bebe em muito mau estado ajuda

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça set 20, 2011 5:47 pm

encontraram hoje um bebe com os olhitos abertos, que acabou por me vir ter às mãos, está em muito mau estado e preciso de concelhos para tentar mante-lo vivo.

está muito desidratado, tem ovos de mosca em varias zonas do corpinho e uma pequena ferida na barriga. mal se mexe, aliás só reagiu quando lhe dei leite ( especial para gatos bebes). levei-o a um vet, mas foi o mesmo que nada a criatura nem via que o animal tinha ovos de mosca :evil: . Não tenho como o levar a outro vet até amanha de manhã, e não sei muito bem o que posso fazer mais para o ajudar.

está numa caixinha com uma manta termica e uma garrafa de agua morna para o ajudar a manter a temperatura, está apatico e não sei se é porque esta de barriguinha cheia e num local quentinho e confortável, se é mesmo a desfalecer.

meu deus... que situação horrivel de impotencia e frustação. há mais alguma coisa que possa fazer?
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

terça set 20, 2011 6:00 pm

O vet não disse nada?
VNessie
Membro Júnior
Registado: domingo set 04, 2011 2:10 am

terça set 20, 2011 6:02 pm

Olá, a única coisa que pode fazer é ver se tem algum Vet aberto pra urgências!

Quanto à alimentação, vá lhe dando de 2 em 2 horas o leitinho de gato, e continue manté-lo quentinho e aconchegado.

Quanto à ferida, se tiver Soro fisiológico, embeba num pouco de algodão e passe lá. Não esfregue, apenas dê pequenos toques. quantos aos ovinhos de mosca..bem isso n sei mesmo! mas talvês se embeber um pouco de algodão em àlcool e passar ao de leve no pelo funcione.

E continue, não desista do peqerrucho :)
tarasofia
Membro Veterano

terça set 20, 2011 6:17 pm

aqui não há urgencias para humanos, quanto mais para animais... como disse ja o levei a um vet, que não passa de uma cavalgadura, e sim disse que com leite o gato ficava bom, mas lá es5tá ele nem unhas de cão serve para cortar... nem viu os ovos de moscas, e desidratação passou-lhe ao lado... ele há vets e vets... e este de vet só tem o canudo.

só amanha poderá ser visto por um vet de pequenos animais, se o sr clone tiver algo de util a acrescentar tudo bem, de resto dispenso observações do genero da sua.

optei por agora não o limpar dos ovos de mosca, porque são recentes e não eclodirão para já, não quero estar a manipular uma animal em sofrimento mais que o necessário. se ele der condições mais tarde, quando o voltar a alimentar e lhe manssajar a barriguinha limpo-o um pouco, com o soro, obrigado nessie pela intervenção positiva.
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
VNessie
Membro Júnior

terça set 20, 2011 6:58 pm

De nada, tamos aqui e para isso.

Agora limpe essa ferida mesmo com Soro Fisiológico, não ponha Betadines nem nada. Ao contrário do que muito boa gente pensa, o Betadine não desinfecta feridas, apenas pele integra.

As melhoras do peqerruxito.. :)
gabri17
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:59 am
Gatos- Micas, Tarzá,Zaka, Bola, Teca

terça set 20, 2011 7:17 pm

Talvez consiga tirar os ovos de mosca com uma pinça mas com muito cuidado
Alimente-o bem e mantenha-o quentinho e tente leva-lo a outro vet

entretanto boa sorte com o pequenino espero que corra tudo bem com ele muita força :)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça set 20, 2011 9:46 pm

Estive a ler, mais que uma vez, com a máxima atenção, para não responder asneira...

Essa lesão tem que ser desinfectada o mais rapidamente possível e não é o soro que a desinfectará. É mesmo lavar a lesão com bastante soro e de seguida passar a betadine. Tente retirar qualquer tecido morto que haja, com uma gaze esterilizada embebida em betadine.

