Todos com Tinha :(

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
xana05
Membro Júnior
Registado: quinta jun 23, 2011 12:55 pm

quinta ago 11, 2011 11:05 pm

Quando recolhi uma ninhada da rua com 3 semanas verificamos (a Vet) que tinham TINHA. Fiz o tratamento a todos com cuidado e pus-os sozinhos numa divisão da casa durante um mês. Segui os conselhos e até aí tudo bem. Com autorização da Vet soltei-os na semana passada e dei os gatinhos aos donos ficando apenas com uma - a Petra :D
Como já tinha a Carlota, a Kikas e a Bolinhas juntei-os e a coisa até nao correu mal... esta semana aos escova-los vi que tinham todos Tinha :evil: :evil: :evil: inclusive eu :cry: :cry: :cry:
Anda tudo tinhoso cá em casa: eu e os meus queridos com Tinha; e o meu filho tinhoso com a situação :? :? (nao achou piada nenhuma)
Bem, a minha dúvida é esta: a vet quer dar aos mais velhos (com mais de um ano de idade) uma medicação que custa para cada um 50€ :roll: mas se bem me lembro quando anteriormente pus o tópico (peço desculpa por nao ir procurar mas achei mais fácil abrir novo tópico) havia pessoas que nao aconselhavam a medicação por ser muito forte e perigosa para o figado... estarei correcta?
Eu sei que nao devia desconfiar da Vet mas... estou com receio :!: Podem me dar a vossa opinião?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta ago 11, 2011 11:34 pm

Xana, também há uns anos já tive tinha sem que nenhum dos meus gatos tivesse. Se bem me lembro, o tratamento, apesar de dispendioso, foi eficaz, e a tinha não me deu problemas de maior, nem comichões nem nada.

Também há meses recolhi uma gatinha de rua na qual, posteriormente, veio a manifestar-se tinha. Do que compreendi, muitos animais são portadores, sendo que a tinha se manifesta quando há um enfraquecimento do sistema imunitário. Embora a gatinha estivesse separada, quatro dos meus gatos foram contagiados (desta vez, eu não tive, deixa cá bater na madeira… :wink: ) Parece que os esporos são mesmo tramados… :roll:

Tratei todos os afectados com um xarope, e as lesões desapareceram. Mas, desses cinco gatos, houve uma que teve problemas hepáticos que estão ainda a ser tratados. No caso dela, parece ter havido a conjugação de uma gengivite que a impedia de comer tão bem como de costume e o facto de ser bastante gordinha e ter emagrecido por causa da gengivite, o que levou a uma (espero estar a reproduzir bem o que me foi dito) infiltração de gordura no fígado, que deixou de lidar tão bem com a toxicidade do medicamento como seria de esperar.

Segundo me foi explicado já por dois veterinários esta semana, todos os medicamentos orais para o tratamento da tinha são hepatotóxicos, mas, normalmente, o fígado dos animais é capaz de lidar bem com isso.

Mais: aconselhada a indagar do efeito benigno de um protector hepático, foi-me dito por esses mesmos veterinários que não está demonstrada a sua eficácia na sua administração conjunta com os tais medicamentos para a tinha. O que é aconselhado é a realização, algum tempo após o começo da administração destes medicamentos, de exames que verifiquem a normalidade da função hepática, caso necessário.

Não sei se ajudei ou se baralhei, mas esta é a minha experiência. Resumindo: pergunte tudo muito bem ao seu veterinário e, a partir daí, retire as suas conclusões.

As vossas melhoras. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
xana05
Membro Júnior

quinta ago 11, 2011 11:46 pm

Olá boa noite:) Nao baralhou muito :wink: eu sei que devo seguir as indicações da vet até porque tenho muita confiança nela mas nesta questão fiquei baralhada... Gostei muito do seu testemunho e vou mostra-lo ao tinhoso do meu filho porque ele diz que a culpa foi minha :wink: então voce acha que devo seguir em frente e comprar o medicamento para os mais velhos? A Carlota e a Kikas têm um ano e meio e um ano respectivamente, já a Bolinhas tem 12. Amanha vou à vet e falo abertamente com ela sobre esta questão...assim fico melhor comigo mesma :| E em relação a si lembra-se do tratamento que fez? A mim só me deram uma pomada (nizoral) e um antihistaminico (fenistil) e sinceramente nao acho que esta a resultar... os braços, as pernas e o peito (de andar sempre com eles ao colo) :wink: :wink: parecem um coador ou então alvos a abater :lol: as aureolas dos borbulhos são enormes, gigantescas :wink:
só espero que nao fique marca :cry: :oops: :cry:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta ago 12, 2011 12:01 am

Xana, eu não acho nada, a veterinária que acompanha os seus animais é que deve achar em função do estado geral de saúde deles. Limitei-me a descrever a minha experiência e o que tenho perguntado recentemente sobre esta doença. Não há nada como expormos todas as nossas dúvidas a quem de direito.
Quanto ao tratamento que fiz, já não me lembro, a não ser que era caro :lol: . Mas não me recordo de grandes queixas a nível de comichão, por exemplo, e não ficaram marcas nenhumas. :wink:
Pergunte tudo à sua vet, nomeadamente em relação aos cuidados a ter no contacto directo com os seus gatinhos.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta ago 12, 2011 9:42 am

Segundo a minha experiencia com o Tinhoso do meu gato, é de facto que o tratamento é demoroso, mas o xarope (cujo nome não posso mencionar) foi eficaz em 30 dias, que é a duração do tratamento e o tempo estimado para a tinha desaparecer se as coisas forem feitas como manda a lei e o vet :lol:
O Tratamento do meu Jimmy demorou 60 dias, pk o tratamento com comprimido não sortiu efeito e passado os 30 lá passamos ao xarope que é mais forte e ai sim... tira e queda.
Durante os 60 dias todos os dias levava banho local na pelada com o shampoo nizoral e ainda o creme em cima.

