Boa noite!
Eu sempre levei os meus de férias comigo. Primeiro levei só a Rita e depois passei a levar também a Margarida.
No entanto, as minhas viagens foram sempre mais pequenas... 500 Km é muito tempo e penso que requer um certo cuidado, dependendo se o animal aceita bem estar dentro da transportadora ou não. Vou-lhe dar alguns conselhos, baseados na minha experiência.
Deve fazer a viagem o mais cedo possível, ou o mais tarde, para poder evitar as horas de muito calor e assim minimizar esse factor.
A transportadora pode ir em cima do banco traseiro, comigo vai sempre a minha filha que se senta ao lado e vai falando e mimando e isso tranquiliza o animal. No seu caso, se não for mais ninguém no banco deve colocar o cinto de segurança, de maneira que evite que a transportadora se mova.
Deve colocar um peitoral, sempre é mais difícil de tirar, embora eles o consigam fazer...
Quanto às paragens... depende! Se parar evite colocar o gato na rua, muitas vezes assustam-se e fogem, mesmo com o peitoral com trela. Não dê comer, mas se vir o gato ofegante ofereça água, mas dentro da viatura. Se for um gato que não goste de estar na caixa, eu evitava tirá-lo de lá!
A minha Rita, vai sempre a miar mas se nós lhe falarmos cala-se... mas eu nem penso em tirá-la!
Há transportadoras grandes que permitem colocar uma tigela com água...
Ao chegar ao local, tire primeiro a transportadora com o animal e coloque dentro de casa, num sitio calmo onde depois o pode soltar, mas não abra logo a caixa... vá tirar o resto das coisas e depois com mais calma, abra a transportadora e deixe o gato inspeccionar! Deixe rosnar e soprar... mas vá falando com ele! Mostre o sitio com a caixinha de areia... mostre a água e dê nessa altura um petisco a ele... afinal ele merece, depois de tantos km encaixotado!
Não se admire se durante umas horas ele permanecer escondido... é normal! Fale com ele com calma e chame para que ele saiba que você está ali...
Eu coloquei nas minhas uma coleira com o nome e meu nro tlm... para alguma eventualidade, que felizmente nunca aconteceu!
Espero que corra tudo bem e boa viagem... e boas férias!