Comportamento estranho...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ForEver
Membro Júnior
Registado: sábado out 27, 2007 7:19 pm

quinta out 20, 2011 4:42 pm

boa tarde, venho aqui pedir uma pequena ajuda. Tenho uma gata persa com 13 anos, ela sempre foi um animal muito sossegado e pachorrento, passava a maior parte do dia a dormir, dormia e comia... Acontece que em Dezembro do ano passado fiz-lhe uma destartarização e ela foi anestesiada. Desde sempre me disseram que a anestesia tira anos de vida... Mas o que realmente aconteceu neste caso é que a Duqueza virou autentica chata e irrequieta depois da operação... Hoje é o dia que ninguem dorme em casa com ela, pois ela passa o dia a dormir (porque esta sozinha) e durante a noite so pensa em brincar. Ela corre pela casa, mia por todos os cantos, vai ao quarto chamar-me, salta tudo e mais alguma coisa... Posso mesmo vos dizer que ela esta insuportavel o_O tento brincar com ela assim que chego do trabalho a casa para tentar anima-la , ou ate mesmo cansa-la, mas é inutil. Vai fazer um ano e ela continua com a vida de um gato de 5 anos... Gostaria de saber se este é um efeito normal nos gatos apos uma anestesia, se existe alguma coisa que eu possa fazer.

Eu cheguei mesmo a pensar em colocar um gato mais novo em casa, um gatinho com os seus poucos meses, que esteja numa fase de brincalhao, para poder puxar por ela durante o dia e tentar que ela sossegue um pouco. Mas muita gente me diz para nao o fazer, pois ela com 13 anos pode ja nao aceitar, e outros dizem que pode ser uma soluçao, uma vez que ela nunca foi mãe, talvez com um gato pequenino ela possa ter esse instinto e aceita-lo... Nao sei o que fazer, dai que vim aqui pedir algum apoio e conselhos.

Obrigado =)
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta out 20, 2011 8:40 pm

Um gato mesmo persa, não é uma almofada ou um peluche que está sempre imóvel.
Você devia estar contente pelo seu animal apesar de ter 13 anos estar viva e brincalhona. Os gatos são animais de actividade nocturna, é muito natural que seja de noite que está mais mexida. Ou queria um gato que dormisse de dia e de noite? :o

Um animal que apenas come e dorme não é feliz. Ainda bem que em alguma altura da sua vida a sua gata se começou a portar como um ser vivo!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta out 20, 2011 9:23 pm

Boas, ForEver.

O comportamento anterior à anestesia é que não era normal o que me leva a pensar que teria desconforto ou até dores na boca antes da destartarização. Após a dita ter sido efectuada, independentemente da anestesia, tornou-se uma gatinha "sem desconforto ou dor", portanto uma gatinha com um comportamento felino dito "normal" :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ForEver
Membro Júnior

quinta out 20, 2011 9:39 pm

moslie Escreveu:Um gato mesmo persa, não é uma almofada ou um peluche que está sempre imóvel.
Você devia estar contente pelo seu animal apesar de ter 13 anos estar viva e brincalhona. Os gatos são animais de actividade nocturna, é muito natural que seja de noite que está mais mexida. Ou queria um gato que dormisse de dia e de noite? :o

Um animal que apenas come e dorme não é feliz. Ainda bem que em alguma altura da sua vida a sua gata se começou a portar como um ser vivo!

Eu acho que nunca mencionei que queria um gato que dormisse de noite e de dia... ou tão pouco que não gosto dela assim... Apenas comentei o facto de ser estranho, pois ela vive comigo à 13 anos e nunca foi assim. Brincava, sim, mas durante o dia. O facto de ela se ter tornado mais activa durante a noite aconteceu depois de ter sido operada e eu apenas gostava de saber se isso tem alguma influencia no seu comportamento...

So não a mantenho ocupada durante o dia porque não estou em casa, dai ter pedido opiniões sobre como fazer para que ela se mantivesse desperta durante o dia e não durante a noite. Apesar de ela ter o comportamento que tem, para mim, sempre foi como um membro da familia. Eu adoro animais, desde sempre na vida os tive, e posso garantir-lhe que nunca comprei nenhum deles consoante a decoração da casa ou simplesmente para os ver a dormir. Não sou do tipo de pessoa que vê, compra porque é fofinho, mas assim que se tem de tomar conta deles ou simplesmente atura-los, a tarefa mais simples é o abandono...

