Gato persa - limpeza olhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pandorakitty
Membro Júnior
Registado: terça dez 27, 2011 1:00 am

terça dez 27, 2011 6:04 am

Ola boa noite, sou nova por aqui. Tenho um gatinho persa branco, o qual tem andado muito constipado. Ja fui com ela ao vet e ja levou injencoes para o efeito, inclussive foi receitado 2 xaropes, os quais me descuido um pouco a dar, porque é horivel ver o sofrimento dela e é muito dificil lhe dar...ela continua muito entupida do nariz, ja teve melhor e depois piora...mas fora isso, os olhos dela ao acordar estao muito sujos, limpo com um liquido proprio que comprei numa loja de animais, mas mesmo assim o pelo à volta fica manchado e seco....nao consigo limpar totamente. Vi uma vez um post lnde falavam de varios produtos para se limpar por totalmente um gato persa. Mas nao podiam dizer os nomes e marcas dos mesmos. Sera que alguem me ajuda enviando mp por exemplo? Obrigada
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

terça dez 27, 2011 11:10 am

Primeiro que tudo, não pode nem deve "descuidar-se" com a medicação, por muito complicada que seja. Isso é fundamental para que o animal melhore.

Segundo, deve falar o quanto antes com a veterinária assistente sobre a limpeza dos olhos da sua gata e respectivo corrimento. A beleza do pêlo à volta é o que menos importa de momento. Os Persas têm problemas bastante graves a nível ocular, têm uma propensão genética para os mesmos. E, por vezes, aquilo que pensamos ser o corrimento normal dos olhos de um gato Persa, não o é. Acabei de fazer um tratamento de 2 meses ao meu: o que pensava ser inofensivo e normal era já uma úlcera ocular crónica e quase perfurada. E é um problema que pode voltar a ocorrer já que é associado à raça e pode ter inúmeros motivos: genético, viral, lesão, etc, etc. Informe-se com a sua vet, utilize um colírio específico para o efeito e talvez uma medicação adicional. E esforçe-se na medicação. O meu tinha de ser medicado 3 a 4 vezes por dia com comprimidos, géis oftálmicos, gotas, etc. e, por muito difícil que fosse, eu fazia-o. Ainda está a ser medicado, embora com menos frequência e, passado tanto tempo, já o fazemos os dois com uma perna ou pata às costas.

Só a veterinária poderá aconselhar naquilo que poderá utilizar nos olhos do seu animal, até porque o corrimento é bastante desconfortável também para eles. A limpeza à volta do pêlo pode ser feita com água mineral, evite o soro fisiológico já que tem sal e irrita ainda mais. Eu utilizo água de rosas, evitando os olhos, claro. E nem sequer penso que, de momento, deva optar por produtos químicos já que ela tem os olhos nesse estado. Pode piorar.

As melhoras.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

terça dez 27, 2011 8:05 pm

Concordo com tudo o que a Garfield disse.

No entanto só tenho a acrescentar algumas coisas. Experimente misturar o xarope ou a medicação em questão com patê de gato.

Eu também tinha um grande problema no toca a dar medicamentos aos meus gatos, era difícil. Os meus espumavam-se todos com o antibiótico em pó que tinha que ser misturado com àgua e dado com a seringa pela boca.

Até que a senhora da farmácia (que também tem gatos) explicou-me uma boa técnica para dar o comprimido do desparasitante :)
Desfaço o comprimido e misturo com manteiga. Depois espalho na pata e eles depois vão lá lamber - é instintivo.

Com xarope não sei se funciona espalhar na pata, deve ser demasiado líquido para tal efeito. Experimente com patê. :)

Em relação ao líquido que aplica nos olhos, se for soro, mal não há-de fazer, mas não trata os olhos nem resolve o problema. Ligue à veterinária a perguntar que colírio ou qual o produto apropriado deverá aplicar.
Explique que a gata já lá esteve há pouco tempo para uma consulta e na altura esqueceu-se de esclarecer esta dúvida ;-)

As melhoras =)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça dez 27, 2011 10:00 pm

Aqui vai um Link para o que precisa :wink:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... rsa#400154

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pandorakitty
Membro Júnior
Registado: terça dez 27, 2011 1:00 am

quarta dez 28, 2011 9:56 pm

Obrigada pelas respostas...de facto cada vez começa-me a preocupar mais o estado da minha gatinha, o pior é que neste semana a vet não está cá, tenho mesmo de esperar pela passagem de ano...quando a gatinha veio cá para casa (à duas semanas) no mesmo dia assm ficou, constipado, no outro dia fui logo ao vet, levou uma injecção para a constipação e me receitou os dois xaropes inclusive são de criança lol e teria de os dar de 12 em 12 horas, comecei bem, vi que ela estava a melhorar e de 12h em 12, passei a 24h em 24 h :( . Passado uma semana fui de novo levar outra dose de injeção para a constipação. Não sei se foi por ter parado de lhe dar mais xarope porque vi ela melhor, ela piorou novamente e está como digo, nariz tapado, faz um som estranho, aquele som quando nós humanos temos o nariz tapado e queremos respirar e só o fazemos pela boca - assim. Suja mais os olhos, limpo umas 3 vezes ao dia....come e bebe e faz as necessidades todas bem. Agora voltei a dar-lhe os xaropes até ter Vet, será que faço bem voltar à medicação para ver se melhora?
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quinta dez 29, 2011 3:09 am

Pandorakitty com 1 gatinha bébé,persa e doentita assim eu não esperava até a dita Vet voltar.

Decerto consegue outro Vet em condiçoes antes,leia o topico que lhe mencionaram acima e se pesquizar um pouco na net tb vai ler que pode criar algo mais forte ou grave para 1 ser muito debil e com poucas defesas.

boa sorte e melhoras.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta dez 29, 2011 2:25 pm

Olhe a sua gatinha deve é ir rapidamente ao veterinário.

Para além disso, sugiro-lhe que contacte o criador para saber como a manter limpa, especialmente na zona dos olhos. Vá por mim: pode comprar os produtos que entender, que se não os souber aplicar é inútil.

Se a sua gata é uma Van (parece) com um bom factor genético de pêlo, as teorias habituais dos vets de escovar diariamente, não resultam. A única maneira de manter um Persa em condições é com banho e isso também é uma coisa que o criador lhe deve ensinar, até exemplificando.

Com constipação, não há banho. O que pode haver é chatice da grossa se ela não for rapidamente tratada como deve ser.
bernas_setter
Membro
Registado: sexta abr 07, 2006 10:47 pm

segunda jan 02, 2012 1:41 pm

Boa tarde

Cá em casa há uma gata persa com esse problema nos olhas, ficam sujos, etc. Usamos um produto que se chama "Pretty Eyes, Eye care lotion" que é da Artero cosmetics. Não vejo qual será o problema de por aqui o nome do produto já que não necessita de receita médica e vende-se no jumbo, el corte inglês, etc e serve mesmo para limpar manchas que se formam nos contornos dos olhas dos animais. Isto só para dar uma sugestão para a limpeza dos olhos.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Gatos”