O meu gato é bipolar! Algumas sugestões?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

terça dez 20, 2011 2:50 pm

Obrigado Filipa! Realmente os Gatos cada um com o seu feitio ... ;)

Não fique magoada com o seu e mto menos se sinta culpada, em situações de stress racionalize..é só um animal a reagir ao instinto! Ele não é mau nem traiçoeiro...! Parece me que ele faz isso mais em tom de brincadeira, coisa que claro está ñ pode deixar! Um NÃO firme e logo a seguir ignore ... Boa sorte :) Os meus agora basta um PHHSSSTTT que ficam em sentido ... mas foi dificil que eles são desafiadores e obstindados, só fazem o que querem ... (mas isso faz parte da sua beleza xiiiuuuuu)
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça dez 20, 2011 6:04 pm

Filipa...pode perfeitamente leva-lo à rua - use arnês e não a trela presa ao pescoço!
eu tenho um gato que vai à rua - mantenho-o na zona do jardim por causa de cães soltos do meu vizinho de frente mas, ele adora.
terá de o adaptar ao arnês em casa...e depois à trela...e depois andar na escada...paulatinamente!

nunca pense que ele está "preso" ! na rua provavelmnete...já estaria morto.
a esperança de vida de um gato de rua é de cerca de 2 / 3 anos! e, creia que passam muito mal....

foi separado da mãe cedo mas...tudo tem remedio. deveria ter estado com ela até às cerca das 16 semanas que é quando estão "socializados" mas...tudo tem solução desde que haja vontade.

onde mora ????? posso ter uma sugestão...

quando ele está junto à sua cara pode:

- usar um pano para protejer a cara (tipo pano do pó) - não digo que use veu mas...como se fosse uma "almofada" entre si e ele.

- por o braço á volta dele e, discretamente manter a sua mão no cachaço dele! em caso de asneira poderá controlá-lo.
FilipaSnoopy
Membro Júnior
Registado: segunda dez 19, 2011 5:32 pm

terça dez 20, 2011 6:42 pm

homeless Escreveu:Filipa...pode perfeitamente leva-lo à rua - use arnês e não a trela presa ao pescoço!
eu tenho um gato que vai à rua - mantenho-o na zona do jardim por causa de cães soltos do meu vizinho de frente mas, ele adora.
terá de o adaptar ao arnês em casa...e depois à trela...e depois andar na escada...paulatinamente!

nunca pense que ele está "preso" ! na rua provavelmnete...já estaria morto.
a esperança de vida de um gato de rua é de cerca de 2 / 3 anos! e, creia que passam muito mal....

foi separado da mãe cedo mas...tudo tem remedio. deveria ter estado com ela até às cerca das 16 semanas que é quando estão "socializados" mas...tudo tem solução desde que haja vontade.

onde mora ????? posso ter uma sugestão...

quando ele está junto à sua cara pode:

- usar um pano para protejer a cara (tipo pano do pó) - não digo que use veu mas...como se fosse uma "almofada" entre si e ele.

- por o braço á volta dele e, discretamente manter a sua mão no cachaço dele! em caso de asneira poderá controlá-lo.
Obrigada pelas dicas :wink:

O Snoopy é super querido, chega a estar tardes inteiras deitado comigo, precisamente como diz, coloco o braço à volta dele e é ronha a tarde toda, ou chega mesmo a estar deitado em cima de mim, completamente consolado. O problema é quando do nada, quando nada indica que ele se vai portal mal, ou quando não sei por onde ele anda é que ele tem aquele tipo de atitude e aí quando me apercebo, o mal já foi feito e ele já se pirou para qualquer lado. Já li muitos comentários neste forum e já percebi que é comum e que a maioria das pessoas até levam isso na boa, mas eu comecei a ficar com medo dele e sei que ele também pressente isso. Depois começo numa crise existencial, a pensar que não posso confiar nele, que ele não é feliz e que poderia ter tudo de mim se não fosse assim...enfim...são desabafos e não quero ser chata demais!!!
homeless
Membro Veterano

terça dez 20, 2011 7:29 pm

normal...não será!!!!!!
nunca gato nenum me fez isso !
mas, com calma e paciencia tudo se resolve!

eu andei 9 meses arranhada para domar uma gata!
adivinhe quem ganhou ?! 8)
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

quarta dez 21, 2011 2:39 pm

Filipa, durante um ano tive apenas um gato, a minha tartaruguinha, a Buffy, e como não tinha com quem mais brincar, olhe brincava comigo :)! Escondia-se atrás das portas à espera que eu passasse para se atirar às minhas pernas... se eu fugia dela UI :P, era a loucura, ainda mais corria atrás de mim :P!! Atirava-se a mim quando estava deita, mas sempre a brincar e nunca me aleijou.

