Férias com o gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quinta jul 28, 2011 9:31 pm

Boas pessoal :)

Este ano pensei seriamente e cheguei à conclusão que vou levar o meu bichano de férias connosco. A minha PA têm uma pessoa de confiança a quem ser entregue durante essa semana, a passarada e os peixes também, mas o gato é "diferente". Tenho receio que o deixem escapar, como já me fizeram com 2 hamsters (que depois felizmente acabaram por aparecer).

Mas como são uns 500km de viagem (de Braga ao Algarve), gostava de saber que tipos de cuidados devo ter com o meu Billie durante a mesma:
- paragens de quanto em quanto tempo para beber, comer e fazer necessidades;
- se levo coleira e trela ou peitoral;
- a transportadora pode ir em cima do banco sem cinto de segurança (ou algo do género, se existir);

Já para não falar quando chegar ao destino. Levo o boletim de saúde e o que mais? Uma coleira com identificação para o caso de se perder (espero bem que não)?

Agradeço toda a ajuda que possam prestar e se tiverem testemunhos de viagens com os vossos patudos agradecia que partilhassem :wink:
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta jul 28, 2011 11:24 pm

Boa noite!

Eu sempre levei os meus de férias comigo. Primeiro levei só a Rita e depois passei a levar também a Margarida.

No entanto, as minhas viagens foram sempre mais pequenas... 500 Km é muito tempo e penso que requer um certo cuidado, dependendo se o animal aceita bem estar dentro da transportadora ou não. Vou-lhe dar alguns conselhos, baseados na minha experiência.

Deve fazer a viagem o mais cedo possível, ou o mais tarde, para poder evitar as horas de muito calor e assim minimizar esse factor.

A transportadora pode ir em cima do banco traseiro, comigo vai sempre a minha filha que se senta ao lado e vai falando e mimando e isso tranquiliza o animal. No seu caso, se não for mais ninguém no banco deve colocar o cinto de segurança, de maneira que evite que a transportadora se mova.

Deve colocar um peitoral, sempre é mais difícil de tirar, embora eles o consigam fazer...

Quanto às paragens... depende! Se parar evite colocar o gato na rua, muitas vezes assustam-se e fogem, mesmo com o peitoral com trela. Não dê comer, mas se vir o gato ofegante ofereça água, mas dentro da viatura. Se for um gato que não goste de estar na caixa, eu evitava tirá-lo de lá!

A minha Rita, vai sempre a miar mas se nós lhe falarmos cala-se... mas eu nem penso em tirá-la!

Há transportadoras grandes que permitem colocar uma tigela com água...

Ao chegar ao local, tire primeiro a transportadora com o animal e coloque dentro de casa, num sitio calmo onde depois o pode soltar, mas não abra logo a caixa... vá tirar o resto das coisas e depois com mais calma, abra a transportadora e deixe o gato inspeccionar! Deixe rosnar e soprar... mas vá falando com ele! Mostre o sitio com a caixinha de areia... mostre a água e dê nessa altura um petisco a ele... afinal ele merece, depois de tantos km encaixotado! :wink:

Não se admire se durante umas horas ele permanecer escondido... é normal! Fale com ele com calma e chame para que ele saiba que você está ali...

Eu coloquei nas minhas uma coleira com o nome e meu nro tlm... para alguma eventualidade, que felizmente nunca aconteceu!

Espero que corra tudo bem e boa viagem... e boas férias!
CavaleiraVNF
Membro Veterano

quinta jul 28, 2011 11:38 pm

pathelen, muito obrigado pelos conselhos :D

A viagem será feita por volta das 3h da manhã (para se evitar o calor, mas o carro também tem ar condicionado). No banco traseiro irei eu, os meus pais à frente. Assim sempre posso ir acalmando a "fera". :twisted:

Até lá, vou habitua-lo à transportadora e ao peitoral :D
minimeu
Membro
Registado: sexta jul 22, 2011 4:31 pm

quinta jul 28, 2011 11:51 pm

o meu fazia algumas viagens comigo, eram 2 horas de suplicio para o animal, quando eu chegava a paragem de autocarro, tirava-o da transportadora, mas ao fim de 3 viagens concluí que era algo penoso para o animal, e falei com uma vet sobre calmantes, eles ficam meios adormecidos, mas o meu começou a ficar menos agitado. esse seria o meu concelho, dependendo do peso do animal dava-lhe um calmante, o meu pesa 3.35Kg, acho que a coleira o peitoral e a trela são necessarios, bem como a identificação na coleira, e obolrtim sanitário. boas férias
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta jul 29, 2011 12:29 am

Claro que o ideal seria deixá-lo em casa mas, se é de todo inviável, pois lá terá de ser...

