Olá a todos...
Como alguns sabem, tenho uma gatinha que está a entrar nos 4 meses de idade. Nestes últimos dias (talvez 3) tem revelado um comportamento impróprio dela, nunca antes feito e que já me começa a preocupar.
Então é o seguinte, antes a Katy para urinar quase que se sentava na areia para o fazer, ou seja, ficava mesmo com o "traseiro" baixo quase a tocar na areia. Nos últimos dias tem urinado um pouco levantada, como ela tem um tabuleiro como WC, fica tudo cheiro de xixi à volta dela (fora da caixa).
Não sei se terá haver com o tamanho do tabuleiro e ela está a ficar maior, que faz com que não tenha tanto espaço para se manobrar lá dentro (entretanto esta semana vou receber uma WC fechada e um pouco maior).
Quanto a cio, não me parece... Ainda só vai agora entrar nos 4 meses. Apesar de já ter lido casos na net de gatas com cio nesta idade, não creio, pois não tem nenhum dos sintomas (cauda de lado, etc).
Deverei ficar preocupado, ou não é nenhum problema de saúde mas sim comportamental e que a nova WC resolverá o problema?
Obrigado desde já pela vossa ajuda.
Gata com comportamento estranho
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Só se "agacham" muito quando existe alguma dificuldade de micção. Não sei até que ponto ela se agache ou até que ponto possa também, ao mesmo tempo, "agachar" a cabeça, ou não. Digo isto porque, um felino que agache muito a cabeça durante a micção é por, normalmente, dores. Não faço a mínima ideia de ser, ou não, o caso da sua gatinha.
Quanto à urina vir fora, parece-me ser mesmo pelo tamanho do tabuleiro.
Leo
Quanto à urina vir fora, parece-me ser mesmo pelo tamanho do tabuleiro.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Antes de mais, muito obrigado pela resposta leonildecarvalho.
Ela sempre urinou normalmente... Na posição parecida a uma cadela a urinar. O que tenho notado é que não se baixa tanto como antes, daí a urina sair "em repuxo" para fora do tabuleiro, pois o "traseiro" não está muito baixado. Pode ser dela estar a crescer e o tabuleiro já não ser suficiente para ela.
Quanto à posição da cabeça continua "levantada" como sempre, não aparenta ter qualquer sinal de dificuldade em urinar. No entanto vou ficar atento...
Se alguém já teve um problema parecido (salvo seja), que partilhe sff.
Obrigado
Ela sempre urinou normalmente... Na posição parecida a uma cadela a urinar. O que tenho notado é que não se baixa tanto como antes, daí a urina sair "em repuxo" para fora do tabuleiro, pois o "traseiro" não está muito baixado. Pode ser dela estar a crescer e o tabuleiro já não ser suficiente para ela.
Quanto à posição da cabeça continua "levantada" como sempre, não aparenta ter qualquer sinal de dificuldade em urinar. No entanto vou ficar atento...
Se alguém já teve um problema parecido (salvo seja), que partilhe sff.
Obrigado
Bem e a situação mantém-se
Já com a WC nova que é maior, fechada, etc, ela continua a urinar "levantada" e em vez de a urina sair "para baixo", sai na horizontal, molhando tudo de volta... Antes saía para fora do tabuleiro, agora urina as "paredes" toda da nova WC fechada.
Amanhã mesmo ligo para o vet para ver o que ele diz e provavelmente irei lá com a gatinha ver o que se passa

Já com a WC nova que é maior, fechada, etc, ela continua a urinar "levantada" e em vez de a urina sair "para baixo", sai na horizontal, molhando tudo de volta... Antes saía para fora do tabuleiro, agora urina as "paredes" toda da nova WC fechada.
Amanhã mesmo ligo para o vet para ver o que ele diz e provavelmente irei lá com a gatinha ver o que se passa

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
peço desculpa pela pergunta inconveniente... mas de certeza que é fêmea?
se bem que eu tenho uma fêmea esterilizada que "marca" como um macho, quando está a protestar. Mas não é muito normal fazerem isso no wc...

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
Mas essa de urinar as paredes da caixa..., suponho que no seu interior, sempre é melhor que urinar as paredes da casa, né?Toblito Escreveu:Bem e a situação mantém-se![]()

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Chamarrita é uma menina. Quando tinha semanas ainda andávamos com dúvidas, mas já se tem a certeza há algum tempo
Pois, também não acho nada normal, ela sempre urinou bem, agora dá-lhe para o fazer na "horizontal" 
leonildecarvalho exacto, é no seu interior, mas não deixa de ser mau devido à higiene, já para não falar que tenho constantemente que andar a lavar tudo.
Tenho tentado ligar para o vet mas até agora sem sucesso, vou continuar a tentar...
Obrigado às duas pela resposta

leonildecarvalho exacto, é no seu interior, mas não deixa de ser mau devido à higiene, já para não falar que tenho constantemente que andar a lavar tudo.
Tenho tentado ligar para o vet mas até agora sem sucesso, vou continuar a tentar...

-
- Membro Veterano
A higiene da caixa tem sempre que ser efectuada, urine paredes interiores, ou não! O facto dela urinar a que o jacto de urina não caía para o areão, não é defeito mas sim feitio...Toblito Escreveu:Chamarrita é uma menina. Quando tinha semanas ainda andávamos com dúvidas, mas já se tem a certeza há algum tempoPois, também não acho nada normal, ela sempre urinou bem, agora dá-lhe para o fazer na "horizontal"

A minha falecida Nina, urinava da mesma forma e desde que não viesse para fora da caixa, tudo bem, nunca me importei com o facto das paredes da dita estarem urinadas... até porque tinham e têm 3 caixas a uso. Se as outras não gostassem de talvez se poderem sujar nas paredes da caixa que a outra usava, era só fazerem numa das outras. Para mim, isso; o mesmo caso da sua gata, agora, nunca me causou nenhuma aflição.

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Claro que a higiene tem que ser sempre feita, acho que até a faço de mais 
Também começo a achar que é feitio que está a ganhar... Fico contente por saber que não é a única
Já falei com o vet e disse para eu ficar atento e tentar observá-la enquanto urina, para tentar perceber se sente, ou não, dor.
Obrigado leonildecarvalho

Também começo a achar que é feitio que está a ganhar... Fico contente por saber que não é a única

Já falei com o vet e disse para eu ficar atento e tentar observá-la enquanto urina, para tentar perceber se sente, ou não, dor.
Obrigado leonildecarvalho