Eu ainda estou a aprender o "funcionamento" do gato, porque eu breve vou receber uma, e por tudo que tenho lido, sempre encontrei informação que diz que o dono não deve sujeitar o animal a situações desagradáveis, pois existe a hipótese do gato associar o dono a algo negativo e começar a afastar dele... Pelo que li, a sua experiência diz o contrário, acha que devem ser sempre os donos a fazê-lo, ou que cada gato é um gato?Chamarrita Escreveu:Mas os gatos temperamentais aceitam melhor se for o dono a forçar. Eu consigo tratar os meus, que tentam sempre matar os vets...![]()
Dúvida sobre medicação - Ronaxan
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
cada gato é um gato, nós é que temos de descobrir o seu modo de funcionamento. É verdade que tenho gatos que se "passam" com estranhos e que me deixam fazer tudo, mesmo protestando, mas também tenho outros que comigo fazem uma fita desgraçada e no vet não tugem nem mugem
Depois há os que deixam fazer umas coisas mas não deixam fazer outras. Quanto mais manipulado for o gato desde pequeno, e habituado a ser mexido por várias pessoas, maior a probabilidade de se conseguir a sua cooperação, mas... não é uma regra fixa! 
Isso de ser o dono ou não também tem que se lhe diga. Como em todos os seres, há uns menos... brilhantes, digamos assim, que fogem a sete pés mal pressentem que levamos um comprimido escondido (ou uma pipeta, ou o que quer que seja que eles não queiram - não me pergunte como, mas eles adivinham), e há outros que percebem que depois se sentem melhor e acabam por consentir.
Se se quer rir um pouco, e sem assustar, procure um artigo cujo nome é "como dar um comprimido a um gato"; veja também os vídeos do Simon's Cat e, porque não?, inscreva-se no fórum vizinho, o Felinus (www.felinus.org), mais vocacionado para estes espantosos animais.

Isso de ser o dono ou não também tem que se lhe diga. Como em todos os seres, há uns menos... brilhantes, digamos assim, que fogem a sete pés mal pressentem que levamos um comprimido escondido (ou uma pipeta, ou o que quer que seja que eles não queiram - não me pergunte como, mas eles adivinham), e há outros que percebem que depois se sentem melhor e acabam por consentir.
Se se quer rir um pouco, e sem assustar, procure um artigo cujo nome é "como dar um comprimido a um gato"; veja também os vídeos do Simon's Cat e, porque não?, inscreva-se no fórum vizinho, o Felinus (www.felinus.org), mais vocacionado para estes espantosos animais.

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Felizmente este gato é bastante calmo, nunca se virou a ninguém (nem aos vets) e suporta bem estas situações. O problema é ser "falso" no que toca a comprimidos. Ou fica com ele na boca e o cospe passado um bocado ou o vomita... enfim... com ele prefiro um método que me garanta que engole tudo.mi_xen Escreveu:E como é que ele reage? Com gatos mais "ariscos" ou "temperamentais" não seria boa ideia ser a dona a força-lo a uma situação tão desagradável para ele.MrsX Escreveu:Excelentes ideias. A da manteiga então, deve resultar bem com uma outra gata que tenho que também é um martírio. Com o gato realmente é impossível por causa das alergias alimentares. Mas obrigada a todos pelas dicas.
Tenho enrolado o magano numa toalha, e vai seringada para cima. Aproveito e faço logo outro tratamento nos ouvidos. É limpinho.
Com a gata nunca experimentei com a toalha mas essa, apesar de também ser meiga, parece uma enguia e é mais difícil de controlar. Não sei como reagirá.
Os meus gatos são muito meigos e calmos e portam-se lindamente no vet, no entanto, comigo, ou é falta de jeito minha ou, assim que pressentem que vem aí medicamento, me dificultam a vida (principalmente ela que, como disse antes, se torna uma enguia, embora já tenha até adormecido enquanto lhe dava comida através de sonda).Chamarrita Escreveu:cada gato é um gato, nós é que temos de descobrir o seu modo de funcionamento. É verdade que tenho gatos que se "passam" com estranhos e que me deixam fazer tudo, mesmo protestando, mas também tenho outros que comigo fazem uma fita desgraçada e no vet não tugem nem mugemDepois há os que deixam fazer umas coisas mas não deixam fazer outras. Quanto mais manipulado for o gato desde pequeno, e habituado a ser mexido por várias pessoas, maior a probabilidade de se conseguir a sua cooperação, mas... não é uma regra fixa!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Passe a esfregar no focinhoNita77 Escreveu:Ou para cima da colcha acabadinha de colocar na cama de lavado... Ou para as pernas de uma cadeira
... Há inúmeras possibilidades, estas são 2 pelas quais a Mika já optou quando lhe tentei esfregar pasta de malte na pata...
Espero que no seu caso, a coisa corra bem senão terá mel espalhado casa fora

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Eu, então, tenho gatos que devem ser accionistas dos Vets e eu sem saber...
. Em casa, népia. Não se deixam tratar mas se for o Vet, até os podem "operar sem "anestésicos", "esquartejá-los" até, se quiserem, que elas deixam fazer-lhes de tudo...
Sobre a manteiga... eu desfaço o comprimido até ficar em pó, Depois, derreto um pouquinho de manteiga, adiciono o pó..., numa prata ou num pires, com uma faca, moldo a manteiga num rectângulo com os vertices arredondados, tipo capsula, levo ao congelador uns minutos e voilá que depois já consigo que escorregue bem...
Já mediquei uma gata feral, assim.
punha no pratinho onde ela comia, "a manteiga...", ela devorava aquilo e só depois lhe dava a paparoca que lhe estava destinada.
Leo

Sobre a manteiga... eu desfaço o comprimido até ficar em pó, Depois, derreto um pouquinho de manteiga, adiciono o pó..., numa prata ou num pires, com uma faca, moldo a manteiga num rectângulo com os vertices arredondados, tipo capsula, levo ao congelador uns minutos e voilá que depois já consigo que escorregue bem...

Já mediquei uma gata feral, assim.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>