Criadora de gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

psica82
Membro Júnior
Registado: terça nov 08, 2011 11:47 am

terça nov 08, 2011 2:56 pm

Boa tarde. Tenho uma paixão enorme por gatos, sempre tive e em especial uma grande admiração (quase obsessão) pela raça Sphynx, presentemente tenho 2 gatinhas que resgatei do canil estou a juntar dinheiro para uma terceira gata desta raça (finalmente) pois apesar de amar todos os gatos á muito que desejo um sphynx, pensei também em investir um pouco mais e me tornar numa criadora da raça, acho que tenho os conhecimentos e o amor necessário para tal o problema é que vivo num apartamento que apesar de grande não deixa de ser um apartamento. Já tive muitos gatos e já tomei conta de ninhadas desde os primeiros dias mas na altura tinha um grande quintal não era muito dificil pelo contrario era muito gratificante, agora tenho algum receio, será que se vão dar bem com as minhas gatinhas? Será que um apartamento é reduzido para 4 gatos mais uma ninhada de vez enquando? Para ser criadora necessito de ir a exposições? Porque apesar de adorar ir não sei se conseguiria sujeitar os meus gatinhos a longas horas de viagem para ficarem presos numa tenda e serem mexidos por estranhos. Gostaria imenso de saber a vossa opinião...obrigada :)
cuze
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 10:57 am

terça nov 08, 2011 3:09 pm

Não se meta nisso... Eu diria que não tem as minimas condições para ser criadora seja do que for.

Eu não percebo patavina do assunto, mas assim de cabeça diria que para ser criadora teria de ter actividade registada e sujeita a todas as condições legais necessárias. Teria de ter condições de salubridade e logisticas para ter os animais, estando estas sujeitas a inspecções. Teria de obrigatoriamente prestar todos os cuidados veterinários aos animais. Em suma, se tiver dinheiro para investir, força, mas não será no seu apartamento qeu irá fazer criação, LOL. Fora isso, resta saber qual a sua competência para ser criadora, porque é uma actividade como qualquer outra onde se exige competência, regulamentação, certificação, etc. Amor e boa vontade não chegam!

Mas é a minha opinião, que não percebo nada do assunto.
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

terça nov 08, 2011 3:33 pm

Se gosta assim tanto de gatos torne-se FAT (Família Acolhimento Temporário). Há tantos a necessitarem... mas não abuse do número! Mais que 4 num apartamento não, mas mesmo assim tem de ser grandinho.
MarisaV
Membro Veterano
Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am

terça nov 08, 2011 3:34 pm

psica82 Escreveu:Boa tarde. Tenho uma paixão enorme por gatos, sempre tive e em especial uma grande admiração (quase obsessão) pela raça Sphynx, presentemente tenho 2 gatinhas que resgatei do canil estou a juntar dinheiro para uma terceira gata desta raça (finalmente) pois apesar de amar todos os gatos á muito que desejo um sphynx, pensei também em investir um pouco mais e me tornar numa criadora da raça, acho que tenho os conhecimentos e o amor necessário para tal o problema é que vivo num apartamento que apesar de grande não deixa de ser um apartamento. Já tive muitos gatos e já tomei conta de ninhadas desde os primeiros dias mas na altura tinha um grande quintal não era muito dificil pelo contrario era muito gratificante, agora tenho algum receio, será que se vão dar bem com as minhas gatinhas? Será que um apartamento é reduzido para 4 gatos mais uma ninhada de vez enquando? Para ser criadora necessito de ir a exposições? Porque apesar de adorar ir não sei se conseguiria sujeitar os meus gatinhos a longas horas de viagem para ficarem presos numa tenda e serem mexidos por estranhos. Gostaria imenso de saber a vossa opinião...obrigada :)
Boa tarde,

Quanto a viver num apartamento, tudo dependerá da relação espaço/nº de gatos. Existem imensos criadores em Portugal que vivem em apartamento e é lá que se encontram os seus gatos e onde nascem as ninhadas, com as condições certas vivem perfeitamente felizes.
Quanto a darem-se bem com as gatinhas que já tem... bem, isso vai depender da personalidade ;)

