Ajudantes do Pai Natal ou talvez Narnia além-espelho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda set 05, 2011 11:19 pm

AGORA SIM!

http://www.myspace.com/zecamedeiros/mus ... o-71866763

basta percorrer a lista das canções. Está lá, a vermelho! :D
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça set 06, 2011 11:55 am

Pronto, a Chamarrita, além das "nove lindas meninas", arrasa também no continente... :P

Eu acho que ela tem "perfil" de filha única desde que nasceu. Estava presente quando o casal foi entregar os gatinhos na barraquinha da AZL, durante a Feira de Maio, e, quando foram postos na jaulinha, dos 5 manos esta destacou-se, ficando sozinha, sentadita a olhar para mim, enquanto os manos se derretiam nas mãos da presidente da associação. Aquele nariz de diabrete, as bolinhas coloridas nas costas e aquele olhar "fatal" cativaram-me logo... pedi para lhe pegar ao colo um bocadinho e nunca mais a larguei! Ou melhor, ela não me largou. Estava fresco, apesar de ser fim de Maio, e eu vestia um casaco azul de carapuço. A Chamarritinha, com apenas 8 semanas, trepou casaco acima e foi enfiar-se no capuz, onde adormeceu. E ali passei eu o resto da tarde, com a gata dependurada, qual bolsa marsupial sintética... quando a ia devolver à jaula, agarrou-se a mim e olhou-me nos olhos e miou um som que parecia mesmo "mamã". Pronto... com ela agarrada a mim, fui comprar uma transportadora em verga, numa barraca próxima e fiz questão de assinar o meu primeiro termo de responsabilidade. :)

Durante 5 meses, a Chamarrita foi a companhia da minha cadelinha velhota, a Tonta, que teve de ser ajudada a partir em Outubro. Depois esteve sozinha mais 5 meses (mais ou menos, pois havia a presença do namorido, que morria de ciúmes da gata e contribuiu bastante para o seu mau feitio) e dois dias depois de o ter mandado de volta para os pais, fui buscar o Kyikoo a Lisboa... e pronto, foi o primeiro de muitos! Viciei-me. :D A Chamarrita não fica muito agradada, mas até nem reage muito mal. Desde que eu não lhe falte com o momento "só nós duas" encara os outros como "súbditos". Ela sabe que é especial. :D

Obrigada pelas palavras de apoio... tenho tido algumas perdas, algumas nem referi aqui, por me terem sido tão dolorosas. Em Junho, no mesmo domingo em que a Kika foi operada devido ao acidente com o trator, partiu a minha Joaninha, a minha loirinha que adorava beijos, que rodopiava até cair ao brincar à fitinha, que perseguia a luz da lanterna na parede, que teve giardia e ficou conhecida pela alcunha de Miss Flagyl, que mamava no Kyikoo, que conquistou o seu lugar no grupo a que eu chamava as "Quatro Quadras Soltas"; aqueles que são, por excelência, os "meus" gatos e sem os quais os que vieram depois não fariam sentido. Chamarrita Pandeireta, Kyikoo Khan, Joaninha Patanisca e Joca Berimbau. Os únicos com dois nomes, e que, como os 3 mosqueteiros, eram 4. Não pedi necrópsia da Joaninha. Morreu vítima de edema pulmonar, e levou a injecção letal no coração, para que não sofresse mais com a horrível e irreversível falta de ar. Não quis saber a causa, não ia adiantar de nada aos outros. Possivelmente foi PIF também, não importa. Enterrei-a debaio da laranjeira, onde gostava de dormir as suas sestas e onde passou a sua última tarde, no fresquinho entre a salsa. Não fosse a falta de ar e tê-la-ia deixado morrer ali, onde se sentiu feliz.

