Desde a minha última dúvida acerca das viagens com um gato, que já arranjei o meu acompanhante. Agora estou é com um problema, ele parece ter uma panca enorme por cantos. Passo a explicar:
Ontem à noite o bicho andava a rondar um dos cantos da sala, como eu tenho por lá uns cabos que não posso esconder, fiquei à coca para ver se ele andava a roê-los, só que reparei que ele estava era a posicionar-se para urinar. Assim que pude mandei-lhe uma borrifadela de água e fui tentar perceber o que ele queria. Foi para o corredor e ainda rondou mais outros dois cantos, sempre a arranhar o chão e a posicionar-se (andava eu de borrifador na mão não fosse ele tramar alguma) mas antes de fazer o quer que seja correu para a caixa da areia e lá se aviou. Pensei que o assunto tivesse ficado esquecido.
Hoje, enquanto brincava com ele, vejo-o a rondar muito os cantos da porta da minha varanda. Ia arranhando aqui e ali, e entretanto posiciona-se outra vez e começa a urinar. Lá levou mais uma borrifadela. Entretanto lavei o chão com um detergente de limão e andei a passar vinagre nalguns cantos.
Estou um pouco intrigada porque nunca vi poças de urina nenhuma vez, só me cheirou uma vez mas não vi nada e suspeito que na primeira noite ele tenha feito num canto do meu quarto (só suspeito porque tenho o chão manchado, não se via poça nem cheirava e não tenho luz negra que é sugerida num artigo). Para além de que ele sabe usar a caixa e sabe onde ela está.
Há alguma coisa que explique este comportamento? É que eu tenho receio que ele ganhe este hábito. :/
P.S. Já agora, o mesmo artigo que fala do vinagre fala num neutralizador de cheiros próprio para urina de gato. Desconhecia tal coisa, onde poderei encontrar?
Tara por cantos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm
Olá AnnieLee!
Que idade tem o seu bichinho? É castrado/esterilizado?
Normalmente os gatos quando não o são, começam a marcar território em todo o lado, penso que é quase inevitável (a não ser que sejam castrados).
É uma operação simples e sem grande risco, costuma rondar os 60 euros num veterinário. Acho que aos 6 meses já o pode fazer (pelo menos foi o que minha vet me disse, estou à espera que os meus pirralhos completem os 6 meses para o fazer).
É bom fazê-lo quanto antes para que o gato não crie o hábito.
Que idade tem o seu bichinho? É castrado/esterilizado?
Normalmente os gatos quando não o são, começam a marcar território em todo o lado, penso que é quase inevitável (a não ser que sejam castrados).
É uma operação simples e sem grande risco, costuma rondar os 60 euros num veterinário. Acho que aos 6 meses já o pode fazer (pelo menos foi o que minha vet me disse, estou à espera que os meus pirralhos completem os 6 meses para o fazer).
É bom fazê-lo quanto antes para que o gato não crie o hábito.
É ainda um pirralho, tem 6/7 semanas. Ainda tenho que esperar algum tempo para que possa ser esterilizado. Eu pensei é que a questão de marcação de território não se manifestasse tão cedo, para além de que ele urina "normalmente".
Obrigado pela dica da Amazon

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm
Ah, então ainda é muito cedo!AnnieLee Escreveu:É ainda um pirralho, tem 6/7 semanas. Ainda tenho que esperar algum tempo para que possa ser esterilizado. Eu pensei é que a questão de marcação de território não se manifestasse tão cedo, para além de que ele urina "normalmente".

Na altura até comentei isso aqui no fórum e falaram da possibilidade de ser infecção urinária. Por acaso até não era, mas não digo que no seu caso não seja provável.
Outra questão, não há mais gatos a circundarem a sua casa? Mudanças drásticas etc? Os meus uma vez fizeram xixi na cama quando trouxe um gatito para casa e eles nem sequer entraram em contacto.
Bem, mas concerteza que alguém mais entendido aqui no fórum lhe vai responder mais detalhadamente ao problema!
Realmente é muito chato andar sempre a limpar urina.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Não é ainda marcação de território, ele é ainda bébé, mas aconselho-o a agir agora, se ele se habitua a fazer isso vai ter aí um caso bicudoAnnieLee Escreveu:É ainda um pirralho, tem 6/7 semanas. Ainda tenho que esperar algum tempo para que possa ser esterilizado. Eu pensei é que a questão de marcação de território não se manifestasse tão cedo, para além de que ele urina "normalmente".

