Ração a dar a gatos castrados

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

RicardoFCN
Membro Júnior
Registado: domingo set 11, 2011 11:31 pm

sexta out 28, 2011 11:59 pm

Acho que a ração a escolher será sempre uma grande problemática. A verdade é que cada um dá o que pode, consoante as possibilidades que tem. Eu também não como apenas comida gourmet e aqui ando e vivo. A questão será mesmo escolher algo que se adeqúe à situação actual do gato e à situação orçamental do dono e assim chegar a um consenso.
Tomei agora conhecimento com este tópico que a ração húmida é a melhor e a que se deveria dar aos nossos gatos. Pois bem, não duvido, mas como outras pessoas que aqui estão, também não tenho vida que me permita dar ao meu gato esse tipo de alimentação, no máximo contenta-se com uma latinha de vez em quando.
Em princípio vou continuar com a que estou a dar agora (Purina ONE sterilcat), mas vou passar para a INDOOR que é composta por arroz e nao por trigo.
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

sábado out 29, 2011 3:19 pm

Os meus são esterilizados e de apartamento. Nenhum engordou e a vet aconselhou a ração indoor. Ajuda nas bolas de pêlo e a reduzir o mau cheiro dos cocós, e também acaba por ajudar com o trato urinário.
pokker
Membro Júnior
Registado: sexta jun 20, 2008 8:04 pm

quinta nov 03, 2011 11:42 am

Estou a ver que há muita confusão por aqui, e eu sou mais uma pessoa confusa sobre este assunto.

A minha gata é esterilizada e desde que o fui que a veterinária me recomendou a dar comida para gatos esterilizados, uso a purina one para gatos esterilizados, explicou-me que era o melhor para trato urinário e também evitava que a gata engordasse em excesso.

O que é certo é que a minha gata (raça siamesa) só pesa 2,9kg tem mantido sempre esse peso; é muito brincalhona, corre pela casa toda, corro atrás dela, ela corre atrás de mim...

Na altura da esterilização perguntei-lhe pela comida húmida, ela disse-me que era uma má opção pois é uma comida muito gordurosa e que fazia mal ao fígado.

Mas ao ler este tópico fiquei na dúvida... o que é certo é que a minha gata com esta dieta que faz e tem feito, tem-se mantido saudável, só visita a veterinária 1x por ano para as vacinas.

Agora a pergunta, que de certeza vou ter várias opiniões, que comida húmida recomendam? Quero ver se a gata gosta, dar-lhe de vez enquando uma latinha.
kelinhapbl
Membro Veterano

quinta nov 03, 2011 11:51 am

Eu costumo dar uns "mimos" aos meus garotos: uma latinha de Gourmet. Entre estas latinhas e as de Sheba, eles sem dúvida preferem a Gourmet.
Mas estas latas não substituem a alimentação seca. Eles comem ração. As latinhas são só uns miminhos pontuais :)
SIZORCAT
Membro Júnior
Registado: segunda out 31, 2011 5:14 pm

quinta nov 03, 2011 5:13 pm

eu acho que comparaste mal RC e a freskyes e RC sem duvida e muito melhor.
uma boa raçao media alta e a purina one, alias foi me recomendada pela vet
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

segunda nov 14, 2011 5:02 pm

Beeeeeeeeeem... depois de 5 paginas estou com um nó na cabeça, mas que é um tópico interessante, isso é, por isso vou aproveitar para expor aqui as minhas dúvidas a ver se alguém me pode ajudar.

Então, a Tita já tem um ano e meio, e desde que foi esterelizada, que lhe estou a dar a gama veterinária da RC para gatas jovens esterelizadas. Como por aqui era muito cara, mandei vir um saco de 10kg de nuestros hermanos, ela gostava, comia com vontade, sem qualquer problema. No entanto, sem mais nem menos a gata deixou de comer com a vontade que comia quando via a ração, e torcia os bigodes, no inicio pensei que estivesse doente ou algo assim, mas depois apercebi-me que se lhe dava comida húmida ou atum, ela lambia logo os bigodes. Por isso desconfio que ela tenha enjoado a ração! Perguntei à vet e tudo e ela disse-me que pode acontcer os gatos enjoarem a ração.

