Gatinha que adora ferrar

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anamagalhaes
Membro
Registado: quarta set 24, 2008 8:42 pm

sexta ago 26, 2011 12:01 am

Olá a todos.
Eu tenho uma gata, a Tucha, que tem 2 anos e meio e está sempre a ferrar as pessoas.
Ela já faz isto desde pequena e eu repreendia sempre mas em vez de parar de ferrar ela ainda ferra mais.
Há alguma coisa que eu possa fazer para ela parar de ferrar ou ferrar menos?
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sexta ago 26, 2011 1:39 am

Creio que a poderia ter educado/ensinado na hora certa no entanto vai ter de continuar a ralhar com ela mas castigos de nada lhe vão servir.

É adulta está esterilizada?Isso talvez contribuisse para que ela acalme.

boa sorte e tente com carinho mas mudando por vezes o tom de voz pode ser que...
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta ago 26, 2011 1:21 pm

Olá!
Tente educá-la de uma forma diferente. O problema aqui está na forma como foi educada. Ou foi pouco insistente ou a gatita não a compreendeu bem porque não foi a melhor forma de educá-la. Diferentes gatos têm diferentes maneiras de reagir a um treino ou repreensão. Enquanto que uns com um simples ' não ' aprendem outros é preciso repetir o ' não ' umas 100 vezes :D .
Repreenda-a com um tom de voz firme e nunca ralhe ou lhe bata ( não sei se faz isto ou não ).
Nunca lhe dê miminhos ( comida que ela goste ou brinquedos ) quando ela ferra.
Mostre que lhe dói quando faz isso ( isto eu sei que se aplica ao cães, aos gatos não tenho a certeza ).
Dê-lhe alguma coisa para ela se entreter quando vir que vai ferrar, para ela se distrair e se desabituar deste comportamento.
Por fim, já vi gatos que por mais anos de repreensão ou treino, continuam a destruir a casa e morder constantemente os donos :P . Como também já vi gatos que nunca mostram este tipo de comportamento e não foram ensinados.
Por isso, também depende da gatinha. Se é um anjinho ou um diabinho :twisted: .
Boa sorte.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta ago 26, 2011 4:50 pm

Repreenda-a com um tom de voz firme e nunca ralhe ou lhe bata ( não sei se faz isto ou não ).

Ainda gostava de saber da onde vem esta teoria de dizerem que não se pode bater em gatos??'

Uma boa palmada no acto da maldade funciona melhor que gritar uma dezena de vezes não.
Com o tempo ele associa o Não a palmada e ai sim, o Não vai resultar as mil maravilhas, caso contrario o gato vai olhar para o dono e ainda se ri na cara dele com o seu simples não :roll: :roll:
Nitara
Membro Veterano

sexta ago 26, 2011 5:24 pm

Uma palmada sim, mas bater em acto de estar zangado com o gato e com força não apoio. Era isso que eu queria transmitir, que a violência não deve ser usada com animais, nomeadamente com gatos, que é o animal tratado neste tópico. Desta maneira até se podem atiçar os gatos e fazer com que nunca ganhem confiança para com o dono.
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

sexta ago 26, 2011 6:21 pm

O primeiro passa, como já foi dito, por uma educação com coerencia e insistencia, e uma palmada na hora certo, no sitio certo nunca matou ninguém (opinião pessoal).

Ela não irá largar o comportamento a que está habituada com facilidade, ou não fossem os gatos dos seres mais teimosos que conheço :)

Quando ela ferra, morda-lhe a orelha (não vale arrancar :wink: )... ela assim vai sentir a contrapartida da dor que provocou :)
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
anamagalhaes
Membro

sexta ago 26, 2011 6:27 pm

Desde já obrigado pelas respostas.
Como eu já tinha dito quando ela começou a ferrar eu repreendia e as vezes dava-lhe uma palmadinha (devagar como é óbvio)
Também já tentei ferrar a orelha mas nada.
E já agora não, ela não esta esterilizada mas também já ouvi que eles ficavam mais calmos.
Nitara
Membro Veterano

sexta ago 26, 2011 6:34 pm

No geral, tanto os gatos como as gatas esterilizados ficam bem mais calmos.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta ago 26, 2011 6:58 pm

anamagalhaes Escreveu:Olá a todos.
Eu tenho uma gata, a Tucha, que tem 2 anos e meio e está sempre a ferrar as pessoas.
Ela já faz isto desde pequena e eu repreendia sempre mas em vez de parar de ferrar ela ainda ferra mais.
Há. Tenha à mão uma lata cheia de objectos metálicos e atire-a para bem perto dela de cada vez que ela invista... Ou então faça como eu fiz para a minha Leo que, atirava-lhe com o chinelo. Foi remédio Santo. Hoje em dia, de cada vez que ela investe de encontra o cão, eu só faço o gesto de como se me fosse descalçar e, é ver "pernas para que te quero" :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado ago 27, 2011 12:53 am

leonildecarvalho Escreveu:
anamagalhaes Escreveu:Olá a todos.
Há. Tenha à mão uma lata cheia de objectos metálicos e atire-a para bem perto dela de cada vez que ela invista... Ou então faça como eu fiz para a minha Leo que, atirava-lhe com o chinelo. Foi remédio Santo. Hoje em dia, de cada vez que ela investe de encontra o cão, eu só faço o gesto de como se me fosse descalçar e, é ver "pernas para que te quero" :wink:

Leo
Também sou adepta do chinelo, nem chego a bater, faço o gesto de tirar o chinelo e é ver cada um a fugir para seu lado. E normalmente como eles são mais rápidos que nós, é só atirar-lhes com o chinelo que acalmam logo 8)
Se bem que é raro ter de me chatear com estes dois, são muito calmos, o meu outro gato é que era terrível só obedecia à minha mãe.
S&oacute;nia
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado ago 27, 2011 1:54 am

Acho que isso depende muito do temperamento dos gatos, mas não sou adepta da palmada. Não é preciso gritar e muito menos falar em tom zangado ou sentido, é preciso é firmeza e segurança. Um "Não." num tom calmo mas decidido, se for necessário, segurar pelo cachaço e repetir o "não", sempre sem perder a calma, porque o nervosismo e a irritação são contagiosos, e não é isso que se pretende. Também pode dar-lhe uma beliscadela nas orelhas, ou ignorá-la. Mostrar emoções ao repreender pode ser encarado como um incentivo, uma demonstração de atenção - os gatos querem lá saber se é positiva ou negativa. A sugestão da Leonilde Carvalho também é boa, rapidamente a gata associará o acto de morder a um efeito assustador, tipo "sempre aque mordo, há uma barulheira horrível" - não é assim tão complexo, mas é mais ou menos isto. Quando deixar de morder, simplesmente continue a brincar, um elogio do tipo "linda menina" ou assim pode fazer com que se entusiasme e volte a ferrar. Gatos não são cães. ;)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
anamagalhaes
Membro

quarta ago 31, 2011 2:49 pm

Optei por usar novamente o método de ferrar a orelha e parece que esta a resultar.
Ela ferra menos e quando vai a ferrar eu mal lhe toque na orelha ela para.
Desde já agradeço todas as respostas que me deram.
Responder

Voltar para “Gatos”