mais curiosa para mim é que apesar destas lutas violentas quando me chateio e os separo, eles ficam a miar um de cada lado da porta.

Tenho dado umas palmadas ao Tomás quando ele prende o Gaspar e morde com força mas também não sei bem se isso ajuda.

Quando não estou em casa deixo-os sempre separados mas com uma porta de vidro entre eles para que se lembrem da presença um do outro.

Alguém já teve uma experiência semelhante? Alguma sugestão? Estarei eu perante um caso de incompatibilidade de gatinhos. Gosto tanto dos dois que estou disposta a fazer o que poder melhorar.

Obrigada.

Para terem uma ideia dos meninos de que estou a falar, aqui está a foto (Gaspar no canto da porta):

http://imageshack.us/photo/my-images/59/catszff.jpg/

http://www.youtube.com/watch?v=q3Di4yswWFc
http://www.youtube.com/watch?v=TN7rheuO4p4
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jul 05, 2011 10:36 pm

Vi com atenção os videos e parece-me a brincadeira normal dos gatos.
Provavelmente até dão ambos gritinhos.

O Tomás rosna ou bufa ao Gaspar?
Não me pareceu que tivesse o pêlo eriçado.
O Gaspar tem feridas no corpo?

Corte as unhas a ambos e deixe-os separados quando estão sozinhos mais umas semanitas mas, quando pode controlar acho que não é preciso.

Eu tenho 7 gatos e adoram andar nesse tipo de "Wrestling" o dia todo.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

terça jul 05, 2011 10:40 pm

Depois de ver os videos tambem me pareçeu "lutas" normais de brincadeira entre eles, tambem concordo com o/a forista/o Lagutrop, que não vejo pelagem eriçada :)

Daqui a nada são os melhores amigos do mundo e vão continuar a brincar ás lutas sempre :wink:

Boa sorte!
Tomkitten
Membro Júnior

terça jul 05, 2011 10:54 pm

O único que fica com o pêlo eriçado às vezes e a andar de lado com a cauda muito volumosa é o pequeno Gaspar. Muito atrevida a pestinha.

Eu também quero acreditar que é normal mas a verdade é que me faz muita impressão a violência que às vezes atinge e ver o Gaspar a miar e a guinchar, preso e a ser mordido.

Se calhar quem tem que se adaptar a esta relação sou eu ;)

Obrigada.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jul 05, 2011 10:59 pm

Tomkitten Escreveu:

Se calhar quem tem que se adaptar a esta relação sou eu ;)

.
Isso mesmo e, não bata no Tomás por isso sim, pode torná-lo revoltado contra o Gaspar.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

terça jul 05, 2011 11:14 pm

Olá! =)

Pelo que vi dos vídeos (sao um bocado curtos), nao me pareceu nada de preocupante... Ainda vi e revi varias vezes.

Os meus gatinhos de 2 meses tb passam o dia todo à pancada uns com os outros, mas é so brincadeira, tipico da idade. Principalmente os mais novos tendem a atiçar mais para brincar.

Às vezes ouço uns miaaaaaauus bem queixosos, lá está um com o pelo todo eriçado e com as orelhas para baixo. E lá vou separá-los e digo alto e bom som "TAO PÀ!!! DEIXA O TEU MANO EM PAZ!!". Lá se acalmam e passado um pouco já estao outra vez na palhaçada :P

Eu acho que é normal nesta idade mas sim começa a ser preocupante se um deles magoa o outro a sério e se os ataques sao mesmo ferozes e recorrentes. Um dos meus gatos teve uma ulcera no olho por causa de um mano que o arranhou na brincadeira. Foi chato andar 2 semanas a por gotas nos olhinho dela, mas depois ficou tudo bem.

Quando chegar ao ponto em que os seus gatos miam com aquele "grito" ameaçador, amarram-se um ao outro e chegam mesmo ao ponto de agressao e fazer cortes e arranhoes - separa-los imediatamente! - tal como fez, separou-os por uma porta de vidro (se bem entendi).

O melhor é mesmo cortar a pontinha das unhas de vez em quando para evitar que se magoem.

Boa sorte!
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quarta jul 06, 2011 11:25 am

Estão a brincar! Os meus fazem a mesma coisa, e às vezes ficam com o pêlo eriçado no meio da brincadeira! :)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jul 06, 2011 11:39 am

Eles estão a brincar. À bruta, os gatos são brutos, mas estão a brincar. Esses "pontapés" que dá, são muito desnecessários.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jul 06, 2011 12:49 pm

E outra questão, reparei que empurra o mais velho. Não faça isso. O pequenote tem de aprender regras e nada melhor que ser o adulto a ensiná-las. Um gato pequenino pode ser imensamente agressivo e bruto se não lhe impuserem limites. Não defenda tanto o pequenito. O tamanho engana.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 06, 2011 1:50 pm

Boa tarde.