Sem ser observado e tratado por um Vet, competente, não creio que esse gatinho se safe... :(
Mantenha-o o mais quentinho possível, não deixe a temperatura descer. Estimule-o para as necessidades... e leitinho de substituição de 2 em 2 horas.

Após verificar que ele está a reagir melhor, é logo tentar limpá-lo (retirar os ovos de mosca) com uma gaze embebida em alcoól, passando ao contrário da pelagem, de seguida, passar um pano limpo e enxuto, pré-aquecido, também ao contrário da pelagem. Depois, passe uma escova suave (preferencialmente as de para bebé humano), também ao contrário da pelagem e por fim após a limpar (à escova) e verificar que está isenta de sujidades (ovos de mosca e afins), passe então na direcção da pelagem para ficar penteado. Amanhã, reviste novamente se existem mais ovos... e caso ainda os haja, telefone a um Vet para que a informe de algo melhor...

Boa sorte e desejos de que o bichaninho se safe. Que idade pensa ele ter?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VNessie
Membro Júnior

terça set 20, 2011 9:56 pm

Leonilde, peço desculpa por estar a contrariar, mas reforço mais uma vez, o soro fisiológico não desinfecta, é uma realidade, mas tar a colocar betadine é o mesmo que fazer 0. Volto a dizer que o betadine é um desinfectante para apenas pele integra, ou seja, isenta de feridas.

E falo por ter conhecimentos técnicos e teóricos, não de boca cheia.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta set 21, 2011 7:49 am

VNessie Escreveu:Leonilde, peço desculpa por estar a contrariar, mas reforço mais uma vez, o soro fisiológico não desinfecta, é uma realidade, mas tar a colocar betadine é o mesmo que fazer 0. Volto a dizer que o betadine é um desinfectante para apenas pele integra, ou seja, isenta de feridas.

E falo por ter conhecimentos técnicos e teóricos, não de boca cheia.

Só tem razão em que não desinfecta, como um desinfectante, mas funciona como um leve anti-séptico. Não é bem um 0 e como só mesmo um Vet deve recomendar os procedimentos adequados e seguintes, limitei-me a aconselhar o viável e simples em regime urgente de primeiros socorros... até o animal poder, ou não, sobreviver o suficiente (horas, talvez) para ser levado até um Vet :wink:
Quanto ao que citei a bold, podia responder-lhe mas para isso estaria evidenciar-me... 8)

Leo

PS- Edito para colocar "(horas, talvez)" depois de: "até ser levado a um Vet", para que não dê a ideia errada do que eu quis transmitir que será: "até ser levado a um Vet (horas, talvez)" .
Última edição por leonildecarvalho em quarta set 21, 2011 8:33 am, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tarasofia
Membro Veterano

quarta set 21, 2011 7:49 am

sobrevivemos à noite. é uma vitória, sinceramente não pensei que ele resistisse.

não faço ideia da idade, mas dá para ver que abriu os olhas há pouquinho tempo, logo a vet dirá melhor.

ao longo das vezes que o alimentei fui estimulando as necessidades, mas até agora ainda não fez nada, e isso preocupa-me. também tenho ido gradualmente limpando os ovos de mosca, o que ja me deu direito a uma dentadinha :). durante a noite pareceu-me melhorar e ficar mais vivaço, e começou mesmo a olhar para os meus gatos com interesse, noentanto mantenho muitas reservas à sua condição...
a ferida preocupa-me...principalmente por causa dos ovos de mosca e da possibilidade de infectar.
espero que vingue... é tão frustrante
bem vamos ao vet...
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta set 21, 2011 7:55 am

tarasofia Escreveu:sobrevivemos à noite. é uma vitória, sinceramente não pensei que ele resistisse.

não faço ideia da idade, mas dá para ver que abriu os olhas há pouquinho tempo, logo a vet dirá melhor.