Mas tenho a certeza que se lhe acontecesse o mesmo, não lhe iria agradar passar noites sem dormir por causa de um animal irrequieto.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta out 21, 2011 2:38 pm

Olá a todos!

Realmente, uma gatinha com 13 anos e essa energia toda é muito bom!

Como já aqui foi dito, são animais nocturnos que realizam a maior parte das suas actividades durante a noite, por isso é natural que a gatita peça mais vezes para brincar de noite e tenha esse tipo de comportamentos. Um gato que coma e durma e não seja activo não é muito normal.

Em relação à frase ' Mas tenho a certeza que se lhe acontecesse o mesmo, não lhe iria agradar passar noites sem dormir por causa de um animal irrequieto. ' aqui em casa é o que está a dar :wink: . É a codorniz da China que das 2h até às 6h da manhã não se cala um único minuto e deve-se ouvir em todos os andares do prédio, é a hamster siberiana na roda, são os filtros dos peixes e das tartarugas, ... e não é por isso que os vou dar ou gosto menos deles. Antes de os adquirir sabia que haviam estes mínimos inconvenientes, nada comparado com as coisas boas que me transmitem diariamente.
Não estou a dizer que não gosta da gatinha, apenas apresentei o meu ponto de vista.

Bem, boa sorte para essas noites :wink: .
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta out 21, 2011 3:36 pm

leonildecarvalho Escreveu:Boas, ForEver.

O comportamento anterior à anestesia é que não era normal o que me leva a pensar que teria desconforto ou até dores na boca antes da destartarização. Após a dita ter sido efectuada, independentemente da anestesia, tornou-se uma gatinha "sem desconforto ou dor", portanto uma gatinha com um comportamento felino dito "normal" :wink:

Leo
Partilho desta perspectiva! Sem dores nem desconforto, ficou "como nova". :) Arranjar-lhe companhia poderia ser uma solução, tratando-se de um bebé, que normalmente são bem aceites. Mas mesmo os gatinhos bebés estão mais activos duirante a noite... e então seriam dois a brincar! Como alternativa pode deixar-lhe brinquedos estimulantes, que a entretenham quando está sozinha em casa, e dar-lhe comida antes de se ir deitar - um lanchinho nocturno sabe sempre bem, e a soneca a seguir é inevitável...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
ForEver
Membro Júnior

sexta out 21, 2011 4:14 pm

Realmente o facto de ela talvez se sentir "incomodada" com os seus dentitos, podera ser verdade, ela tinha os dentes ja com bastante pedra. Era uma coisa que ja havia ter pensado em fazer antes, mas infelizmente como vivia com os meus pais, eles sempre gostaram de animais dai me terem habituado a eles, mas nunca foram pessoas de se preocuparem com veterinarios, pois tambem devido a situaçoes economicas.

Ela como foi uma gata que sempre me quis a mim como companheira, uma vez casada, tive de a trazer comigo (isso mais do que tudo, eu propria era incapaz de a deixar, mesmo sendo em casa dos meus pais). Uma vez que ela esta agora em minha casa, entao resolvi fazer-lhe a tal destartarizaçao, o que correu lindamente pois os veterinarios disseram que não haveria qualquer risco, pois ela mesmo com 13 anos tem um coraçao de inveja.

Como ela ja tinha os dentitos com pedra ja à alguns anos, nunca demos conta do facto de ela ser bastante sossegada, pois ela comia normamente. Mas agora percebo o bem que lhe fiz, e ainda hoje não me perdoo por não o ter feito mais cedo.

O facto de ela fazer o tal barulho a brincar (ela tem varias bolinhas feitas de papel de aluminio, o que ela adora, pois fazem barulho, o que mais me incomoda é o facto de, como ela esta sozinha, vem-me chatear a mim para brincar com ela, dai ter feito a questao de talvez de lhar uma pequenina companhia...