Quantos à raça Sphynx, pode começar por ver aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/raca/sphynx/79 e pesquise todas as caracteristicas de personalidade e problemas de saúde associados à raça.
Eu conheço pessoalmente uma criadora da raça e posso dizer-lhe que para adquirir um gato/a para efeitos de criação a um criador nacional não costumar ficar a menos de 1000€, se for a um criador estrangeiro então o preço sobe! Um dos machos dela custou mais de 2000€.
E neste caso, ela mora num apartamento tem 4gatos adultos (2machos e 2femeas), fora as ninhadas.
Em termos de personalidade, são fantásticos: brincalhões, meigos, muito sociaveis, atléticos, bastante activos

Para ser criadora terá de inscrever-se no CPF e quando adquirir os gatinhos para criação terá de possuir o LOP e registo/transferência de propriedade. No site do CPF encontra todas as informações necessárias, documentos que tem de apresentar e os custos associados.
Não, não é obrigatório ir a expsições, mas isso dará prestigio e respeitabilidade ao criador e aos seus gatos.
As únicas pessoas estranhas que mexem nos gatos nas esposições são so juizes, pois têm de os avaliar, sendo que desinfectam sempre as mãos.

Pondere também os seguintes factores:
- Custos de saúde (vacinas, desparasitações, etc)
- Custos com alimentação (as boas rações são caras)
- Eventualidade de, apos ter 1 ninhada, não os conseguir vender todos e ter de ficar com eles durante mais tempo que o previsto e consequentemente o aumento das despesas
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça nov 08, 2011 4:30 pm

Sou criadora, de outra raça, e subscrevo por inteiro o post da MarisaV.

Acrescento ainda que gatos de criador não andam nunca na rua. O risco de doenças é real. Assim viver em apartamento não é impeditivo. O espaço sim, é importante porque criar com gatos em jaulas é horrível.

Para criar convém também ter alguma disponibilidade económica porque implica custos elevados.

O objectivo de qualquer criador é criar de acordo com o estalão e criar para si próprio, para concorrer e mostrar os seus bebés de uma linha de sangue que goste. Vender é perfeitamente secundário e pode nem sequer acontecer. Aprendi com um dos melhores e o que ele me ensinou é que entre uma venda e uma boa colocação (colocar para nós é oferecer) a coisa nem se põe: coloca-se o nosso bebé. O dinheiro dura um mês e o nosso gato vive 15 anos. :D
psica82
Membro Júnior

terça nov 08, 2011 4:45 pm

Obrigada por responderem. Betapat já fui FAT em tempos o problema é o numero aumentar porque não se consegue dizer que não e depois vai-se ficando com eles quando não se arranja dono, quando mudei de casa tive que deixar de o ser ficando apenas com as minhas 2 gatinhas (numero que achava suficiente para apartamento) alem disso quando se é FAT ve-se coisas muito tristes e apegamo-nos aos animais, enfim não estava a conseguir aguentar apesar de continuar o voluntariado aos fins de semana.
MarisaV obrigada pela informação, sei bem dos custos de um gato tão especial, já falei com alguns criadores, uns com apartamento outros dizem "apartamento fora de questão" daí a minha dúvida, conheço bem a raça já li bastante sobre eles porém só teoria não chega nunca tive nenhum e sei que todos os gatos tem personalidades diferentes, principalmente o meu receio é causar ciumes ou negligenciar as minhas gatas sem dar conta :? Obrigada por esclarecer algumas duvidas
psica82
Membro Júnior

terça nov 08, 2011 5:00 pm

Obrigada Walter, concordo plenamente o vender é secundário não queria meter-me nesta vida de criadora por dinheiro mas sim por prazer, tenho algumas duvidas em relação ás exposições não sei porque mas acho um pouco traumático para o gato estar naquelas condições tanto tempo, mas claro são opiniões e não é coisa que condene, acima de tudo amo a raça e gostava de poder contribuir no seu devolvimento e aprefeiçoamento.
cantitb
Membro Veterano
Registado: domingo abr 11, 2010 2:17 pm

terça nov 08, 2011 5:16 pm

psica82 Escreveu:Obrigada Walter, concordo plenamente o vender é secundário não queria meter-me nesta vida de criadora por dinheiro mas sim por prazer, tenho algumas duvidas em relação ás exposições não sei porque mas acho um pouco traumático para o gato estar naquelas condições tanto tempo, mas claro são opiniões e não é coisa que condene, acima de tudo amo a raça e gostava de poder contribuir no seu devolvimento e aprefeiçoamento.
Se não for a exposições, não sabe se o seu gato é um bom exemplar para deixar descendência, mesmo que provenha de criadores de renome :wink: A criação de animais tem muito mais que se lhe diga, além de juntar um macho e uma fêmea.
psica82
Membro Júnior

