Recolhi uma gatinha de rua no dia 18 de Novembro, não sabemos a idade, numa 1ª visita ao veterinário, ele pela dentição viu ter aproximadamente 3 meses e meio, mas na semana antes da 3ª visita (dia 12 Janeiro) ao veterinário, ela teve, pelo comportamento observado, o cio. Ela tem realmente um porte muito pequeno, de volta de 2, 3 meses, poderá ter alguma deficiência hormonal? Com que idade mínima as gatas começam a ter o cio? E com que idade se deverá proceder à esterelização? Convém deixar passar o 1º cio, certo?
Obrigada!
Idade VS Cio
Moderador: mcerqueira
Bem a idade certa em que costuma aparecer o cio eu não sei, parece-me que aos 3 meses é um bocadinho cedo, mas......
Em relação a esterilizar antes ou depois do 1º cio, a minha vet quando foi da Kikas disse-me que devia ser antes, mas isto já foi há uns 3 ou 4 anos.
como agora só tenho um menino não sei ...
Desculpe ser de pouca ajuda, mas vai ver que já vem alguem que saiba as coisas ao certo
Em relação a esterilizar antes ou depois do 1º cio, a minha vet quando foi da Kikas disse-me que devia ser antes, mas isto já foi há uns 3 ou 4 anos.
como agora só tenho um menino não sei ...
Desculpe ser de pouca ajuda, mas vai ver que já vem alguem que saiba as coisas ao certo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am
Olá Kila,
Pelo que sei, as gatas de pêlo curto e de porte mais pequeno têm tendência a ter o cio muito mais cedo do que as de grande porte e/ou pêlo longo.
A Becas tem 1 ano e meio, e pesa cerca de 3Kg, o que não é muito para uma gata adulta. Quando a recolhi da rua, segundo a vet, ele deveria ter cerca de 1 mês e meio, e o mais provável, era ter o cio aos 6 meses... Enganaram-se
Teve o primeiro cio com 4 meses e foi operada logo após esse cio... Correu tudo bem, e hoje continua saudável e com corpo de gatinha "bébé", por isso, não estranhe se a sua tiver o cio brevemente
De qualquer forma, nada como consultar um vet (embora, no meu caso, as previsões estivessem longe da realidade) 

Pelo que sei, as gatas de pêlo curto e de porte mais pequeno têm tendência a ter o cio muito mais cedo do que as de grande porte e/ou pêlo longo.
A Becas tem 1 ano e meio, e pesa cerca de 3Kg, o que não é muito para uma gata adulta. Quando a recolhi da rua, segundo a vet, ele deveria ter cerca de 1 mês e meio, e o mais provável, era ter o cio aos 6 meses... Enganaram-se

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
É exactamente como a Carla lhe disse. Por volta dos seis meses é a idade normal. os gatos de pêlo comprido de raça, normalmente atingem a maturidade mais tarde.
Mas há gatas que têm o primeiro cio aos 5 meses, aos 4 nunca tinha ouvido, mas pode acontecer.
beijokas
kathleen
É exactamente como a Carla lhe disse. Por volta dos seis meses é a idade normal. os gatos de pêlo comprido de raça, normalmente atingem a maturidade mais tarde.
Mas há gatas que têm o primeiro cio aos 5 meses, aos 4 nunca tinha ouvido, mas pode acontecer.
beijokas
kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm
Oh, A Becas tem ano e meio e pesa à volta de 3 Kg?
É que a Lolita pesa 4.6 Kg, mas é comprida e muito estrelicadinha e de cada vez que eu digo à vet. que ela está escanzelada, ela deita-me uns olhos que até parecem setas
Quanto ao cio, pelo que nos apercebemos e pelo que disse a anterior vet. da Lolita, teve o 1º por volta dos 4 meses.
V.