Passado um ano, a minha mimadona ganhou uma maninha e adivinhe com quem passou ela a brincar e atirar-se? à maninha ;)!

Os gatos são um pouco violentos a brincar, por isso pode confundir por um ataque dele, e eles adoram brincar uns com os outros, e quando não têm companhia brincam connosco... Acho que se arranjasse um companheiro para o seu snoopy isso lhe passava ;)!
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
GatinhoOscar
Membro Júnior
Registado: segunda jan 17, 2011 12:30 am

segunda jan 09, 2012 12:34 pm

Tenho um problema mais ou menos semelhante com o meu Óscar :cry:
No Natal, fomos passar o Natal à terra e ele atacou a minha sogra...Ela estava a contar uma história e a falar muito alto e a dar aos braços muito efusivamente, ainda por cima, muito perto do dono, ele saltou para cima dela, mordeu-lhe os braços e a perna, ela ficou com feridas e teve de ir ao hospital porque aquilo não passava :( O meu namorado levou-o para outro quarto e quando o pusemos no chão, estava normal e até deu turrinhas. Mas agora toda a familia tem medo dele. A minha irmã teve lá em casa este fds e o meu cunhado imitou um gato, ele foi logo a correr e depois ficou muito sério a olhar...agora nem eu consigo estar descansada :( Tenho receio que ele ataque alguém.
A mim e ao meu namorado ele também morde, não abocanha, morde de verdade, mas só quando eu não o deixo fazer determinada coisa (como por exemplo, quando tempo impedi-lo de arranhar os lençóis da cama). Ele é muito medroso, assusta-se com qualquer coisa, mas se lhe bato fica furioso e ainda morde mais :evil: O que faço é fecha-lo num quarto mas ele chora como se estivesse a morrer.
De resto, não é esguio, é meigo, gosta de festas no pescoço, turrinhas e colinho, dorme connosco na cama no Inverno (no Verão dorme no chão, ao lado da cama)... Mas pertence à categoria dos gatos que gostam de morder e eu não sei como corrigi-lo :( Entretanto já ficou sem ama para as férias porque todos têm medo dele. Uma coisa é a dentada do minorca que veio cá para casa com 500gramas, outra coisa, é a dentada de um "GatinhoOscar" com pouco mais de 5kgs :S
FilipaSnoopy
Membro Júnior

quarta jan 11, 2012 6:56 pm

GatinhoOscar Escreveu:Tenho um problema mais ou menos semelhante com o meu Óscar :cry:
No Natal, fomos passar o Natal à terra e ele atacou a minha sogra...Ela estava a contar uma história e a falar muito alto e a dar aos braços muito efusivamente, ainda por cima, muito perto do dono, ele saltou para cima dela, mordeu-lhe os braços e a perna, ela ficou com feridas e teve de ir ao hospital porque aquilo não passava :( O meu namorado levou-o para outro quarto e quando o pusemos no chão, estava normal e até deu turrinhas. Mas agora toda a familia tem medo dele. A minha irmã teve lá em casa este fds e o meu cunhado imitou um gato, ele foi logo a correr e depois ficou muito sério a olhar...agora nem eu consigo estar descansada :( Tenho receio que ele ataque alguém.
A mim e ao meu namorado ele também morde, não abocanha, morde de verdade, mas só quando eu não o deixo fazer determinada coisa (como por exemplo, quando tempo impedi-lo de arranhar os lençóis da cama). Ele é muito medroso, assusta-se com qualquer coisa, mas se lhe bato fica furioso e ainda morde mais :evil: O que faço é fecha-lo num quarto mas ele chora como se estivesse a morrer.
De resto, não é esguio, é meigo, gosta de festas no pescoço, turrinhas e colinho, dorme connosco na cama no Inverno (no Verão dorme no chão, ao lado da cama)... Mas pertence à categoria dos gatos que gostam de morder e eu não sei como corrigi-lo :( Entretanto já ficou sem ama para as férias porque todos têm medo dele. Uma coisa é a dentada do minorca que veio cá para casa com 500gramas, outra coisa, é a dentada de um "GatinhoOscar" com pouco mais de 5kgs :S
Por acaso o Snoopy desde que eu escrevi aqui que ele era bipolar nunca mais teve nenhum comportamento tão agressivo (é melhor não dizer isto muitas vezes :wink: ) Continua a brincar bastante e acaba sempre por dar umas mordidelas, mas sem magoar. Entretanto acabei por me render à ideia de o levar a passear e, apesar de ainda não ter ido à rua, já o levei ao terraço do meu prédio, de trela, que é bastante mais sossegado do que a rua, ele portou-se muito bem e acho que adorou :D