ao longo das vezes que o alimentei fui estimulando as necessidades, mas até agora ainda não fez nada, e isso preocupa-me. também tenho ido gradualmente limpando os ovos de mosca, o que ja me deu direito a uma dentadinha :). durante a noite pareceu-me melhorar e ficar mais vivaço, e começou mesmo a olhar para os meus gatos com interesse, noentanto mantenho muitas reservas à sua condição...
a ferida preocupa-me...principalmente por causa dos ovos de mosca e da possibilidade de infectar.
espero que vingue... é tão frustrante
bem vamos ao vet...
Que boooooooooooooooooom. Já é muito bom sinal :D Se estava desidratado, é normal que o organismo tenha absorvido todo o alimento e daí não ter defecado :wink: É muito recorrente acontecer em bebés desidratados :wink: Não se aflija, por enquanto. Aguardo notícias e espero que sejam boas :wink:
Um bem haja para si, com esse coração doce... :D

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tarasofia
Membro Veterano

quarta set 21, 2011 12:00 pm

Não é nada animador...
a ferida esta infectada, vai fazer antibiótico injectavel de 24 em 24h, é muito preocupante, pois se for até ao abdomen não há esperança no estado debilitado em que o bichinho se encontra.levou um pouco de soro para ajudar a rehidratar. mais umas gotas para a conjuntivite. O resto terá de ser o pequenote a fazer... espero que tenha vontade de viver.
No meio de tantas más noticias nem perguntei que idade deverá ter, nem o genero... melhor assim, para já não terá nome, o que me dá uma falsa sensaçao de distância afectiva ao pequeno.

Parece mais mole do que esteve durante a madrugada, mas francamente melhor do que estava nas primeiras horas que o tive comigo, já demonstra claramente que nao gosta que eu limpe o pelo para tirar os ovos de mosca, mas ja falta retirar pouco, e espero concluir essa tarefa nas duas proximas alimentaçoes. Entretanto já fez um xixi... encontrei uma mancha molhada no fundo da caixa de cartão onde o coloco com as mantinhas e a garrafa de água morna. pelo menos algo de positivo.

espero que o antibiótico faça efeito rápido e isso se reflita na condição geral do´gatinho...eu quero que ele viva
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta set 21, 2011 12:07 pm

Diz bem, tarasofia, «falsa sensação». Eu, uma vez, pus números em vez de nomes a uma ninhada que tive para adopção. Foi o mesmo que nada, custou-me exactamente a mesma coisa quando eles foram para os seus novos donos.

Desejo muito que esse pequenino consiga sobreviver, e bem haja por estar a dar-lhe todas as armas possíveis para isso.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
tarasofia
Membro Veterano

quarta set 21, 2011 4:17 pm

encontrei isto:

Imagem

e isto

Imagem

no site doa animais de rua (http://www.animaisderua.org/informacoes/cuidar_gatinhos)

De acordo com o quadro de desenvolvimento diria que este gatinho tem mais de 3 semanas e meia, pois ja segue objectos pelo som e pelo movimento, já se levante para mudar de posiçao, ronrona e aprecia caricias debaixo do queixo.
Reparei também que ele não demonstra muito vontade de beber o leite com a alimentaçao de 2 em 2 horas, bebe entre 5 e 7ml por refeiçao. será que posso aumentar o espaço entre refeições? de acordo com o quadro ele deveria comer 3 vezes ao dia o que me parece claramente pouco, mas talves 6 vezes fosse o suficiente para o manter alimentado e ao mesmo tempo permitir que ja demonstrasse mais vontade em beber o leite.

agora ao ver esta tabela de desenvolvemento é que me apercebo realmente do estado débil do gatinho... hoje pesou 300gr...

bem o que acham acerca do numero de refeiçoes?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta set 21, 2011 4:46 pm

tarasofia, quando muito, eu espaçava as refeições para de 3 em 3 horas, mas não mais do que isso. Ele pode ter as tais três semanas, mas está com peso de muito menos, precisa, na minha opinião, de ser alimentado amiúde, embora não beba a quantidade toda. Ainda por cima estando a combater uma infecção...
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Responder

Voltar para “Gatos”