Apenas 3 dias depois, perdi o Maurito, gatinho preto algarvio de orelhas pontudas, ao qual só consegui pegar ao colo depois de morrer. Era muito esquivo e arisco e só se aproximava por comida, o guloso. Foram os meus vizinhos que o encontraram morto, no tanque de onde não conseguiu sair, porque a água estava demasiado baixa para conseguir subir para as bordas, largas, e demasiado funda para não ter pé... e nem dei conta de que gritei de dor agarrada a ele, contaram-me depois. Eu aguento a doença, eu aguento a morte, se a olhar de frente, se estiver lá... mas com o Maurito a morte traiu-me. Ainda me dói muito. Porcaria de tanques e poços descobertos, porcaria de mentalidades a quem uma rede incomoda, que teimam em tirar as que coloco. "Os gatos não caem". Pois não, viu-se. "Se calhar tinha sede e atirou-se". Burros, ignorantes. Mas não desisto e se derem sumiço aquela rede, ponho outra.

Entretanto já nasceram e já floriram os girassóis que semeei em nome deles, para que possam continuar a gozar o sol e perpetuarem-se noutras formas de vida. As coleirinhas estão colocadas nos ramos da laranjeira, árvore querida de todos para gozar a sombra e afiar as unhas, para trepar e brincar. É assim que homenageio os que partem, para aliviar a saudade e a dor da perda. Assim, de certeza que a vida continua.
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

terça set 06, 2011 12:13 pm

:( :wink: ADOREI a forma como a Chamarrita descreveu tods as perdas e as maneiras como homenageou os seus pequenotes...apesar de nunca me ter manifestado :wink: identifico-me muito com tudo o que já escreveu e escreve... :wink:

Adoro a maneira como os mima e descreve cada um deles...é amor puro..

Parabéns por tudo e obrigada por ser assim :wink:
Chamarrita
Membro Veterano

terça set 06, 2011 2:14 pm

Tem de ser por amor, Lunabloom. "Aquele engano d'alma, ledo e cego, que a fortuna não deixa durar muito". Todas as coisas só têm o peso que lhes atribuimos, e ainda é escolha nossa tornarmo-nos maiores para que o esforço seja menor. Gostando imenso de cães, e tendo sido sempre uma "dogperson", entendo as lições dos gatos de forma mais intensa e profunda. É fácil gostar de um cão, por norma criatura simpática e submissa, transparente. Os gatos são outro mundo... Sabem gozar a vida e fazer-se respeitar. São criaturas da noite, misteriosas, subtis e cconhecê-los é quase um exercício de autoconhecimento. Foram os gatos que me ensinaram a aceitar a morte como parte da vida, presença constante como a espada de Démocles, e que me fizeram compreender o dito popular de que "para morrer basta estar vivo". Com tantos gatos, é mais do que compreensão, é evidência. :) Nunca, nunca podemos descansar e fechar os olhos, mal o fazemos, a vida atira-nos baldes de água fria, de gelo, ou atira-nos mesmo à água, e ai de nós se não acordarmos!

Agora, por exemplo, tenho a minha pequena Kali internada com suspeita de meningite. Desde bebé que tem problemas, sempre constipada e com otites. Houve uma altura em que simplesmente parou de crescer e apresentou sérios problemas de equilíbrio, parecia bêbeda, devido a uma grande infecção num ouvido. Foi tratada durante imenso tempo, mas reagiu bastante bem, depressa voltou a correr e brincar, embora com a cabecita meio de lado e sempre pequenita, mas foi crescendo. De vez em quando lá ficava ranhosita, era tratada (com dificuldade, porque ela é terrível, daí o nome da deusa hindu :P), mas sempre brincalhona, a comer bem. Domingo passado teve dois "ataques" com diferença de 3 horas: não conseguia firmar-se nas patas e sacudia a cabeça como se tivesse parkinson. Claro, tinha de ser a um domingo, e à noite. Telefonei ao veterinário e como houve aqui um grande susto com o cão do vizinho solto, atribuiu-se o "ataque" ao stress e alguma privação de oxigénio, uma vez que estava muito "ranhosa". De qualquer modo, pediu-me que a levasse segunda de manhã e ficasse uns dias em observação. Passadas duas horas, o "ataque" repetiu-se embora mais ligeiro. Ainda comecei a escrever uma sms, pois era quase meia noite e não se tratava de uma verdadeira emergência, mas nem acabei de escrever, pois passou. Depois de cada um dos ataques, em que lhe peguei ao colo, mal a pousei foi encantada da vida brincar, comer... Ontem de manhã levei-a e estive lá um bom bocado, ela sempre bem disposta e a miar os seus "uah!" (achamos que está com o cio), mas ao fim da tarde voltou a suceder. Já está com antibióticos e forte suspeita de meningite. :?

