Mãe e Filho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

soneca
Mensagens: 10
Registado: terça fev 19, 2002 10:27 am
Localização: Gatos e cães

terça ago 19, 2003 11:55 am

Olá, chamo-me vanessa tenho 15 anos e tenho uma gatinha com 3 anos chamada Fofinha. Eu queria k ela engravidasse pois a vet disse-me k se as gatas engravidassem pelo menos 1 vez poderia diminuir o risco de ela ter tumores e quistos.
Eu mudei de casa e ela começou a ir para a rua, depressa ficou gravida e teve 4 lindos gatinhos. Arranjei dono para 3 e fiquei com 1 macho amarelinho que se chama Sunny. O sunny tem 4 meses e com 2 e 3 meses ainda keria mamar. É claro k a minha gata já não lhe keria dar mas insestia e começou a tornar-se mt chato. pois está sempre a saltar-lhe para cima e nunca a deix sossegada. Ela sempre foi uma gata mt calma mas agora anda mt nervosa. A reacção k ela arranjou para manter o sunny afastado foi assanhar-se toda e agora mal ele se aproxima ela "rosna-lhe".

Não sei o k fazer, a fofinha antes vinha para o meu colo, mal eu lhe fazia festas ela começava a ronronar, agora já não ronrona. E para piorar a situação a minha mãe ralha com ela cada vez que ela rosna ao filho pois acha k eles têm k se dar bem pois ela é mãe dele.


Por favor ajudem-me já não sei o k fazer!!!!

Vanessa
Phil
Membro
Mensagens: 154
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

terça ago 19, 2003 12:15 pm

Vanessa,

Bem vinda! :)

A ideia de que as gatas precisam ser mães para evitar tumores e quistos é errada e mais do que ultrapassada. Mas a culpa não é tua, foi sim da vet que te disse isso e que tinha obrigação de estar bem informada. :evil: :evil: :evil:

Ainda bem que conseguiste arranjar donos para os gatinhos. Eles foram sortudos. Infelizmente a maioria não é. :(

Uma questão MUITO importante: a tua gatinha já foi entretanto esterilizada? Isso sim, é essencial para evitar os quistos e tumores, e não as ninhadas, como te disse a tua vet.
Phil
Membro
Mensagens: 154
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

terça ago 19, 2003 12:59 pm

Verifiquei entretanto que contactaste este fórum há 1 ano atrás e nessa altura a tua gatinha ainda não tinha sido mãe. É com grande pena que constato que, apesar das indicações e conselhos que te foram dados já nessa altura relativamente à dúbia veracidade da opinião da veterinária, optaste por seguir o conselho dela e deixar a gatinha engravidar, sem consultares antes a opinião de outro vet.

O que está feito, feito está, Vanessa, não te vou agora crucificar pela decisão que tomaste, até porque, não sendo tu médica, compreende-se que tenhas acatado as opiniões da veterinária.

Mas já agora, se me permites, vou dar-te um conselho que não se aplica apenas a este caso, mas também a tudo no resto da tua vida: Não acredites cegamente em todas as pessoas que são, supostamente, especialistas em determinada área profissional. Não estou a dizer também que deves sempre suspeitar ou duvidar, apenas que deves dar-te ao trabalho de pedir várias opiniões. Depois de ouvires várias é que deves analisar e tirar as tuas próprias conclusões.

Os médicos, tal como outros especialistas, tiveram de estudar para chegarem a tal cargo. Acontece que alguns, assim que se tornam médicos, deixam de estudar e de se manterem informados e actualizados com os novos estudos e descobertas. Por essa razão, mantêm para o resto da vida opiniões e práticas que se tornam ultrapassadas. Sem querer ofender a tua veterinária, julgo que foi o caso dessa senhora. Ou, pura e simplesmente, ela é defensora que de deixar a natureza seguir o seu curso... é a opinião dela.

"Opiniões não se discutem", costuma-se dizer. Mas deviam discutir-se, porque é através da troca de opiniões e de experiências que se aprende e se abre os horizontes. E pesquisar, Vanessa, pesquisa muito, fala com várias pessoas, lê artigos (preferencialmente de opiniões contrárias, para pesares os prós e contras, para teres conhecimentos das várias versões) e depois terás matéria sobre a qual tiras as tuas próprias conclusões.

A questão que te coloquei mantém-se: a tua gatinha já foi entretanto esterilizada?
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça ago 19, 2003 1:37 pm

Olá

A Phil já te disse tudo o que havia para dizer e acho que devias ouvir estes conselhos se gostas da tua gata.

Eu gostava de te dizer uma coisa, é um perigo deixares a gata ir para a rua para engravidar, é que os gatos transmitem várias doenças uns aos outros, entre elas a Sida dos gatos. Tem cuidado pois a tua gatinha nesses passeios pode ter sido infectada.

Em relação ao conselho que pedes, acho que deves brincar com os dois gatos sem discriminação e talvez a tua gata deixe de ter ciumes.