Tomkitten: O que eles estão a fazer, apesar de ser uma brincadeira entre gatos, estão, também, a decidir a hierarquia e, nisso NUNCA um humano deve interferir. Acredite que o que for mais medroso, acaba por perder a "batalha" e o "vencedor" termina as tentativas de liderança pela acção de "luta". Deixe-os definirem-se, desde que não se magoem exageradamente e desde que ambos tenham as unhas aparadas.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tomkitten
Membro Júnior

domingo jul 17, 2011 3:19 pm

Olá a todos e obrigada pelas respostas,

Li com atenção todos os comentários mas tive uns dias com muito trabalho e não tive oportunidade de responder antes. Desculpem. Fiz upload de uns vídeos um pouco mais longos que gravei durante esta última semana:
http://www.youtube.com/watch?v=vWdzPzIkQO4
http://www.youtube.com/watch?v=YUwFIhKGm8w

Desde que postei aqui a situação não evoluiu muito. O que mudou foi um pouco a minha atitude, tento intervir o mínimo possível e deixá-los interagir o máximo de tempo possível durante o dia. Ainda não me sinto descansada o suficiente para os deixar partilhar a casa enquanto não estou.

O que tenho feito é cortar as unhas aos dois regularmente, e separá-los sempre que ouço o mais pequeno guinchar. Para os separar abano uma pequena garrafa de água com areia que faz barulho. Eles afastam-se por 3 segundos ;) Assim não toco em nenhum deles.

Aquilo que ainda me preocupa é a possibilidade de se magoarem e também o facto de nunca sossegarem quando estão juntos. Eles literalmente não relaxam quando estão soltos. Às vezes já se nota que estão mesmo muito cansados mas não param de atacar e correr. O Tomás tem umas pequenas dificuldades respiratórias porque tem o nariz achatado e já o vi várias vezes a respirar de boca aberta enquanto está nas correrias e ataques ao Gaspar.

Enfim. Gostava de saber se continuam a achar normal e se devo fazer mais alguma coisa para finalmente poder relaxar e estar tranquilamente com os meus dois gatinhos.

Obrigada desde já.
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

segunda jul 18, 2011 8:21 am

Parece-me que o Tomás quer ser o lider e mostrar que é ele quem manda. Mas o pequenote não se deixa intimidar e é de "força" dando-lhe luta. Como o outro é maior e tem mais força dá-lhe forte e derruba-o mas ele volta sempre ao ataque...
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

segunda jul 18, 2011 3:53 pm

Quando a Ritinha foi para a minha casa também tive um certo receio. Então para começar cortei logo as unhas da Lua e da Pinfinhas ( as residentes), com a Lua não houve qualquer problema tornaram-se grandes amigas e não passam uma sem a outra, quanto à Pinfinhas a situação está bem melhor, já não bufa nem dá sapatadas, mas não a chateiem isso é essencial. As brincadeiras da Lua e da Ritinha são como o que eu vi nos vídeos, andam sempre assim, ora enroladas e aos trambolhões ora às lambidelas. A minha Lua cuida muito bem da Ritinha, só que esta quer brincar sempre e a Lua nem sempre está para isso e quando se farta vai meter-se dentro da minha cama, pois a piolhita da Ritinha ainda não aprender como se enfia lá dentro. Enfim é uma animação constante, vale mesmo todos os segundos que se perdem com elas.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda jul 18, 2011 6:40 pm

se vir que não param, separe-os até acalmarem. e convem não os deixar juntos enquanto estiver fora. é melhor prevenir. tb. pode usar um borrifador.
o pequenote tem pilhas duracell :P faz bem atazanar de vez em quando o mano. tá muito godo e paspalhão :lol:
Tomkitten
Membro Júnior

segunda jul 18, 2011 10:23 pm

De facto acho um bocado estranho eles não pararem de "brincar/lutar" quando estão juntos e depois mal os separo, porque a agressividade está a ser muita, vai imediatamente um para cada lado dormir. Mas parece que enquanto estão juntos não conseguem relaxar. Se calhar à medida que os deixar estar mais tempo juntos, isso acontece naturalmente. Espero que sim.

Obrigada pelas respostas até agora. Eu e os meninos agradecemos.
Responder

Voltar para “Gatos”