Obrigado pelos vossos comentarios =)
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta out 21, 2011 4:24 pm

O que eu faço a noite é retirar todos os brinquedos que fazem barulho, só bolinhas de pano é que ficam a disposição, já para evitar ainda mais estimulos. E se a fechar numa divisão com as coisinhas dela (cama, agua, comida, areão) para que ela não a vá incomodar durante a noite?
Os meus ficam fechados numa divisão à noite senão era ramboia a noite toda com um a miar aos ouvidos e a outra a pular em cima da gente.
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sábado out 22, 2011 9:58 am

99smiles Escreveu:O que eu faço a noite é retirar todos os brinquedos que fazem barulho, só bolinhas de pano é que ficam a disposição, já para evitar ainda mais estimulos. E se a fechar numa divisão com as coisinhas dela (cama, agua, comida, areão) para que ela não a vá incomodar durante a noite?
Os meus ficam fechados numa divisão à noite senão era ramboia a noite toda com um a miar aos ouvidos e a outra a pular em cima da gente.
Se eu tivesse a ousadia de fechar os meus durante a noite, não era só eu que não dormia, era a vizinhança em peso lol, alguma vez eles me admitiam isso?....

Eu sei que é muito complicado não dormir de noite por causa dos tarecos, tenho 3 e há noites em que eu é viro bicho, caraças! E quando tinha 2 pequenos, jurei que dava em maluca...

Mas enfim, é sinal de que estão felizes e saudáveis, é o que eu digo a mim própria quando atiro a pantufa pela 100ª vez, sem sucesso porque além da minha pontaria ser pior do que a do meu Vicente, quando lá chego já eles se piraram há muito :roll: . O meu persa é o mais tranquilo de noite mas é porque não vê mesmo, senão partilhava da rambóia dos outros dois, isso é certo!

Olhe, faça o mesmo que eu: atire a pantufa ao ar e inspire-expire-inspire-expire :lol: :lol: e reze para que seja uma fase....

Afinal, quando penso bem, quem me dera que quando cheguem aos 13 anos ainda me dêem noites mal dormidas por causa da brincadeira e não por doenças :?

Aproveite a sua Persa vivaça.... se há coisa que eu aprendi (e bem) é que a raça só é calma naqueles livros escritos por gente "cheia" de experiência na raça :roll: Ao vivo e a cores, são uma carga de trabalhos :lol: mas uma carga de trabalhos tão bem vinda!

E pense que quando for um bebé (se ainda não tiver nenhum) é pior... serão uns 20 anos de noite mal dormidas (na melhor das hipóteses e por diferentes motivos :lol: )... :D
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado out 22, 2011 12:36 pm

Eu tenho muita sorte com os meus gatos. A partir do momento em que apago a luz, tudo sossega... bem, tudo menos, por vezes, os pequenitos que estão na casa de banho, que demoram um bocadinho mais a aquietar-se, mas mesmo esses acabam por acatar o «recolher obrigatório». Ou então sou eu que tenho o sono muito pesado... :lol:

Até os que entram no quarto quando eu vou dormir e eu deixo ficar comigo são os primeiros a adormecer e os últimos a acordar. De vez em quando, se estou com disposição para dormir toda torta e acordar como se tivesse sido atropelada por um camião TIR, faço uma noite de porta aberta e deixo-os entrar e sair do quarto à vontade.

Mas noto que, apesar de terem muita companhia para brincar, todos dormem bastante, o que bate certo com o «manual de instruções» dos gatos.

Embora se tolere uma ou outra noite mal dormida por causa dos nossos animais, ou dos nossos filhos, ou de qualquer outra razão meritória, o facto é que isso não é bom nem para a nossa saúde, nem para a nossa capacidade de trabalho e de concentração, nem para a paciência que temos de ter para eles.

Se a sua gatinha está tão saudável e activa aos 13 anos, penso que seria de seguir a sugestão que lhe foi dada de arranjar um novo membro de quatro patas para a família, de preferência bem novinho e espevitado. Embora as primeiras impressões possam ser negativas, uma vez que a sua gatinha está muito habituada a estar sozinha, na esmagadora maioria dos casos os animais acabam por se dar bem ou muito bem até. Tirando os casos raros de gatos que não aceitam outros, acho que é sempre uma mais-valia não ter só um animal, para eles e para nós.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
ForEver
Membro Júnior

sábado out 22, 2011 3:35 pm

Felizmente ainda não tenho filhos (digo felizmente porque se os tivesse numa altura destas eu acho que para alem de doida que ja estou eu iria parar ao manicomio).

Fecha-la?! Ja tentei, mas sem sucesso :x ainda nao sei como é que ninguem me veio bater a porta a fazer queixa do barulho, o meu chao é quase todo em parquet, por isso tenham so uma pequenina ideia da bagunça que isto é aqui em casa.

