curar o "mau feitio" com amor e carinho :)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
1sunrise
Membro Júnior
Registado: quinta out 13, 2011 1:48 pm

terça nov 15, 2011 6:31 pm

Apresento-vos a Fu (ex-Demoníaca)

Imagem

A Fu é uma das crias de uma gatita que passeia aqui no "bairro" (como outros clientes habituais tem dono, mas é como se não tivesse....). A mãe gata sempre foi muito meiga, e quando teve esta ninhada passou a trazer consigo os pequeninos para o local onde lhes sirvo as refeições.

Estes 4 gatinhos (a Fu e os 3 manitos) são o meu calcanhar de Aquiles.... por viver numa casa bem pequena e por já ter duas gatas em casa não posso pegar neles e levá-los comigo, mas apetecer, bem me apetecia....... :?

Vou tentando dar-lhes um tecto na garagem e esforçar-me para que nunca lhes falte comida. Mas os acidentes estão sempre a espreita!!!!

No passado dia 1 de Novembro a Fu (nesta altura ainda lhe chamava Demoníaca...) teve o susto da sua vida! Ao vir da caça um senhor que mora aqui perto resolveu soltar os cães... Ao ouvir tanto alarido corri para os meus meninos, mas quando cheguei só encontrei a mãe e outros 3.... da Fu nem sombra. Acabei por encontrá-la cheia de sangue e toda encolhida. Ora esta menina foi agraciada com o nome de Demoníaca por que ela era-o mesmo!!!! Nunca, mas mesmo nunca lhe consegui fazer uma festa!! Enquanto os irmãozitos brincavam comigo e até lhes pegava ao colo, esta manteve sempre aquele... "mau feitio" :evil:

Pois nesse dia, tive mesmo de lhe pegar!!! Levei-a para casa mas não tinha onde a pôr.... lá arranjei uma divisão, mas enquanto fui trancar as "senhoras da casa" a pequenita escondeu-se debaixo do termoacumulador de água!! Impossível tirá-la de lá!!! Com 200 L de água não é possível arrastá-lo nem 1mm... tentei com ração, com peixe, com atum... fui até buscar os irmãos e a mãe à rua para ver se ela saía..... NADA!!!! Ganhei apenas 4 dedos inchados de tantas mordidelas e arranhões que ela me deu (o Demo no seu melhor!!!! :twisted: )

No final do dia lá arranjei quem me emprestasse uma tesoura de cortar chapa e cortei o acumulador!!!! Ficou horroroso, mas funciona... e o que importa é que a gata saiu :D

Mas foi por pouco tempo...... a divisão onde a fechei tem uns buraquinhos que dão acesso à garagem, onde os gatos costumam ir dormir porque é aberta.... lá fugiu a D. Fu (é incrível como os senhores gatos passam por buracos tão estreitos). Voltei à rua (com isto já passavam das 11 da noite...) chamei, procurei, NADA!!!!! Como não aparecia mãe nem irmãos, pensei que estivessem todos juntos e voltei para casa...

No dia seguinte, só pude procurá-la à hora de almoço. Cheguei com a comida, alimentei o regimento e da Fu nem vê-la... acabei por ouvir miar do fundo de um tubo de esgoto de uma das casas vizinhas... lá estava ela: mal andava, encharcada até à ponta do rabo. Mas nem assim deixou de bufar :o

Quando a vi neste estado acabaram-se as tréguas!!! Foram-se o resto dos dedos (ainda hoje não recuperaram) mas a D. Fu foi ao veterinário!!!

Raparam-lhe o pêlo nas costas e quando vi a profundidade das dentadas ia caindo para o lado... coitadinha da minha menina... receitaram antibiótico e voltámos para casa. E a minha rotina passou a incluir os serviços à gatita: dar comprimidos, limpar as feridas, limpar o rabiosque (como as mordidelas foram no fundo das costas ela não consegue levantar o rabito e sempre que vai à areia fica... suja...) e acondicionar a divisão de "Cuidados Intensivos" à prova de fuga!!! Sim, porque o raio da gata nunca perdeu o mau feitio..... ela bufava, ela arranhava, ela mordia.... mas mordia como se não houvesse amanhã!!!!!

