alergia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
filipadb
Membro Júnior
Registado: quarta abr 27, 2011 10:16 pm

quarta dez 21, 2011 11:32 pm

Olá boa noite.

Tenho uma gata com pouco mais de um ano que, recentemente, tem tido reacções alérgicas. Primeiramente, pensava-se que era alérgica a areia de gato com fragrância. No entanto, continua a coçar e a lamber-se até tirar o pêlo, neste caso da barriga. (está com o colar). Além disso, as orelhas incham...

Já está a tomar amiderme mas não estão a surtiu efeito. a veterinária falou em tomar cortisona... será da alimentação? dei lhe sempre friskies e whiskas :S será disso?
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta dez 21, 2011 11:57 pm

Olá,
a gatinha está a ser seguida pelo vet, certo?
Ele só lhe falou da possibilidade de ser alérgica à fragrância da areia?

Infelizmente sobre as alegias não posso ajudar muito... podem dever-se a imensos factores (ambientais, alimentares etc. Pode ser pulgas, produtos de limpeza, plantas, pó, alimento etc.)

Sobre a ração, mesmo que o problema não esteja aí, se ler um pouco dos tópicos sobre rações aqui do fórum vai perceber que essas não são rações de boa qualidade e que podem trazer problemas.
Pelo preço dessas (ou mais barato) arranja marcas melhores :wink:

Se acha que a alergia poderá ser da ração, porque não fala com o vet. e ponderam exprimentar uma ração hipoalergenica?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
filipadb
Membro Júnior
Registado: quarta abr 27, 2011 10:16 pm

quinta dez 22, 2011 12:06 pm

Olá,
sim está a ser seguida pelo vet.

Já fui a duas veterinárias. Uma disse-me que podia ter sido da areia (mas isso já foi ha muito tempo) ou da comida. A outra, a actual, disse-me que pode ser alergia a algo ou uma doença crónica...

Sim, quando tiver controlo da gatinha vou falar lhe disso.
já agora, pode me indicar onde estão os topicos sobre as rações? obrigada
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta dez 22, 2011 12:53 pm

Pela minha experiência, a primeira coisa a despistar em caso de gatos que se lambam muito (e em cujo habitat não tenha havido uma alteração recente, como a da areia), levando a que «cortem» o pêlo rente ou até a não terem pêlo nenhum em certas zonas, é a alergia a picada de pulga, ainda que não existam vestígios dos bicharocos. Portanto, o animal é desparasitado externamente. Se não passa, pensa-se numa possível alergia alimentar e muda-se a ração para uma hipoalergénica. Se não passa, então investigam-se outros factores possíveis, sendo que se coloca sempre a possibilidade do stress, que é muito chato de «agarrar» porque, mesmo não dando o animal outras mostras disso, ele pode estar lá...

Já me aconteceu essas peladas e cortes de pêlo rentes com alguns gatos, mas não lhes inchavam as orelhas. E tenho uma gata com alergia alimentar, mas essa então faz mesmo feridas, e muito rapidamente, na cabeça.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta dez 22, 2011 12:59 pm

Felizmentye não tenho experiencia nisso, mas da mesma forma que há testes/análises de alergias a humanos, não há para gatos para se detectar a origem?
Pode ser uma boa questão de colocar a vet.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta dez 22, 2011 1:11 pm

filipadb Escreveu:Olá,
sim está a ser seguida pelo vet.

Já fui a duas veterinárias. Uma disse-me que podia ter sido da areia (mas isso já foi ha muito tempo) ou da comida. A outra, a actual, disse-me que pode ser alergia a algo ou uma doença crónica...

Sim, quando tiver controlo da gatinha vou falar lhe disso.
já agora, pode me indicar onde estão os topicos sobre as rações? obrigada
Aqui ficam alguns (há muitos mais, basta usar o botão de pesquisa :wink: )
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ht=whiskas

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=93782

Se confia na vet. que a está a acompanhar agora, siga o que ela disser mas não deixe de expor as suas dúvidas e ideias.
Espero que consigam descobrir rapidamente qual a causa dessa alergia
Vá dando notícias da evolução da gatinha :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Responder

Voltar para “Gatos”