CRIAR FELINOS BEBÉS, À MÃO...!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo out 17, 2010 9:54 am

maraya Escreveu:Olá,
sei que é importante ir pesando os gatinhos ao longo do processo de criação á mão, gostava de saber se alguem tem uma especie de tabela de pesos dos gatinhos bebes
mais ou menos quanto devia pesar um gatinho com um mês?
Desde já obrigada
Na minha opinião e pela minha experiência, um gatinho com 1 mês deve pesar à volta de 500 gr, mas isto varia de gato para gato, é apenas um numero de referencia, ver a constituição e o comportamento dele é o mais importante, se está esperto, se se alimenta bem, se faz as necessidades, chichi varias vezes ao dia e cocó diariamente ou de 2 em 2 dias no máximo.
O meu está com 1 mês e meio e deve pesar umas 700gr mais ou menos. Quando tinha 1 mês acho que pesava 450gr salvo erro...
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo out 17, 2010 10:31 am

paulograve Escreveu:
maraya Escreveu:Olá,
sei que é importante ir pesando os gatinhos ao longo do processo de criação á mão, gostava de saber se alguem tem uma especie de tabela de pesos dos gatinhos bebes
mais ou menos quanto devia pesar um gatinho com um mês?
Desde já obrigada
Na minha opinião e pela minha experiência, um gatinho com 1 mês deve pesar à volta de 500 gr, mas isto varia de gato para gato, é apenas um numero de referencia, ver a constituição e o comportamento dele é o mais importante, se está esperto, se se alimenta bem, se faz as necessidades, chichi varias vezes ao dia e cocó diariamente ou de 2 em 2 dias no máximo.
O meu está com 1 mês e meio e deve pesar umas 700gr mais ou menos. Quando tinha 1 mês acho que pesava 450gr salvo erro...
Muito Obrigada pela resposta
De momento estou a criar este pequeno:
Imagem
A Vet. diz que deve ter cerca de um mês. Mas espero que seja mais novo pois o seu peso está bastante abaixo da média:
13/10/2010 - 226g
16/10/2010 - 273g

Está a comer bem e detesta estar na caixa... :roll: so está bem a passear :lol:
O coco ja fez por duas vezes sem ter sido estimulado, ou seja fez na mantinha mas na ponta oposta de onde se deita...
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
maraya
Membro Veterano

domingo out 17, 2010 2:07 pm

Pesei-o agora :)
17/10/2010 - 290g :D
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
paulograve
Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo out 17, 2010 3:31 pm

Os dentitos caninos começam a aparecer mais ou menos à 3ª semana, poderá ser antes uns dias ou depois, mas é por aí perto... o meu com 3 semanas também já fazia cocó sem ser estimulado, mas convém sempre estimular, a mim disseram-me com algodão humedecido com agua morna, mas no outro dia falaram-me em gaze pois é mais áspera como a língua dos gatos.
O meu com 1 semana e completamente subnutrido e quase a morrer pesava 150gr, desde que o comecei a alimentar com leite de substituição aumentava em media 20gr por dia, leitinho de 3 em 3 horas, sem excepção.

Este é o meu Chiquinho com mês e meio, foi encontrado com 1 semana!

Imagem
maraya
Membro Veterano

domingo out 17, 2010 3:35 pm

O seu gatinho é lindooo :D

Apesar de ele ja fazer sozinho continuo a estimula-lo :wink:
Este já tem os caninos de fora :)

há bocado ele decidiu "atacar" a ração dos meus gatos... não sei se fiz bem mas coloquei uns grãozitos no leite e deixei-o comer :roll:
paulograve
Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo out 17, 2010 4:31 pm

Sim acho que fez bem, mas deve comprar ração para gatinhos e colocar-lhe à disposiçao para quando ele lhe apetecer, e itb para se ir habituando, mas sempre com leitinho ate ele ter mes e meio/ 2 meses...
maraya
Membro Veterano

domingo out 17, 2010 4:33 pm

paulograve Escreveu:Sim acho que fez bem, mas deve comprar ração para gatinhos e colocar-lhe à disposiçao para quando ele lhe apetecer, e itb para se ir habituando, mas sempre com leitinho ate ele ter mes e meio/ 2 meses...
A ração em que ele pegou foi a RC Kitten 36 (para gatinhos a partir dos 2 meses)
quando tiver um tempinho vou comprar a outra :)
paulograve
Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo out 17, 2010 4:42 pm

maraya Escreveu:
paulograve Escreveu:Sim acho que fez bem, mas deve comprar ração para gatinhos e colocar-lhe à disposiçao para quando ele lhe apetecer, e itb para se ir habituando, mas sempre com leitinho ate ele ter mes e meio/ 2 meses...
A ração em que ele pegou foi a RC Kitten 36 (para gatinhos a partir dos 2 meses)
quando tiver um tempinho vou comprar a outra :)
Acho que a kitten é a partir dos 4 meses, o meu anda a comer RC Babycat 34 que é de 1 a 4 meses de idade!
aniratacana
Membro Júnior
Registado: quinta set 06, 2007 6:17 pm
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.

quarta out 20, 2010 12:35 am

Como ja referi noutro topico, também eu encontrei um gatinho este verão. E tenho a certeza que nao tinha mais de 1 dia. Tinha o cordão umbilical, olhos fechados e ainda estava sujo.