Com o passar dos dias vejo que numa das feridas e na barriguita estão dois inchaços. Corri para o telefone e questionei o vet. Antecipámos a consulta de acompanhamento e chegado o dia mais más notícias: o nódulozinho da ferida era drenável e saiu de lá muito, mas muito líquido (argh...). O outro era uma hérnia... viemos para casa, mas voltaríamos na manhã seguinte para cirurgia. Deixei-a já debulhada em lágrimas..... ela era má, é mesmo daqueles gatos que não gostam de ser acarinhados!!!! Mas já tinha sofrido tanto.....

Fui buscá-la no dia seguinte e não trouxe a mesma gata (tenho 99,99999 % certeza que foi trocada na clínica :D ). Já não bufa, não morde e até já anda atrás das moscas!!!!

Agora ainda está em recuperação.... só vamos tirar os pontos na sexta. Um dia disseram-me que o carinho cura tudo (ok, pode não curar mas ajuda 8) ) A Fu é prova disso... tornou-se numa gatinha ternurenta que até já ronrona e já amassa... Quem a viu e quem a vê :o

Sim, o texto é grande.... mas esta menina merece a homenagem :)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça nov 15, 2011 6:41 pm

A menina Fu e a dona da menina Fu. :D

Os meus sinceros parabéns.

Não há dúvida de que o amor e carinho (e a paciência, e a persistência, e outras coisas acabadas ou não em "ência") curam muita coisa, e não tenho dúvidas de que foi o caso. Mas o facto de ela se sentir melhor e sem dores também deve ter contribuído um bocadinho (e aqui também cabe realçar a ciência).

Daí que muitas vezes os donos se queixem do súbito mau feitio dos seus gatos e, não raro, isso está associado a questões de saúde.

Continuação de melhoras -- de saúde e de feitio -- da menina Fu, que tive muito prazer em conhecer, e à valente e incansável dona. :D

Vá dando notícias.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça nov 15, 2011 7:10 pm

Eu tenho algumas teorias, uma das quais é que a melhor maneira de amansar gatos é pôr gotas nos olhos, dar comprimidos e assim. E o vet explicou-me que isso sucede quando eles percebem que se sentem melhor após o tratamento, ao mesmo tempo que se habituam a ser manipulados. Baixam a guarda, entendem que ninguém lhes vai fazer mal (mesmo com os protestos) e começam a confiar, porque lhes devolvemos o bem estar. Essa gatinha Fu teve muita sorte... e também está a provar que afinal, quando é preciso, até é possível arranjar lugar para mais um. :) Espero que tenha uma óptima recuperação e que a hérnia não seja grave! :D (ainda por cima é linda, o raio da "ex demoníaca"...)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
KittyAngel
Membro Veterano
Registado: quarta jun 08, 2011 4:13 pm

quarta nov 16, 2011 10:35 am

Talves a hérnia poderia ser a causa de tanta agressividade, ela já poderia existir antes da Fu ter sido atacada e causar-lhe desconforto e mesmo dor e como tudo se resolveu e ela se sente melhor, baixou a guarda ;)
Ou entao o trauma do veterinário, já sabemos que a maioria dos nossos amiguinhos não gostam nada das idas aos veterinários (apesar de serem bem tratados), então ela pode ter pensado "afinal em casa estou melhor do que aqui, deixa-me redimir pela minha agressividade e começar a dar e receber uns miminhos, sempre é bem melhor do que ter fama e nome de demoníaca, pensando melhor Fu é um nome mais bonito 8) " :lol:
<p><strong>Ai se me sa&iacute;sse o Euromilh&otilde;es... Faria feliz aqueles que tanto precisam...</strong></p>
1sunrise
Membro Júnior

quarta nov 16, 2011 12:52 pm

Chamarrita Escreveu: e também está a provar que afinal, quando é preciso, até é possível arranjar lugar para mais um. :)
Sim, há sempre espaço para mais um... se cabe no coração certamente caberá em casa :D para mais quatro é mais complicado... se ainda tivesse jardim onde eles pudessem correr à vontade :|

A hérnia já não é grave, já foi... e bons ventos a levem...

