Dúvida sobre medicação - Ronaxan
Moderador: mcerqueira
Boa noite.
O meu gato está a fazer um tratamento com Ronaxan mas ele é um suplício para tomar comprimidos, ainda para mais aqueles, que são divididos em quartos ficando com arestas.
Alguém me sabe dizer se dissolvê-lo em água e dar com a seringa é viável? Ou alterará o efeito do comprimido? É que ainda por cima a vet disse que estes comprimidos têm a tendência a ficar colados e podem provocar esofagites sendo aconselhável dar comida ou água logo de seguida. Eu dei água (não dei comida porque forçar secos é impossível) mas mesmo assim notei que ficou colado e ele acabou por vomitar o comprimido.
Obrigada

O meu gato está a fazer um tratamento com Ronaxan mas ele é um suplício para tomar comprimidos, ainda para mais aqueles, que são divididos em quartos ficando com arestas.
Alguém me sabe dizer se dissolvê-lo em água e dar com a seringa é viável? Ou alterará o efeito do comprimido? É que ainda por cima a vet disse que estes comprimidos têm a tendência a ficar colados e podem provocar esofagites sendo aconselhável dar comida ou água logo de seguida. Eu dei água (não dei comida porque forçar secos é impossível) mas mesmo assim notei que ficou colado e ele acabou por vomitar o comprimido.
Obrigada
- 
				Satomi
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm
Eu nunca consegui muito bem dar comprimidos aos gatos assim sem nada... o que faço é enfiar o comprimido numa bolinha de patê pequenina e ele engole logo sem perceber nada e sem fazer birra. 
Dê uma o resto da latinha logo a seguir ao comprimido Ele é esquisito com comida húmida?
 Ele é esquisito com comida húmida? 
O medicamento que fala não conheço, não sei se pode diluí-lo sem alterar as propriedades do mesmo. Pode ser que apareça aqui alguém que conheça e lhe dê uma explicação mais completa.

Dê uma o resto da latinha logo a seguir ao comprimido
 Ele é esquisito com comida húmida?
 Ele é esquisito com comida húmida? O medicamento que fala não conheço, não sei se pode diluí-lo sem alterar as propriedades do mesmo. Pode ser que apareça aqui alguém que conheça e lhe dê uma explicação mais completa.
Era bom se eu lhe pudesse dar latinhas. Ele apenas come ração seca hipoalergénica e não é grande fã da ração húmida hipoalergénica da Hill's (a única que conheço).Satomi Escreveu:Eu nunca consegui muito bem dar comprimidos aos gatos assim sem nada... o que faço é enfiar o comprimido numa bolinha de patê pequenina e ele engole logo sem perceber nada e sem fazer birra.
Dê uma o resto da latinha logo a seguir ao comprimidoEle é esquisito com comida húmida?
O medicamento que fala não conheço, não sei se pode diluí-lo sem alterar as propriedades do mesmo. Pode ser que apareça aqui alguém que conheça e lhe dê uma explicação mais completa.
- 
				Chamarrita
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
pode desfazer o comprimido e dar na seringa, com água. Ele é capaz de cuspir um bocado, porque o comprimido é amargo, mas é menos provável que o regurgite. Eu, aos meus, dou mesmo goela abaixo, empurro com o dedo para o fundo da língua e têm o reflexo de engolir, mas há uns espertalhões que conseguem expulsá-lo, então desfaço o comprimido num pouco de água e vai à seringa. Coloque a seringa no espaço entre os molares, que é mais fácil e não corre o perigo de se engasgar. Se espumar um bocado, não se preocupe, é normal e passa depressa.  Infelizmente ainda não há doxiciclina injectável...
 Infelizmente ainda não há doxiciclina injectável...  