Já vi que a viagem vai ser pela fresca, o que é bom. Quanto ao resto, para além dos conselhos da pathelen, tudo depende de como o gato viaja. Há os «bons» viajantes e os «maus» viajantes. A transportadora deve ir presa com um cinto de segurança, independentemente de alguém viajar ao lado ou não. Há modelos que têm uns encaixes próprios, mas, mesmo que o seu não tenha, dá sempre para passar o cinto de segurança pela frente da caixa.

Coloque resguardos no fundo da transportadora. Os bons viajantes não costumam fazer nada, mas os maus, com o stress, podem não controlar a bexiga e os intestinos. Convém levar resguardos para substituir, se necessário.

Normalmente, os gatos não costumam beber nem comer em viagem, mas há excepções (e também depende do calor). Se abrir a porta da transportadora para dar água ou comida, ou para mudar o resguardo, faça-o sempre com as portas do carro fechadas.

Eu também colocaria uma coleirinha com identificação, mas é sabido que há gatos que as tiram em três tempos, portanto, mais uma vez, tudo depende.

De momento, é o que me ocorre. Se não voltarmos a «falar», boa viagem, boas férias e que tudo corra bem. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

sexta jul 29, 2011 9:33 am

O meu gato Felini sempre que iamos para o Algarve (são tb quase 400 km) sentia-se mt mal: fazia diarreia, gritava, vomitava... ía sempre num grande sufoco.
Receitado pelo vet passei a dar-lhe um ligeiro calmante e, embora mie um bocadinho nos 1ºs. quilómetros, adormece e deixou de fazer diarreia.

A jaula é grande (o tamanho de 2 lugares no banco de trás) leva a camita e um tabuleiro com areia. Não lhe meto comer pq não come nem bebe mesmo que lhe dê nas paragens. Mas penso que deve tentar dar-lhe pelo menos água. Se tiver sede e quiser ele bebe... E pare de hora a hora ou pelo menos de 2 em 2h mas não o tire da jaula, por favor! é demasiado perigoso, pq vão stressados por irem fechados e se abrir vai ser um caso sério e até pode fugir pela 1ª. fresta que apanhar.

Quando voltar conte como foi a sua experiência.

Boa viagem
gabri17
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:59 am
Gatos- Micas, Tarzá,Zaka, Bola, Teca

sexta jul 29, 2011 5:38 pm

Este ano também levo as minhas bichanas comigo, saimos de Viana do Castelo e vamos até ao algarve durante uma semaninha ja esta tudo pronto para a viagem em principio fazemo-nos a estrada durante a noite pois faz menos calor para elas. Entretanto as cadelas ficam no canil a passar a semana pois como vou para um apartamento nao as podia levar.
CavaleiraVNF
Membro Veterano

sábado jul 30, 2011 12:07 pm

gabri17 Escreveu:Este ano também levo as minhas bichanas comigo, saimos de Viana do Castelo e vamos até ao algarve durante uma semaninha ja esta tudo pronto para a viagem em principio fazemo-nos a estrada durante a noite pois faz menos calor para elas. Entretanto as cadelas ficam no canil a passar a semana pois como vou para um apartamento nao as podia levar.
Nem quero imaginar a minha PA num 3º andar :twisted:
Lirium
Membro
Registado: terça jan 04, 2011 11:04 pm

segunda ago 01, 2011 11:46 am

Este ano, vou levar pela segunda vez o meu bicho de férias connosco!
Já fomos na Páscoa, e ia um pouco preocupada com as viagem, porque ia ser um pouco mais longa do que ele estava habituado.
Viagens de 60km, não tem qualquer problema, mas de 350km é bastante diferente. Mas correu tudo bem :)

Ele gosta de andar de carro, sobretudo se conseguir ver pela janela :) Por isso colocamos a transportadora um pouco elevada com uma almofada por baixo (a cama dele que mede um metro e pouco), certificamo-nos que está bem presa e segura.

