Gato velhinho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

suuz
Membro Júnior
Registado: sexta jul 30, 2010 10:04 am

terça set 13, 2011 10:30 am

Bom dia. Este é o meu primeiro tópico aqui no fórum dos gatos mas queria estar atenta ao meu gatinho que já vai na 3ª idade =)

O meu gato tem 16 anos e nunca o achei com "aspecto de velho", se assim posso dizer. Mas neste ultimo ano, parece que noto mais que ele está mesmo velhinho. Tá magrinho (ele sempre foi um gatinho assim mais para o gordinho), noto que respira mais rápido (e parece que com mais "força"), e está ainda mais teimoso (eheh). Não sei se isto são os sintomas normais da velhice dos gatinhos por isso gostava de saber mais sobre o assunto, principalmente das vossas experiências com gatinhos idosos.
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

terça set 13, 2011 10:40 am

E o que diz o Veterinário do seu gatinho a esse respeito?
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça set 13, 2011 10:41 am

Sinceramente, não gostei nada da descrição de magreza associada com o respirar mais rapido. Se o gato fosse meu levava-o a uma consulta veterinária rapidamente. Os sintomas que descreve não são sintomas de velhice mas sim de doença.
Maria João
suuz
Membro Júnior

terça set 13, 2011 10:50 am

Ele nesta semana vai voltar ao veterinário. Os meus pais sempre foram responsáveis por isso, e nunca o levaram ao veterinário com muita frequência, a única altura que ele ia era quando iamos de férias para a casa do alentejo e como ele andava à solta pela rua e pelo quintal iamos sempre leva-lo ao veterinário.
Espero que ele não tenha nada de errado :s ele sempre foi um gato que nunca teve grandes problemas de saúde.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça set 13, 2011 10:56 am

Vá ao veterinário.
Ele pode estar com alguma doença que até esteja associada à idade dele e à velhice.

Neste período mais do que nunca é preciso estar atento aos sintomas do gatito que podem indicar uma doença.

Os sintomas da velhice costumam ser estes ( mas variam de gato para gato ):
- Dorme mais
- Os sentidos ( visão, olfacto, audição, ... ) ficam menos apurados
- Reduz a sua actividade e exercita-se menos
- Pode comer menos
- Pode perder os dentes
- Poderá apresentar fraquezas em vários orgãos

Estes são os principais sintomas, mas há mais. Por isso fique atenta.

Boa sorte para o seu gatinho.
suuz
Membro Júnior

terça set 13, 2011 11:00 am

Bem,ele a mim não me parece doente. Continua animado e a interagir connosco, continua a comer normalmente (claro que já não é tanto como quando era jovem). Mas eu quero estar mais atenta nesta fase porque pode ser mais complicada e é por isso que vou levá-lo ao vet. esta semana, porque não sou ninguém para dizer que ele não está doente, como é óbvio.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça set 13, 2011 11:12 am

Boa atitude :wink:
suuz
Membro Júnior

terça set 13, 2011 11:13 am

Quando tiver novidades do vet, venho aqui informar :D
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça set 13, 2011 12:24 pm

eu tenho uma gata de 16 anos e sempre foi saudável. no entanto, tb. está magrinha e come desalmadamente. é a que come mais. pensou-se que tinha hiper tiroidismo, mas não tem. ou não tinha há uns 3 meses atrás. terá que repetir as análises assim que eu puder. de qualquer forma, tem problemas relacionados com a idade, nomeadamente o início de insuficiência renal. mesmo que estivesse muito bem, há que ter outros cuidados, como a alimentação. deveria estar a comer uma boa ração senior. como tem i.r. come a renal. ou antes, prefere a urinary do isaias. como está tão velhinha e um pouco senil, prefiro isso a que não coma nada. o vet não se opõe.
dricaas
Membro Veterano
Registado: terça ago 02, 2011 1:05 pm

terça set 13, 2011 12:35 pm

Olá! Tem razão nós não somos "ninguém" para dizermos se o seu miau está doente ou velhito, mas no caso de estar velhinho fica aqui um artigo que está na Arca de Noé que penso que já deve ter visto aqui fica o link:
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=349

Nunca tive um gato assim, este é o meu 1º gato e tem 4 meses. Portanto, espero que não seja nada de grave! Boa Sorte!!
suuz
Membro Júnior

quarta set 14, 2011 7:17 pm

Por acaso ainda não tinha visto esse artigo.
Espero que o meu gatinho viva muito mais tempo. Amanhã é a consulta dele no vet, vamos lá ver como corre. O meu gato odeio o vet, quando era mais jovem os veterinários não conseguiram agarrar nele, foram precisas 3 pessoas para agarrar nele, e todas com luvas :P O meu gatinho sempre teve uma pontinha de mauzinho, tem uma personalidade forte (como todos os gatinhos) mas é um querido :D
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

quinta set 15, 2011 9:22 am

Nas colónias que alimento também tenho gatos velhotes. Mostram-se muito inteligentes e experientes por já viverem na rua há tantos anos. São também muito cautelosos, mas ao mesmo tempo, conseguem reconhecer muito mais rapidamente quem lhes quer bem e retribuir esse reconhecimento com um gesto de afecto, como por exemplo, darem uma cabeçadinha na mão de quem os alimenta.

Este é cego de um olho e tem uma orelha partida, é mau para os outros gatos da colónia e muito desconfiado com as pessoas:

Imagem

Este tem um filho exactamente igual a ele e andam sempre juntos, é muito calmo e só quer sopas e descanso:

Imagem

Este é o rei da colónia, todos os outros gatos seguem-no para todo o lado e ele é o primeiro a interagir com pessoas, para ver se vêm com boas ou más intenções:

Imagem
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta set 15, 2011 12:06 pm

e como conseguem manter estes gatos em boas condições de saúde?
suuz
Membro Júnior

quinta set 15, 2011 6:46 pm

Ora bem, já voltamos da consulta. Segundo o vet está tudo bem com ele, teve de levar vacinas em atraso e foi desparasitado. Mas está tudo ok, ele diz que o facto de ter ficado mais magrinho é porque agora come menos (o que é normal, porque a actividade dele também diminuiu). E como a actividade diminuiu perdeu massa muscular e então parece mais magrinho. Ah! E também levou um cortezinho nas unhas, proque ele agora anda preguiçoso para tratar delas :P
anja-azul
Membro Veterano

quinta set 15, 2011 7:08 pm

vacinar um animal com 16 anos? para quê? e fez análises? em lugar da vacina, era importante ter feito análises ao fígado, rins e diabetes.
Responder

Voltar para “Gatos”