Depois também tenho o meu Gabriel, o "doente oficial" aqui do reino, que só se sabe o que não tem, mas está bem disposto e a comer bem, é o que importa. Que se lixem os resultados dos exames que dizem q ele devia estar moribundo, enjoado e ictérico.

Dois dos bebés da Pantufa voltaram a constipar-se, nada de grave, mas não tenho como os isolar dos manos. Três vão logo à noite para casa da "ambv", é a única solução. Mesmo que quisesse, neste momento não consigo tratar de 6 bebés, já voltei ao serviço.

Tenho uma cotinha que parece estar mal da boca, não anda a pegar na ração mas se lhe dou latas de patê, devora-as. Também tem de ver a boca e fazer check up geral, pois tem 11 anos e o último (e primeiro...) foi feito em Dezembro. É a Biryani, irmã do gato que me desapareceu.

E por falar em desaparecimentos, o meu Gastão está sumido. Dormiu em casa, estou certa disso, mas não está em parte nenhuma. Pode ter saido de manhã cedo, quando fui para escola, mas não dei conta (e costumo saber muito bem quem sai, e ele não está autorizado a sair quando me ausento) ou pode ter saído quando cheguei, na "molhada" que estava à porta e se atropelou para saudar o sol, como é costume e aí, confesso, não reparei, uma vez que era saída autorizada. Mas não me lembro de o ver. Já andei aqui à volta com os outros, chamei e nada... mas também não é a primeira vez que faz destas, adormece numa sombra e pode vir Deus à Terra chamá-lo, que ele não está nem aí. Claro que estou preocupada e com o coração nas mãos, e o sono que tinha da noite pouco e mal dormida foi-se. Vou esperar pelo fim da tarde para entrar em pânico, até lá tenho de me controlar e segurar o coração nas mãos.

Desanimar? Impensável. São muitos gatos, e ainda as cadelas, a precisarem da minha atenção! Além disso, quem consegue ir-se abaixo rodeada de criaturas que conseguem arrancar gargalhadas aos mais sisudos? :lol: Como diziam os pinguins do filme Madagáscar: "Sorrir e acenar, sorrir e acenar!" ;)
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

terça set 06, 2011 2:32 pm

Chamarrita, fiquei de olhos marejados ao ler o seu relato! É a forma doce e sentida como escreve! Adorei a homenagem solar! Não falarei sobre as perdas, pois os meus três gatos são os meus três primeiros, nunca tive de lidar com a sua ausência e não sei nem quero imaginar o quer será.

Em minha casa há uma "Chamarrita", mas dá pelo nome de Scaramouche (Scaramouche, Scaramouche, will you do the fandango?) ou mesmo Imperatriz Scaramouche e é igualmente uma primogénita que me adora mas que também gosta de fazer demonstrações da sua felinidade! E identifiquei-me tanto na forma como descreveu os momentos a duas! Eles sabem que são especiais e fazem-nos sentir igualmente únicas!
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

terça set 06, 2011 2:41 pm

Não tenho palavras para descrever aleitura deste tópico, só um bem Haja Chamarrita, pelos altos e baixos, sem nunca desanimar!! ( pelo menos aparentemente) .
Senslyn
Membro
Registado: terça set 21, 2010 3:14 pm

terça set 06, 2011 3:02 pm

Acho que já lhe tinha dito isto, Chamarrita. Mas agora mais do que nunca acredito viamente nisto que lhe vou dizer: ESCREVA UM LIVRO!!