É verdade que os medicamentos para a Tinha fazem mal ao figado e há animais que chegam a vomitar, conforme indicações na embalagem. O que eu fazia era obrigar o Jimmy a comer antes de lhe administrar o medicamento, foi o que a vet me ensinou, nunca lhe dar medicamento de barriguinha vazia.

O certo é que a Tinha não mata.... mas moi... custa ver os bichinhos a ficar com peladas enormes... Mas depois volta a crescer e passa :)
yety
Membro
Registado: sábado ago 14, 2010 9:30 pm
Localização: Cães: D.Gastão, Indy, Sasha, Buu, Ben, Fix. Tartarura: Cascuda

domingo ago 14, 2011 12:52 am

Peço desculpa de meter o bedelho mas tenho uma gatinha com 2 meses com Tinha, o Vet só deu um creme para pôr e disse que seria melhor porque ela é muito fraquinha (cabe na palma da mâo) e além disso como tem pneumonia o antibiótico que está a tomar também ajuda, estou um pouco preocupada porque apesar de não ter mais gatinhos tenho 7 canitos e só de pensar em canitos de 1OO kg com Tinha nem durmo bem, também passa para canitos correcto? ela já está isolada à duas semanas e até agora ninguém tem, nem eu que lhe mexo sem problemas nenhuns. Acham que devo insistir com o Vet para um tratamento mais especifico?
xana05
Membro Júnior

domingo ago 14, 2011 10:08 am

yety Escreveu:Peço desculpa de meter o bedelho mas tenho uma gatinha com 2 meses com Tinha, o Vet só deu um creme para pôr e disse que seria melhor porque ela é muito fraquinha (cabe na palma da mâo) e além disso como tem pneumonia o antibiótico que está a tomar também ajuda, estou um pouco preocupada porque apesar de não ter mais gatinhos tenho 7 canitos e só de pensar em canitos de 1OO kg com Tinha nem durmo bem, também passa para canitos correcto? ela já está isolada à duas semanas e até agora ninguém tem, nem eu que lhe mexo sem problemas nenhuns. Acham que devo insistir com o Vet para um tratamento mais especifico?
Ola bom dia. A ninhada que recolhi tinham a Tinha, por serem muito pequeninos 2 a 3 semanas a Vet optou por nao fazer nada em concreto até porque tinham outros problemas mais graves. Entretando ja com 1 mês comecei a pôr uma pomada e a dar-lhes banho com um shampoo próprio duas vezes por semana. todos se estão a recuperar, inclusive já têm pelo a crescer. O que aconteceu foi que muito provavelmente a minha gata maior (já com um ano) começou agora a ter sinais da Tinha e o tratamento dela está a ser diferente. Na 6ª já começou com o xarope (que é um bocado caro) :| Em relação à sua dúvida (dos canitos) eu estou , por aconselhamento da, Vet a dar-lhes banho com o tal shampoo para prevenir.
nota: eu andei um mês sem problemas nenhuns :lol: nada de contágio, com luvas, a lavar os ninhos deles todos os dias e o chão...tudo muito direitinho (achava eu), esta semana apareceu-me as "borbulhas" nos braços e pernas principalmente. eu nao tenho muita experiências nestas coisas e as opiniões divergem um pouco mas talves fosse aconselhável a senhora prevenir os seus cães com os banhos (pergunte à Vet) e em relação a voce o que pode fazer para prevenir... :wink: Desculpem a longa mensagem mas é que realmente ter Tinha é muito tinhoso :D :wink:
yety
Membro
Registado: sábado ago 14, 2010 9:30 pm
Localização: Cães: D.Gastão, Indy, Sasha, Buu, Ben, Fix. Tartarura: Cascuda

domingo ago 14, 2011 2:39 pm

Na opinião dele eles muito possivelmente não serão contaminados, nem eu, ele disse que a tinha, apesar de muito tinhosa não passa facilmente para animais saudáveis e ela está mesmo isolada numa divisão e ninguém lhe toca sem ser eu,
agora com o seu exemplo já não sei. Irra que é preciso ter azar tantos anos a querer um gatuxo e agora que tenho são umas a seguir às outras, tinha, coriza, infecção nos olhos, pneumonia. Tudo bem que fui eu que escolhi, e escolhi o que achava que precisava mais, uma gatinha preta, mas tenho passado um mau bocado e ela coitadinha também. Obrigada
Matrafona
Membro Júnior
Registado: quinta nov 11, 2010 1:24 pm

terça ago 16, 2011 12:47 pm

Boa tarde,

Tive uma experiência com uma gata com Tinha que contaminou toda a familia, também tomou o xarope e fazia todas as semanas análises para ver a situação do figado, felizmente tudo correu bem.
No entanto o precesso é moroso e dispendioso, e há que ter muito cuidado com a reinfestação, a ideia é confinar o gato numa divisão e andar sempre a desinfectar com lexivia e alcool a 90º.
Ter também muito cuidado com a desinfecção das nossas roupas que têm de ser lavadas a pelo menos 60º, depois de estar com o gato, nós optámos por usar um vestimenta de plástico que era fácil passar por lexivia e nunca utilizámos o mesmo calçado para dentro e fora do quarto.
Todos fomos medicados com Trosyd creme, tomavamos banho com sabonete Ketopan e punhamos Canesten spray nas borbulhas, durante dois meses foi essa a nossa rotina, mas felizmente correu tudo bem connosco e com a gata. É preciso ter paciência.
Boa sorte
Responder

Voltar para “Gatos”