Mal posso esperar por tirar os pontos à pequenita para a apresentar às senhoras da casa... reina por aqui uma curiosidade... Ontem retirei o funil durante um tempinho para ela se limpar. E apanhei-a nestas figuras:

Imagem

Tão tontinha que ela parece!!!!!

Pois por cá vêm sempre parar as traumatizadas e as rejeitadas que ninguém quer!! As outras duas gatas também não têm histórias muito bonitas (um dia também as conto...) mas esta foi sem dúvida a que mais evoluiu em tão pouco tempo.

E também concordo, KittyAngel, que Fu é um nome bem mais bonito... é que Demoníaca ia custar tanto a chamar :twisted:
Chamarrita Escreveu: (ainda por cima é linda, o raio da "ex demoníaca"...)
Sim, a gatita é bem gira.... e existem mais 3 iguaizinhos à procura de dono!!!!! E com muito melhor feitio.....
KittyAngel
Membro Veterano
Registado: quarta jun 08, 2011 4:13 pm

quarta nov 16, 2011 2:21 pm

Mas que linda menina!!! As melhoras para ela :wink:
<p><strong>Ai se me sa&iacute;sse o Euromilh&otilde;es... Faria feliz aqueles que tanto precisam...</strong></p>
Sushy55
Membro Veterano
Registado: quinta ago 25, 2011 8:59 pm

quarta nov 16, 2011 6:02 pm

Mesmo linda ! :) (mas eu também sempre tive um fraquinho pelos 'demoniacos' e 'dificeis' ) :lol:

As melhoras para ela e espero que continue essa boa onda de miminhos e abraços :wink:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta nov 16, 2011 8:52 pm

e esta menina não só era mau feitio (abranda, apazigua... mas não passa) como também é tricolor (daí o mau feitio não passar :P), as minhas favoritas! Bem gostava de poder adoptar mais, mas tenho aqui seis mafarricos que ninguém quis, estão a caminho dos 5 meses e agora já dificilmente saem. Além dos 31 adultos... :twisted: (aqui não se usa o "cabe sempre mais um", é mais do tipo "venham mais cinco" :roll: :lol: ).

É um encanto, a Fu. :D
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta nov 16, 2011 10:13 pm

Estive a ler e a emoção foi mais forte que eu, ao ponto de colocar a resposta que queria dar noutro tópico :lol:

Agora, a sério: Linda homenagem, linda história, linda gatinha e linda pessoa... :wink: :D

Sem dúvida que o carinho faz milagres... :wink:

Um bem haja pela sua atitude...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
1sunrise
Membro Júnior

quinta nov 17, 2011 10:50 am

Novidades fresquinhas:

Já temos donos para os manitos da Fu: dois irmãozitos foram juntos para uma casa e a outra menina para outra casa. Custou tanto... tanto tanto tanto!!! Custou mais quando voltei e vi a mãe gata a miar pelos seus meninos... senti-me tão suja, tão má... como fui capaz de separar a mãe dos seus filhotes......

Tenho a certeza que todos 3 serão bem tratados (caso contrário não os daria :evil: ) e que nunca lhes poderia dar as condições que eles vão ter, mas é tão doloroso...

Finalmente já tenho resposta positiva da Animais de Rua para esterilizar a mãe gata (e outros que tais)... a luta agora será com os "pseudo-donos"....
Bem gostava de poder adoptar mais, mas tenho aqui seis mafarricos que ninguém quis, estão a caminho dos 5 meses e agora já dificilmente saem. Além dos 31 adultos... Twisted Evil (aqui não se usa o "cabe sempre mais um", é mais do tipo "venham mais cinco" Rolling Eyes Laughing )
Oh Chamarrita a inveja que eu tenho..... como gostava de poder pegar nestes infelizes que por aqui andam e tratá-los como eles merecem.... mas a casa é pequenina e fechada.... e sem jardim como é que posso ter os 3 de casa e 8 da rua em 120 m2???? Como admiro esse ENORME coração...

