O meu Absinto mia, mia e eu já nao sei o que fazer =(

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

AndreiaN
Registado: quarta dez 07, 2011 12:47 pm

quinta dez 22, 2011 10:21 am

Bom dia pessoal,

Estou com um problema... Tenho dois gatos, dois manos, a Murca e o Absinto, com 1 aninho.
De á umas semanas para cá quando chega a noite o meu Absinto parece uma gata quando está com o ciu, mia, mia parece uma criança.
É sempre de noite quando me preparo para ir dormir, ele mia eu chamo-o, ele vem eu faço mimos e ele vai embora de volta ao corredor perto da porta e mia e mia, eu chamo ele vem e a historia repete-se... lá se farta e deita-se em cima das minhas pernas e dorme um bocadinho, mas quando o meu marido sai de casa por volta das 3h, 4h, 5h da manha (depende) ele volta a fazer o mesmo... ohh meu deus! Não sei o que fazer e pior, não sei porquê q ele faz isso. A Murca olha para ele mas fica quieta não faz barulho, e ela sim tem direito a ser histerica LOL

Com certeza não me acontece só a mim mas é a primeira vez que tenho gatos e já os tenho á um ano e só agora é que ele manifestou este comportamento.. Alguem me explica?

Obrigado =)
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quinta dez 22, 2011 12:16 pm

Está castrado?
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

quinta dez 22, 2011 12:23 pm

Pois...deve existir por perto alguma gatinha linda e airosa com o cio pq quem o seu gato se apaixonou ... ;) Se ñ estiver castrado é o melhor a fazer!! O mesmo para a sua gata ...
AndreiaN

quinta dez 22, 2011 3:26 pm

Olá catarinamar,

Achas que será isso? mas ele anda assim ah umas 3 semanas.. e reparei que ao fim de semana quando estamos em casa ele praticamente não mia... de facto á uma gata que anda por ali mas pelo que me apercebi acho que está pranha... tambem pensei que fosse disso será?
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quinta dez 22, 2011 3:32 pm

Lhe garanto que é disso. Trate de o castrar, antes que se pire ou lhe comece a mijar a casa toda :wink:
Já agora, a sua gata está esterilizada?
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quinta dez 22, 2011 3:40 pm

O seu gato não faz xixis para marcar território dentro de casa? Bolas, que sorte! De qualquer modo é melhor esteriliza-lo, esses miados malucos podem muito bem de sentir gatas nas redondezas que estejam com o cio... E como conseguiu evitar ninhadas até agora? A Murca está esterilizada?
AndreiaN

quinta dez 22, 2011 5:35 pm

O Absinto não faz xixi pela casa.. sorte sim! por isso tambem acho estranho.
A Murca não está esterilizada pois queria que tivesse uma ninhada primeiro para evitar quistos e afins. Como consegui que não ficasse pranha? Simplesmente não ficou.. das 3 vezes que teve no cio eles "tiveram juntos" mas não ficou pranha...
kelinhapbl
Membro Veterano

quinta dez 22, 2011 5:41 pm

AndreiaN Escreveu:O Absinto não faz xixi pela casa.. sorte sim! por isso tambem acho estranho.
A Murca não está esterilizada pois queria que tivesse uma ninhada primeiro para evitar quistos e afins. Como consegui que não ficasse pranha? Simplesmente não ficou.. das 3 vezes que teve no cio eles "tiveram juntos" mas não ficou pranha...
Isso é um mito... Se nunca tiver gatinhos e a esterilizar, aí sim, vai estar a reduzir drasticamente a probabilidade de vir a ter problemas... E olhe que dar gatinhos é muito muito muito difícil.. Então se ela tiver uma ninhada de 6 logo assim de repente... Há muitos gatinhos abandonados, e por isso mesmo é dificílimo arranjar donos... A sério, acredite, isso das ninhadas para não ter quistos é mito... A realidade é o oposto.

EDIT: Ah, e ainda por cima os seus animais são irmãos...! Não os ponha a fazer ninhadas!!
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta dez 22, 2011 6:09 pm

Nem mais kelinhapbl.
AndreiaN, isso de por os animais a reproduzir para evitar quistos e outras doenças não passa de mais um mito.
Se os gatos são irmãos, nunca os cruze, pois os bébés provavelmente virão com deficiências genéticas, etc.
Se a sua gata engravidar e tiver muitos bébés, vai ser difícil arranjar dono ( ainda mais nos tempos que correm ) e o que não falta por aí são gatos abandonados em gatis à espera de um dono para os vir recolher, porque resultaram de cruzas feitas às '' 3 pancadas ''.