terça nov 08, 2011 5:44 pm

Cantitb já me disseram várias vezes isso e bem sei que faz parte, se pudesse excluia essa parte mas enfim... :roll:
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

terça nov 08, 2011 9:32 pm

Existem 1200 milhões de gatos no mundo, metade dos quais a viver na rua... trazer mais ao mundo deliberadamente é simplesmente irresponsável.
CupCakes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf

terça nov 08, 2011 9:46 pm

KavakoSilva Escreveu:Existem 1200 milhões de gatos no mundo, metade dos quais a viver na rua... trazer mais ao mundo deliberadamente é simplesmente irresponsável.
Concordo a 200%!
<p>"O Hip&oacute;potamo comanda o sistema digestivo e o hip&oacute;talamo&nbsp;&eacute; um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça nov 08, 2011 10:12 pm

PSICA82, compreendo perfeitamente a sua adoração por gatos Sphynx, embora também entenda que a criação possa ser um "capricho", sobretudo nos tempos que correm. No entanto, uma vez que tem experiência como FAT, pode sempre estar atenta e ir procurando. Há quem compre gatos desta raça e depois não os consiga manter, e não são gatos que consigam sobreviver na rua. E, lá por ser de raça, não significa que tenha de se dedicar à criação, animais de raça podem ser esterilizados tal como os outros e têm exactamente as mesmas vantagens. Quem sabe, um dia não encontra um Sphynx a precisar de si, mesmo que tenha de pagar por ele? Boa sorte!
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça nov 08, 2011 11:27 pm

Um criador, seja de que espécie seja, não acorda um dia e pensa "quero ser criador" 8) Para o ser, tem que andar, pedalar, rastejar, ANOOOOOOS, aprender, ler, informar-se, EXPOR e então após a "Bíblia toda estudada" começa então a investir, a fundo perdido, na criação :wink: em benefício da raça que quer criar e não em benefício dum capricho ou até do bolso. :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

terça nov 08, 2011 11:59 pm

KavakoSilva Escreveu:Existem 1200 milhões de gatos no mundo, metade dos quais a viver na rua... trazer mais ao mundo deliberadamente é simplesmente irresponsável.
Não faço ideia de quantas crianças órfãs, abandonadas, maltratadas existem no Planeta Terra a precisarem de um lar... trazer mais ao mundo deliberadamente é simplesmente irresponsável.

Há raças e raças! Eu, por exemplo, adoro Teckels (mas têm de ser preto/afogueado), adoro o Sagrado da Birmânia (mas quero-o seal-point). Há os Caniches, Labrador, ou, voltando a falar de gatos, os Manx, os Scottish Fold, sendo que eu não quero nem as últimas duas raças de cães nem as duas últimas de gato (há muitas outras, principalmente de cães, que eu também não quero). Mas tenho uma perfeita cadela vira-lata :lol: .

As raças são criadas com a função de se manter determindas características. Criamos simpatias por determindas coisas.

Concordo que em Portugal (e não só) o número de animais a precisar de um lar é enorme. E é este o maior motivo pelo qual eu não deixei a minha gata ter cria. Mas não recrimino quem o faça de forma consciente.
Última edição por Sirikit em sexta nov 11, 2011 1:11 am, editado 1 vez no total.
mjoaocunha
Membro Veterano
Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm

quarta nov 09, 2011 12:00 am

Tanto, mas tanto gato abandonado, meiguissimos, de raça, sem raça, nos canis, a serem mortos nas estradas, nos canis.
Ser criadora responsável necessita de muitos conhecimentos, muito tempo, muita disponibilidade e o tempo não está para se vender gatos, muito menos para se arranjar donos responsáveis. raramente o são, por isso é q há milhares de gatos abandonados, os de raça tb já vão parar os canis e às ruas.

Pense em 1º lugar nos gatos e vai ver q o melhor é ficar com os q tem.

Por mais ao mundo??? para q? Já basta os q há por aí aos tombos.
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condi&ccedil;&otilde;es para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
Responder

Voltar para “Gatos”