Quanto ao Óscar nem sei o que dizer...quando escrevi aqui sobre o Snoopy quase todos me aconselharam a arranjar-lhe companhia, ou seja, outro gato(a) e pelo que percebi o Óscar é o único lá em casa. Como eu também ainda não arranjei companhia para o Snoopy, tento cada vez mais proporcionar-lhe momentos de brincadeira, as tais idas ao terraço, de forma a que ele não ande tão frustrado por estar sempre enfiado em casa e muito tempo sozinho. Mas como cada gato é um gato...

Boa sorte :wink:
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

quarta jan 11, 2012 11:36 pm

já agora posso perguntar-te como se porta o teu gato com a trela? eu comprei um «colete» para a minha gata com trela. ela ao colete até se habitua e não se chateia, mas se lhe ponho a trela passa-se completamente!ando a tentar habituá-la há umas semanas e só lhe dá ou para brincar furiosamente com a trela como se a quisesse arrancar dali (que provavelmente quer!), ou fica parada com a cara mais zangada do mundo se eu a tento convencer a dar uns passinhos!
homeless
Membro Veterano

quinta jan 12, 2012 5:57 am

nem todos os gatos se adaptam...o H. bastou por-lhe a trela e abrir a porta....
tente sair com ela ao colo e a trela bem segura no seu braço ou...se tem terraço ou jardim leve-a na transportadora com a trela posta e tente depois que ela saia ....
mas, em locais sossegados que gato odeia barulho.
eu moro numa zona muito sossegada.

mmass....nem todos se adaptam!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jan 12, 2012 10:32 am

Atenção que há gatos que não se adaptam às trelas, sejam elas a partir do peitoral ou de coleira.
A minha falecida Nina, em plena rua, conseguiu soltar-se do peitoral, dando pinotes e mais pinotes.
Também soube dum caso duma gata em que lhe aconteceu o mesmo... também com peitoral, e nunca mais a viram.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

quinta jan 12, 2012 11:06 am

Filipa, tenho a mesma opinião que já lhe deram aqui: outro gato para lhe fazer companhia.

O seu gato é um gatinho guerreiro e precisa disso, esta-lhe nos genes. Se tiver outro pode praticar os jogos de guerra e isso faz-lhe bem, e tb a si que deixa de ser o jogador dele.

Não tenha receio de outro ser como ele. Como as pessoas, os animais não são todos iguais. Tenha é o cuidado de dispensar os mesmo carinhos aos dois. Eu já tive dois e era uma guerra com a permanência no meu colo. Ganhava sempre o mais aguerrido. Mas é mesmo assim; há sempre um que é o lider. E talvez o que vier seja o lider (como aconteceu com os meus) e o seu aprenda a ficar menos agressivo na guerra.

