Garo bebé urina na onde não deve..

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
yargo
Membro Júnior
Registado: terça set 07, 2010 12:05 am

sábado nov 05, 2011 6:29 pm

Tenho um gatinho há 3 semanas, está comigo desde as 6 semaninhas de vida. Infelizmente, raramente entra no meu quarto, mas às vezes deio-o estar comigo e ele dorme na cama comigo.
O que acontece é que das duas vezes que o deixei entrar (uma vez que ele mia tanto quando a porta está fechada que até não me deixa dormir) ele urinou na minha cama.
Levou rabadaa, está claro! E dói-me mais a mim do que a ele.
Urina também no puff que tenho na sala.
O que eu quero saber é se existe algum líquido ou spray que possa aplicar no meu colchão e no meu puff e que o afaste de lá, principalmente de urinar lá!
Alguém pode me ajudar?
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

sexta nov 11, 2011 4:21 am

yargo Escreveu:Tenho um gatinho há 3 semanas, está comigo desde as 6 semaninhas de vida. Infelizmente, raramente entra no meu quarto, mas às vezes deio-o estar comigo e ele dorme na cama comigo.
O que acontece é que das duas vezes que o deixei entrar (uma vez que ele mia tanto quando a porta está fechada que até não me deixa dormir) ele urinou na minha cama.
Levou rabadaa, está claro! E dói-me mais a mim do que a ele.
Urina também no puff que tenho na sala.
O que eu quero saber é se existe algum líquido ou spray que possa aplicar no meu colchão e no meu puff e que o afaste de lá, principalmente de urinar lá!
Alguém pode me ajudar?

Portanto o gatinho tem cerca de 9 ou 10 semanas...
Não tenho assim uma resposta certa para o problema...
Tive gatinhos com essa idade, havia sempre um ou outro que de vez em quando urinava fora do sítio, mas não aconteceu muitas vezes. faziam-no principalmente em sítios fofinhos. Tal como acontece com o seu gatinho.
Penso que de certa forma é normal quando são assim bebés, mesmo que saibam onde é o caixote ainda não controlam muito bem.

Mas a palmadinha não adianta de nada 8) Nem convém.
Até porque o gatinho faz isso sem querer e não percebe o intuito do castigo, nem em caso de urinar fora do caixote nem em qualquer outro caso que faça "anseiras".
A palmadinha até pode mesmo fazer o efeito contrário e o gatinho ficar com medo a ponto de voltar a urinar onde não deve. Assim deixa o bichinho confuso.

O melhor é mesmo pegar no gatinho pô-lo na caixinha de areia, fazer isto várias vezes ao dia até que ele se habitue e não volte a esquecer o sítio.
E sempre que o apanhar a urinar onde não deve é metê-lo logo na caixa de areia imediatamente.

No meu caso, o que me aconteceu é que uma das gatinhas tinha medo de entrar na caixa de areia que era daquelas "fechadas". Quando tirei a tampa ela voltou a fazer no sítio.

Evite a areia perfumada, o gatinho pode não achar muita piada... (é uma hipótese).
De resto, é o básico. Os "itens" da caixa de areia devem ser limpos todos os dias e a caixa desinfectada pelo menos uma vez por semana.

É que os gatos por norma são muito asseados e não precisam de treino praticamente nenhum para fazerem os seus assuntos no devido sítio.
Se nada disto resultar, só mesmo se levar o gatinho ao veterinário, pode ser um problema de saúde.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado nov 12, 2011 5:57 pm

Algumas dicas sobre o W.C. :

Não o ter perto das taças do alimento

Não usar areia de grânulos grandes, nem perfumada

No seu caso, se a caixa é das tapadas com portinhola, retire a portinhola.

De cada vez que o gatinho urinar fora da caixa, absorva essa urina com um algodão e na frente dele, com ele na caixa, esprema a urina, contida no algodão, para a areia. Depois, deixe-o cheirar e com os seus dedos tape tal e qual como eles fazem :wink:

Se a situação continuar, deve ser observado por um Veterinário. Não é normal, já com essa idade, fazerem fora...!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”