Agressividade depois de vir do Vet

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
tmarques
Membro Júnior
Registado: quinta mai 15, 2003 7:43 pm

terça out 04, 2011 1:04 pm

Já passaram muitos anos, desde que estive neste forum, mas hoje venho desabafar com vocês e pedir algumas dicas.

Tenho o Pompeu já com 13 anos (Europeu Comum) e a Cafifa (Europeu Comum Tartaruga :) ) com 8 anos, à 7 anos atrás a Cafifa foi lá para casa e com poucos arrufos passado 2 dias estavam a entender-se lindamente, até ontem :(
O que aconteceu de diferente, tive que levar o Pompeu ao Vet, pq suspeitava que teria alguma doença, felizmente estava tudo normal, mas como sempre foi um gato péssimo para ser tratado, teve que ser sedado, quando chegou a casa, estava todo atordoado, reacção da Cafifa? a pior.
Ela por natureza sempre foi muito assustada, medrosa, nem sabe levar festas :), uma tola, quando viu o Pompeu, ficou excessivamente agressiva, a bufar, a rosnar, parecia uma pedra e quando ele se aproximou, porque acho que não entendeu o que se passau, ela investio nele e atacou :( . Tive que os separar, hoje ela ficou numa divisão e ele noutra, pq tenho medo que quando chegue a casa tenha um quadro de desgraça.
Agora não sei bem o que fazer, nunca vi a Cafifa assim, nem esperava que passado tantos anos isso acontecesse.
Gostava de saber as vossas opiniões e se já tiveram episódios idênticos, e o que fizeram, é que honestamente até me apetece chorar ao ver esta agressividade com o velhinho dela.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça out 04, 2011 2:23 pm

Quando um gato regressa do veterinário vem com cheiros diferentes e por isso os outros que ficam em casa estranham. É frequente a reacção que a Califa teve com o Pompeu mas tudo vai voltar ao normal.

Fez bem para ficar mais tranquila ter deixado os gatinhos separados mas quando chegar junte-os, vai ver que eles vão voltar a interagir como antes, pois o Pompeu vai voltar a ter o cheiro que ela conhece. Mesmo que no início ela ainda dê algumas bufadelas deixe-os ficar juntos, separar só se houver agressividade e não estiver por perto para controlar.
Já tem acontecido com alguns dos meus gatos, umas bufadelas e alguns amuos mas passadas umas horas está tudo bem. Só tenho separado em situações em que algum dos gatos foi submetido a cirurgia e por isso necessita de maior tranquilidade.
Nas situações de idas normais ao Vet. memo que para tratamentos, deixo que eles se entendam, estando sempre atenta a que não saia nenhum magoado.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça out 04, 2011 2:36 pm

O meu gato odeia vets e cheiro a vets :roll: e cá em casa também se passou a mesma coisa quando a gata foi ao vet, bufadelas, patatas, mas é por pouco tempo.
O que eu faço e limpar um e outro com toalhitas para bébé que eles adoram :twisted: e pronto ficam logo com o mesmo cheiro e claro, tão danados que em vez de brigaram ficam a lavar-se furiosamente 8)
Sónia
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça out 04, 2011 3:16 pm

O mesmo acontece cá em casa, o Jimmy tb bufa a Suri quando ela vai ao vet. Das ultimas vezes resolvi levar-los juntos mesmo que ele não precise da consulta nem que seja só para ser pesado, mas o sacana agora bufa-lhe até no carro a caminho do vet, durante a consulta e depois.... Mas passado 1h ou 2h a coisa passa e ficam amiguinhos outra vez.
tmarques
Membro Júnior

quarta out 05, 2011 10:29 am

Desde já agradeço as vossas respostas, utilizei um bocadinho de cada :)
Ontem quando cheguei, como a Cafifa ficou separada dele durante o meu dia de trabalho, separei o Pompeu e deixei a gata andar pela casa, aproveitei e fui limpar o Pompeu com umas toalhitas, de seguida fui fazer o mesmo à Cafifa e juntei os dois. Bem a coisa não correu muito mal e andaram por ali a Cafifa a bufar e o Pompeu a ignorar. o que eu acho estranho é que com o passar das horas chegaram a estar muito perto um do outro, ela sempre que podia cheirava-o e tudo parecia melhorar, no entanto dáva-lhe um ataque ia para debaixo da mesa e ficava ali a olhar, a bufar, a rosnar, a gritar como uma louca :o
Durante a noite, tudo calmo e às 6h da manhã lá começou a gritaria dela, o Pompeu estava aos pés da minha cama e ela no chão completamente gasosa, chamei-a e ficaram a menos 1 metro de distância, sempre a dar festas aos dois ela tentou dar-lhe uma roçadela, mas ele afastou-a e acabaram por ficar ali a dormir um em cada ponta.
Antes de sair de casa a conversa dela é a mesma "miu miu miu bfuuu" :o sempre que o gato passa por ela, arrisquei deixá-los soltos, vamos lá ver o que me espera, pq a reacção dela é de uma grande insegurança, mas só por momentos, não entendo :cry:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta out 05, 2011 1:27 pm