Boa sorte na solução que arranjar.
FilipaSnoopy
Membro Júnior

quinta jan 12, 2012 12:55 pm

Keera Escreveu:já agora posso perguntar-te como se porta o teu gato com a trela? eu comprei um «colete» para a minha gata com trela. ela ao colete até se habitua e não se chateia, mas se lhe ponho a trela passa-se completamente!ando a tentar habituá-la há umas semanas e só lhe dá ou para brincar furiosamente com a trela como se a quisesse arrancar dali (que provavelmente quer!), ou fica parada com a cara mais zangada do mundo se eu a tento convencer a dar uns passinhos!
Olá,

Eu também comprei tipo colete/arnês, porque tinha receio que ele conseguisse fugir só com a coleira. Quando experimentou não gostou muito, mas o que eu fiz foi assim que lhe coloquei o "colete" pela 1ª vez tentei despertar-lhe a atenção com brincadeira (cana de pesca com ratinho pendurado), ele ficou um pouco incomodado com o arnês, mas distraiu-se com a brincadeira. A seguir coloquei a trela e incentivei-o a sair de casa, coisa que ele adora, mas como ainda só tinha ido até ao patamar do andar da casa, assim que abri a porta de acesso às escadas ele ficou super curioso e avançou, a medo, mas avançou, ou seja, a curiosidade sobrepôs-se ao medo. No 1º dia subi as escadas com ele ao colo, mas assim que chegámos ao terraço coloquei-o no chão e ele começou a sua exploração cautelosa, mas nunca se incomodou com o facto de estar com trela. Depois ainda lhe custou descer as escadas, mas com paciência e deixando que eu o ajudasse, lá o fez. A partir daí corre sempre muito bem.
No caso concreto do Snoopy, como ele está sempre enfiado no apartamento e vivemos num 7º andar (pelo que não tem direito a ir à varanda que é aberta, e às janelas só com supervisão dos donos e sempre muito agarrado por nós) ele está sempre a tentar escapar-se pela porta da rua sempre que esta se abre. Talvez por isso, no caso dele, a vontade e a curiosidade tiveram mais força do que o facto de estar preso por uma trela. Ele nem nunca tentou fugir, anda sempe muito cauteloso e curioso, mas calmo. Também pode ser pelo facto se ser num terraço, ou seja, não tem pessoas nem outros animais para se assustar (ainda não me atrevi a levá-lo mesmo à rua).

Quando pões a trela na tua gata sais de casa ou têm sido ainda só treinos prévios sem sair? É que no meu caso funiconou muito bem o facto de ter brincado com ele quando lhe pus o colete e assim que lhe pus a trela saí de casa.

FilipaSnoopy
Membro Júnior

quinta jan 12, 2012 1:07 pm

BetaPat Escreveu:Filipa, tenho a mesma opinião que já lhe deram aqui: outro gato para lhe fazer companhia.

O seu gato é um gatinho guerreiro e precisa disso, esta-lhe nos genes. Se tiver outro pode praticar os jogos de guerra e isso faz-lhe bem, e tb a si que deixa de ser o jogador dele.

Não tenha receio de outro ser como ele. Como as pessoas, os animais não são todos iguais. Tenha é o cuidado de dispensar os mesmo carinhos aos dois. Eu já tive dois e era uma guerra com a permanência no meu colo. Ganhava sempre o mais aguerrido. Mas é mesmo assim; há sempre um que é o lider. E talvez o que vier seja o lider (como aconteceu com os meus) e o seu aprenda a ficar menos agressivo na guerra.

Boa sorte na solução que arranjar.
Obrigada pela mensagem e pela partilha de experiências. O Snoopy parece-me mais calmo, mas claro que continua a fazer das dele, mas ultimamente anda muito carinhoso e temos tido momentos muito especiais. Também tentei relativizar as coisas e fez-me muito bem partilhar aqui a minha experiência e todas as mensagens que fui lendo e fui percebendo que eu estava a exagerar um pouco, a pensar que o gato era mau e que eram ataques verdadeiros, mas percebi que é brincadeira e que ele gosta de mim e, o mais importante de tudo, é feliz com a vida que tem (porque cheguei a pensar que ele era um frustrado e que seria mais feliz na rua, porque eu o tinha privado do instinto e da natureza dele).
Em relação a outro gato ainda não consigo dar esse passo...não é definitivo, mas não sei...depois ouço muitas histórias que os gatos a partir de um certo momento começam a lutar, mesmo depois de anos seguidos a darem-se bem...
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

quinta jan 12, 2012 4:08 pm

FilipaSnoopy Escreveu:
Keera Escreveu:já agora posso perguntar-te como se porta o teu gato com a trela? eu comprei um «colete» para a minha gata com trela. ela ao colete até se habitua e não se chateia, mas se lhe ponho a trela passa-se completamente!ando a tentar habituá-la há umas semanas e só lhe dá ou para brincar furiosamente com a trela como se a quisesse arrancar dali (que provavelmente quer!), ou fica parada com a cara mais zangada do mundo se eu a tento convencer a dar uns passinhos!
Olá,