É que a Lolita pesa 4.6 Kg, mas é comprida e muito estrelicadinha e de cada vez que eu digo à vet. que ela está escanzelada, ela deita-me uns olhos que até parecem setas

Quanto ao cio, pelo que nos apercebemos e pelo que disse a anterior vet. da Lolita, teve o 1º por volta dos 4 meses.
V.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am
Pois é, e a vet já me disse para reduzir a alimentação porque já se notam umas "banhocas" na barrigavcruz Escreveu: Oh, A Becas tem ano e meio e pesa à volta de 3 Kg? o
V.

Ela é mesmo pequenota, até eu estranho quando estou com gatos maiores. A Becas tem o corpinho todo muito bem definido, nota-se perfeitamente onde terminam as patas e começa o tronco, o pescoço, lolol

Mas cada caso é um caso e acho que estrutura óssea tb influência bastante.

-
- Membro
- Registado: segunda out 28, 2002 2:30 pm
Olá!
É de toda a conveniência esterilizar uma gata antes do primeiro cio porque a probabilidade de ocorrência de cancro na mama desce quase para 0%. Conheço um senhor que comprou duas gatas em Espanha, esterilizadas pela criadora aos 3 meses.
Beijinhos.
Marta

É de toda a conveniência esterilizar uma gata antes do primeiro cio porque a probabilidade de ocorrência de cancro na mama desce quase para 0%. Conheço um senhor que comprou duas gatas em Espanha, esterilizadas pela criadora aos 3 meses.
Beijinhos.
Marta
Esta não ve propriamente ao tópico de abertura, mas porque é que o tigrinho mesmo antes de ser castrado já tinha pancinha? Porquê se eu tenho cuidado com a alimentação, diga-se que a partir do momento em que foi castrado ainda não engordou por ai além, nda de anormal.
Ele até é fininho e alto, mas depois tem aquele bocado de pança a baloiçar no meio da barriga, será que é como certas pessoas que mesmo magras por vezes têm pancinha?
estou desconsolada
Ele até é fininho e alto, mas depois tem aquele bocado de pança a baloiçar no meio da barriga, será que é como certas pessoas que mesmo magras por vezes têm pancinha?
estou desconsolada

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
- Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios
ola ola
é giro porque gatinhas eu não tenho...já tive mas consegui dar todas (a minha irmã só tem meninas e eu os meninos) e realmente o que acontece é que nós não temos muito bem a certeza da idade dos bichinhos quando recolhemos da rua não é? pode aparentar 2, 3 meses e quem não nos garante que não tem 3, 4 meses...aí muda tudo ,reparem que os gatinhos de rua são forçados a ser mais rápidos no desenvolvimento afim de atingirem a maturidade..mas não implica que sejam grandes....se calhar comem menos daí serem mais velhinhos e mais pequininos..isto aconteceu comigo com o meu Musgo...veio tão pequinino...tinha uns 700g primeiro que desenvolvesse..julgámos que era o meu gatinho anão!!! só depois de castrado é que deitou corpo.....tem 4,5 kg com ano e meio..e não não é gordo é mesmo muito robusto....eu acho que eles coitadinhos tem é fome quando nós ficamos com eles e depois crescem e engordam calmamente...foi a minha opinião
fiquem bem
é giro porque gatinhas eu não tenho...já tive mas consegui dar todas (a minha irmã só tem meninas e eu os meninos) e realmente o que acontece é que nós não temos muito bem a certeza da idade dos bichinhos quando recolhemos da rua não é? pode aparentar 2, 3 meses e quem não nos garante que não tem 3, 4 meses...aí muda tudo ,reparem que os gatinhos de rua são forçados a ser mais rápidos no desenvolvimento afim de atingirem a maturidade..mas não implica que sejam grandes....se calhar comem menos daí serem mais velhinhos e mais pequininos..isto aconteceu comigo com o meu Musgo...veio tão pequinino...tinha uns 700g primeiro que desenvolvesse..julgámos que era o meu gatinho anão!!! só depois de castrado é que deitou corpo.....tem 4,5 kg com ano e meio..e não não é gordo é mesmo muito robusto....eu acho que eles coitadinhos tem é fome quando nós ficamos com eles e depois crescem e engordam calmamente...foi a minha opinião
fiquem bem