Você a escrever, juro que me cativa! Ficaria horas e horas a ler o que escreve. Cada palavra é tão sentida. Identifico-me bastante consigo por causa da história da minha Lara e como a Lara me curou a alergia. Mas de facto as suas histórias "abafam" a minha.

Sinto-me realmente mais feliz, por "conhecer" alguém assim tão humanamente único. Já é difícil encontrar gente assim, infelizmente.

Abraço.
Chamarrita
Membro Veterano

terça set 06, 2011 5:02 pm

Até eu fico abafada! :lol: Senslyn, acho que também já lhe respondi a essa coisa de escrever um livro. Não dá. Olhe: faz de conta que o tópico é um e-book em fascículos! 8) Mas já viu que não é difícil escrever sobre os gatos, que eu li o testamento acerca da Luna. :P Com mais protagonistas, há mais histórias, mas algumas são um bocado série B. :lol:

E o estafermo do Gastãozinho ainda não voltou. :evil: Quando voltar fica UMA SEMANA fechado em casa! :x é bem mais fácil pôr-lhe limites do que à minha imaginação, que já está a mil e o melhor dos cenários é ter sido roubado. :? raispartogato. :roll: O que é triste é que andam 25 gatos na rua e sei o paradeiro de metade deles... alguns dos "da rua" nem sei onde dormem, onde se abrigam - mas quando chove, aparecem secos e escorreitos. Mas é muito raro faltar algum ao fim da tarde, quando se reúnem ao pé de casa para a paparoca principal. "Parecem bandos de pardais à solta, os putos (...) mas quando a noite cai vai-se a revolta (...)" Há sempre uma banda sonora! :D
Chamarrita
Membro Veterano

terça set 06, 2011 8:16 pm

o CA**** do F**** da P*** do gato ESTEVE O TEMPO TODO NO MEU QUARTO! Não sei onde. Eu levantei cobertas e lençóis, vi debaixo da cama, ATÉ AS GAVETAS ABRI! Entretanto fui lá fora, gosto de ver a malta chegar, estava a falar com o meu vizinho"aaaeeerrr", q tb frequenta o fórum e andava de volta das plantas, mas comecei a ficar com frio e vim cá dentro buscar um casaco... e aparece o Gastãozinho, de olhos estremunhados, vindo do quarto! :o Eu até abri o capot do carro... e a porta do frigorífico... :oops: Bolaaaaas, até fiquei com dor de cabeça agora, da quebra de adrenalina...

Eu tento não me preocupar, mas é o que se vê. Vou morrer nova, do coração!

Não me preocupo com todos, porque os "da rua" (alguns criados em casa desde bébés, e meigos comigo) desenrascam-se melhor do que eu. Há perigos, viver é um risco, mas são gatos que não estão entregues a si próprios, estão castrados e desparasitados e, muitos deles, vacinados. A Natureza é o seu meio, e também eu preciso de espaço, de paz, de verde, de equilíbrio e de liberdade. As mães também têm de deixar os seus filhos crescer e seguir a sua vida da forma mais autónoma possível, não é? E deve custar-lhes imenso, custa-lhes de certeza muito mais do que a mim. E embora me custe e me doa perder um gato, se fosse um filho acho que enlouqueceria ou morria de desgosto...
Chamarrita
Membro Veterano

terça set 06, 2011 8:52 pm

Ah, ter vindo para o campo melhorou IMENSO o comportamento da Chamarrita. Que, acabei de me lembrar, está fechada no carro. :? Já volto!
----

Os gatos, como nós, funcionam bem em grupo quando a luta pela comida e pela reprodução é suprimida, mas precisam dos seus momentos a sós. Num apartamento considero que o número ideal de gatos é exactamente o que a lei permite: até quatro. Passarem a vida a esbarrar uns nos outros é muito stressante, bem basta estarem fechados, suportar ruidos dos vizinhos... acho que os gatos não foram feitos para o betão, e por isso apresentam tantos problemas comportamentais e de saúde. Ficam parecidos connosco, stressadinhos. No campo, somos nós que ficamos parecidos com eles, e eles podem expandir-se, estar sós ou acompanhados á medida dos seus desejos, têm muito mais estímulos.