A verdade é que lhe dou quase sempre, para não dizer todos os dias, ração seca não só por ser mais prático mas porque a vet recomendou, disse-me que comida húmida (latinhas) era como levar a gata ao MCDonalds, :D.
Eu tendo dar-lhe atum natural uma vez por semana mas não mais do que isso porque senão ela depois só quer lambiscos e não pega na ração. Mas a verdade é que se repararmos nos gatos vadios ou nos que andam pelo campo, eles comem carne crua/comida húmida, e depois por outro lado, questionei-me se devo dar ração para gatos castrados à tita se ela não é gorda? Tipo, eu pensava que essa ração era para eles não terem problemas urinários, mas se é principalmente para emagrecerem, se calhar não tem os nutrientes necessários!!!! Isto sou eu a divagar... vocês são mais entendidas saberão me dizer melhor, mas confesso que estou com um nó na cabeça.

Que ração posso dar a minha gata???
Estava a pensar na Arden grange, mas será que tem de ser uma light,ou pode ser uma normal? E Purina???
Queria deixar a RC porque cada vez mais me parece que ando a pagar o marketing e não a qualidade da ração.
Se me puderem ajudar agradeço.
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
kelinhapbl
Membro Veterano

segunda nov 14, 2011 5:32 pm

Precisamente por os meus não terem engordado com a esterilização é que deixei de dar a ração de gatos esterilizados, e passei a dar a indoor, por recomendação da veterinária. A ração indoor também ajuda a controlar o peso, para além de ajudar a expelir as bolas e pêlo, e aquilo que notei mesmo diferença foi que de fato controla o cheiro dos cocós. Já não cheiram tão mal.

Em relação aos mimos, uma ou duas vezes por semana eu dou meia latinha de gourmet gold a cada um (daquelas pequeninas). É o suficiente para eles ficarem todos contentes!

(atenção, aquelas latinhas tipo continente, whiskas, etc, nunca dou, vem cheia de molho, não me agrada nada o aspeto! as latinhas gourmet gold cheiram tão bem e têm tão bom aspeto que às vezes eu própria tenho vontade de dar uma dentada! hehehe)
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

segunda nov 14, 2011 5:36 pm

kelinhapbl Escreveu:Precisamente por os meus não terem engordado com a esterilização é que deixei de dar a ração de gatos esterilizados, e passei a dar a indoor, por recomendação da veterinária. A ração indoor também ajuda a controlar o peso, para além de ajudar a expelir as bolas e pêlo, e aquilo que notei mesmo diferença foi que de fato controla o cheiro dos cocós. Já não cheiram tão mal.

Em relação aos mimos, uma ou duas vezes por semana eu dou meia latinha de gourmet gold a cada um (daquelas pequeninas). É o suficiente para eles ficarem todos contentes!

(atenção, aquelas latinhas tipo continente, whiskas, etc, nunca dou, vem cheia de molho, não me agrada nada o aspeto! as latinhas gourmet gold cheiram tão bem e têm tão bom aspeto que às vezes eu própria tenho vontade de dar uma dentada! hehehe)

Também dou dessas, e tens razão, cheiram mesmo bem! Agora quanto à ração é que não sei que faça, queria deixar a de gatos esterelizados da RC mas tenho receio.
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
kelinhapbl
Membro Veterano

segunda nov 14, 2011 5:45 pm

Pergunta opinião profissional à veterinária: expõe-lhe as tuas dúvidas e ela com certeza consegue esclarecer-te. Para isso basta um telefonema, nem é preciso estares a deslocar-te à clínica...
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda nov 14, 2011 6:26 pm

A comida estar repleta de gordura vai depender, óbviamente, da marca escolhida. Tal como não se deve comprar ração seca num supermercado, o mesmo acontece com a comida húmida. Do mal o menos, compre-se comida húmida de marcas como Eukanuba, Royal, Canin, Hill's que também não são são da minha preferência (tal como as mesmas marcas de ração seca) mas são sofríveis. Numa boa marca, consegue-se identificar logo os ingredientes. Por ex: frango, perú ou pato vêm tal e qual nós cozinhassemos um pouco de peito destas carnes. Ovo, vem às rodelas, não há que enganar, Pescada vem igualzinha a um pouco de pescada do nosso prato.