Eu gostava de ter um novo membro aqui na familia mas infelizmente, tive essa conversa com o meu querido marido :roll: mas o problema é todos os dias o mesmo "pois ja tens uma que faz barulho, imagina agora ter dois..." :? começo a pensar que me enganei no topico, deveria ter ido para os de "Como convencer o marido" :lol: vou tentando a minha sorte, e vou aturando a Duquesa da melhor maneira :lol: por este andar tenho Duquesa para aturar por muitos aninhos ainda :D

Em toda a minha vida desde sempre tive gatos em casa, esta é a quarta (porque os meus pais quando me davam um gato, era mesmo so um, nunca tive mais do que um gato em casa, e por coincidencia, ate hoje, foram todas femeas) a primeira, era eu pequenina, morreu atropelada por um vizinho meu que nos viu, a mim, à minha irma e à gata, mas nao parou :evil: ... a segunda morreu de um ataque que ainda hoje esta por descobrir, foi de repente, ela era novinha ainda e deu-lhe umas dores nas patas de tras, so deu tempo de a minha mae a colocar na caminha e ela faleceu, a terceira fugiu quando nos mudamos, passamos meses a dar a volta na casa antiga, porque dizem que eles retomam sempre à casa onde cresceram, mas ate hoje nunca mais a vimos. E agora tenho esta peste, da qual me dou por muito feliz de a ter, nunca teve uma doença, nunca precisou de nada, a nao ser da tal destartarizaçao, e hoje é o dia que o proprio veterinario nao lhe da a idade que ela tem, devido à grande saude dela :)

O mais engraçado, e vejo pelos comentarios que voces fazem, que por mais que os nossos bichinhos nos chateem, nao deixam de ser fofinhos e queridinhos e fazem sempre com que a gente caia nas suas graças 8) somos nos os seus donos mas ao fim ao cabo, sao eles que mandam mais em nos... :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado out 22, 2011 7:09 pm

Aqui em casa também todos sossegam durante a noite, à excepção da Pandora. Mas essa é porque passa a maior parte do tempo sempre sozinha, fechada :( A Pandora, por dormir muito durante o dia, pela noite é ouvi-la ao pulos e a brincar com os brinquedos que lhe fazem companhia :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

domingo out 23, 2011 10:37 am

Tassebem Escreveu:Eu tenho muita sorte com os meus gatos. A partir do momento em que apago a luz, tudo sossega... bem, tudo menos, por vezes, os pequenitos que estão na casa de banho, que demoram um bocadinho mais a aquietar-se, mas mesmo esses acabam por acatar o «recolher obrigatório». Ou então sou eu que tenho o sono muito pesado... :lol:

Até os que entram no quarto quando eu vou dormir e eu deixo ficar comigo são os primeiros a adormecer e os últimos a acordar. De vez em quando, se estou com disposição para dormir toda torta e acordar como se tivesse sido atropelada por um camião TIR, faço uma noite de porta aberta e deixo-os entrar e sair do quarto à vontade.

Mas noto que, apesar de terem muita companhia para brincar, todos dormem bastante, o que bate certo com o «manual de instruções» dos gatos.

Embora se tolere uma ou outra noite mal dormida por causa dos nossos animais, ou dos nossos filhos, ou de qualquer outra razão meritória, o facto é que isso não é bom nem para a nossa saúde, nem para a nossa capacidade de trabalho e de concentração, nem para a paciência que temos de ter para eles.

Se a sua gatinha está tão saudável e activa aos 13 anos, penso que seria de seguir a sugestão que lhe foi dada de arranjar um novo membro de quatro patas para a família, de preferência bem novinho e espevitado. Embora as primeiras impressões possam ser negativas, uma vez que a sua gatinha está muito habituada a estar sozinha, na esmagadora maioria dos casos os animais acabam por se dar bem ou muito bem até. Tirando os casos raros de gatos que não aceitam outros, acho que é sempre uma mais-valia não ter só um animal, para eles e para nós.
Caramba Tassebem, que inveja? Quer trocar com os meus umas noites para ver se durmo que nem um camião TIR :lol: ?

Ainda esta noite fui dar com o Gaffy, alegremente, a arrancar-me as teclas do computador :evil:
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Responder

Voltar para “Gatos”