Dúvida sobre medicação - Ronaxan

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

MrsX
Membro Júnior
Registado: terça out 27, 2009 2:38 pm

quarta out 26, 2011 9:44 pm

Boa noite.

O meu gato está a fazer um tratamento com Ronaxan mas ele é um suplício para tomar comprimidos, ainda para mais aqueles, que são divididos em quartos ficando com arestas.

Alguém me sabe dizer se dissolvê-lo em água e dar com a seringa é viável? Ou alterará o efeito do comprimido? É que ainda por cima a vet disse que estes comprimidos têm a tendência a ficar colados e podem provocar esofagites sendo aconselhável dar comida ou água logo de seguida. Eu dei água (não dei comida porque forçar secos é impossível) mas mesmo assim notei que ficou colado e ele acabou por vomitar o comprimido.

Obrigada
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

quarta out 26, 2011 10:20 pm

Eu nunca consegui muito bem dar comprimidos aos gatos assim sem nada... o que faço é enfiar o comprimido numa bolinha de patê pequenina e ele engole logo sem perceber nada e sem fazer birra.
Dê uma o resto da latinha logo a seguir ao comprimido :) Ele é esquisito com comida húmida?

O medicamento que fala não conheço, não sei se pode diluí-lo sem alterar as propriedades do mesmo. Pode ser que apareça aqui alguém que conheça e lhe dê uma explicação mais completa.
MrsX
Membro Júnior

quarta out 26, 2011 11:01 pm

Satomi Escreveu:Eu nunca consegui muito bem dar comprimidos aos gatos assim sem nada... o que faço é enfiar o comprimido numa bolinha de patê pequenina e ele engole logo sem perceber nada e sem fazer birra.
Dê uma o resto da latinha logo a seguir ao comprimido :) Ele é esquisito com comida húmida?

O medicamento que fala não conheço, não sei se pode diluí-lo sem alterar as propriedades do mesmo. Pode ser que apareça aqui alguém que conheça e lhe dê uma explicação mais completa.
Era bom se eu lhe pudesse dar latinhas. Ele apenas come ração seca hipoalergénica e não é grande fã da ração húmida hipoalergénica da Hill's (a única que conheço).
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta out 26, 2011 11:27 pm

pode desfazer o comprimido e dar na seringa, com água. Ele é capaz de cuspir um bocado, porque o comprimido é amargo, mas é menos provável que o regurgite. Eu, aos meus, dou mesmo goela abaixo, empurro com o dedo para o fundo da língua e têm o reflexo de engolir, mas há uns espertalhões que conseguem expulsá-lo, então desfaço o comprimido num pouco de água e vai à seringa. Coloque a seringa no espaço entre os molares, que é mais fácil e não corre o perigo de se engasgar. Se espumar um bocado, não se preocupe, é normal e passa depressa. :) Infelizmente ainda não há doxiciclina injectável... :?
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
MrsX
Membro Júnior

quinta out 27, 2011 9:15 am

Chamarrita Escreveu:pode desfazer o comprimido e dar na seringa, com água. Ele é capaz de cuspir um bocado, porque o comprimido é amargo, mas é menos provável que o regurgite. Eu, aos meus, dou mesmo goela abaixo, empurro com o dedo para o fundo da língua e têm o reflexo de engolir, mas há uns espertalhões que conseguem expulsá-lo, então desfaço o comprimido num pouco de água e vai à seringa. Coloque a seringa no espaço entre os molares, que é mais fácil e não corre o perigo de se engasgar. Se espumar um bocado, não se preocupe, é normal e passa depressa. :) Infelizmente ainda não há doxiciclina injectável... :?
Foi exactamente isso que fiz hoje de manhã, visto que o tempo era mais reduzido e não queria correr o risco de ele o voltar a expulsar. Além disso, como o comprimido é partido em quartos, faz-me confusão dar-lho com todas aquelas arestas. Assim, desfiz o comprimido e misturei-o com cerca de 3 ml de água e cá vai disto. Reclamou mas bebeu tudo direitinho. Acho que vai ser a solução durante os 20 dias do tratamento.
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