É normal que, de cada vez que um venha do Vet, o outro rejeite :wink: Passado algum tempo, tudo regressa ao normal.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tmarques
Membro Júnior

quarta out 05, 2011 3:35 pm

Obrigado Leonilde, espero mesmo que volte ao normal, sempre pensei que fosse umas horas, mas afinal pode ser dias :? Bem... tendo em conta que a Cafifa continua medrosa mesmo passado 8 anos, tb deve ser normal o tempo que demora agora nesta situação. Só espero é que esteja tudo bem com eles quando chegar a casa :(
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 8:42 pm

Vá com calma. Regressarão ao normal :wink: Pode levar algum tempo mas se, se toleravam antes, tolerarão novamente :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

quarta out 05, 2011 10:39 pm

OLá boa noite :)

Eu por norma e para evitar "discussoes" entre as minhas meninas, quando a Sasha vai ao vet a Blue acompanha-a por solidariedade e vice versa ;)

Existe sempre aquela preocupação do "ai e tal" levar ao vet sem ser necessário e se apanha alguma coisa la? E quando vamos dar as vacinas? elas vão saudáveis!

Mas por acaso comentei este facto com o vet e ele foi solidário com a minha atitude de levar sempre as duas (assim nenhuma se fica a rir da outra :twisted: ) e como não andam lá pelo chão e estão com vacinação em dia, o risco de contrair algo lá é mínimo.
tmarques
Membro Júnior

quinta out 06, 2011 9:27 am

Olá a todos, tudo voltou ao normal :D :D
Ontem quando cheguei a casa, ía com o coração nas mãos, não sabia o que me esperava, ao abrir a porta tive como de costume o meu Pompeu à espera e a Cafifa veio logo de seguida. Surpresas tinha duas, 2 cócós de presentes, no wall e no corredor :roll:, nada de tufos pelo chão (significa que não ouve luta) e os dois sem vestigios de lesões.
Como a cafifa quase que não tinha comido com os nervos, e pelo tamanho das merendas, leva-me a pensar que foi ela. O que acho que aconteceu na minha ausência, o Sr Pompeu deve ter feito de segurança na porta da casa de banho, como quem diz "estás aflita tens que passar por mim, ou então fazes aí" :D , não ouve bufos da parte dela e tudo normalizou :D :D
Obrigada a quem me confortou e obrigada por me ouvirem, só quem tem amigos de 4 patas é que sabe o que se sofre!

Teresa Marques
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta out 06, 2011 9:30 pm

Eu não disse...?! :wink: :D

Gatos felizes, donos satisfeitos :D

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quinta out 06, 2011 11:22 pm

tmarques Escreveu: o Sr Pompeu deve ter feito de segurança na porta da casa de banho, como quem diz "estás aflita tens que passar por mim, ou então fazes aí"
Teresa Marques
Para prevenir situações destas, porque não põe outra liteira com areia noutro sítio para não haver stresses para os dois gatuchos? Até para que estes tenham uma melhor qualidade de vida e para prevenir problemas de saúde vindouros, que possam advir desta situação. Este conselho li-o num livro sobre gatos, escrito por uma conselheira comportamental inglesa.

É apenas um conselho válido para todos os donos de gatos. A situação ideal, para essa conselheira era haver 1 para cada gato + 1. Em minha casa, tenho dois para 3 gatas, e até ver não tem havido problemas. Acho que com um pouco de bom senso tudo se resolve, e escusamos de colocar uma liteira em cada canto. Se é que me faço entender. :wink:
tmarques
Membro Júnior

sexta out 07, 2011 10:09 am

Obrigada ambv pelo conselho, de qq forma esta situação foi isolada, eles já estão juntos à vários anos e o caixotinho tem sido o mesmo para os dois sem qq problema. Este contratempo tinha uma causa e por sua vez a consequência :) mas já está a familia toda feliz :D

Beijos
Teresa Marques
Responder

Voltar para “Gatos”