será que estou a fazer tudo bem?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
kimfrofens
Registado: quinta out 27, 2011 1:43 am

quinta out 27, 2011 2:10 am

Olá a todos,

sou nova por estes lados, mas espero poder contar com a vossa ajuda. Adoptei uma gatinha há uma semana. Ela tem cerca de 3 meses e estava na rua com os irmãos, que foram abandonados.

A Kim é linda, laranjinha, mas continua super assustada. Esconde-se em locais inacreditáveis e às vezes andamos muito tempo até a encontrarmos. Eu falo com ela, tento aproximar-me, mas ela encolhe-se muito e volta a fugir. Não é agressiva, nunca tentou arranhar-me. A mim parece-me um diamante em bruto, mas a verdade é que não sei se estou a fazer as coisas da forma correcta.

É a primeira vez que tenho um gato num apartamento e por isso sinto-me uma novata. Fico mais preocupada por ela não vir ter connosco porque toda a gente me diz que, se os gatinhos são adoptados com esta idade, 2 ou 3 dias depois já nos adoptaram a nós como donos... Se calhar é mesmo falta de paciência minha...

Obrigado :) Fico à espera das vossas respostas.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta out 27, 2011 3:22 am

Nem todos... Depende da personalidade do animal. Não force a aproximação, mas vá falando com ela meigamente e tentando descontraí-la com brincadeiras (atirando bolinhas de papel devagar para junto dela, por exemplo, ou arrastando no chão um bonequito na ponta de um cordel). Pode demorar tempo e pode até acontecer que nunca venha a ser uma gatinha daquelas ronroneiras e de colo, mas a pouco e pouco ela vai aprender a confiar em si.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

sábado out 29, 2011 2:57 pm

O melhor é não forçar, demora tempo até ganhar confiança...

O meu Billy, por exemplo, tava habituado a conviver com pessoas, no entanto quando veio para nossa casa esteve 2 dias escondido atrás do sofá...

A minha sogra encontrou um gatinho bebé abandonado e ferido no meio da rua. Nota-se que é gato de rua, sem contato com humanos. Sopra sempre que alguém se aproxima, já está com ela há duas semanas e apesar de já se chegar e se deixar pegar, ainda desconfia muito das pessoas...

Depende da personalidade de cada um, acho eu. É tentar ir ganhando a confiança dela, aos poucos ela vai aprendendo a confiar e vai-se aproximando :)

Boa sorte!
Responder

Voltar para “Gatos”