Sónia
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Passe um algodão na urina, pegue no algodão e no gato e coloque-os na caixa... ele irá cheirar o algodão e associar...E, de cada vez que limpar a caixa dele, mesmo quando muda TODA a areia..., ponha, por cima da limpa, um pouco de areia contendo urina dele.
Caso não resulte, leve o gatinho ao Vet. Já agora, que ração lhe está a dar?
Nunca coloque a ração ou qualquer outro alimento ou a água, perto da caixa W.C.
Boa sorte,
Leo

Caso não resulte, leve o gatinho ao Vet. Já agora, que ração lhe está a dar?
Nunca coloque a ração ou qualquer outro alimento ou a água, perto da caixa W.C.
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Se isto se voltar a repetir, vou tentar essa estratégia.leonildecarvalho Escreveu:Passe um algodão na urina, pegue no algodão e no gato e coloque-os na caixa... ele irá cheirar o algodão e associar...E, de cada vez que limpar a caixa dele, mesmo quando muda TODA a areia..., ponha, por cima da limpa, um pouco de areia contendo urina dele.![]()
Quanto à ração, a senhora que mo deu dava-lhe Royal Canin Weaning, cá para casa comprei Purina One Junior e estou a misturar à Weaning. A areia está numa marquise da cozinha e a ração e água estão na cozinha propriamente dita, penso que estão a uma distância razoável.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
AnnieLee, como o gatinho ainda é bebé, é provável que não consiga chegar sempre a tempo à marquise. Pelo menos durante mais um mesinho, recomendo que coloque mais duas ou 3 caixas de areia pela casa, ou nas divisões que ele frequenta mais, porque os bebés não conseguem reter a urina tanto tempo como os adultos, além de se distraírem facilmente e só se lembrarem de ir ao areão "nas últimas"... havendo cantos, cobertas, etc (depende da "pancada" de cada um), vai ao lugar que lhe parece mais conveniente. Faz bem em borrifar e mostrar-lhe onde deve fazer, mas tente as tais liteiras extra por uns tempos.
Quanto ao cheiro, não precisa de comprar produtos específicos, o vinagre não só é um bom antiseptico e agente de limpeza, como retira o cheiro e funciona como repelente. Pode aproveitar o algodão
e embeber uma bolinha em vinagre, colocando-o nos cantos mais convidativos à asneira. Cascas de laranja ou outro citrino também funcionam - se cortar uma laranja e retirar cuidadosamente os gomos, conservando a casca na sua forma, pode usá-la como castiçal original para velas "tealight", tem efeito decorativo e o calor da vela liberta o aroma. 
Quanto ao cheiro, não precisa de comprar produtos específicos, o vinagre não só é um bom antiseptico e agente de limpeza, como retira o cheiro e funciona como repelente. Pode aproveitar o algodão

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Obrigado pelas respostas!
Depois de pensar um pouco suspeitei que o problema do piolhito fosse a máquina de lavar a roupa. Mas hoje vi-o a ir para a caixa mesmo com a máquina a lavar, só se o problema for só com a centrifugação mais forte.
A resposta da Chamarrita parece-me fazer sentido, ainda agora andava a reparar nele e lembrei-me que ele não ia à caixa há algum tempo, então tentei que me seguisse até lá. À primeira não ligou nenhuma à caixa, tentei uma segunda vez e lá tratou das necessidades.
Mais uma vez, muito obrigado pelas respostas! Vou andar atenta e, na via das dúvidas, vou tentar ligar a máquina só quando ele estiver a dormir. Em princípio vou levá-lo amanhã (no máximo Quarta) ao veterinário e esclareço umas dúvidas.
Depois de pensar um pouco suspeitei que o problema do piolhito fosse a máquina de lavar a roupa. Mas hoje vi-o a ir para a caixa mesmo com a máquina a lavar, só se o problema for só com a centrifugação mais forte.
A resposta da Chamarrita parece-me fazer sentido, ainda agora andava a reparar nele e lembrei-me que ele não ia à caixa há algum tempo, então tentei que me seguisse até lá. À primeira não ligou nenhuma à caixa, tentei uma segunda vez e lá tratou das necessidades.
Mais uma vez, muito obrigado pelas respostas! Vou andar atenta e, na via das dúvidas, vou tentar ligar a máquina só quando ele estiver a dormir. Em princípio vou levá-lo amanhã (no máximo Quarta) ao veterinário e esclareço umas dúvidas.