A questão dos cálculos nos gatos tem muito a ver com a idade em são esterilizados/castrados. Quando a cirurgia é feita em animais demasiado novos, o aparelho urinário já não vai se desenvolver normalmente e torna-se evidente que os cristais vão ser mias difíceis de eliminar através de ureteres e uretra de diâmetro menor que o normal.
Maria Jo&atilde;o
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda nov 14, 2011 6:33 pm

A obesidade em animais castrados/esterilizados está, quase sempre, directamente ligada ao aumento de sedentarismo que estes animais padecem após estas cirurgias. Os meus engordam sempre no Inverno, Claro, estão velhotes, não os deixo sair com mau tempo, fazem menos exercício, engordam. Nada que não se resolva aumentando o tempo de interação e brincadeira e diminuido um pouco a quantidade diária de comida.
Maria Jo&atilde;o
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta dez 30, 2011 5:42 pm

Desculpem puxar este tópico outra vez para cima.

Eu tenho o meu gato castrado e as minhas duas gatas esterilizadas.
Quando comecei a esterilizaçõe/castrações ainda dei ração para esterilizados, mas depois mudei para uma marca que não tem para esterilizados e comecei a dar a gama "normal"

Uma questão que me preocupa são os problemas urinários....
Como sei que, apesar de ainda não se ter chegado a uma conclusão definitiva, a alimentação aliada á esterilização pode ser uma das causas desses problemas, decidi fazer um "teste" para ficar mais descansada.

O "teste" consiste em controlar de vez em quando o ph da urina dos gatuchos de vez em quando. Tudo isto de uma forma prática e sem os stressar :)

Para isso encomendei uma areia que muda de cor se o ph da urina estiver fora dos valores normais.
Sem que não se pode confiar a 100%, mas vai-me deixar menos preocupada com o assunto.

A areia chegou ontem e meti-a na caixa á pouco... vamos ver como corre :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Pandorakitty
Membro Júnior
Registado: terça dez 27, 2011 1:00 am

sábado dez 31, 2011 4:34 pm

Fiquei tonta e informada e confusa...lol

Bem então também preciso de umas dicas...Tenho uma gata esterilizada com 3 anos, de raça europeu comum... sempre dei a Purina One, mas o meu marido neste natal me ofereceu um persa com 3 meses. Claro tive de comprar ração para bebes, comprei a perfect Fit, ao que a menina mais velha agora deixou de lado a ração Purina One e como a dos bebés!...loll nao sei que fazer, porque por mais que divida os pratos de sitio, ela vai lá sempre.

Isso não lhe fará mal??

e outra coisa, para gatinhos persa, qual melhor ração?

Sejam mais práticos e directos.
Quais usam para os vossos miaus tendo em conta que estamos em crise mas não prescindimos destes mimos??
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado dez 31, 2011 5:01 pm

Pandorakitty Escreveu:Fiquei tonta e informada e confusa...lol

Bem então também preciso de umas dicas...Tenho uma gata esterilizada com 3 anos, de raça europeu comum... sempre dei a Purina One, mas o meu marido neste natal me ofereceu um persa com 3 meses. Claro tive de comprar ração para bebes, comprei a perfect Fit, ao que a menina mais velha agora deixou de lado a ração Purina One e como a dos bebés!...loll nao sei que fazer, porque por mais que divida os pratos de sitio, ela vai lá sempre.

Isso não lhe fará mal??

e outra coisa, para gatinhos persa, qual melhor ração?

Sejam mais práticos e directos.
Quais usam para os vossos miaus tendo em conta que estamos em crise mas não prescindimos destes mimos??
Quanto à 1ª questão, como pode ver também tive a mesma duvida: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

Eu optei por dar a horas certas e controlar qual comiam.
Mas o ideal é os bebes terem sempre acesso á comida
Mas há quem defenda que pode ter-se a de adulto sempre á disposição e dar todos os dias ao bebe uma raçao apropriada á parte...
Penso que o melhor é perguntar ao vet o que deve fazer.

Quanto á ração que dou, dou a Arden Grange Cat Chicken, não é cara e estou satisfeita com os resultados.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Pandorakitty
Membro Júnior
Registado: terça dez 27, 2011 1:00 am

sábado dez 31, 2011 5:08 pm

É que andei a pesquisar e encontrei um site que vende online várias marcas e uma que me chamou bastante a atenção é a marca Orijen que não tem cereais e a ração dá para todas as raças e idades e os preços são apetecíveis....que me dizem?
Última edição por Pandorakitty em sábado dez 31, 2011 5:16 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Gatos”