HugoF9 Escreveu:Eu sei que é aconcelhavel... Familiares meus também o fizeram, e falei com eles...

mas nos gatos há mais vantagens do que nas pessoas!

(estou a brincar, mas da maneira que escreveu...

)
Há muita gente que tem pena, que acha que é uma mutilação, que é contranatura, etc. Mas contranatura é a própria domesticação. A castração dos gatos não os torna gordos e preguiçosos, nem menos "machos" - dois dos meus MUITOS gatos continuam a "praticar o acto", assim as gatas (também esterilizadas, ou demasiado novas para a esterilização) o permitam. Mas evita as fugas em busca de fêmeas com o cio, as terríveis lutas entre machos e os ferimentos e doenças incuráveis que daí podem advir (como o FIV e o FELV - a SIDA dos gatos e o vírus da leucemia felina) e os desaparecimentos para sempre - porque encontram outra casa, porque são atropelados ou mortos de algum modo, porque mudam de território (e o território de um macho inteiro é bem superior ao de um macho castrado), porque emprenham as gatas não esterilizadas...
A cirurgia é muito simples e rápida, poucas horas após o recobro estão como se nada fosse. Depois convém mantê-los fechados algumas semanas (3, 4...) pois durante esse tempo ainda há hormonas em circulação e ainda podem engravidar as gatas. E é possível mantê-los fechados em casa, sim, porque eu vivo numa moradia, os meus gatos têm acesso ao exterior e todos foram castrados, e todos estiveram fechados em casa pelo menos um mês.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!