Mudança de pêlo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

dricaas
Membro Veterano
Registado: terça ago 02, 2011 1:05 pm

quarta ago 03, 2011 2:43 pm

Mary83 Escreveu:Eu também ando com o mesmo problema com a minha bichana! Desde que começou o calor que é uma queda de pelo constante, eu escovo quase todos os dias e o pelo que lhe tiro dava para fazer um casaco! :lol:
O meu gatinho também começou a largar pelo com o calor, e nao tenho a certeza pois nao sou experiente em gatos mas como a minha irma que tem 5 anos faz dele gato sapato, coitado, ele deve ter uma especie de "medo", apesar de agora ela ja o "tratar bem" :P
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

sábado ago 06, 2011 7:43 pm

Dicam Escreveu: Apenas aconselhou acrescentar um pouco de gordura vegetal à ração, coisa que não fiz ainda, porque sinceramente faz-me confusão pôr óleo na ração da bicha... :roll:

Aceitam-se sugestões! (para além dos aspiradores, luvas de borracha e rolos autocolantes :lol: )
A sua vet sabe do que fala! Para cães ou gatos pode adicionar um pouco de azeite na comida (mesmo na ração seca). Para os meus gatos dou duas a três vezes por semana menos de meio colher de café (que equivale à meia colher de chá). Além de ser "gordura boa" para o organismo em geral, ainda ajuda a eliminar as bolas de pêlo e deixa o pêlo mais brilhante.

Na alimentação do gato, a gordura é essencial! E o azeite ou a gordura do peixe é saudável.

Para os cães costumo dar 2 x por semana, consoante o tamanho, 1 colher de chá a uma colher de sopa.
Dicam
Membro Júnior
Registado: quarta set 29, 2010 2:53 pm

domingo ago 07, 2011 11:10 am

Sirikit Escreveu: A sua vet sabe do que fala! Para cães ou gatos pode adicionar um pouco de azeite na comida (mesmo na ração seca). Para os meus gatos dou duas a três vezes por semana menos de meio colher de café (que equivale à meia colher de chá). Além de ser "gordura boa" para o organismo em geral, ainda ajuda a eliminar as bolas de pêlo e deixa o pêlo mais brilhante.

Na alimentação do gato, a gordura é essencial! E o azeite ou a gordura do peixe é saudável.

Para os cães costumo dar 2 x por semana, consoante o tamanho, 1 colher de chá a uma colher de sopa.
Muito obrigada pela resposta :wink: Sim, eu confio bastante na veterinária que acompanha a minha gatita. Só fiquei com uma dúvida: pelo que tenho lido, deve ter-se algum cuidado com a quantidade de gorduras ingeridas pelos gatos esterilizados, e a minha gata inclui-se nesta categoria. Se calhar foi por isso que a veterinária disse para lha dar apenas durante uma semana, será? :roll:
Sirikit
Membro Veterano

quarta ago 10, 2011 9:54 pm

Todo ser vivo precisa de se alimentar. A alimentação em si é assunto muito complexo. O que para uma espécie é uma necessidade, para uma outra pode ser má. O que para um indivíduo é o suficiente, para o outro poderá ser pouco, ou excesso…

Fato é que os gatos necessitam de muita gordura. A gordura mais saudável está no peixe (cozido ou cru). A seguir está a gordura dos óleos vegetais prensados a frio, ou seja, o azeite virgem (não dos óleos refinados). Aquecendo-os, eles se transformam em gordura má (gordura trans).

O azeite virgem é saudável. Como tudo, não devemos exagerar. Uma pequena quantidade regularmente dada na alimentação servirá como complemento de nutrientes.

Dar azeite durante uma só semana parece que quer aplicar um remédio. O azeite não vai surtir o efeito desejado. Pode dar uma pequena quantidade uma ou duas vezes por semanas.

Tenho um gato castrado (8 anos, 6.900 kg) e uma gata inteira (7 anos, 2.950 kg). O peso dos dois é constante há anos. O gato com 3 anos já pesava o que pesa hoje. Só comecei a adicionar azeite à comida há dois anos, o que não alterou o peso dos dois gatos.
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

quarta ago 10, 2011 10:45 pm

Vou experimentar esse método do azeite nos meus pequenos. Se bem que eles já têm um pêlo lindo e brilhante.

Se bem entendi, meia colher de chá 2 a 3 vezes por semana certo?

Quanto tempo leva a começar a surtir algum efeito? Um mês?

Obrigada
Sirikit
Membro Veterano

quarta ago 10, 2011 11:33 pm

É o suficiente dar umas gotas, ou seja, mais ou menos meia colher de CAFÉ, que é uma medida inferior à da colher de chá. Se não me engano, uma colher de café corresponde a 1 ml.

Não lembro exatamente quanto tempo passou até eu notar uma diferença. Provavelmente também depende do estado em que o pêlo está. Acho que na minha gata demorou uns 2 a 3 meses para ficar mais brilhante, mas o pêlo dela realmente estava sem brilho. O gato sempre teve o pêlo brilhante. Em relação à perda de pêlos foi principalmente na primavera seguinte que eu notei que era menos do que nos anos anteriores.
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

quarta ago 10, 2011 11:53 pm

Sirikit Escreveu:É o suficiente dar umas gotas, ou seja, mais ou menos meia colher de CAFÉ, que é uma medida inferior à da colher de chá. Se não me engano, uma colher de café corresponde a 1 ml.

Não lembro exatamente quanto tempo passou até eu notar uma diferença. Provavelmente também depende do estado em que o pêlo está. Acho que na minha gata demorou uns 2 a 3 meses para ficar mais brilhante, mas o pêlo dela realmente estava sem brilho. O gato sempre teve o pêlo brilhante. Em relação à perda de pêlos foi principalmente na primavera seguinte que eu notei que era menos do que nos anos anteriores.
Ok, tenho seringas em casa que a vet me deu, dá para fazer as medidas exactas (1ml).
Neste caso são dois gatos de quase 4 meses, seriam duas medidas de meia colher de cafe = 1 ml

Ou 0,5 ml será suficiente para os dois?

Obrigada
dricaas
Membro Veterano
Registado: terça ago 02, 2011 1:05 pm

quinta ago 11, 2011 10:40 am

Agora o meu miau já não larga tanto pêlo, mais uma vez obrigado pelas respostas! :D
Sirikit
Membro Veterano

sábado ago 20, 2011 11:01 am

O azeite virgem não é um medicamento, é um complemento alimentar, fornecendo vitamina E, ômega-9, ômega-3 e vitaminas A, D, K e E. Pode-se dar azeite virgem com regularidade. Não espere os problemas aparecerem.

Veja em: http://www.portalbrasil.net/medicina_azeitedeoliva.htm
Responder

Voltar para “Gatos”