Qaundo a Chamarrita era "filha única" acompanhava-me onde quer que eu fosse. Passeava de trela, andava de carro, até de avião. Quando ia com ela à aldeia dos meus pais, e estando ao pé de casa, soltava-a, deixava-a trepar às pequenas oliveiras junto ao pelourinho (e tentou trepar o pelourinho também :P), caçar bichinhos, perseguir cães :twisted: :lol: e as pessoas diziam que não devia, que ela ia fugir. Nunca tal me passou pela cabeça... ela estava bem comigo, porque haveria de querer fugir? Um animal confiante e feliz não foge. Aqui, dá os seus passeios, faz o que quer, pode ficar sozinha, tem espaço, só dentro de casa se sente um bocadinho incomodada por me partilhar com os outros, mas já não os odeia. Se não se sentir bem, tem liberdade para ir embora, é saudável, inteligente, boa caçadora, está esterilizada, desparasitada, vacinada, desde sempre a habituei a comer de tudo - porque eu posso falhar, posso faltar-lhe e quero que o seu sofrimento com as mudanças que houver seja minimizado. Deixo-a ser gata, e deixo-a escolher e garanto que não é menos fiel e leal do que um cão. E com todos os que não carecem de cuidados especiais, faço exactamente o mesmo. O Bhaji desapareceu, não sei se foi impedido de voltar ou se escolheu ir embora. Quem sabe, vive agora noutra casa, sem mais gatos... a irmã escolheu ficar, mesmo podendo sair. Vai até à soleira da porta, ao parapeito da janela, à mesa que tenho na "esplanada" mas logo volta para dentro e no entanto, durante os 10 anos que viveu com a antiga dona saía, passeava pelos telhados, desaparecia durante dias, emprenhou, teve crias. Eu apenas a esterilizei, e conheci uma gata muito caseirinha, sossegada e meiga. São formas de viver, maneiras de ver, eu gosto da minha nova vida e os gatos também parecem gostar. :)
Chamarrita
Membro Veterano

terça set 06, 2011 10:08 pm

sestinha naquela coisa por cima do porta-bagagens. ;) Mas a gaja é um perigo no carro, há tempos ligou os 4 piscas e o farol de nevoeiro e deixou-me sem bateria! :twisted:

Ela é assim a modos que bipolar. :P É capaz de actos muito carinhosos que até a mim surpreendem (quando o Blitzen estava muito doentinho e a morrer, deitou-se ao seu lado, abraçou-o e lambeu-o - e eu que pensava que ela o odiava), mas depois tem aquela maldade gira de fazer patifarias (chamar o Kyikoo com miados de aflição, escondida atrás de uma porta, para lhe fazer uma emboscada, por exemplo, ou ignorar o "montículo" ronronante por baixo do edredon e deitar-se em cima, aterrorizar gente ou bicho que tenha medo dela...).

Deixo algumas fotos.

Esta é a Kali, antes de aparecerem os problemas todos:

Imagem

Também desejo muito que ela recupere e reaja como sempre reagiu aos tratamentos. É gatinha linda e ninguém quis porque bufava e mordia. Ficou um amor, adora o vet e sei que tudo, tudo está a ser feito por ela.

Um desenho da Chamarrita no meu braço, durante as vacinas do ano passado :twisted:
Imagem

Com o Blitzen:

Imagem

Chamarrita no túnel:

Imagem

primeira foto da peste:

Imagem
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

terça set 06, 2011 10:27 pm

Chamarrita, não se acanhe. Tudo se há-de arranjar. A vida está má para todos, mas com perseverança tudo se consegue. Venham lá esses meninos.
Senslyn
Membro
Registado: terça set 21, 2010 3:14 pm

quarta set 07, 2011 4:44 am

"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura." :D
Digo isto porque acho que um livro seu seria um bestseller mais famoso que aquela saga dos vampiritos que brilham e coisas assim. :P E isto sem esforço algum!
Estou a brincar, Chama. Espero que não leve a mal. ;) No entanto o meu marido já pensa que eu não bato com eles todos (mais do que o normal :P), porque estou eu muito bem sentada à frente do computador a ler qualquer coisa que ele não se dá ao luxo de saber o que é (os seus posts) e vê-me a rir que nem uma perdida e logo a seguir a chorar feita piégas.