Beijokas
kathleen
possibly
Membro
Mensagens: 135
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

terça ago 19, 2003 1:37 pm

Questões do foro veterinário à parte, só te posso ajudar com a experiência que uma amiga minha teve há uns tempos atrás.

Antes de mais, quero dizer que a experiência com gatos que a minha amiga tem é um pouco "libertina"... :? Ela sempre teve gatos, mas acabam todos por desaparecer porque ela não os deixa entrar em casa. :o Os gatos são dela, mas vivem na rua e só lá vão comer (não sei se estão a perceber a situação...)

Bom, ela tinha uma gata (qd era pequenina ficava dentro de casa... dp é que veio cá para fora) que andava sempre fora de casa, e aparecia à hora das refeições. Um dia, e já com um ano e meio, aparecu prenha. Teve uma ninhada de 4 gatinhos e conseguimos oferecê-los a todos. Na altura sugeri-lhe que esterilizasse a gata, mas antes que ela tivesse tempo de ir ao vet, ela apareceu prenha novamente. Desta vez foram 6 gatinhos e só conseguimos oferecer 5.

O gato que ficou tb era muito "apegado" e não largava a mãe. Ela começou a bufar-lhe e a dar-lhe patadas e era um perigo ter os dois juntos, porque o pequenino não se apercebia que a mãe não o queria ali, e amãe tinha muitos ciúmes do filho, uma vez que as atenções eram desdobradas. Pouco tempo depois, a minha amiga foi esterilizar a gata, e a partir daí, começaram a conseguir conviver. E foram bastante amigos. Infelizmente o gatinho desapareceu... :( (Muito por culpa da minha amiga... :evil: ) e a gata ficou abatida. E, mais uma vez infelizmente, a gata tb desapareceu...

Agora ela tem um gatinho que é da ninhada da minha Nina, mas eu tenho-a em controlo cerrado, de modo a que não aconteça o mesmo que aconteceu aos outros...
aflbs
Membro Veterano
Mensagens: 340
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am
Localização: Mtos gatos e mtos cães!

terça ago 19, 2003 3:56 pm

Olá vanessa,

Olha antes de mais deves começar por "educar" a tua mãe...

Os gatos não se regem por laços familiares, para a tua gata o seu filho acaba por se tornar um estranho se deixarem de conviver.

o que nunca se deve fazer é mostrar preferências, pois os gatos sentem muito isso e reagem de uma forma muito nwgativa, como já pudeste reparar...

Tenta brincar com eles de forma igual e em território "neutro", para que se re-habituem ao cheiro um do outro. Depois, a natureza segue o seu curso :)

Entretanto, esteriliza a tua gatinha, não vá ter problemas de futuro por causa de quistos. Já passei por isso, a minha primeira gatinha morreu com o tumor mamário.

Uma beijoka

Filipa
soneca
Mensagens: 10
Registado: terça fev 19, 2002 10:27 am
Localização: Gatos e cães

sexta jan 16, 2004 6:07 pm

Olá! Á bastante tempo k ñ venho á arca pelo k ñ pude responder...
As situações pioraram um bocadinho... Em Agosto quando fui de férias ( a minha mãe ficou em casa a tomar conta da "bicharada") apareceu uma gatinha cinzenta +- da idade do sunny e "adoptou-nos". Não saía do nosso quintal e tinha sido abandonada. É claro k não resistimos e ficamos com ela. A minha gatinha Fofinha só vinha a casa comer e ficava dias fora de casa. Eu bem a chamava mas ela não vinha. O sunny e a Iris davam-se bem mas quando a Fofinha viu os dois no seu território assanhou-se logo. Como normalmente fazia com o sunny. Sempre k ela vinha eu fazia-lhe imensas festas e dava-lhe mt atenção e deixava-a ficar "sozinha" (sem a presença dos outros dois) no meu quarto.
Um dia fizemos um jantar de familia ( a fofinha odiava visitas) e ela dps quis sair. Tive pena de a deixar a miar á porta para ir pa rua ( quintal e redondezas) e deixeia- a sair. Infelizmente nunca mais a vi..... Ele não voltou mais.... Eu adorava-a.... mas ela nunca mais veio.....
Desculpem mas não consigo dizer mais nada se não começo a chorar..

Obrigado e desculpem pelo testamento.....

Vanessa :cry:
soneca
Mensagens: 10
Registado: terça fev 19, 2002 10:27 am
Localização: Gatos e cães

sexta jan 16, 2004 6:18 pm

Bom antes de mais keria agradecer as vossas respostas, embora em vão. O sunny e a fofinha nunca se deram.
Apareceu-me uma gatinha da idade do sunny e a fofinha como é de imaginar reagiu mal. O sunny dava-se bem com a iris mas a fofinha ñ se dava nem com um nem com outro.... Ele costumava passar dias fora de casa e depois vinha comer... Quando ela vinha eu dava-lhe muita atenção e muitos miminhos pois ele sempre foi a minha gatinha kerida. Como sugeriram eu deixava-a ficar em território neutro, ou seja, o meu quarto. Como eles ñ se davam eu deixava-a ficar sossegada no meu quarto Mas um dia a minha mãe fez um almoço de familia e como a Fofinha odeia visitas eu deixei-a ficar no meu quarto.... Ao fim da tarde deixei-a ir para a rua ( quintal e arredores, eu moro numa serra portanto tenho bastante espaço) pois ela não parava de miar ao pé da porta. Mas infelizmente...... Ela nunca mais regressou..... Não compreendo porquê? Será k ela ainda está viva?
Desculpem mas não consigo escrever mais.... senão começo logo a chorar..... Eu adorava-a ......