quinta out 27, 2011 10:48 am

Não sei se é viável nesta situação porque ele come hipoalergénico, mas fica aqui uma dica que aprendi para gatos difíceis (apesar de nunca ter experimentado). Desfazer o comprimido em pó, misturar numa gota de mel, e formar uma pasta, depois é só passar essa pasta no pêlo do gato. Por muito fraco que seja o comprimido, ele vai preferir lambê-lo do que estar sujo...
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta out 27, 2011 1:18 pm

pois, por ter lido que ele comia hipoalergénico é que não sugeri outra solução que costuma resultar bem: moldar uma bolinha de manteiga com o comprimido lá dentro e colocar no frigorífico até à hora da toma. Desliza que é uma maravilha, disfarça o sabor do comprimido e ainda se deliciam com o gosto da manteiga, que todos os gatos adoram. :)
mi_xen
Membro Veterano

quinta out 27, 2011 1:19 pm

Desconhecia, mas realmente também é uma boa ideia :)
Chamarrita
Membro Veterano

quinta out 27, 2011 1:25 pm

mi_xen Escreveu:Não sei se é viável nesta situação porque ele come hipoalergénico, mas fica aqui uma dica que aprendi para gatos difíceis (apesar de nunca ter experimentado). Desfazer o comprimido em pó, misturar numa gota de mel, e formar uma pasta, depois é só passar essa pasta no pêlo do gato. Por muito fraco que seja o comprimido, ele vai preferir lambê-lo do que estar sujo...
Também pode resultar, se gostarem de mel... senão, podem conseguir sacudir a pasta do pêlo, e lá vai para a parede ou para o tecto :lol:
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quinta out 27, 2011 1:42 pm

Ou para cima da colcha acabadinha de colocar na cama de lavado :evil: ... Ou para as pernas de uma cadeira :twisted: ... Há inúmeras possibilidades, estas são 2 pelas quais a Mika já optou quando lhe tentei esfregar pasta de malte na pata...

Espero que no seu caso, a coisa corra bem senão terá mel espalhado casa fora :twisted:
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta out 27, 2011 1:52 pm

Eu coloco o malte no meu dedo e esfrego-o na lingua da Suri qd ela se arma em esquesita, assim não salta para lado nenhum :lol: :lol:
Ou qd lhes dou o miminho (latinha do peixe) coloco tb malte, com a guloseira do peixe marcha tudo :lol: :lol:
MrsX
Membro Júnior

sexta out 28, 2011 10:11 am

Excelentes ideias. A da manteiga então, deve resultar bem com uma outra gata que tenho que também é um martírio. Com o gato realmente é impossível por causa das alergias alimentares. Mas obrigada a todos pelas dicas.

Tenho enrolado o magano numa toalha, e vai seringada para cima. Aproveito e faço logo outro tratamento nos ouvidos. É limpinho.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta out 28, 2011 1:23 pm

Sou da linha da Chamarrita: goela abaixo com ou sem arestas. Mas os meus são autênticos pasteis e limitam-se a ficar com um ar ofendido. :lol: :lol: :lol:
mi_xen
Membro Veterano

sexta out 28, 2011 10:49 pm

MrsX Escreveu:Excelentes ideias. A da manteiga então, deve resultar bem com uma outra gata que tenho que também é um martírio. Com o gato realmente é impossível por causa das alergias alimentares. Mas obrigada a todos pelas dicas.

Tenho enrolado o magano numa toalha, e vai seringada para cima. Aproveito e faço logo outro tratamento nos ouvidos. É limpinho.
E como é que ele reage? Com gatos mais "ariscos" ou "temperamentais" não seria boa ideia ser a dona a força-lo a uma situação tão desagradável para ele.
Chamarrita
Membro Veterano

sexta out 28, 2011 11:57 pm

Mas os gatos temperamentais aceitam melhor se for o dono a forçar. Eu consigo tratar os meus, que tentam sempre matar os vets... :P 8)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Gatos”