Olho para ele, e vejo a D. Lara junto aos pés dele a olhar para mim e para ele com os olhos muito esbugalhados como quem diz: "o que é que aquela bebeu hj?!"

Mas numa coisa tenho de dar razão à "colega" Sarina, se não mesmo cobiçar ainda mais que ela: essa Chamarrita Pandeireta tem um sim senhor pandeiro! É linda! E só apetece dar miminho atrás de miminho! Especialmente a foto dela bebé, aninhada no capuz! Linda, linda, linda! Uma verdadeira rainha.

E tem razão, gatas com esse tipo de personalidade são as mais especiais. São inteligentissimas e nós meros aprendizes da sua sabedoria.

Continue a escrever assim, realmente é uma lufada de ar fresco, em relação à minha visão da humanidade. Não tinha grandes esperanças de existir gente assim tão verdadeira e autêntica, mas a Chama provou-me o contrário! Graças a ... aos felinos! Porque não :lol: ?
Zanys
Membro Júnior
Registado: terça set 21, 2010 4:40 pm

quarta set 07, 2011 8:37 am

Olá a todos ;D

Só venho aqui para prestar o meu agradecimento à Chamarrita... que é das pessoas com quem mais tenho aprendido, chorado a rir, e emocionado neste forum. 8)
Bem Haja pela sua devoção e empenho em cuidar desses gatos e cães que a escolhem...porque sabem que é um ser muito especial!

Obrigada pelos seus relatos de emoção e sabedoria de vida.

Bjinhos e turrinhas :P
Chamarrita
Membro Veterano

quarta set 07, 2011 10:57 am

Txiiiiii, olha pra mim... :oops: :oops:

Naquela foto, o Blitzen estava enfadado e mal disposto. A Chamarrita estava a tentar transmitir-lhe conforto, porque ele já estava muito doente. Foi o primeiro que faleceu com PIF, mas do mal, o menos: foi a anemia que o levou, e não sofreu. Dois dias antes de partir deixou de comer e eu cortei com os medicamentos e não o obriguei a mais nada, que ele já fugia de mim como quem vê o diabo. Não havia nada a fazer, para quê estar a torturá-lo? Deixei o médico a postos, para o caso de ser necessário ir a casa adormecê-lo, mas o Blitzen foi um valente e morreu ao meu colo, rodeado dos amigos, dia 3 de Janeiro de 2010. Agora é uma amendoeira. :)

Hoje já tive notícias da Kali, continua muito bem disposta, a comer bem e a situação não se alterou. Mantém a descoordenação e dificuldades em equilibrar-se, mas também só está medicada há 2 dias e para além disso ainda tem a otite. Mas estando a comer e animada, é o que interessa.

É possível que haja uma luzinha no caso do Gabriel, o veterinário tem falado com colegas e mencionaram a possibilidade de colangiohepatite, uma situação bastante rara em gatos e que ocorre especialmente em gatos mais velhos, mas como o Gabriel é meio ET, é de esperar. Há pouco vomitou, deve ter andado a comer ração dos outros durante a noite, mas entretanto já foi comer a dele com o apetite de sempre e já está lá fora à sombra, todo satisfeito. Logo mais já vai levar a sua pica semanal de infermun (no caso dele a cortisona é desaconselhada) e a velhota Biryani vai mostrar a boca, que deve haver ali dentes estragados. O check up geral vai ter de ficar para outra altura, senão acabo a arrumar carros no estacionamento da escola para pagar ao vet. :P
Responder

Voltar para “Gatos”