Aguçar fora do aguçadouro.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
jon1999
Membro Júnior
Registado: terça jul 05, 2011 11:17 am

terça set 06, 2011 12:15 pm

Olá!Tenho uma gatinha com pouco mais de um ano,a Trudy.Adoptei há um mês Mas ainda não consigo habituá-la ao aguçador.A minha Primeira gata,a Cathy adptou-se num instante.Como posso fazer para que ela deixe de aguçar as cadeiras e comece aguçar o aguçador.

P.S:O aguçador é vertical e parece um sombrero :wink:
dricaas
Membro Veterano
Registado: terça ago 02, 2011 1:05 pm

terça set 06, 2011 1:13 pm

Olá, jon1999 nunca tive esse problema, nem sei ao certo como o resolver mas ACHO que pode por uns brinquedos ao lado ou em cima do arranhador/aguçador ou comida que ela goste em cima do mesmo, assim é obrigada a usar o aguçador, mas não sei se ela aprenderá que é ali que se deve arranhar :?...
Espero ter ajudado :D
Boa Sorte!
jon1999
Membro Júnior
Registado: terça jul 05, 2011 11:17 am

terça set 06, 2011 1:25 pm

Ela tem lá um brinquedo pendurado.Quando eu a vejo a aguçar noutro sítio.Levo-a lá pressiono as almofadinhas das patas e arranho um bocadinho.Foi assim que a mibnha outra gata aprendeu e foi assim que o vet me disse.Mas esta é uma teimosa :lol:
Mika80
Membro Veterano
Registado: quarta jul 13, 2011 2:53 am

terça set 06, 2011 4:07 pm

o meu arranhador tb tem uma bola pendurada, pois da tb para ele ir para cima da plataforma ..
mas nao foi preciso ele saber q havia brinquedo para ir aranhar :P
Agarrei nas patinhas dele, carreguei nas almofadinhos, la vieram as unhas e fui la levar, e pronto, a partir dai, passa la uns bocados a arranhar :P
E quando nao sao as minhas pernas :)
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

terça set 06, 2011 9:17 pm

Ainda não comprei nenhum para os meus e acho que não vou comprar (pelo menos por enquanto). Eles adoram "aguçar" as unhas num tapete de entrada que tenho, daqueles com pêlo rijo. Já nem arranham os sofás.
Experimente pôr um tapete destes se tiver à mão, pode ser que ela ache mais piada.

A propósito do assunto, nunca percebi porque é que se diz que os gatos têm o hábito de afiar ou aguçar as garras. Cada vez que vejo um gato a fazer isso, mais me parece que estão é a desgastá-las :P
Bastet75
Membro Júnior
Registado: quinta jul 21, 2011 7:45 am

quinta set 08, 2011 7:16 am

Também nunca comprei um "aguçador". Tinha um pedaço de alcatifa colada a uma parede perto do wc e ensinei-os a ir lá. O problema é que tive que o tirar porque um deles começou a arrancar pedaços de alcatifa com os dentes e teve problema de abrasão nas gengivas :roll: Agora tenho o cesto da lenha e a lenha arrumada na marquise para eles irem lá.
O treino é muito simples como já o descreveram: pegar nas patas, pressionar para sair as unhas e arranhar o sítio. Dizer: AQUI! AQUI! O problema é que às vezes também gostam de outros locais, mas para isso um valente NÃO, uma palmada nas patas ou "sprayzá-los" com água é suficiente. De qualquer forma fecho a porta da sala onde estão as coisas mais possiveís de serem arranhadas quando não estou em casa porque há sempre a tentação. Também noto que algumas vezes é por vingança :twisted:
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta set 08, 2011 9:45 am

jon1999 Escreveu:Olá!Tenho uma gatinha com pouco mais de um ano,a Trudy.Adoptei há um mês Mas ainda não consigo habituá-la ao aguçador.A minha Primeira gata,a Cathy adptou-se num instante.Como posso fazer para que ela deixe de aguçar as cadeiras e comece aguçar o aguçador.

P.S:O aguçador é vertical e parece um sombrero :wink:
Há sprays da Catnip que é suposto cativar os gatos e eles ficarem doidos pelo cheiro. Eu nunca esperimentei com nenhum dos meus pk nunca precisei, mas pode sempre comprar um frasco dos pequenos e borrigar o arranhador com o catnip para ver se atrai o gato.

O meus têm 4 arranhadores diferentes e utilizam os 4, nunca afiaram as unhas no sofá.
Responder

Voltar para “Gatos”