Mal o encontrei tentei de forma desesperada que ele comesse qualquer coisa e não sabia se lhe poderia ou não dar leite de vaca, mas sinceramente na altura nem me preocupei muito com isso, queria era que ele pegasse em qualquer coisa, pois mais valia comer algo mm k nao mt saudavel do que morrer à fome (nao tinha net, nem veterinario perto na altura).

Depois de conseguir que comesse reparei que o gatinho nao urinava nem defecava, contactei entao o veterinario que me informou qual o melhor leite a lhe dar e que o deveria estimular e a estimulaçao que fiz foi exactamente como a que está neste topico.
Contactei mais 3 veterinarios e todos eles me disseram que seria um trabalho muito inglorio pois dificilmente o gatinho sobreviveria. Uma delas, depois de eu lhe dizer que já o tinha ha dois dias, disse-me "e ainda está vivo???"

No inicio foi dificil, noites sem dormir, a acordar de 2 em 2 horas para lhe dar de mamar, mas aos poucos começou a dormir melhor. 15 dias depois abriu os olhos e so com um mês e uma semana é que começou a comer raçao.

Neste momento está a comer da royal canin até aos 4meses. já foi ao veterinario e é uma menina, ja levou as vacinas e com cerca de 2 meses pesava pouco mais de 800g o que indica estar abaixo do peso normal mas a veterinaria disse que era normal. De resto, tem uma energia enorme e é muito meiga.

Para todos aqueles que disseram que a Chica não ia sobreviver.... aqui está mais um exemplo de sucesso :D

Imagem
Chica com 3 dias

Imagem
Chica
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

quarta out 20, 2010 7:14 pm

Que coisinha mais boa! Só apetece estrafegá-la.
Parabéns :D .
CMMG
Membro Júnior
Registado: terça ago 16, 2011 7:03 pm

terça ago 16, 2011 7:36 pm

Olá pessoal,

Há umas horas acolhi em casa um gatinho com poucos dias (eram 3, mas 2 morreram antes que os pudéssemos ajudar). Fui ao veterinário, já lhe dei a "primeira dose de leite" (só não a aqueci, não tinha percebido isso, mas a próxima já aqueço até ~37 ºC)... está agora a dormir todo consolado/a numa caixa de sapatos com um pano (tirei agora as fotos abaixo)

Acolhi os conselhos do veterinário, li os primeiros posts deste tópico e tb vi algumas coisas na net.. mas ainda há uma dúvida que não consegui esclarecer com o veterinário nem na net.

O gatinho tem algo tipo larvas de mosca. Umas coisinhas brancas agarradas ao pêlo, que sinceramente me metem algum nojo. O veterinário disse que nunca tinha visto e só disse para o limpar. Não saíram todas, não insisti, decidi ir limpando isso aos poucos. O que me aconselham relativamente a isto?

Cá estão umas fotos do bebé:

Imagem

Imagem
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 16, 2011 7:44 pm

Limpe o gatinho com um turco embebido em água morna mas bem espremido, depois enxugue-o bem e envolva o gatinho numa mantinha quentinha até secar melhor. Essas larvas devem ter sido dum corpo morto (mãe ou mano/a?)Só seriam de mosca varejeira se o animal tivesse chagas abertas e que a mosca tivesse pousado nessas chagas... Como não tem, só pode ser mesmo dum corpo morto, em putrefacção, que esteve em contacto com o bebé ou uma outra hipótese; a de carne podre no ninho...

Tem mesmo que limpar muito bem, não vá uma dessas larvas entrar no ouvido do animal.

Parabéns, obrigada pelas fotos e boa sorte :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
paulograve
Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi

terça ago 16, 2011 8:02 pm

Leo, o meu Chico, quando o encontrei estáva cheio de ovos de mosca no pelo, não eram larvas, eram ovinhos que em breve seriam larvas. As moscas não o largavam e ele estava sozinho, sem feridas e carregado de pulgas. Não se foi abandonado pela mãe, ou se os irmãos morreram por algum motivo, foi numa colónia, pesava 150gr. Acho que as moscas cheiram a morte! Foi muito bem lavadinho com um pano humido, morno, e seco com muito cuidado. Tá aqui um gatão com 11 meses, infelizmente com uma cruz na testa, pois descobri recentemente que é FeLV+.....
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 16, 2011 8:21 pm

Por norma só pousam em corpos mortos, como peixe, por exemplo, alimentos já estragados, ou com odor muito forte, ou chagas abertas.
A menos que tenham pousado no gatinho pelo cheiro a leite materno já azedo, que tenha ficado no pêlo em volta da boca do bebé :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CMMG
Membro Júnior
Registado: terça ago 16, 2011 7:03 pm

terça ago 16, 2011 9:22 pm

Ele tinha os irmãos mortos junto dele, deve ser disso então. Obrigado pelo esclarecimento.
Estamos a tentar limpar da melhor forma. Acabamos por chegar à conclusão que sai melhor com o pêlo sequinho e usando uma escova de dentes velha... :D
Responder

Voltar para “Gatos”