O melhor que tem a fazer é esterilizar a Murca e castrar o Absinto ( nome giro :wink: ). Aliás, ao esterilizar a Murca o risco de aparecerem quistos e afins no sistema reprodutor é de 0 ( pois este é retirado ). E ao castrar o Absinto vai acalmar o tal miau de que se queixa, o risco de ele fugir para acasalar com gatas das redondezas é diminuído, não vai marcar território pela casa fora, entre outros benefícios.

Boa sorte :wink: .
catarinamar
Membro

quinta dez 22, 2011 9:17 pm

AndreiaN ñ cruze os dois maninhos...como já lhe disseram isso causa deficiencias geneticas...
E isso d lhe dizerem que se a sua gata tiver pelo menos uma ninhada diminui o risco de ter quistos etc.. etc...é uma fantochada, informe-se melhor com o seu vet ou assim...
Há inumeros gatos abandonados, tantos que até doi a alma ...
Mas se pretente ter uma ninhada torne-se fat (familia de acolhimento temporário) de uma e aí tente arranjar bons donos para todos eles...
O meu 1.º gatinho veio de uma ninhada de 11 (sim 11) em que a mãe foi atropelada...é dificil dar tantos gatos, mas ainda há pessoas maravilhosas que tentam dar um 2.ª oportunidade!
Relativamente aos miados tenho "quase quase" a certeza que é por ele ñ ser castrado e ter uma "paixoneta" ;) ... ...ñ sou vet, mas tenho alguma experiencia ...:)
boa sorte!!
AndreiaN

sexta dez 23, 2011 10:02 am

Oh meu deus... eu não percebo mesmo nada disto!
Sempre pensei que o verdadeiro mito fosse o cruzamento entre irmaos afinal não... obrigado por me informarem sim? =)

Paixoneta... as poucas idas ás janela fizeram com que se apaixona-se? será? =S
Eu queria estrelizar a Murca mas não castrar o Absinto porque não queria de todo que a sua personalidade muda-se.. não me digam que tambem é um mito senão corto os pulsos LOL

E a pilula? o que tem a dizer?
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta dez 23, 2011 10:07 am

Em relação à mudança da personalidade do Absinto, ele apenas vai ficar mais calmo, não vai marcar o terrotório, não vai tentar fugir nem vai acasalar, é claro. Mas os seus traços ( por exemplo, brincalhão, simpático, traiçoeiro, independente, etc. ) não vão mudar. Ele vai continuar a ser o mesmo Absinto de sempre. Resumindo, é mais um mito.

Em relação à pílula, como não tenho gatos, nunca administrei, mas ouvi dizer ( tanto de amigos meus que têm gatos como aqui no fórum ) que pode ser prejudicial. Agora em que sentido, isso eu já não posso explicar :? .

Estamos aqui para ajudar, qualquer dúvida, faça favor :wink: .
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta dez 23, 2011 10:38 am

Olá,
Quanto à pílula nao dê... Pode causar inúmeros problemas
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... lula+gatas

Quanto á castração, falando da minha experiência nao altera em nada a personalidade do gato :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
kelinhapbl
Membro Veterano

sexta dez 23, 2011 10:43 am

Olá Andreia!

Olhe, também tinha muito receio que isso acontecesse ao meu Billy aquando da esteterilização. Mas o certo é que já foi castrado aos 6 meses, tem agora quase 2 anos e continua a parecer um cachopo, só quer brincadeira e mimo, e não engordou nadinha! Acho que também depende se depois continuar a puxar por ele pra brincadeira e assim... É que se o seu Absinto um dia destes se lembra de começar a marcar território, você está "feita ao bife"! ;)
catarinamar
Membro

sexta dez 23, 2011 11:41 am

Andreia: Em relação à pilula, esta faz mal ... leia o tópico da maraya é mto elucidativo! Já no que respeita ao facto de a castração mudar a personalidade dos gatos...é mais um mito ;)! Um disparate...aliás ás vezes até era bom q assim fosse ... quando fui castrar o meu disseram q ele ia acalmar etc etc (eu bem queria e os meus móveis e sofás tb) ... e continuou o mesmo ... rebelde e irrequieto como só ele sabe.

O outro gatinho (quando o recolhi já tinha 2 anos) era um amor d uma meiguice extrema ... depois de castrado ... continua assim doce como mel...
Acredite que se há uma coisa que os gatos tem é "personalidade" e nada nem ninguém os verga...caramba..!! :)
Responder

Voltar para “Gatos”