Pelo que sei e pela minha experiência, não lhe dou comida nem antes nem durante a viagem. Não que ele tenha feito alguma coisa, mas para prevenir não dou. Apenas água.

Não costuma ir muito agitado, e até chega a dormitar durante a viagem.

Se optar por dar um tranquilizante, deverá sempre aconselhar-se com o veterinário.

Da primeira vez que a viajem foi mais longa, aconselhei-me com o vet e pedi um tranquilizante de acordo com o peso. Levei-o comigo como precaução. Não queria estar a medicar sem se necessário. Resolvemos fazer a experiência e levar o gato sem estar medicado para ver como reagiria. Se reagisse mal, quando voltássemos para casa daríamos o calmante. Mas ele foi a viagem toda muito tranquilo e dormitava pelo caminho. Chegamos à casa nova e ele estava bem, andou a explorar tudo, não bufou nem rosnou :) Andava todo contente de um lado para o outro :)
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

segunda ago 01, 2011 1:39 pm

Na minha opinião acho que tirarmos os nossos miaus de casa, só em ultima instancia e passo a explicar porquê...
Como vou praticamente todos os fins-de-semana (não... eu não aderi ao acordo :D ) a casa dos meus pais, levava a gata comigo, quando ela era pequena, mas ela miava a viagem toda, aquele miar de sofrimento, de como quem está a chorar e a pedir para eu a tirar da transportadora. Experimentei os calmantes mas também não me pareciam grande solução.
Quando a miau cresceu, e por recomendação da vet, passei a deixar a Tita em casa com água e ração suficiente até eu voltar, passado dois dias e é de longe muito melhor. Mas claro... dois dias é controlável, uma semana ou duas fica mais complicado.
Este fim-de-semana fui levar a gata a casa dos meus pais, 130km de viagem e foi um suplicio... a gata miava, chorava, até que do nada ficou silêncio... quando olho para o espelho adivinhem... sim, a gata não sei como tinha saído da transportadora, isto com a gente a conduzir em plena auto-estrada num carro comercial, andava ali a gata a miar na parte de trás a passear de um lado para o outro e os carros que passavam por nós a olhar pasmados. Mal cheguei à bomba de serviço paramos, agarramos na Tita e colocamos um elastico em toda a volta da transportadora para ela não dar uma de MacGyver novamente e abrir a porta. Passado 2 minutos de termos arrancado e dela miar como uma desalmada, conseguiu sair novamente... como já não havia bmba de serviço optei por agarrar nela ao colo, lava-la ao colo, fazer-lhe festinhas e acalmar a gata...
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
CavaleiraVNF
Membro Veterano

segunda ago 01, 2011 2:17 pm

Boas :)

Então depois de muito pensar e repensar sobre levar o meu bichano comigo ou não, resolvemos deixa-lo ficar em casa de uns familiares. :D
500km eram demasiados para primeira experiência de viagem (tirando os 2km ao vet, em que vai no colo).

Obrigado mais uma vez pelas opiniões :wink:
gabri17
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:59 am
Gatos- Micas, Tarzá,Zaka, Bola, Teca

domingo ago 07, 2011 10:05 pm

CavaleiraVNF Escreveu:
gabri17 Escreveu:Este ano também levo as minhas bichanas comigo, saimos de Viana do Castelo e vamos até ao algarve durante uma semaninha ja esta tudo pronto para a viagem em principio fazemo-nos a estrada durante a noite pois faz menos calor para elas. Entretanto as cadelas ficam no canil a passar a semana pois como vou para um apartamento nao as podia levar.
Nem quero imaginar a minha PA num 3º andar :twisted:

Da maneira que as minhas canitas são o apartamento ficava todo roido :D
Responder

Voltar para “Gatos”