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
						Foi exactamente isso que fiz hoje de manhã, visto que o tempo era mais reduzido e não queria correr o risco de ele o voltar a expulsar. Além disso, como o comprimido é partido em quartos, faz-me confusão dar-lho com todas aquelas arestas. Assim, desfiz o comprimido e misturei-o com cerca de 3 ml de água e cá vai disto. Reclamou mas bebeu tudo direitinho. Acho que vai ser a solução durante os 20 dias do tratamento.Chamarrita Escreveu:pode desfazer o comprimido e dar na seringa, com água. Ele é capaz de cuspir um bocado, porque o comprimido é amargo, mas é menos provável que o regurgite. Eu, aos meus, dou mesmo goela abaixo, empurro com o dedo para o fundo da língua e têm o reflexo de engolir, mas há uns espertalhões que conseguem expulsá-lo, então desfaço o comprimido num pouco de água e vai à seringa. Coloque a seringa no espaço entre os molares, que é mais fácil e não corre o perigo de se engasgar. Se espumar um bocado, não se preocupe, é normal e passa depressa.Infelizmente ainda não há doxiciclina injectável...
Não sei se é viável nesta situação porque ele come hipoalergénico, mas fica aqui uma dica que aprendi para gatos difíceis (apesar de nunca ter experimentado). Desfazer o comprimido em pó, misturar numa gota de mel, e formar uma pasta, depois é só passar essa pasta no pêlo do gato. Por muito fraco que seja o comprimido, ele vai preferir lambê-lo do que estar sujo...

- 
				Chamarrita
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
pois, por ter lido que ele comia hipoalergénico é que não sugeri outra solução que costuma resultar bem: moldar uma bolinha de manteiga com o comprimido lá dentro e colocar no frigorífico até à hora da toma. Desliza que é uma maravilha, disfarça o sabor do comprimido e ainda se deliciam com o gosto da manteiga, que todos os gatos adoram. 

- 
				Chamarrita
- Membro Veterano
Também pode resultar, se gostarem de mel... senão, podem conseguir sacudir a pasta do pêlo, e lá vai para a parede ou para o tectomi_xen Escreveu:Não sei se é viável nesta situação porque ele come hipoalergénico, mas fica aqui uma dica que aprendi para gatos difíceis (apesar de nunca ter experimentado). Desfazer o comprimido em pó, misturar numa gota de mel, e formar uma pasta, depois é só passar essa pasta no pêlo do gato. Por muito fraco que seja o comprimido, ele vai preferir lambê-lo do que estar sujo...

- 
				Nita77
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Ou para cima da colcha acabadinha de colocar na cama de lavado  ... Ou para as pernas de uma cadeira
 ... Ou para as pernas de uma cadeira  ... Há inúmeras possibilidades, estas são 2 pelas quais a Mika já optou quando lhe tentei esfregar pasta de malte na pata...
 ... Há inúmeras possibilidades, estas são 2 pelas quais a Mika já optou quando lhe tentei esfregar pasta de malte na pata...
Espero que no seu caso, a coisa corra bem senão terá mel espalhado casa fora

... Ou para as pernas de uma cadeira
 ... Ou para as pernas de uma cadeira  ... Há inúmeras possibilidades, estas são 2 pelas quais a Mika já optou quando lhe tentei esfregar pasta de malte na pata...
 ... Há inúmeras possibilidades, estas são 2 pelas quais a Mika já optou quando lhe tentei esfregar pasta de malte na pata...Espero que no seu caso, a coisa corra bem senão terá mel espalhado casa fora

<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
						Eu coloco o malte no meu dedo e esfrego-o na lingua da Suri qd ela se arma em esquesita, assim não salta para lado nenhum   

Ou qd lhes dou o miminho (latinha do peixe) coloco tb malte, com a guloseira do peixe marcha tudo 

Ou qd lhes dou o miminho (latinha do peixe) coloco tb malte, com a guloseira do peixe marcha tudo

Excelentes ideias. A da manteiga então, deve resultar bem com uma outra gata que tenho que também é um martírio. Com o gato realmente é impossível por causa das alergias alimentares. Mas obrigada a todos pelas dicas.
Tenho enrolado o magano numa toalha, e vai seringada para cima. Aproveito e faço logo outro tratamento nos ouvidos. É limpinho.

Tenho enrolado o magano numa toalha, e vai seringada para cima. Aproveito e faço logo outro tratamento nos ouvidos. É limpinho.
- 
				WaterMonitor
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Sou da linha da Chamarrita: goela abaixo com ou sem arestas. Mas os meus são autênticos pasteis e limitam-se a ficar com um ar ofendido.   

E como é que ele reage? Com gatos mais "ariscos" ou "temperamentais" não seria boa ideia ser a dona a força-lo a uma situação tão desagradável para ele.MrsX Escreveu:Excelentes ideias. A da manteiga então, deve resultar bem com uma outra gata que tenho que também é um martírio. Com o gato realmente é impossível por causa das alergias alimentares. Mas obrigada a todos pelas dicas.
- 
				Chamarrita
- Membro Veterano
Mas os gatos temperamentais aceitam melhor se for o dono a forçar. Eu consigo tratar os meus, que tentam sempre matar os vets...