Eu também comprei tipo colete/arnês, porque tinha receio que ele conseguisse fugir só com a coleira. Quando experimentou não gostou muito, mas o que eu fiz foi assim que lhe coloquei o "colete" pela 1ª vez tentei despertar-lhe a atenção com brincadeira (cana de pesca com ratinho pendurado), ele ficou um pouco incomodado com o arnês, mas distraiu-se com a brincadeira. A seguir coloquei a trela e incentivei-o a sair de casa, coisa que ele adora, mas como ainda só tinha ido até ao patamar do andar da casa, assim que abri a porta de acesso às escadas ele ficou super curioso e avançou, a medo, mas avançou, ou seja, a curiosidade sobrepôs-se ao medo. No 1º dia subi as escadas com ele ao colo, mas assim que chegámos ao terraço coloquei-o no chão e ele começou a sua exploração cautelosa, mas nunca se incomodou com o facto de estar com trela. Depois ainda lhe custou descer as escadas, mas com paciência e deixando que eu o ajudasse, lá o fez. A partir daí corre sempre muito bem.
No caso concreto do Snoopy, como ele está sempre enfiado no apartamento e vivemos num 7º andar (pelo que não tem direito a ir à varanda que é aberta, e às janelas só com supervisão dos donos e sempre muito agarrado por nós) ele está sempre a tentar escapar-se pela porta da rua sempre que esta se abre. Talvez por isso, no caso dele, a vontade e a curiosidade tiveram mais força do que o facto de estar preso por uma trela. Ele nem nunca tentou fugir, anda sempe muito cauteloso e curioso, mas calmo. Também pode ser pelo facto se ser num terraço, ou seja, não tem pessoas nem outros animais para se assustar (ainda não me atrevi a levá-lo mesmo à rua).

Quando pões a trela na tua gata sais de casa ou têm sido ainda só treinos prévios sem sair? É que no meu caso funiconou muito bem o facto de ter brincado com ele quando lhe pus o colete e assim que lhe pus a trela saí de casa.

eu tentei primeiro dentro de casa e depois na varanda (é uma varanda grande e bastante segura, porque não é de grades nem nada, está mesmo toda tapada). dentro de casa ela só quer morder a trela, tentei incentivá-la atirando um ratinho de brincar que ela adora para ela ir atrás dele, mas ela lá sente que tem a trela e fica chateada! Na varanda estava com um bocado de medo, dava para perceber, pois dava passinhos muito cautelosamente e não me pareceu que ela tivesse gostado muito da experiência, pois quis logo voltar para casa ao fim de um bocadinho :(

ela nunca tentou sair de casa, mesmo quando eu abria a porta, mas recentemente está farta de tentar sair (está a começar a entrar no cio...), daí eu querer habituá-la bem à trela para mais tarde a poder levar a dar umas voltinhas (moro no anexo de uma vivenda e tem um jardinzinho fechado e bem isolado, pelo que é um sítio bom para ela passear). mas ela em casa já conseguiu tirar o peitoral à força de tanto se torcer, e agora estou com medo que isso aconteça na rua... ainda me foge :|
homeless
Membro Veterano

quinta jan 12, 2012 5:39 pm

é porque está lasso!
comprou para gato ??? há peitorais para gato (que os meus usam em viagem) e nem o Ventura o consegue tirar - ficam "justos"!
e são largos no peito! este é especificamente para gato!
a argola para atrelar a trela fica entre os "ombros"! já estiveram com eles postos 12 / 13 horas e NUNCA nenhum foi capaz de o tirar!

Imagem[/img]
Responder

Voltar para “Gatos”