Gato castrado não permite a adaptação de nova gata
Moderador: mcerqueira
Estou DESESPERADA, não sei mais o que fazer: meu gato de 2 anos foi castrado há 7 dias e no mesmo dia, recolhi uma gata de aproximadamente 8 meses da rua. Mandei castrá-la no dia seguinte, pois me apaixonei por ela. Ela está em um quarto separado, come bem, usa caixa de aeia, brinca, ronrona e tudo. Meu primeiro gato, solto no restante do apartamento, mas quando estão juntos (estou aproximando-os gradualmente), meu gato se aproxima dela com a intenção de cruzar e ela reage agressivamte. Quando estão separados, ele fica "plantado" miando em direção ao quarto. O que eu faço? Meu marido diz que já não aguenta mais e dá sinais de querer devolver a gata à rua. 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm
A castração dos gatos é muito recente, e foi feita com ele adulto. Ele ainda tem todos os instintos a funcionar, e isto vai diminuir com o tempo. O meu gato foi castrado quando ele tinha uns 8 meses, e a minha gata só chegou um ano depois. Quando ela está no cio até hoje ele tenta cruzar, e ela fica furiosa. Mas ele já não está tão interessado como estava durante os primeiros meses dela aqui em casa.
A vantagem é que a sua gata também está castrada. Como a operação dela também é muito recente, tente deixá-los separados ainda pelos menos uma semana. A gata tem de se sentir em casa, perceber o conforto e o mimo que recebe, e que esta situação não é passageira.
Quando eles ficarem juntos é natural que no início ele volte a tentar. Mas tenho certeza de que logo a presença dela vai ser rotina para ele também e a situação vai "normalizar".
A vantagem é que a sua gata também está castrada. Como a operação dela também é muito recente, tente deixá-los separados ainda pelos menos uma semana. A gata tem de se sentir em casa, perceber o conforto e o mimo que recebe, e que esta situação não é passageira.
Quando eles ficarem juntos é natural que no início ele volte a tentar. Mas tenho certeza de que logo a presença dela vai ser rotina para ele também e a situação vai "normalizar".
tem que ter muita paciencia,a forista e o seu marido.
a adaptaçao deles demora sempre algum tempo,pode demorar uns dias,semanas e em alguns casos meses, e ate podem chegar a um ponto de nao serem amigos mas apenas tolerarem um ao outro.
va aproximando-os aos poucos sempre com um olho em cima deles.
o tempo e que vai ajudar a eles se tolerarem
a adaptaçao deles demora sempre algum tempo,pode demorar uns dias,semanas e em alguns casos meses, e ate podem chegar a um ponto de nao serem amigos mas apenas tolerarem um ao outro.
va aproximando-os aos poucos sempre com um olho em cima deles.
o tempo e que vai ajudar a eles se tolerarem
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
As aproximações demoram tempo, umas vezes mais que outras, e essa reação é normal, tanto por ele ser adulto e só ter sido agora castrado, como por ser "filho único". Quando a Jackie chegou o Billy passou 2 ou 3 dias que nem se tolerava na mesma divisão que ela, quase se pegavam mesmo... Ao fim desse tempo começaram a tolerar-se na mesma divisão, e passada uma semana já dormiam juntos... Não stresse, deixe-os aproximarem-se sozinhos, eles entendem-se! Ainda é cedo..
Incrivelmente, acho que por um milagre, no dia 07.12 eles começaram a interagir de fato! Iniciaram brincando de luta (como os filhotes fazem com a mãe e irmãos) e às vezes um corre atrás do outro, tentando morder, mas aparentemente, em caráter amistoso. O Bowie (o mais velho e senhor da casa) ainda tenta montar em Amélie (a gatinha novata) e enquanto ela não percebe a intenção maliciosa, continua brincando, mas ao perceber o espanta e acaba a brincadeira. Estou muito feliz com meus dois gatitos!!
Obrigada a todos pelas respostas e apoio!!
Deborah
Obrigada a todos pelas respostas e apoio!!
Deborah