Obrigado e desculpem pelo testamento.....
Vanessa
soneca
Mensagens: 10
Registado: terça fev 19, 2002 10:27 am
Localização: Gatos e cães

sexta jan 16, 2004 6:21 pm

Desculpem por ter escrito 2 vezes +- a mesma coisa mas pensei k da 1ª vez não tinha conseguido enviar!
Phil
Membro
Mensagens: 154
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

sexta jan 16, 2004 6:32 pm

Lamento o que aconteceu, Vanessa, mas não posso dizer que esteja espantada. Pelo que leste nas várias mensagens colocadas após a tua, já deverias ter percebido que quem deixa os animais passearem na rua (e PRINCIPALMENTE se não estão esterilizados, como suspeito ser ainda o teu caso), sujeitam-se a isso.

Não penses que estou a ser má. Julgo ter-te dado um bom conselho há vários meses atrás, e é com grande pena que constato que não o seguiste. Não sou, nem quero ser, dona da verdade, mas os milhares de gatos que vejo atropelados nas estradas, mais umas quantas centenas de que tenho conhecimento serem mortos por cães ou vítimas de brincadeiras de indivíduos com mentes retorcidas, e que só por sorte são salvos ou agonizam sozinhos num canto qualquer, levam-me a acreditar que se gostamos dos animais que resolvemos adoptar, responsabilizamo-nos por eles durante toda a sua vida e temos o DEVER de os proteger como se de crianças se tratassem. Sabendo os riscos que o exterior lhes traz, parece-me de uma extrema leviandade deixá-los "passear".

Mas neste caso, de quem tenho mais pena é da gata, e dos gatinhos que ela provavelmente irá dar à luz e que estão destinados a um futuro nada brilhante :(

Quase sempre, Vanessa, para aprendermos algo, temos de fazer erros. Espero que tenhas aprendido algo com este...

Desejo, com muita esperança, que a tua gatinha regresse.

Boa sorte!
Última edição por Phil em sexta jan 16, 2004 6:42 pm, editado 2 vezes no total.
Phil
Membro
Mensagens: 154
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

sexta jan 16, 2004 6:39 pm

soneca Escreveu:Ao fim da tarde deixei-a ir para a rua (quintal e arredores, eu moro numa serra portanto tenho bastante espaço) pois ela não parava de miar ao pé da porta. Mas infelizmente...... Ela nunca mais regressou..... Não compreendo porquê?
A gatinha foi esterilizada, como te aconselhámos?

Se não foi parece-me óbvio que estava com o cio e foi procurar um companheiro. E ainda que não tenha sido esse o caso, pode ter acontecido muita coisa: ter sido atropelada, ter sido apanhada por cães, ter sido envenenada, ter sido vítima de maus tratos... uma infinidade de coisas, que só podem ser evitadas mantendo os animais longe de todos estes perigos.

Espero que nada disto tenha acontecido, mas cabe-te a ti evitar que o mesmo suceda aos teus outros gatos.

Felicidades!
Miadores
Membro Veterano
Mensagens: 2295
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Localização: siameses, europeus comuns, cadela SRD

sexta jan 16, 2004 7:06 pm

Pobres dos gatos, é o que eu digo.
E não vou estar com panos quentes.
Ter pena de ela estar a miar .... :evil:
Francamente! Agora é melhor.
Atiraste para a infelicidade, para a dor e para o sofrimento, não apenas uma gata, mas todos os possíveis gatos que ela possa vir a gerar.
É muito bonito isso de aprender com os os próprios erros, desde que esses erros não impliquem o sofrimento doutros. Para mais de seres que nós temos o dever de proteger. Chama-se a isso irresponsabilidade.
É melhor não ter gatos.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
noggy
Membro Veterano
Mensagens: 1117
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

sexta jan 16, 2004 7:17 pm

Eu nem comento! :evil:
lindinha_24
Membro Veterano
Mensagens: 796
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm
Localização: Micha, Bonita (gatos) e uns quantos afilhados...

sexta jan 16, 2004 7:19 pm

a miuda tem 15 anos...se calhar nem foi ela q abriu a porta...com 15 anos...a maior parte dos humanos n pensa nas consequências dos seus actos...n cruxifiquem a miuda...!!!! :? :? :? :?
noggy
Membro Veterano
Mensagens: 1117
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

sexta jan 16, 2004 7:26 pm

Tem 15 anos mas sabe ler ou não??
Aqui há tempos fartaram-se de lhe dar conselhos!!!

Mas enfim, adiante... agora já nem vale a pena a chatice, a bichinha já se foi mesmo... :evil:
Responder

Voltar para “Gatos”