Ah, e a Dona Fu agradece a todos... até fica inchada com tanta gente a dizer que ela é bonita 8)
Amanhã é dia de senhor doutor!! Estamos em pulgas para tirar os pontos :D
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quinta nov 17, 2011 3:11 pm

1sunrise Escreveu:Novidades fresquinhas:

Já temos donos para os manitos da Fu: dois irmãozitos foram juntos para uma casa e a outra menina para outra casa. Custou tanto... tanto tanto tanto!!! Custou mais quando voltei e vi a mãe gata a miar pelos seus meninos... senti-me tão suja, tão má... como fui capaz de separar a mãe dos seus filhotes......Tenho a certeza que todos 3 serão bem tratados (caso contrário não os daria :evil: ) e que nunca lhes poderia dar as condições que eles vão ter, mas é tão doloroso...

Finalmente já tenho resposta positiva da Animais de Rua para esterilizar a mãe gata (e outros que tais)... a luta agora será com os "pseudo-donos"....
Bem gostava de poder adoptar mais, mas tenho aqui seis mafarricos que ninguém quis, estão a caminho dos 5 meses e agora já dificilmente saem. Além dos 31 adultos... Twisted Evil (aqui não se usa o "cabe sempre mais um", é mais do tipo "venham mais cinco" Rolling Eyes Laughing )
Oh Chamarrita a inveja que eu tenho..... como gostava de poder pegar nestes infelizes que por aqui andam e tratá-los como eles merecem.... mas a casa é pequenina e fechada.... e sem jardim como é que posso ter os 3 de casa e 8 da rua em 120 m2???? Como admiro esse ENORME coração...

Ah, e a Dona Fu agradece a todos... até fica inchada com tanta gente a dizer que ela é bonita 8)
Amanhã é dia de senhor doutor!! Estamos em pulgas para tirar os pontos :D
Como a compreendo... Ainda há pouco tempo dei 2 manos . Estão bem, mas fica sempre aquela sensação :( Mas se ficarem bem :) é o que n´so queremos
1sunrise
Membro Júnior

sexta nov 18, 2011 11:03 am

ambv Escreveu: Como a compreendo... Ainda há pouco tempo dei 2 manos . Estão bem, mas fica sempre aquela sensação :( Mas se ficarem bem :) é o que n´so queremos
É mesmo isso... aquela sensação de vazio... ontem não resisti e telefonei aos novos donos para saber como se tinham portado na primeira noite fora (os senhores devem pensar que sou maluquinha :D :D :D ).......

Ora já tirámos os pontos!!! Tivemos de correr ontem ao vet porque a Pulguita (a gatinha do meio) apareceu-me a vomitar lombrigas!!! Tive de ir buscar desparasitante para todos (humanos incluídos :wink: ) e aproveitámos e tirámos logo os pontos. A costura da Fu está impecável!!!! Até dá gosto ver como recuperou tão bem...

Ontem começámos também os primeiros episódios da novela "Ora vamos cá apresentar mais uma gata nova à família"... para primeira noite foi bastante mau: a D. Fu que era tão má agora fica toda encolhida quando as outras lhe bufam!! Acho que amansei demasiado o bicho :twisted:

Quando trouxemos a Pulga (encontrámo-la com 1 mesito e pouco à beira de uma estrada e não conseguimos virar costas....) a Bicha já era uma senhora gata muito confiante nos seus 7 aninhos. E a aproximação também foi complicada... mas agora que chegou o frio é vê-las agarradinhas uma à outra :D

Digam lá se não ficam uns amores:

Imagem

Não espero que a Fu se ponha no meio delas sem mais nem menos, mas se não houver sangue fico feliz da vida!!! Espera-se um fim-de-semana chuvoso: pode ser que ajude 8)
Responder

Voltar para “Gatos”