Ração: sempre a mesma ir variando?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
IsisCat
Registado: quarta ago 31, 2011 1:05 pm

sábado set 03, 2011 3:34 pm

Boa tarde! Depois de averiguar em mts foruns e pesquisar mt sobre ração decidi comprar a ração da Purina One Sterilcat para a minha gatinha. penso ser uma ração relativamente boa, pelos menos sem muitas farinhas e o preço (apesar de nao ser barata) é até acessível.
No entanto agora tenho outra dúvida que gostava que me esclarecessem:
a minha gatinha (Ísis) tem neste momento 9 meses e daqui a uns dias vou esterilizá-la. já compreu a purina one sterilcat mas agora nao sei se dps continuo smp a dar-lhe essa ração ou vou variando entre a junior ou assim, uma vez q ela ainda não tem 1 ano. O que acham?

agradeço as vossas opiniões.
Ryta5
Membro Veterano
Registado: domingo jan 24, 2010 3:35 pm

sábado set 03, 2011 5:43 pm

Eu não percebendo muito da matéria secalhar optaria por manter a ração junior até ao 1 ano e só depois a outra. Acho que não é "obrigatório" dar uma ração de gatos esterelizados secalhar será mais importante dar a junior enquanto tiver menos de 1 ano. Mas espere pela resposta de users mais entendidos na matéria :)
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

sábado set 03, 2011 6:41 pm

É tudo uma questão de peso!
Acho que pode continuar a dar a ração Júnior até ela fazer 1 ano, que é com esta idade que estão completamente desenvolvidos, a não ser que após a esterilização a gatinha comece a engordar muito, o que é normal acontecer, mas nem todos os gatos engordam e pode ser o caso da sua.
O gatinhos em desenvolvimento necessitam de, além de vitaminas e minerais, proteina e gordura é importante. As rações Sterilized são semelhantes ás Light, contém menor teor de gorduras, e as de boa qualidade ajudam a evitar calculos urinários por acidificação da urina.
Resumindo, uma vez que ela já está com 9 meses, eu continuaria com a Júnior até aos 12 meses e depois passava para Sterilized.

Mas isto é apenas a minha opinião! O vet é que a deve aconselhar (apesar de eu achar que 75% dos vets percebe pouco de nutrição e são malandros para pesquisarem de forma mais aprofundada sobre o assunto).
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

domingo set 04, 2011 1:57 am

Paulo, também estou com essa dúvida em relação à ração após esterilização.

Por acaso a vet dos meus pequenos disse que era aconselhável mudar para uma ração específica logo que eles sejam castrados (ainda vão fazer 5 meses, é esperar mais um mês ou dois).
Talvez ela tenha dito isso porque eles para 5 meses já estão bem grandes -> 2,6 Kg e aspecto saudável, nem gordos nem magros. Eu diria que eles já estão quase com tamanho de adulto... Às vezes pode depender do ritmo ou progresso do crescimento (sinceramente não percebo nada do assunto).

Mas concordo consigo quando diz que os gatos até 1 ano precisam de todos os nutrientes porque nessa idade ainda estão em fase de crescimento. Acho que vou vendo como eles reagem depois da esterilização, se começarem a engordar, mudo a ração.

Preocupa-me um bocado é a tendência para desenvolver problemas urinários depois de serem castrados... também por isso é que ainda não tenho a certeza se depois hei-de continuar a dar a mesma.
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

domingo set 04, 2011 2:14 am

Pois também tenho essa duvida quando operar a Sasha!

O vet também mencionou que se ela não tivesse tendencia para engordar não seria necessário dar uma ração especifica para gatos esterilizados.

Ainda não em debrucei sobre essas raçoes e seus teores, mas creio que devem ser mais "fracas", no caso da Sasha creio não fazer lógica, pois como tem o problema de colon irritavel, não desenvolve muito nem engorda, está sempre pau de virar tripas :? SE lhe dou uma ração desse tipo ainda me desapareçe...

Não sei, isto é eu a especular!
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo set 04, 2011 4:39 am

Só um pequeno reparo: as rações da Purina One são todas bastante semelhantes e, apesar de terem a carne como primeiro ingrediente, contêm bastantes cereais, que são completamente desnecessários aos gatos, e nem lhes fazem bem nenhum (mas necessários para o fabrico da ração seca...). Cereal por cereal, é preferível o arroz; e, carne por carne, é melhor perú do que vaca! Eu recomendaria, dentro da mesma marca, a Indoor, por ser menos propensa a provocar intolerâncias alimentares, ou a normal de salmão e arroz. MAS... sendo apenas uma gata, leia um pouco sobre alimentação natural, que é a melhor escolha e fica-lhe pelo mesmo preço. :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo set 04, 2011 4:54 am

Eu creio que os problemas urinários se devem não à castração, mas à alimentação, que alcaliniza a urina. Aliás, grande parte dos problemas de saúde dos gatos devem-se à alimentação com rações, que tem uma quantidade absurda de carbohidratos e fibras. Os gatos não são como os cães, o metabolismo é diferente, já que são estritamente carnívoros. Só para dar um exemplo, a quantidade de microorganismos no intestino é de 10 (como se digita elevado a 9?), enquanto que nos humanos e nos cães é inferior a 10 elevado a 5. Além do mais, as rações obrigam-nos a beber mais água, mas ainda assim não bebem o suficiente; e os seus rins não estão preparados para a ingestão de tanta água, porque os gatos extraem a maior parte da água que necessitam dos alimentos, logo são sobrecarregados e ainda desidratam com alguma facilidade. A desidratação leva ao aumento da densidade da urina, e facilmente se formam os cristais de estruvite... e por aí vai.

Dêem ração, mas pelo menos suplementem com uma latinha de qualidade. Ou melhor ainda, dêem comida húmida e completem com a ração. Fica um pouco mais caro alimentar, mas evitam-se gastos no veterinário e, sobretudo, o sofrimento dos bichanos.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Gatos”