de quanto em quanto tempo uma gata pode ficar prenha?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
carolinas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2011 11:09 pm

terça out 04, 2011 8:19 pm

Olá,

Tenho uma dúvida, tenho uma gata no meu bairro que há cerca de 2 meses e tal teve os seus filhotes, agora já começaram os pequenotes a andar atrás dela (são 4) mas raramente são vistos e quando são é só porque estão atrás da mãe que os chama. Mas a gatita já está novamente prenha, a barriga já está de tamanho médio e bicuda dos lados. é possivel engravidar ainda dando de mamar aos filhotes?!
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça out 04, 2011 9:23 pm

As gatas engravidam muitas vezes porque como os felinos tem muita mortalidade infantil, é uma forma de garantir a sobrevivência da espécie.

Basta ver que enquanto não fica grávida, o cio vai aparecendo para dar oportunidade a que a gata esteja receptiva várias vezes e garantir assim que numa dessas vezes haja uma gravidez.
Por isso é tão importante esterilizar os animais.
carolinas
Membro Veterano

terça out 04, 2011 9:57 pm

obrigada Moslie. Parte me o coração vê-las tantas vezes grávidas. E tantos gatinhos que tão depressa aparecem como desaparecem (morrem). Ando tãooooo mal de dinheiro não sei o que hei-de fazer. A associação daqui de Viana nunca me responde aos meus pedidos.... enfim.

:cry:
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

terça out 04, 2011 10:02 pm

Olá Carolinas ;)

Aqui na minha zona temos uma gatita com o mesmo problema, mal tem uns, fica logo prenha de outros...Actualmente tem uma ninhada com cerca de 1 mes e outros com cerca de 4 meses que abandonou muito cedo.

A solução era a esterilizar a gata, o problema é que ela nem se deixa agarrar nem permite que nos aproximemos!

Agora a ninhada mais velha que é 1 macho e 3 fêmeas, não tarda começa a reproduzir-se :? já para não falar da outra ninhada que nem sei quantos são, mas a avaliar pelo barrigão que tinha, devem ser uns quantos!

A minha ideia era esterilizar as bebés, mas não posso acartar com as despesas sozinha e nem tenho condições (pois tenho 2 gatas e 1 cadela) para albergar temporariamente as gatinhas até recuperarem das cirurgias..
Vou falando com alguns vizinhos a ver se se resolvia a situação, um pouco a cada um não custava nada, só que infelizmente as pessoas falam falam que fazem e acontecem e depois na hora H é só ver tudo a descartar-se..

Enfim!
carolinas
Membro Veterano

terça out 04, 2011 10:48 pm

pois é Ana, aqui é igual. Ninguém se junta nem quer ajudar, aliás só fazem é mal aos gatitos. A recuperação de gatas de rua será no máximo/mínimo de 3 dias e há veterinários que até nem se importam de ficar com a gata esse tempo e não cobram mais dinheiro pela estadia. Na minha cidade, Viana, o custo de esterilização de uma gata são 50 euros e há muitos gatos de rua a precisarem dessa intervenção e 50 euros por cada é muito!!! Mas quem se preocupa e gosta de animais fica maluquinho de todo com esta situação... é um desespero querermos ajudar mas não termos como! :(
AnaNuno
Membro Veterano
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

terça out 04, 2011 10:57 pm

POis aqui a esterilização das gatas de rua anda pelo mesmo preço, o problema é que não é só uma....são muitas e a vida está tão dificil, que já nao nos podemos virar para lado nenhum..

Olha eu vou alimentando eles com ração, comprei uma boa no Forum, Libra da Afinnity, um saco de 3kg por 10€, ao menos paparoca aos bebés vou dando em condições...é triste... :(
orlmro
Membro
Registado: quarta dez 30, 2009 10:47 am

terça out 04, 2011 11:39 pm

Prenha... detesto essa palavra
AnaNuno
Membro Veterano

terça out 04, 2011 11:46 pm

orlmro Escreveu:Prenha... detesto essa palavra
POis.. não é bonita mas é o termo correcto!! Usado também para as mulheres quando estão gravidas ou seja prenhas..não é bonito mas é portuguêsmente correcto!
orlmro
Membro
Registado: quarta dez 30, 2009 10:47 am

quarta out 05, 2011 12:05 am

AnaNuno Escreveu:
POis.. não é bonita mas é o termo correcto!! Usado também para as mulheres quando estão gravidas ou seja prenhas..não é bonito mas é portuguêsmente correcto!
Desculpa se ofendi, mas nao disse que a palavra era incorrecta, ou que nao era portugues, apenas disse que nao gosto do termo prenha, prefiro gravida
AnaNuno
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 12:21 am

orlmro Escreveu:
AnaNuno Escreveu:
Desculpa se ofendi, mas nao disse que a palavra era incorrecta, ou que nao era portugues, apenas disse que nao gosto do termo prenha, prefiro gravida
Disparate!! Ora ofendia porque??? Nada disso! Até concordei que não é um termo bonito mas pronto é o correcto.. foi isto que transmiti
Agora peço eu desculpa se passei a imagem que estaria ofendida ou assim :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta out 05, 2011 1:32 pm

Chegam a ter uma ninhada por desmamar e já PRENHES de outra :wink:
PRENHE, é o termo correcto para designar uma fêmea animal em gestação.
Actualmente também se pode usar a palavra prenha mas esta já é uma variante, modificada popularmente, da palavra correcta: PRENHE

Grávida, ou também prenhe, apesar de "prenhe" não ser bonito utilizar-se como palavra para descrever a gravidez, ou prenhez, duma mulher.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”